Autor Tópico: Bowman de ICOM em G7  (Lida 7582 vezes)

Barbosa82

• Trade Count: (0)
  • [PT]Airsoft - Full Member
  • *
  • Equipa: Grupo Especial de Operações (GEO)
    • Ver Perfil
    • http://www.geo-airsoft.com/forum/
Bowman de ICOM em G7
« em: Fevereiro 02, 2009, 03:33:52 am »
Pois é pessoal, são praticamente 3.30h da manhã de Segunda-Feira e, depois de algumas horas a partir a cabeça, acho que já consegui pôr o meu G7 a "funkar" com a minha réplica chinoca de Bowman. Vou tentar explicar aqui o processo para ajudar quem tiver problemas semelhantes.

1º No meu caso, a ficha é da ICOM e portanto serve quase perfeitamente para a Midland. Apesar de os jacks em si serem iguais, o plástico é que não realiza o batente no sitio desejável. Mais tarde irei solucionar isto, possivelmente recorrendo a epoxy para criar um enchimento. Para já, fica apenas um pouco afastada mas de qualquer modo está suficientemente fixa.

2º O Jack de 3,5 mm é onde se "situa" a parte do auricular e o Jack de 2,5 mm corresponde ao microfone.

3º Como o Auricular estava já a funcionar sem qualquer alteração, deu para perceber que só ía ter que me preocupar com o Jack de 2,5 mm e as suas ligações.

4ºAtravés de medições de continuidade, fui fazendo a correspondência dos condutores às suas funções, para tentar perceber como é que o bicho funcionava. Para isto tive que tirar a tampa do microfone e dessoldar os condutores da box do ptt.

5º Por fim, depois de consultar o esquema dos ptt's da midland e cruzar essa informação com outros fóruns na rede, percebi que tinha que aplicar uma resistência de +-2K no ramo do ptt. A que usei foi uma de 2,2K.

6º Voilá. Já aparenta estar a transmitir já que aparece o "TX" no visor. Agora falta fazer o teste com outro rádio para confirmar se está mesmo a transmitir e, se sim, em que condições.

Depois dos testes feitos é que vou rectificar as soldas merdosas que fiz (a minha estação de soldar está INOP  então tive que usar um ferro dos chineses) e isolar tudo com manga termo retráctil.

Só posso testar no fds, a não ser que haja aqui perto de sapadores algum pmr que queira combinar o teste (por pm,sff). O meu indicativo é pmr1066.

Agradecia que todas as questões que tiverem que as coloquem aqui que as vossas dúvidas podem ser as de outros.

Abraços

Barbosa
« Última modificação: Fevereiro 02, 2009, 03:52:26 am por Barbosa82 »
PRINCIPIIS OBSTARE OPUS EST.PRIUS NIHIL FIDE.

xcbiker

• *
    • Ver Perfil
Re:Bowman de ICOM em G7
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2009, 21:10:53 pm »
podes colocar umas fotos mais promonorizadas pra perçeber onde é que se liga a resistencia?

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 02, 2009, 21:23:25 pm »
No meu caso tem que estar ligado ao pino 1 da ficha (que é o que vai directamente ao micro).

Espero que a foto ajude.

Assim que tiver oportunidade, ponho aqui o esquema.

Abraço

Barbosa

xcbiker

• *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 02, 2009, 21:42:55 pm »
obrigado

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2009, 21:51:58 pm »
Depois diz se resultou no teu. Pelo que me disseste na pm é um Kenwood e o principio é o mesmo, há é necessidade de alterar a fichas para dois Jacks (2,5 e 3,5mm).

Barbosa

Blackwolf

• Trade Count: (+8)
  • *
    • MSN Messenger - kikoclobo@hotmail.co
    • Yahoo Instant Messenger - kiko_clobo@yahoo.com
    • Ver Perfil
    • http://www.airsoftmechanix.com
    • Email
« Responder #5 em: Fevereiro 03, 2009, 04:39:02 am »
Boas

1º Excelente trabalho temos eletronico/engenhocas
2º Originalmente estão um fio branco e um preto ligados ao botão de PTT, como esta agora ligado é que não se percebe bem na foto.
3º tens um componente C1 10u no MIC, que pessa é essa?

Originalmente estão um fio preto e um preto a sair do PTT se forem alterados para os dois vermelhos e os preto e branco ligados em linha tambem funciona desde que o VOX esteja ligado, foi uma maneira simples de funcionar.
Quanto as fichas tive o mesmo problema devido a elas serem muito compridas comparadas com as da MIDLAND,por isso fiz uma altura do tamanho de um autocolante de velcro e funciona.

Abraços
BLACKWOLF
Francisco Costa Lobo (KIKO)

:caimao: :waterworld:

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2009, 11:02:48 am »
Boas

1º Obrigado pelo elogio.

2º Originalmente, no meu caso, tinha 3 fios vermelhos ligados no ptt e um amarelo enrolado num descarnado (que são as massas dos jacks). É de esquecer tentar estabelecer um código de cores com coisas chinesas que eu acho que cada chinês faz à sua maneira. :)

3º É um condensador, MAS QUE EU AINDA NÃO APLIQUEI. Esse condensador está documentado para existir nos auriculares ptt originais da midland. Ainda não sei se é necessário. A função desse componente é de por um lado servir de circuito aberto à corrente contínua (não sei se sabem mas o som é uma tensão sinusoidal  com uma frequência específica para definir a gravidade ou acutilância - no caso do ouvido humano entre 20 Hz e 20 KHz ) e assim impedir que "viaje" uma tensão contínua em direcção ao micro que o pode danificar. Por outro lado também serve para absorver picos de tensão, harmonizando a curva característica.
Como não tenho acesso ao pinout da ICOM, não sei se esse condensador também já existe de fabrica pelo que  pode ser desnecessário. Só aferindo à posterior. Até se pode dar o caso de existir um condensador mas de 5u e então, em vez de inserir um de 10u terá que ser um de 5u em paralelo com o outro.

4ºSim, desse modo também dará mas não sei se a qualidade de som é a mesma. Já agora se puderes dar aqui a tua opinião sobre isso, agradecia.

Não tenho Software neste PC por isso aqui vai o esquema à mão:

Abraço

Barbosa
« Última modificação: Fevereiro 03, 2009, 11:20:03 am por Barbosa82 »

mexicano

• Trade Count: (+1)
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 03, 2009, 15:08:02 pm »
engenhocas do caneco ;D não percebi nada, mas está a maneira......

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 03, 2009, 15:33:39 pm »
A complicação só residiu na investigação porque a conclusão é que practicamente qualquer pessoa pode fazer esta alteração em casa. Basta solda, ferro de soldar, uma resistência de carvão, manga termoretractil e não tremer muito.

Abraço

Barbosa

Espreita

• *
  • Tu qués bere???!!!!
    • MSN Messenger - pedro_barranha@hotmail.co
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 03, 2009, 15:43:36 pm »
Barbosa, consegues transmitir sem ter o rádio em VOX?

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 03, 2009, 15:53:55 pm »
Em principio sim. Ainda não foi completamente testado mas como podes verificar, aparece o tx, o que significa que está a sair a portadora.

Barbosa

Espreita

• *
  • Tu qués bere???!!!!
    • MSN Messenger - pedro_barranha@hotmail.co
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 03, 2009, 15:57:50 pm »
Depois quando acabares tens que fazer um Tutorial de forma até que um bebado consiga entender, se possivel sem a parte dos desenhos e dos "palavrões" técnicos.
Bom trabalho!!  ;D ;D

xcbiker

• *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 03, 2009, 16:37:31 pm »
bem, eu com esse esquema não cheguei a lado nenhum, então lembrei-me de aproveitar o circuito integrado que se encontra dentro do ptt(auricular que eu desmanchei pra aproveitar a ficha de midland) e fiz as ligações pela placa.
Está a funcionar bem, como fechei logo nem me lembrei de tirar fotos.

PS: cortei o lado do circuito integrado que tem um botão do vox para caber melhor dentro do PTT do Bowman

Barbosa82

• *
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 03, 2009, 16:40:23 pm »
Também é uma hipótese mas sai cara. Precisas de comprar o bowman e um auricular de G7 com ptt.
Mas desde que tenha resolvido o teu problema, é viável.

Abraço

Barbosa

Nebur

• Trade Count: (+5)
  • *
    • MSN Messenger - neburrecords@hotmail.com
    • Ver Perfil
    • Comando do AtlÂntico
    • Email
  • Equipa: COMANDO DO ATLÂNTICO
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2009, 21:58:14 pm »

Mais uma ajuda ao topico, consegui á meses após enviar varios mails para a midland e responderam só da Africa do sul :) , quase toda a minha equipa tem os seus a funcionar assim! Não é necessário nenhum condensador, apenas uma resistencia de +- 1000ohms de 1/4 na saida do PTT para o positivo do Micro.
Atenção os jacks Keenwood não dão em G7s, utilizam outros pinos, logo é necessário outros jacks, no meu caso comprei uns auriculares baratos do G7 e utilizei os jacks!

Cumprimentos
Nebur
"Originibus Fidelis Sunt"