Boas Airsofters!!!
Já hoje é 3ª Feira e ainda com a cabeça no INSTRUEX 09...
Não fui militar...talvez por isto me tenha marcado tanto as experiências que vivi este fim de semana.
Antes de me referir ao Instruex...quero deixar uma palavra de grande apreço aos GOFE, pela forma como nos receberam no PATEX e pela amizade que temos sentido da vossa parte desde então, também sentida no Instruex...é algo que não me deixa indiferente à vossa equipa...por isso desde já o nosso MUITO OBRIGADO.
Relativamente ao Instruex...Só tenho uma única queixa a fazer...e como é óbvio nada tem a ver com a organização...mas sim com a FPA. Não entendo como é possível a Federação de maior representatividade nacional...não ter estado presente no evento desta dimensão (para mim uma referência ao nível do "mil-sim", assim como não entendo a pouca adesão das equipas ao convite dos GOFE...lamento sinceramente.
Agora sim um rescaldo ao jogo...
Chegada ao Ponto de reunião...sempre com o meu colega Baron a moer-me as orelhas a dizer que quando chegassemos, já não tava lá ninguém...(tava com medo de não ir jogar...

)
Partida para o local de jogo...o mesmo do Patex e recepção mais ou menos nos mesmos moldes...com pessoal dos GOFE, equipados a rigor a fazer a recepção às equipas, que iam chegando nos seus carros.
Formatura das equipas e da organização e briefing...a explicar o que iria acontecer. Foi logo ali que percebemos que iamos arranhar...
Logo a seguir ao briefing...os GOFE, perguntaram quem tinha trazido o KIT DE SOBREVIVÊNCIA COMPLETO. AIIIIIIIIIIIIIIIIIIII..., dos CATT ninguém...era só sandes, sumos e cenas do genero...tudo a chorar...resumindo...foi-nos retirado tudo o que não fazia parte do kit e apenas nos deixaram o restante. Deram-nos em troca duas caixas com ração de combate...TAMOS LIXADOS...ficamos todos a pensar...

Eu fiquei com 1 lt de água e 4 barrinhas...porque 2 comi logo ali, com medo de ficar sem elas...
Depois...o meu colega Baron deixou o saco cama no carro, o meu colega Tretas deixou a tenda...previa-se que a coisa iria correr bem.
Todos formados e já equipados...e depois de juntar todas as equipas...começa o Instruex
1º - MARCHA ADMINISTRATIVA...Cerca das 03h20, todas as equipas formadas em duas colunas e devidamente acompanhadas pela organização...em marcha...durante 1 hora. Durante este período treinou-se o passa a palavra, e a contagem de elementos das duas colunas...só barraca...mas foi giro.
2º - PERÍMETRO DE SEGURANÇA - Depois de terminada a Marcha...por volta das 04h30... , montagem de perímetro de segurança, para uma paragem de curta duração (que podia ir de 2 a 6 horas). Equipas formadas em circulo, com sentinelas a revesarem-se enquanto os outros descansavam... Com entradas e saídas controladas por senhas e contra senha... ( A nossa era CHAPEU e CASA)...Fomos emboscados por volta das 05h30 pelos GOFE...já estava à espera que nos fossem praxar...depois por volta das 06h...um elemento de uma equipa deu outro alerta de emboscada...depois de 2 minutos de silêncio...Ouve-se...Ah e tal desculpem...falso alarme...GRRRRRR. Por volta das 06h45...parecia que a malta já tinha dormido imenso e que ninguém tava cansado...pois já tava tudo na galhofa...o pior tava para vir.
3º - INTRUÇÃO - Após deixarmos o perímetro de segurança...novamente em duas colunas avançamos até à Barragem, aí as equipas foram divididas, cada uma por si (os CATT tinham sido denominados grupo "D"elta). Cada equipa iria ter que efectuar 7 provas distintas:
1ª Progressão Táctica - Aqui aprendemos a fazer progressões em equipa e após contacto visual com o inimigo, fazer progressões por lances...foi espectacular...e aprendemos imenso. Esta é uma parte que deve ser bem treinada...pois pode permitir a qualquer fazer muitas baixas nas equipas adversárias. Definir binómios, um para a esquerda, outro para a direita, etc...ao recuar olhar para o binómio para ver se ainda está operacional e não tinha sido abatido...sair da linha de fogo do inimigo...FOI TREMENDO...
2ª - Abrigos, Reconhecimento e Navegação - A parte do reconhecimento foi útil, pois numa prova de airsoft em que se esteja a controlar o inimigo, é necessário informar o resto da equipa daquilo que avistamos e aqui ficamos com uma ideia...do que é importante transmitir...nº de inimigos, armamento que trazem, meios terrestres ou de outro tipo, picadas, caminhos, area geográfica, não foge muito a uma especie de relatório de vigilância...em que deve relatar tudo o que se vê, para a equipa poder planear um ataque eficaz. Foi também interessante ver um abrigo por dentro. Sou síncero...não vi nenhum dos 4 bonecos que lá estavam...
3ª - Sobrevivência - Aqui aprendemos algumas coisas...que apesar de terem sido muito interessantes, não estou a ver na grande maioria sejam úteis no airsoft...apesar de ter gostado bastante. Deu também para descansar um pouco...pois era hora de almoçar...
Montar armadilhas para caça, captar àgua onde não existe, relógios de sol...sinais para serem avistados via aerea, orientação por estrelas...etc...INTERESSANTE...que depois, nem nós imaginavamos...viria a por-se em práctica...
4ª - Barco - Aqui é que os CATT se divertiram à grande... Fomos recebidos por elemento dos Fuzileiros, no activo...impecável. A prova consistia em entrar num bote...com todo o equipamento...remar até outro bote. Ali despir a roupa toda(tudo em cueca...mas alguém queria levar as meias o C2...ah e tal não largo as minhas meinhas) e mudar o equipamento para o outro bote. Depois...MERGULHEM...e zás...nem pensamos duas vezes...A água...ai ai ai...só aqueceu quando alguém resolveu fazer xixizinho. Depois de estar na água...subiu o C2 e o C5..e tiveram que virar o bote (simular que tinham sido as ondas do oceano, junto ao rebentamento das ondas, a faze-lo) depois do bote virado e subi eu e o C3...virar o bote outra vez e coloca-lo bem, depois...todos dentro de àgua e a nadar puxar o bote até ao outro bote onde estava o equipamento e voltar a subir...voltar a equipar e voltar a terra, onde se esperava terreno hostil...chegados a terra, saída a enfrentar o inimigo que já abria fogo sobre nós, nem os vi...só via as bb's a vir na nossa direcção. EXCELENTE PROVA...rebentou comigo.
5ª - Pista de Obstáculos - Aqui sob a orientação do Cmdt dos GOFE e apoiados pelo Legio, experimentamos alguns dos obstáculos de uma pista militar deste genero. Começamos por fazer Slide...todos gostaram. Depois foram as cordas, em vários tipos, o pessoal de um modo geral portou-se bem...Eu mandei um tralho em cima de um tronco...fiz o tronco descer 2 cm...Boa Prova e cheia de adrenalina...Mto fixe.
6ª - MINAS e ARMADILHAS - Deu para rever o bom camarada Russo dos GOFE, com quem partilhamos bons momentos no Patex. Começou por mostrar-nos os vários tipos de minas e armadilhas militares...como se armavam e desarmavam...Com o C5 a testar as suas capacidades...fez tudo bem...mas no fim o excesso de confiança...fez explodir a mina que tinha uma surpresa no fim. Depois por binómios efectuar um percurso, cheio de minas e claymores cheias de bb's...Primeiro C3 e C4...pisamos uma, menos mal. Depois C2 e C5...com o C2 a roçar duas vezes as minas mas sem as pisar...granda sorte dizia o Russo.
7ª - Socorrismo e Comunicações - Mais uma vez recebidos por um operacional dos fuzileiros e pelo Pulga dos GOFE. Aqui não sentimos grandes dificuldades nas comunicações...faz parte da nossa esfera. E no socorrismo também não correu mal.
Depois destas provas era tempo de voltar ao ponto inicial, onde as equipas tinham sido separadas...Ali chegados e todas as equipas novamente reunidas...voltamos às proximidades da zona do Perímetro de Segurança.
Ali foi-nos informado que tinhamos uma recompensa pelas nossas prestações, cada equipa teria direito a uma galinha, que teria que matar e cozinhar, bem como 1Kg de farinha, com o qual iriamos ter que fazer pão, numa especie de forno improvisado.
Depois de 1h e tal de descanso...veio então a prova de culinária...Fazer buracos no solo...para fazer lume em segurança. Ponham paus pequenos diziam pessoal dos GOFE...grandes tarolos punham os CATT...a nossa fogueira tinha que ser a maior

.
Dispensamos a galinha...mas fizemos os pães...amassados pelo C3...resultado...um piteu. O C3 ainda se lembrou de ir buscar àgua à barragem...lá pusemos o tal comprimido na àgua para que a mesma ficasse potável e tava melhor que àgua mineral...não fosse a nossa sede tão grande.
Depois disto e já perto da 1h da manhã...finalmente um pouco de descanso...mas tal como na primeira noite...ao relento...Segundo o C5...o C3 passou frio...com a sua manta térmica.
Despertar às 06h30...prontidão em 2 minutos quando antes de deitar nos tinham dito que era de 30 minutos...mas lá fomos a 3ª equipa a estar pronta.
Depois foi tipo Patex, fomos levado para um local desconhecido...fornecidas coordenadas e agora desenrasquem-se...Não nos foi transmitida toda a informação e ficamos a pensar que seria tipo Missão de reconhecimento, pois o Pulga disse...Não se esqueçam que se encontram em terreno bastante Hostil. Sempre que avistavamos alguém ao longe, ou paravamos ou efectuavamos grandes desvios, assim fomos a última equipa a chegar...quase 1h hora depois...quando pensavamos que tinhamos chegado com 1h de antecedência

.
Penso que foi um fim de semana inesquecível...com experiências por mim nunca antes vividas...Obrigado GOFE...Obrigado restantes Instrutores pela paciência que tiveram com a malta.
E Obrigado camaradas do CATT, que fizeram desta Prova um momento especial.
Hasta
C4 Xixas dos CATT