ptairsoft.org
[PT] Airsoft


Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - SCAM_FLAG

Páginas: 1
1
Acessórios / Baterias LiPO e LiFePO4
« em: Agosto 15, 2012, 06:01:26 am »
Oi pessoal:

No seguimento do tópico http://www.ptairsoft.org/forum/index.php?topic=36793.0, vou de seguida expor a minha opinião (testamento) sobre as baterias LiPO e LiFePO4 (designadas LiFe), associada a conceitos eléctricos gerais.

Na minha opinião, as baterias LiPO e LiFe têm uma característica principal que é tão boa como má... São boas demais!!

Isto é, têm uma capacidade química tal, que o nível constante de entrega de potência, bem como os altos valores de descarga que podem atingir, tornam-nas em óptimos fornecedores de energia. Mas, se não existir cuidado na selecção da bateria apropriada para um dado sistema, com este tipo de baterias facilmente podemos danificar todo o conjunto.

Gradualmente fui mudando para baterias LiPO e LiFe, com as quais estou plenamente satisfeito. Mas vou agora expor os factores que determinam a minha escolha sobre uma determinada LiPO ou LiFe:

- Primeiro vou escamotear algumas grandezas em jogo. Usualmente, os praticantes de airsoft dão mais atenção ao valor de tensão (Volt, V) de uma bateria, do que ao seu valor de densidade de corrente (Ampere, A). Mas na verdade, devemos observar ambos, pois a junção destas duas grandezas dá-nos a potência de uma dada bateria.

- Em corrente contínua, obtemos um valor de potência através da fórmula P=UI, ou seja, multiplicando a tensão pela corrente.

- Como o limite legal de energia para réplicas de airsoft, em Portugal, é de 1,3 Joule, garantidamente nunca precisaremos de molas superiores a M110. Se precisarmos de molas superiores para obter valores até 1,3J, então garantidamente temos falta de rendimento na nossa réplica, o que acusa logo a existência de algum problema.

- Assim sendo, observando o nível de potência eficaz e os respectivos picos de arranque dos motores usualmente utilizados nas AEG's, uma potência suficiente ronda os 14 a 18W (Watt).

- Como exemplo, dentro deste nível de potência, poderíamos então selecionar uma NiMH 9,6V-1600mAH, obtendo assim uma potência de 15,36W.

- Partindo deste exemplo, podemos selecionar outras baterias com níveis de potência idênticos, embora com valores de tensão e corrente distintos, visto que P=UI.

- Mas além da fórmula P=UI, existe outro factor importantíssimo que devemos observar na escolha de uma bateria. O seu factor de carga (C), que na gíria é referido como factor de descarga, ou seja, precisamente ao contrário. Este factor C define a capacidade electrica que a química da bateria consegue disponibilizar quando solicitada. Para ser mais facil explicar, vou chamar-lhe a capacidade de pico de corrente que a bateria consegue alcançar de forma dinâmica e não contínua no tempo.

- Nas baterias NiMH, o factor C é típicamente entre 8 e 10. Nas NiCd é ainda inferior, entre 6 e 8. Mas nas LiFe e LiPO, o factor C pode partir de 12C até aos 40 e 50C já existentes em alguns conjuntos utilizados em radiomodelismo. Nas LiFe e LiPO mais vistas nas lojas de airsoft, o factor C anda entre os 12 e os 25C, sendo por vezes vistas algumas de 30 e até mesmo 40C.

- Sendo este factor C responsável pelo pico de corrente que uma bateria pode alcançar, para terem uma ideia da grandeza do mesmo basta multiplicarem o valor de corrente pelo número C respectivo.

P.ex.: Uma bateria LiPO 11,1V-1200mAH tem uma potência de 13,32W... Se for uma 12C pode atingir picos de 14,4A (159,84W); mas se for uma 20C, atinge picos de 24A (266,4W)!!!!... Bem diferentes, certo?

- Pessoalmente, nunca utilizo LiPO / LiFe superiores a 15C. E como limite para as nossas AEG's legais, não aconselho ultrapassarem os 20C. Mais do que isto, considero simplesmente destrutivo.

- Face ao exposto até aqui, escolhendo uma LiPO ou LiFe dentro dos valores de potência acima referidos e de acordo com as ofertas que conheço no mercado (certamente existirão outras), eu seleciono as seguintes:

=> LiFe 9,9V-1500mAH 15C = 14,85W (pico de 222,75W)

=> LiFe 9,9V-1350mAH 15C = 13,37W (pico de 200,48W)

=> LiPO 11,1V-1200mAH 12C = 14,85W (pico de 222,75W)

=> LiPO 7,4V-2100mAH 12C = 15,54W (pico de 186,48W)

=> LiPO 7,4V-2200mAH 20C = 16,28W (pico de 325,60W)

=> LiPO 11,1V-1600mAH 12C = 17,76W (pico de 213,12W)

=>
Estas duas últimas, para aplicações específicas, de acordo com o respectivo "hardware"


Para não ficar muito mais massudo, vou continuar esta minha exposição no comentário seguinte.

Até já.

SCAM'one FLAG

2
Equipas e Jogadores / Apresentação SCAM'one FLAG
« em: Maio 03, 2011, 04:57:08 am »
Commilitonibus Augustus:

Eu sou o Bandeira, ou o FLAG, e há quem diga que pertenço à inovadora corporação senatorial SCAM... Senado Constitucional do Airsoft Mundial... ou não!

Bem... pelo menos integro o Senado deste movimento Sindicalista de constituição Senatorial, desde 1120, altura em que os SCAM ajudaram D. Afonso Henriques na organização da estratégia para edificarmos o nosso próprio reino!
Apesar de todos os esforços, tal só foi possível em 1139 com a estrondosa Batalha de Ourique, onde dizimamos um forte contingente mouro e autoproclamamos o nosso amigo Afonso, como Rei de Portugal.

Seguiu-se um elaborado plano de submissão dos 'nuestros hermanos', até Castela nos deixar em paz, em 1143.

Claro está que o 'Manifestis Probatum' só foi emitido pelo Papa Alexandre III em 1179, mas nessa altura já punhamos qualquer um(a) de joelhos, pelo que tal documento pouco significou.

As siglas SCAM perpectuaram na História, até aos dias de hoje, adoptando designações várias, mas sempre no seguimento das altas influências e serviços profissionalmente astutos.

Nesta fase da longa História SCAM, estamos dedicados ao Airsoft, com o intuito expresso no Documento Oficial da Constituição SCAM, re-datado de 19 de Dezembro de 2009 e oficializado em Assembleia Geral, na mesma data.
Este documento está disponível para consulta pública, bastando para isso remeter a respectiva solicitação para qualquer um dos nossos contactos, ou através de uma das nossas páginas web oficiais.

Depois desta 'breve' apresentação, apenas desejo óptimos momentos de airsoft para todos e podem contar sempre com os SCAM, desde que não seja para trabalhar... naturalmente!!

Abraço.

SCAM'one FLAG

-> Administrador Geral DCI2 (Departamento Contra Informativo & Ideológico)!

Páginas: 1