Boas!
Em primeiro de tudo quero agradecer por toda a informação útil que disponibilizam! *hail*
Estou a pensar seria mente (à já um ano) entrar para o mundo do airsoft, contudo tenho procurado aqui e alí mas não há nada como uma comunidade portuguesa para esclarecer as minhas dúvidas. 
Para me federar penso que basta só vir aqui: http://www.fpairsoft.com/ sacar o formulário, preencher mandar, pagar e está feito?
Tenho visto por aí a arma dos meus sonhos M14 EBR... pois bem, será que me poderiam dar umas luzes onde posso encontrar esta arma com toda a segurança e resistência a um bom preço. Segundo as minhas pesquisas existem armas deste modelo apartir de 170 a 700 dollars, daí surge a minha confusão se farei bem poupar alguns trocos para comprar alguns mods para ela eu se devia seguir numa não tão barata só para jogar pelo seguro...
Na questão da pintura, tenho de pintar a secção indicada por lei completamente da cor ou posso alterar a pintura acrescentando uns desenhos ou gráficos mas mantendo as cores indicadas por lei?
Por fim, se mandar vir uma arma de airsoft dos EUA sei que preciso de uma autorização da PSP, como faço isso? Desloco-me até à esquadra mais próxima e digo, gostava de adquirir uma arma de airsoft vinda do estrangeiro, apresentar os meus documentos como federado e é só?
Abraço e que venhamos a ser mais e bons... mas federados para que o mundo do airsoft possa evoluir.
Vou-te tentar responder por ordem de questões apresentadas

Sim podesinscrever na FPA através do website, basta apenas que descarregues o formulário, preenchas devidamente e envies. Depois, típicamente, demora cerca de 15 dias até receberes o teu cartão de sócio.
Visto ainda te estares a iniciar, eu sugiro que compres uma arma em segunda mão, pois há aí bastantes e caso depois vejas que afinal não gostas do airsoft acabas por não ter gasto muito dinheiro.
A lei em vigor não contempla qualquer de cobertura á pintura, seja através de materiais de camuflagem ou de desenhos/gráficos por cima da mesma, por isso não te aconselhava a fazeres isso.
Mandares vir uma arma de airsoft dos EUA é estares-te a meter em trabalhos e despesas, tens bastantes lojas, europeias e algumas inclusivamente portuguesas que te poderão vender armas sem teres qualquer tipo de chatices, contudo se quiseres ainda assim mandar vir dos EUA tens de estar federado, fazer a compra, na alfândega quando a arma ficar retida será sujeita a pericias por parte da PSP que te pedirá também os teus documentos de associado de uma APD (que neste caso visto teres escolhido a FPA terão de ser esses que apresentarás)
Faz a tua apresentação na área de novatos e usa muito a pesquisa do fórum, pois como dizes muita informação está disponibilizada por aqui e certamente encontrarás respostas para as perguntas duvidas que possas ter. Se não encontrares podes sempre perguntar á malta que estamos cá para ajudar