Ora vou aqui fazer um resumo da minha 1ª abordagem com as autoridades portuguesas e devido procedimento durante a minha presença no RANGERS 2008.
Na passada 5ª feira a noite durante a minha ida ao RANGERS 2008 fui interpelado por as autoridades portuguesas numa Mega OP. Stop na margem sul do tejo.
Eu dirigia me na viatura da FH quando fui mandado encostar na op. stop que por ali se fazia.
Ora antes de tudo reparem numa coisa,vou num jipe pintado de camuflado,com os embelemas da FH airsoft team colados no jipe,vestido de camuflado desert e na bagageira do carro com colete Molle devidamente preparado para o jogo com carregadores incluidos,mala de transporte com a devida réplica lá arrumada,sacos de bbs etc...em suma todo o material necessario para um jogo!
Ao avistar o agente como é obvio encostei (eu e uma série deles pois acho que tudo o que era veiculo encostava) foi abordado por o agente no qual me pediu a devida documentação,minha e do veiculo,eu passei toda a documentação ao agente e como é óbvio tudo estava legal no que diz respeito ao carro e condutor.
No entanto o agente perguntou me (com um sorriso) de onde eu vinha,ora eu respondi que vinha de um jogo de airsoft que por ali se realizava,nisto perguntou me se transportava alguma coisa,ao qual eu respondi que sim.
De seguida pediu me para lhe dizer o que transportava,eu respondi,1 colete tactico,e uma mala com uma réplica de airsoft lá dentro!
De seguida pediu me para lhe mostrar a bagajeira.
Lá me derigi com ele a bagageira do carro,para lhe mostrar nisto ele viu o colete e a mala,pediu me se eu tinha mais algum documento,eu percebi logo que documento era e fui a minha carteira e tirei o meu cartão de "federado" da FPA nisto ele olhou para o cartão,saio de perto de mim e foi ter com um outro colega.
Nisto volta ele e o colega e pedem lhe dizer o que a mala continha.
Eu respondi que continha uma réplica de airsoft uma M16 acupulado com um M203,silenciador,bateria.
Pediram me que lhes mostra-se!
E foi o que fiz,mostrei a réplica e o material que lá se encontrava,acreditem numa coisa a 1ª coisa que viram logo foi a pintura,e ainda agarraram no silenciador para verificar tambem se tinha pintura,e viram tambem se a bateria estava metida na répica ou se estava a parte (no meu caso anda sempre a parte assim como os carregadores) e lá verificaram tudo ao promenor,nisto fui chamado para fazer o teste de alcoolemia e de despistagem de droga,ao qual eu fui fazer e como é obvio de negativo em ambos!
Nisto ainda me fizeram umas perguntas do tipo:
Local do jogo?
Se havia muitos jogadores nesse mesmo jogo?
E se havia a possibilidade de existir por ali mais jogadores que podesem ser interceptados como foi o meu caso!?
Eu lá respondi a tudo,e lá me devolveram os meus documentos,e desejaram me uma boa noite!
Na minha opinião as autoridades sabem muito bem das leis do airsoft,pois sabiam muito bem o que deveriam fazer e verificar,no entanto dado a minha LEGALIDADE tanto nivel federativo como a nivel de pinturas e devido transporte,não tive problemas nenhuns,e mesmo que os tive-se o meu procedimento seria sempre o mesmo,facultar as autoridades tudo o que seja necessário,a meu ver só falhei em conduzir fardado com o dpm no entanto em conversa com as autoridades não é esse o maior problema,embora seja na mesma um problema,porque não deveriamos uzar fardamentos na rua sendo civil,para não criar alarme entre a população,no meu caso era só eu mas imaginem se fossem 10 ou mais?O problema está em andar na elagalidae pois segundo as autoridades e no seguimento da minha conversa com eles se não tive se tudo certinho,mesmo tendo a prestação que tive com eles,o material seria TODO apreendido e seria me levantado um auto de contra ordenação e tambem me seria aplicada uma coima,isto dito por os mesmos agentes!
No entanto devido a minha legalidade,não tive problemas absulutamente NENHUNS!
Por isso meus amigos se querem um conselho de um gajo que já passou por esta situação,só vos tenho a dizer isto:
LEGALIZEM-SE JÁ!!!!!
Deixem se de invenções e de tentar contornar a lei,se não querem ter problemas.
Caso contrario deixem de jogar airsoft e dediquem se a outra coisa qualquer,pois uma coisa é certa,o crime não compensa!
PS: Eu já tinha comentado esta situação com alguns jogadores,mas só hoje achei por bem fazer este rescaldo,para poder informar todos os que cumprem mas que nunca foram interpelados por as autorides,vejam isto como um alerta,e não pensem que só acontece aos outros porque 1 dia vai vos bater a porta!
Abraços
Fubu