Explica-nos aqui se posivel passo a passo o que se passou na DAEX da PSP. O que te disseram, o que te pediram, o que te "obrigaram" a fazer e se no final compensou tudo isso!
STUNTMAN
Bem, para começar, antes de chegar à DAEX, ainda passei pela Esquadra de Benfica; pelo Comando Metropolitano de Lisboa; pela Direcção Nacional da PSP e finalmente DAEX.
Pelo que vem na lei, para importarmos uma "arma", temos de ter autorização do Director Nacional da PSP... o que acontece é que Airsoft não é arma, nem nós somos armeiros, por isso, não se aplica.
Assim sendo, segundo o Chefe Pinto da DAEX, o procedimento normal é:
- Comprar a réplica Classe G;
- O "brinquedo" ficar na Alfandega;
- A Alfandega manda o comprador lá ir (ou informam-no), para solicitar uma peritagem à PSP;
- Os peritos vão lá, verificam o que a coisa é... e (AQUI É QUE É IMPORTANTE), verificam a pintura, a potencia e tudo mais conforme a lei.
- Caso não esteja em conformidade podem solicitar que o comprador se regularize, desde que se apresente FEDERADO e comprove a finalidade do equipamento e depois lá vá mostrar o que fez.
- Em último caso... raro, mas possível... o "brinquedo" é destruído. Porque normalmente não é devolvido ao remetente.
- Estas são as possibilidades.
No meu caso pessoal, o sitio onde comprei a minha mandou pela UPS e não houve qualquer tipo de problema com a Alfandega. Até porque aquilo, dificilmente parece uma arma séria.
De notar, que uma pistolazita de oferta, que vinha na caixa da encomenda, chegou completamente destruída.
