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Projectos DIY / Bomba Para S'n'D - HowTo
« em: Janeiro 09, 2012, 22:00:00 pm »
Ha pouco tempo coloquei aqui um video da bombinha para Airsoft neste post: http://www.ptairsoft.org/forum/index.php?topic=33501.0

Agora vamos lá partilhar os dados necessário para a construir.

Lista de Componentes:
1x Atmega168
1x LCD 16*2
1x Cristal 16Mhz
2x Resistencia 10k
2x Condensadores 22pF
1x Condensador de 100nF
1x Buzzer
1x Potenciómetro (para o contraste do display)
2x Botões de pressão



Podem encontrar todos os componentes em: http://www.digikey.pt

Esquema das Ligações

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só falta montar e programar o Atmel com o seguinte código:

Código: [Seleccione]
#include <LiquidCrystal.h>


LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

const int buttonPin = 8 ;     // Pin onde está ligado o botão

int time = 300; // Tempo de detonação
int active = 0;
int buttonstate = 0;

// Melodia a ser tocada
int melody[] = {
  262, 196,196, 220, 196,0, 247, 262};
int noteDurations[] = {
  4, 8, 8, 4,4,4,4,4 };
 


void setup() {
  pinMode(buttonPin, INPUT);
  pinMode(13, OUTPUT);
  // Linhas e Colunas do LCD:
  lcd.begin(16, 2);
  // Mensagem Primaria no LCD.
  lcd.print("Power On.....");
 
}

void loop() {
 

 
 buttonstate = digitalRead(buttonPin);
 
   if (buttonstate == HIGH) {
        switch (active)
          {
            case 0:
              active = 1;
              break;
           
            case 1:
              active = 0;
              break;
           
            default:
              active = 0;
          }
 
        }
 
  inicio:
 
 delay(500);
 
  switch  (active)
  {
 
    case 0:
      {
        digitalWrite(13, LOW);
      lcd.setCursor(0, 0);
      lcd.print("StandBy....................."); // mensagem a ser mostrada quando a bomba está desactiva
               lcd.setCursor(0, 7);
          lcd.print("        JP Bombs");
          time =300; // reset ao tempo da detonação
    }
      break;


    case 1:
          if (time > 0)
      {
        digitalWrite(13, HIGH);   // Liga os Leds
            lcd.setCursor(0, 0);
              lcd.print("72 Virgens em");  // mensagem a ser mostrada quando a bomba está activa
          lcd.setCursor(3, 7);
          lcd.print("   ");
          lcd.setCursor(3, 7);
          lcd.print(time);  // contagem decrescente
           lcd.setCursor(7, 7);
          lcd.print("Segundos  ");
          time = time - 1;
         
          if (time > 30)
          {
             
                tone(6, 440, 200);
                delay(200);
                noTone(6);
                buttonstate = digitalRead(buttonPin);
                delay(800);
          }
         
          else
             {
              tone(6, 440, 200);
                delay(100);
                noTone(6);
                buttonstate = digitalRead(buttonPin);
                delay(100);
                tone(6, 440, 200);
                delay(100);
                noTone(6);
                buttonstate = digitalRead(buttonPin);
                delay(100);
                tone(6, 440, 200);
                delay(100);
                noTone(6);
                buttonstate = digitalRead(buttonPin);
                delay(100);
                tone(6, 440, 200);
                delay(100);
                noTone(6);
                buttonstate = digitalRead(buttonPin);
                delay(100);
               
             }
 
   if (buttonstate == HIGH) {
     active =0; 
   
     goto inicio;
     
     
    }
     
      }
          else
          {
           
            // Mensagem exibida na detonação
          lcd.setCursor(0, 0);
          lcd.print("BOOOOOOOOMMMMMM");
          lcd.setCursor(0, 7);
          lcd.print("Beijinhos a Ala!");
     
     
      // Aviso sonoro da detonação
        for (int thisNote = 0; thisNote < 8; thisNote++) {
        int noteDuration = 1000/noteDurations[thisNote];
        tone(6, melody[thisNote],noteDuration);
        int pauseBetweenNotes = noteDuration * 1.30;
        delay(pauseBetweenNotes);
        noTone(6);
              buttonstate = digitalRead(buttonPin);
         
   if (buttonstate == HIGH) {
     active =0; 
   
     goto inicio;
  }
  }
 
  break;
}
  }
}

Estejam á vontade para alterar o código ao vosso gosto, e se não for pedir muito dêem crédito ao programador :)

um abraço

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Showroom. / Re: As nossas ultimas compras...
« em: Janeiro 06, 2012, 13:19:18 pm »
eu estava a falar da pintura do pirilampo mágico. :) o verde berrante que até magoa os olhos :) não a vou camuflar. ela vai passar 90% do tempo com o guillie em cima. E permite-me discordar em relação ao verniz. o verniz deve sempre estar lá... não o verniz normal mas sim uma boa laca de protecção uv, sem brilho e com um factor de reflexão muito perto do 0%. o problema destas lacas é que só as encontramos maioritáriamente para ser usada em aerografos de ponta muito fina e não nos vulgos sprays. a laca é praticamente imperceptivel e só dá vantagens, para além de ser uma capa rigida contra riscos e mossas tambem vai evitar a perda de pigmentação da tinta por reacção com os raios solares.

4
Showroom. / Re: As nossas ultimas compras...
« em: Janeiro 06, 2012, 12:47:33 pm »
o pack com tudo ficou por volta dos 450, mas entretanto levou tb a camara de hopup da marui que cá tinha da vsr que teve um pequeno acidente :) portanto podemos dizer que ficou nos 500. algumas coisas vieram da sniperairsoft outras da safara.

em relação á pintura..... o primário já está a secar. logo a tarde ja deve levar o belo do verde e amanha leva 2 ou 3 capas de verniz mate para ficar a coisa bem feitinha.

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Showroom. / Re: As nossas ultimas compras...
« em: Janeiro 06, 2012, 11:35:11 am »

veio junto com:

Nine Ball Goma de hop up
Laylax amortecedor silencioso para cabeça de cilindro
cano Deep Fire 6,02mm
Deep Fire 2 separadores de cano para VSR G-Spec
Laylax kit de gatilho ZERO e pistão para VSR10
Laylax cilindro de teflón
Laylax guia de mola com rolamentos
mola pss10 sp110

agora segundo as minhas contas anda por volta dos 370 a 380 fps. assim que medir eu aviso.
o que posso dizer é que depois de encher a coronha com plasticina e lhe enfiar os ups todos a menina está um mimo. a BB pode demorar a chegar lá, mas chega mesmo ao sitio que se quer...

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Off-topic / Re: Battlefield 3, Multiplayer quem joga ?
« em: Janeiro 05, 2012, 21:04:43 pm »
XBOX GT: Ext4t1c0
somos um grupinho de 6 gajos já agarados ao BF já ha uns aninhos. jogo em equipa e para ganhar. garantido :)

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Showroom. / Re: Bomba Para S'n'D...
« em: Janeiro 05, 2012, 15:29:06 pm »
hehehe e ainda é só um protótipo feito numa noite de insónias.
Falta o touch pad e o sistema de som e sirene com os sons já clássicos do modo rush do bf3...
eu sei que já havia aqui algumas bombas feitas por outros membros do fórum, mas eu queria mesmo algo "feio" que parecesse feito "por um insurgente numa cave com pouca luz"...

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Showroom. / Bomba Para S'n'D...
« em: Janeiro 05, 2012, 14:25:43 pm »
Ainda não me tinha apresentado ao forum e não encontrei melhor maneira de fazer do que com um pequeno projecto...

Nome: João Vivas
Sniper por convicção ou por parvoeira, ainda não decidi
Zona Geográfica: Alentejo....
Hobby: Engenhocas :)

Mas vamos ao que interessa, a Bomba:

bomba.wmv


Ainda está em faze de protótipo e com algumas falhas, mas tanto o hardware já esta a ser apurado e o código fonte para o ATMEL tambem está a ser "limpo".

Assim que tiver a bichinha quase no ponto vou disponibilizar os esquemas e respectivo código fonte..

um abraço
Extático

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