ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Dicas para quem se inicia!!!

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
em: Agosto 20, 2008, 16:08:30 pm
Fiz um pequeno texto para os que se estão a iniciar e possam ter alguma duvidas.
Leiam... caso tenham mais, por favor, coloquem-nas por PM que eu depois respondo neste tópico!

O Airsoft é um jogo de simulação e estratégia Militar/Policial jogado em terrenos de mato e urbanos.

Para jogar este jogo, são precisas várias coisas:

•   Ser maior de 18 anos ou 16 anos com autorização dos legítimos tutores do menor.
•   Ter a arma pintada de vermelho ou amarelo fluorescentes como exige a lei vigente 12/2011.
•   Estar "federado"/associado numa das  "federações"/associações apd de Airsoft portuguesas.
•   Ter a arma a debitar um máximo de 1,3J (equiv. A 374FPS medidos com BB’s 0.20).

Sobre o primeiro ponto, lamento, mas apenas maiores de idade podem jogar de forma livre! Maiores de 16 anos e menores de 18, só com autorização do legitimo tutor. Está previsto na lei vigente 12/2011 e contra isso nada a fazer… não fomos nós (comunidade praticante de Airsoft) que decidiu, mas sim os legisladores da lei vigente.
Não fomos nem tidos nem achados, logo quem decidiu, fê-lo sem nos pedir qualquer tipo de sugestão.
Por isso, escusam de vir perguntar para os fóruns se podem... quem cumpre a lei não vai aceitar isso e muito menos podem comprar armas!
O pai comprar para o filho e ele usar, continua a ser proibido por lei e nessa altura caso sejam interpelados pelas autoridades, terão ambos problemas!

O mesmo se aplica ao ponto dois… a pintura. Também foi decisão de quem legisla.
Quem decidiu assim colocou na lei que a cor das tintas a usar seriam o vermelho fluorescente ou o amarelo fluorescente. Usar outras coisas para tentar contornar a lei, tais como usar fita cola dessas cores, não serve, uma vez que a lei fala em pintura.
A lei especifica que tem de se pintar a coronha na totalidade e 10cm do cano da arma (se a mesma tiver mais de 60cm). Se for uma arma com menos 60cm, tem de se pintar o punho na totalidade e 5 cm do cano. A pintura tem de estar visível de forma a não haver duvidas em distinguir uma arma verdadeira de uma arma de Airsoft.
Sobre se os assaltantes podem pintar as suas armas de forma a enganar as autoridades, isso não nos diz respeito… temos sim é de cumprir para que junto de quem aplica ou de quem legisla, mostraremos que somos cidadãos praticantes de um jogo e que cumprem com as regras e leis do seu país!
Na mesma, uma vez que estamos num pais livre e democrático, cada um é responsável por si e caso decida não cumprir com a lei vigente por não concordar, o único que pode ter problemas será o mesmo.

No terceiro ponto, embora existam três "federações"/Associações de promoção ao desporto de Airsoft, apenas uma, a APA tem ao momento o seu processo quase concluído, uma vez que já foi aceite no Instituto de Desporto de Portugal (IDP). As restantes duas, FPA e ANA estão ainda a aguardar o seu reconhecimento para dar seguimento ao processo legal, que é de si já muito burocrático e moroso.
O simples facto de estar filiado uma, não quer dizer que estejam legais. Ajuda em parte caso sejam interpelados pelas autoridades policiais a não haver grandes problemas, porque os mesmos sabem dos processos a decorrer e vêem a boa fé do praticante.
A lei diz que temos de estar numa associados numa "federação"/Associação de Airsoft. Poderá inclusive existir soluções fora do Airsoft, como clubes de tiro e similares. Contactem-nos para saber da sua legalidade e o que podem fazer por vocês. Escolham o que vos defender melhor. Leiam os sites, pesquisem, perca, o vosso tempo e reflictam o que querem e hajam em consciência!

No ponto quatro, a lei diz que as armas tem de ter um máximo de saída de 1,3J.
Este valor equivale a 374FPS medidos com Bb’s 0.20. Porquê 0.20? Desde sempre em todo o mundo de Airsoft se mediram as armas com BB’s 0.20, logo por carga de água seriamos nós os diferentes? Só se for para o nosso bel prazer e proveito, mas devemos sim é olhar pelo Airsoft e não para o nosso umbigo!
A lei vigente, não especifica a gramagem a usar, uma vez que quem fez a lei, não consultou a comunidade nem sabe como o Airsoft se rege a nível mundial.Claro que podem usar outras gramagens, e obter 1.3J e os FPS serem mais ou menos elevados, mas quando forem a eventos onde se usa o Chrony para medição das armas, a gramagem é sempre de 0.20. Armas acima disso podem ficar de fora.
Não se esqueçam que as organizações são soberanas nas regras e decisões que tomam.

Podemos jogar Airsoft em terrenos públicos? Não!
Devemos sim jogar Airsoft em terrenos privados, com a autorização do legitimo proprietário (conhecer o pastor que usa o terreno para ter as ovelhas, não é a mesma coisa que conhecer o dono que comprou o terreno) e avisar as autoridades da nossa presença.

Devemos ainda evitar de jogar perto de habitações, porque as pessoas não são obrigadas a saber que aquilo é um jogo e não a realidade.

Não devemos andar fardados na rua... não somos militares ou policias para o fazer. Devemos sim optar por um low profile, e só em terreno de jogo, equiparmos-nos e usar as armas. Tudo bem que andar com umas calças vestidas e roupa normal não é nada demais, mas andar de colete, coldre, balaclava ou boina, é ridículo!

Se confrontados por uma autoridade, devemos ter calma, não apontar armas e deixar ser a autoridade examinar o equipamento! Não devemos fugir ou ter atitudes que possam ser prejudiciais ao airsoft, mas acima de tudo ao vosso bem estar físico. Uma autoridade não é obrigada a reconhecer de imediato que estão a praticar Airsoft.

Se o fizerem de acordo com tudo o que está acima descrito, acredito que não terão problemas!

« Última modificação: Junho 02, 2011, 21:20:19 pm por STUNTMAN »
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Agosto 20, 2008, 17:24:25 pm
Bom post, em suma o que foi dito e escrito nos últimos dias em alguns posts!

:wink:
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Agosto 20, 2008, 17:30:04 pm
É um resumo do que está nos dossiers Fundamentais que ninguém lê!

STUNTMAN

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Agosto 20, 2008, 17:43:59 pm
Infelizmente é a verdade!  :roll:

PS- Eu li!  :lol:
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

ruisoares

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Setembro 13, 2008, 22:52:21 pm
eu e um grupo de colegas decidimos tornar as tardes de seca em tardes de convivio e em diversao! decidimos informarmo-nos  sobre o air soft e cremos tirar algumas duvidas! nao tivemos possiblidades de exclarecer duvidas com um grupo porque na guaarda que eu saiba nao há nenhum grupo de airsoft e portanto tivemos que nos desenrascar, e como ainda somos novatos cremos uma arma de baixa gama e vimos numa revista da alvarez uma M16 ,100metros por segundo, e mais umas coisas e agora surgiome a duvida dos "fps" se nao me engano isso é o que?  
e outra
o que acham melhor pra principiante uma arma elétrica ou de gás?

agrdeço a quem me axclarecer as duvidas!

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #5 em: Setembro 14, 2008, 00:09:38 am
Uma pesquisa no fórum permitir-vos-á obter respostas pormenorizadas às v/ dúvidas...

A velocidade de deslocação de uma BB por norma mede-se em fps, de acordo com a legislação em vigor em Portugal uma arma de airsoft não pode exceder os 1,3Joules o que corresponde a 374 fps e/ou 114,018m/s com BB's de 0,20 gramas!

100m/s corresponde a aproximadamente 328fps.

Quanto às armas eléctricas e/ou a gás... mais uma vez a pesquisa dar-vos-á a resposta, por norma as armas principais são eléctricas, o gás é usado normalmente nas armas secundárias: pistolas GBB ou NBB.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Setembro 14, 2008, 03:31:59 am
Recebo regularmente o catálogo da Armaria Alvarez e todas as armas de airsoft que lá estão são uma rela bosta... e segundo a lei, comprar fora de Portugal é preciso licensa de importação da PSP.

Comprando em Portugal, também existem essas armas, logo sai mais barato e sem extras de pagamentos!

STUNTMAN

ruisoares

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Setembro 14, 2008, 14:02:11 pm
obrigado pela informaçao! entao pode nos indicar uma loja de airsoft perto da guarda?
pode nos dar indicaçao de uma arma de gama normal?

agrdecia pela vossa resposta!
com os melhores comprimentos!

savaah

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://calvaria.miniville.fr/
Responder #8 em: Setembro 14, 2008, 14:20:52 pm
cá em Portugal tens só em Lisboa ou grande porto por isso podes fazer como muitos ou organizas uma excursão e vais com vários colegas ou então vais a net e faz uma encomenda! penso que no teu caso pode compensar fazer pela net!

http://www.ptairsoft.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12447

outro link interessantes:

http://www.ptairsoft.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=9290

e ja agora como precisas ser federado para comprar uma replica tens aqui um topic muito interessante:

http://www.ptairsoft.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=9290

hoje estou bem disposto mas da proxima podes usar o  :PROCURAR: ou nacionalmente falando a "pesquisa"

abraço savaah
em tempo de guerra não se limpa as armas...

abraço savaah

http://calvaria.miniville.fr/

Voodoo_Joe

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Setembro 14, 2008, 14:22:29 pm
Não há lojas de airsoft nessa zona. Contudo, em Valongo e no Porto ( a hora e meia da Guarda) tens duas lojas que vendem armas de todas as gamas, como por exemplo as chinesas. Se vires os preços delas e tiveres em conta que tens mão de obra gratuita nas duas e uma garantia de 2 anos, deixa lá o Alvarez :wink:

ruisoares

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Setembro 14, 2008, 18:43:40 pm
obrigado pessoal! eu e o meu grupo agradecemos a ajuda que nos deram e obrigado pela dica (deixa lá o alvarez).

HerLander

• Visitante
Responder #11 em: Outubro 13, 2008, 11:42:42 am
tirando os erros ortográficos, esta tudo bem certinho =)

magno_23

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Dezembro 26, 2008, 22:56:13 pm
eu sei que para participar num evento tenho que estar federado mas para comprar uma arma tambem? é que eu estava a pensar em comprar uma arma mais para fazer tiro ao alvo na garagem.

Acid_Boy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Clube de Airsoft de Évora
  • Equipa: O.S.G.A. - Old School Gang of Airsoft
Responder #13 em: Dezembro 26, 2008, 23:02:47 pm
Tens de estar federado também para puderes comprar uma arma.

8)

Luis_8

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Janeiro 23, 2009, 11:41:27 am
boas
sera k alguem me podia dizer como me federar?
cumprimentos
Luis Babo