ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Nomes de Equipas de Airsoft

patobravo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.joaovitorsilva.com
em: Fevereiro 24, 2008, 10:03:29 am
Primeiro que tudo quero cumprimentar toda essa malta nova que está a formar novas equipas de airsoft.

No entanto gostava de alertar para o seguinte;

O airsoft é, ou aspira a ser, uma modalidade desportiva federada aceite como tal na entidade máxima desportiva nacional. E para que isso aconteça, existem regras e leis a cumprir. Não só pelas federações mas por todos nós jogadores individuais que as formamos ao nos associarmos a elas. É por isso que temos o seu cartão.

Uma das regras ou lei a que todos estamos obrigados, federações e jogadores, é de não associar a prática desportiva a nenhum movimento político ou religioso, a nenhum grupo de caracter idiológico terrorista ou a qualquer força policial ou militar.

Isto serve para qualquer modalidade desportiva, futebol, natação, atletismo ou qualquer outra.

Existem modalidades desportivas que são mais visíveis do que outras. O airsoft é uma delas. Não por grandes massas de espectadores, mas por autoridades nacionais porque utilizamos armas de categoria mencionada na lei geral das armas e suas munições. Ou seja, andam de olho em nós.

Tem aparecido pessoal a formar novas equipas que estão a dar nomes a essas equipas um bocado... contra aquilo que é a filosofia desportiva e associativa do airsoft, como de todo o desporto nacional geral.

Nomes que são conhecidos na opinião publica como estando ligados a organizações politicas ou terroristas.

São o caso da E.T.A, organização considerada terrorista ou separatista causadora de vários atentados e assassinatos de pessoas, e a F.A.T.A, com um percurso semelhante.

Já todos explicaram o que quer dizer as iniciais das vossas equipas, e já todos disseram que não tem nada a ver com estas organizações.

Eu acredito que não tem. Agora, quem está de fora, seja o comum cidadão ou as autoridades nacionais, quando lêm uma palavra destas, a primeira coisa a que associam é exactamente aquelas organizações muito conhecidas que passam todos os dias na televisão causadoras de mortes em massa nas populações.

Eu já vi muitas vezes na televisão e jornais pessoas feitas em bocados, sangue, braços e cabeças espalhados pelo chão, pessoas a chorar a morte dos seus familiares, e acreditem... é esta a imagem que as pessoas associam quando lêm uma palavra destas, fica gravado no subconsciente.

Pessoal, tenham um pouco mais de atenção aos nomes que escolhem para as vossas equipas.  Daqui a pouco estão a aparecer nomes como;

Ku Klux Klan, Al Qaeda, IRA, Frente de Libertação Islâmica, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Exército de Libertação Nacional na Colômbia, Grupo Combatente Islâmico Marroquino, Separatistas Chechenos, Brigada dos Mártires Al Aqsa, Hezbollah.

Usem o bom senso. Eu sei que vocês não têm nada a ver com organizações deste tipo, e que apenas querem se divertir uns com os outros. Mas existem regras e leis a cumprir, umas saídas e publicadas em Diário da Républica, outras do bom senso.

Alguns de vocês já disseram que... quem não gostar, não nos convidem para jogar. O problema não é assim tão simples.

É que existem pessoas que lutam a muito tempo para que o airsoft seja visto como uma modalidade desportiva respeitada, em que deram muito do seu trabalho e esforço, e não seria justo que aparecesse alguem que viesse destruir esse trabalho que foi em prole de todos.

Nós, simples jogadores como vocês, não temos poder para actuar em situações que fujam a lei, mas as federações a quem vocês pediram um cartão para estarem legalizados podem. Não estou com isto a dizer-vos que estão a desrespeitar a lei... estou a dizer-vos que estão a escurecer um pouco a imagem clara e transparente que todos nós queremos que o airsoft seja visto pela opinião publica e autoridades nacionais.

Alguns dos jogadores com quem vocês se cruzam no meio do mato e dos caracois, até são autoridades. Ninguém anda sozinho nesta vida.

Um abraço para todos, e tenham a coragem de mudar.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #1 em: Fevereiro 24, 2008, 14:52:21 pm
Um excelente grande post de alguém que embora esteja por cá á relativamente pouco tempo, usa de um grande bom senso e tacto!

Ponderem nas palavras dele!

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

WidowMaker

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Spetsnaz-Açores
  • Equipa: http://spetsnazores.wordpress.com/
Responder #2 em: Fevereiro 24, 2008, 15:20:29 pm
Finalmente um bocado de bom Senso. Excelente tópico, bem posto.
Antes morrer livres que em paz sujeitos

bodyguard-madeira

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Fevereiro 24, 2008, 15:44:11 pm
è esse o espirito grande joão, ou wild duck ou pato bravo........

savaah

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://calvaria.miniville.fr/
Responder #4 em: Fevereiro 24, 2008, 15:54:49 pm
este senhor ja disse tudo o que nao pode sair no DR!
em tempo de guerra não se limpa as armas...

abraço savaah

http://calvaria.miniville.fr/

LEGIO

• Visitante
Responder #5 em: Fevereiro 24, 2008, 17:22:33 pm
Sim, mas apesar do post parece que não se aprende ou não se quer aprender :D

Parece que o pessoal 1º arranja a Sigla e depois adapta o nome.  :|

Templario

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.pentaforcetemplarius.forumup.org
Responder #6 em: Fevereiro 24, 2008, 18:10:41 pm
Companheiros,

É de mentalidades destas, esclarecimento, bom senso, responsabilidade e MATURIDADE que precisamos para crescer e evoluir.

Completamente apoiado Patobravo.

Maximus Templarius
Nuno Paixao "Maximus"

Pentaforce - Templarius

iskilled

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://i-skilled.hi5.com
Responder #7 em: Fevereiro 24, 2008, 20:09:06 pm
Citação de: "LEGIO"
Sim, mas apesar do post parece que não se aprende ou não se quer aprender :D

Parece que o pessoal 1º arranja a Sigla e depois adapta o nome.  :|

Eu também acho que o pessoal primeiro arranja a sigla.

Quanto ao post do PatoBravo, muito bom. Disseste tudo o que havia a dizer e concordo contigo. Há muita gente que há muito tempo vem a lutar para um airsoft melhor e depois há coisas, quer com intenção, quer sem intenção, que podem vir a estragar todo esse esforço.

PedroPato

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://coleccaoehistoria.com.sapo.pt
Responder #8 em: Fevereiro 24, 2008, 20:22:35 pm
Concordo plenamente com a opinião expressa no post original, se queremos ser levados a sério não nos podemos armar em Gato Fedorento com armas na mão!
  Adoptar siglas de grupos terroristas só dá força aos detractores do nosso desporto que por preconceito em relação aos assuntos militares, utilização de armas com fins lúdicos e reenactement. Há muita gente a tentar vender a ideia de que não passamos de bandos de milícias fascistas, ora face a este cenário não podemos dar tiros nos pés.
  Utilizar nomes que sejam ligados à prática desportiva e ao bom espírito de convívio do airsoft credibiliza-nos, adoptar siglas de "bandidos" ou calão perjurativo só nos prejudica.

Se o que interessa é a atitude dentro e fora do campo, então deixemos de utilizar nomes malquistos e tentemos por todos os meios construir uma imagem de credibilidade e responsabilidade.

MusTanG

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Fevereiro 24, 2008, 23:54:11 pm
Tal como tinhamos falado no jogo de sabado estou 100% do teu lado, tentei chamar a atenção noutros posts, mas não consegui faze-lo de forma tão humilde e elucidativa como tu aqui.

Grande post Pato.  :wink:

Abraço,
MTG

madcow

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Fevereiro 25, 2008, 00:52:04 am
Fico feliz por afinal não ser um velho do restelo, ou gajo com a mania que manda e que quer controlar o Airsoft. Afinal há mais pessoas a pensar como eu e como outro gajo que tem a mania, o STUNTMAN. Tenho visto aqui posts de muita malta nova no Airsoft, mas que tem cabecinha para pensar e sabe distanciar-se um pouco e ver as coisas como elas são e não como nós gostaríamos que fossem ou, pior, como achamos que elas são.

Eu aceito quando dizem que é "preciso desmistificar o Airsoft". No entanto, não acredito que a rebaldaria a que por vezes assistimos seja a melhor maneira de mostrar que não andamos a fazer nada de mal.

Não é só no nome da equipa que devemos ter bom senso... é nas nossas atitudes. Durante tantos anos que alguns bateram no peito a dizer que as nossas armas eram armas e não brinquedos como a maioria defendia. Pois bem... agora são realmente armas. Tratem-nas como tal e tratem o Airsoft como um desporto em que são utilizadas armas a sério (pela Lei).

madcow :vaca2:
Antigo Operacional das Forças Especiais do meu quintal e também o mais condecorado.

Eu já apertei a mão ao Tó da Junta!!!

ripper

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • BALA
Responder #11 em: Fevereiro 25, 2008, 02:01:44 am
Sem duvida o patobravo esteve brilhante no post que escreveu, mas tambem não nos podemos esquecer que apesar de terem siglas "agressivas", em que ha quem possa levar a coisa para o "caracter idiológico terrorista", tambem com o devido respeito pelas equipas que vou referir, SWAT, GOE, SAS, entre outras, pela sua sigla demonstram um caracter idiológico policial ou militar apesar de não o terem.
Acho que neste desporto como em qualquer outro acima de tudo tem de haver compreensão mutua e claro todos os praticantes remarem para o mesmo lado.
Porque apesar de se estarem a inicar agora e ja estarem a formar uma equipa e dessa equipa ter um nome "mais agressivo" não significa que no futuro não façam algo de bom pelo airsoft nacional. Mas com isto não deixo de concordar com tudo o que o patobravo referiu.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #12 em: Fevereiro 25, 2008, 02:25:06 am
Se bem que compreendo o teu raciocinio, acho que quem está por fora, se choca menos com SWAT, GOE (se bem que GOE é português) e SAS, de que com algo semelhante a um grupo terrorista!

Mas compreendo o que queres dizer.

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

ripper

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • BALA
Responder #13 em: Fevereiro 25, 2008, 02:35:52 am
Claro que se choca muito menos com uma equipa chamada GOE, que provavelmente ate associa aos GOE (Grupo de Operações Especiais) porque normalmente para quem esta de fora o que ouve e ve na comunicação social são intervençoes para o proveito nacional, (até porque o jornal O Publico, e se não estou em erro até comparou o airsoft à missão de resgate do Padre Julio Lemos na prisão de Pinheiro da Cruz) do que se choca com ETA que normalmente o que se ouve e ve são atentados que eles fazem!

Mais uma vez aproveito para referir que quis de qualquer forma atacar ou manchar o bom nome  destas equipas que utilizei os nomes, apenas utilizei para dar um exemplo.

xeltas

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Fevereiro 27, 2008, 15:05:12 pm
Boas

é impressao minha ou ta a existir muito alarido por a equipa da qual faço parte se chamar ETA(quando falo da minha falo da FATA ou da B.O.F.I.A.)?
que eu me lembre nunca vi nenhum post parecido por haver equipas de nome como SWAT ou GOE...

Eu acho que tamos todos aqui com um unico proposito:

JOGAR AIRSOFT!!

Um abraço a todos!