Rescaldo oficial da Op.Ofensex 09
Peço desculpas pelo rescaldo tardio mas compromissos profissionais não me permitiram escrevê-lo mais cedo, e como sempre faço vou iniciar este rescaldo pelos agradecimentos:
Agradecimentos.
Organização:
Em primeiro lugar o comando do GOFE vem publicamente agradecer á equipa SAG, e a todos os seus OPERACIONAIS sem excepção, a oportunidade que deram não só ás equipas convidadas, como também á organização pela possibilidade de usufruir do excelente terreno onde foi executada a OP. Ofensex 09.
Não podemos deixar de dar ainda um agradecimento especial ao nosso camarada Lourenço, por todo o esforço, toda a dedicação e tempo dispendido em prol de outros, para que esta Op. fosse uma realidade e para que tudo corresse da melhor forma possível.
Sem ti não teria sido possível.
Como sabemos foi difícil, houve contratempos, mas toda a tua dedicação, contactos ao mais alto nível, reuniões, pareceres entre outros deram os seus frutos.
Assumiste o compromisso e a responsabilidade de que tudo correria bem e o GOFE espera ter honrado e respeitado de forma exemplar o compromisso que assumiste, por tudo isso e por nunca ser demais, agradecemos a tua/vossa ajuda, não só na autorização para o acesso a esse magnifico terreno como na vossa exemplar ajuda na organização e execução da OP.Ofensex 09.
Gostaríamos ainda que através de ti fizesses chegar a quem de direito e a quem permitiu que a OP.Ofensex 09 acontecesse, os nossos agradecimentos por nos terem autorizado o uso de todo aquele terreno.
Assistência Pré Hospitalar:
À TripuEvents nosso parceiro em todas as Operações ao nível de assistência pré hospitalar, sempre a zelar pelo bem estar físico e psicológico de todos os participantes.
Sim porque para nós GOFE a segurança de todos é e será sempre a nossa maior preocupação, não temos palavras para agradecer, toda a vossa dedicação e empenho, muitas vezes excedendo as vossas funções e deveres entrando também no espírito e no desenrolar das diversas Operações em que tivemos o privilégio de poder contar com todos vós:
Nuno
Monica
Suzana
A vós os nossos mais sinceros agradecimentos.
Equipas:
De seguida em nome de todos os nossos Operacionais o comando do GOFE vem também agradecer ás equipas que estiveram presentes na OP. Ofensex 09 :
Marine force Recon
Airsoft Rangers
Esquadrão Táctico
Shot
Mercenários de Elite/Abutres
Casa Saat
Guadiana Airsoft Club
GAP
ComSubAir/Utitac
Pela forma como encararam esta Operação que de fácil nada tinha.
Pela vossa Postura, Dedicação, Esforço, Coragem, entre ajuda e acima de tudo pela vossa Camaradagem durante toda a Operação.
A todos vós o nosso maior respeito pela dedicação para que desta forma, esta Op. se tornasse a verdadeira SIMULAÇÃO MILITAR, que a organização planeou e que viu ser posta em pratica ao ínfimo pormenor por todos vós.
A todos o nosso obrigado por nos terem presenteado com a vossa presença.
Convidados da organização:
Sem vocês teria sido impossível transpor para o terreno toda esta Operação idealizada.
Logística:
Susana
Miguel
Corvos:
Viriato
Balão
11ªCat:
Légio
Shadow Ops:
Flor
A todos e porque a cada operação que passa a divida de gratidão para com todos vós continua a aumentar, pedimos maior crédito para que desta forma vos posamos pagar um dia com a mesma moeda ( DEDICAÇÃO ).
Aos Operacionais do GOFE que participaram nesta OP:
E porque o Comando, de vós não esperava outra postura:
Cap. Blade
Ten. Frazão
2ºSarg.Russo
2ºSarg.Pulga
Op.Cup
Op.Macgyver
Op.airborne
Pelo esforço, dedicação, espírito de sacrifício, pelo querer, o dever de fazer bem pondo em primeiro lugar muitas vezes para além do esforço monetário, do cansaço físico e psicológico, o nome do GOFE e o nosso espírito, a todos vós o nosso respeito e admiração por tamanho esforço.
E agora o rescaldo:
Como o nosso Ten. Frazão e os vários intervenientes na OP. referenciaram nos posts anteriores e muito bem, pensamos não haver muito mais a dizer sobre o que aconteceu e forma como todos aceitaram mais este desafio, apenas irei fazer um rescaldo focando alguns pontos importantes.
Como temos vindo a alertar os participantes nas nossas operações ao longo do ano de 2009, esta operação foi mais uma operação preparada e idealizada no seguimento das anteriores como preparação para o PATEX 09.
Nas OP.Patex 08, OP. Instruex 09 e OP.Ofensex 09 onde incluímos parte da OP.PSGs que infelizmente não foi realizada, o GOFE tentou transmitir como instrução, vários conhecimentos técnicos e práticos de várias matérias, terminando essa mesma instrução com a OP Ofensex 09 onde foram colocados em pratica todos ou quase todos os conhecimentos adquiridos até então.
Uma das inovações que testamos nesta OP. foi a escolha por parte dos diversos Cmdts de equipa, de um Oficial superior que posteriormente seria o CMDT do pelotão a quem todos os outros deveriam responder.
Ou seja constituíram uma hierarquia de comando que deveria ser obedecida fosse qual fosse a ordem ou a missão e ai, a escolha deveria acentuar em diversos pormenores de extrema importância, tais como.
O Cmdt. deveria ter grande conhecimento de Navegação Terrestre, ser um bom líder, saber comandar e apoiar os seus homens nos bons e maus momentos, estar sempre presente, ser um exemplo para todos, conseguir fazer o que manda fazer aos seus homens e muitas outras coisa que definem um bom CMDT.
E ai, após ouvirmos e ler-mos os vários comentários, temos a certeza que fizeram a escolha certa pois o eleito soube COMANDAR e manter unidos todos os seus homens durante toda a OP. e perante todas as adversidades da mesma.
A Op. Ofensex foi idealizada e posta em pratica de forma a colocar as equipas em duas situações distintas;
1ª- as diversas equipas deveriam agir como equipas de reconhecimento individuais
2ª- deveriam usar as informações adquiridas transmiti-las ao Cmdt e ao QG. e preparar um ataque ao nível de grupo ou pelotão reforçado, e foi ai que realmente ficamos surpreendidos.
Equipas que nunca haviam estado juntas planearam, treinaram e executaram uma ofensiva ao nível de pelotão, com as diversas equipas a terem o seu papel como se cada uma fosse uma peça diferente de um único motor.
Ou seja, em simulação militar, nos jogos de Airsoft mais complexos as coisas funcionam melhor e são mais divertidas se realmente todos os jogadores entrarem no espírito, obedecerem á cadeia de comando, e executarem a missão que lhes for atribuída seja ela qual for, tal e qual a realidade, para assim desfrutarem verdadeiramente do que é o AIRSOFT MILSIM.
Pensamos que com os diversos conhecimentos transmitidos por nós, cada vez mais existem equipas melhor preparadas física e psicologicamente para qualquer Operação onde a verdadeira Simulação Militar possa ser uma constante....
Quem sabe um dia uma destas equipas presenteie o GOFE com uma Operação onde nós ficaremos do outro lado, e ai sim, teríamos a certeza que todo o nosso esforço teria sido recompensado.
Porque já me alonguei demasiado quero uma vez mais dar os parabéns a todos sem excepção pela forma e o espirito com que encaram mais esta Operação, e aqui, não posso deixar de referenciar um pequeno episódio que me marcou e me fez recuar alguns anos...
Já no final, no hangar, depois da coluna ter sido emboscada, quando foram feitos prisioneiros e o nosso Cmdt vos estava a dar a instrução de PSG á qual todos obedeciam e faziam as diversas posições algo me chamou atenção...
Um dos prisioneiros estava com um ar extremamente desgastado, mas ali continuava a fazer toda a instrução, após mais alguns minutos o Cmdt deu por terminado essa instrução e eu dirigi-me então ao camarada em questão e perguntei se ele estava bem, o mesmo respondeu que sim apenas tinha um problema no pescoço, que deveria ter tomado um medicamento, mas que não tinha tido possibilidade pois estavam nas mochilas que nós tinha-mos capturado mas que já iria passar.
Ao que respondi: mas podias ter pedido para sair, não eras obrigado a estar ai a fazer esse esforço todo.
Ele simplesmente respondeu: Isto já passa, eu quis chegar ao fim e terminar esta Operação como todos os outros.
Esta frase marcou-me imenso.
Peço desculpas por não me lembrar do teu nome, mas a tua cara não esquecerei pois no teu rosto o cansaço e sofrimento estava espelhado, e nele a tua verdadeira força.
A força de alguém que quer chegar ao fim, superando todos os obstáculos mesmo que para isso tenha que se superar a si mesmo, colocando a sua força de vontade a sua força psicológica acima da sua força física.
Para ti em meu nome pessoal os meus maiores respeitos.
Este é realmente o verdadeiro espírito do GOFE, superarmo-nos a nós próprios em todas as situações, e é esse espirito que tentamos transmitir a todos dentro deste nosso desporto que é o AIRSOFT.
Até breve na OP.PATEX 09.
Aqui - Charly Alfa - Terminado.