ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Encontros com as autoridades policiais!

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
em: Agosto 20, 2008, 22:30:31 pm
Crio este post para que nos possam contar as vossas experiências com autoridades policiais, tanto em jogo como durante as viagens de e para os jogos de airsoft.

Os exemplos que vão aparecer são únicos e cada caso é um caso e não quer dizer que sejam sempre assim!

Começo por mim:

Fui mandado parar várias vezes pelas autoridades policiais nas viagens que efectuo de e para os jogos de airsoft. Fui mandado parar sempre em Operações STOP e as autoridades policiais foram:

PSP
GNR
GNR BT
GNR GF

Começa sempre com a imobilização do veiculo, seguido de pedido de documentos pessoais e da viatura.

Logo depois, informei as autoridades policiais que trazia no carro material de airsoft (armas).

Pediram-se para mostrar.

As armas eram transportadas em malas rigidas, não municiadas, sem bateria, devidamente pintadas.
Viram, pegara, averiguaram.

Mostrei cartão de federado (no meu caso FPA) e como sempre, tinha á mão a lei 05/2006 no DR.

Bastou uma conversa franca, cordial com os agentes para me mandarem guardar tudo e seguir viagem.

Não houve enrolanços, mentiras ou tentativas de contornar a lei em vigor.

Os agentes de autoridade tem conhecimento, sabem do que se passa e se andarmos todos a cumprir, não haver males maiores.

Em duas das situações viram como funcionavam as armas e acabaram a dar uns disparos para o mato.

As minhas armas claro, vão devidamente pintadas com o vermelho fluorescente (não esses tons de vermelho escuro ou verde).

Posso dizer que apenas duas armas tem factura de compra, uma vez que outras são velhas e não tenho as suas facturas.

Não quer dizer que isto que se passou comigo seja regra, mas pelo que percebi, para eles eu estava legal e cumpridor!

Espero que este post ajude a que percebam que devemos de andar legais e não na balda!

Sei de outros utilizadores que vão comentar também as suas experiências com as autoridades. Quem tiver mais experiências, que coloquem aqui para que todos tenham conhecimento.

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Fubu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Agosto 20, 2008, 22:38:35 pm
Ora vou aqui fazer um resumo da minha 1ª abordagem com as autoridades portuguesas e devido procedimento durante a minha presença no RANGERS 2008.

Na passada 5ª feira a noite durante a minha ida ao RANGERS 2008 fui interpelado por as autoridades portuguesas numa Mega OP. Stop na margem sul do tejo.

Eu dirigia me na viatura da FH quando fui mandado encostar na op. stop que por ali se fazia.

Ora antes de tudo reparem numa coisa,vou num jipe pintado de camuflado,com os embelemas da FH airsoft team colados no jipe,vestido de camuflado desert e na bagageira do carro com colete Molle devidamente preparado para o jogo com carregadores incluidos,mala de transporte com a devida réplica lá arrumada,sacos de bbs etc...em suma todo o material necessario para um jogo!

Ao avistar o agente como é obvio encostei (eu e uma série deles pois acho que tudo o que era veiculo encostava) foi abordado por o agente no qual me pediu a devida documentação,minha e do veiculo,eu passei toda a documentação ao agente e como é óbvio tudo estava legal no que diz respeito ao carro e condutor.
No entanto o agente perguntou me (com um sorriso) de onde eu vinha,ora eu respondi que vinha de um jogo de airsoft que por ali se realizava,nisto perguntou me se transportava alguma coisa,ao qual eu respondi que sim.
De seguida pediu me para lhe dizer o que transportava,eu respondi,1 colete tactico,e uma mala com uma réplica de airsoft lá dentro!
De seguida pediu me para lhe mostrar a bagajeira.
Lá me derigi com ele a bagageira do carro,para lhe mostrar nisto ele viu o colete e a mala,pediu me se eu tinha mais algum documento,eu percebi logo que documento era e fui a minha carteira e tirei o meu cartão de "federado" da FPA nisto ele olhou para o cartão,saio de perto de mim e foi ter com um outro colega.
Nisto volta ele e o colega e pedem lhe dizer o que a mala continha.
Eu respondi que continha uma réplica de airsoft uma M16 acupulado com um M203,silenciador,bateria.
Pediram me que lhes mostra-se!
E foi o que fiz,mostrei a réplica e o material que lá se encontrava,acreditem numa coisa a 1ª coisa que viram logo foi a pintura,e ainda agarraram no silenciador para verificar tambem se tinha pintura,e viram tambem se a bateria estava metida na répica ou se estava a parte (no meu caso anda sempre a parte assim como os carregadores) e lá verificaram tudo ao promenor,nisto fui chamado para fazer o teste de alcoolemia e de despistagem de droga,ao qual eu fui fazer e como é obvio de negativo em ambos!
Nisto ainda me fizeram umas perguntas do tipo:
Local do jogo?
Se havia muitos jogadores nesse mesmo jogo?
E se havia a possibilidade de existir por ali mais jogadores que podesem ser interceptados como foi o meu caso!?
Eu lá respondi a tudo,e lá me devolveram os meus documentos,e desejaram me uma boa noite!

Na minha opinião as autoridades sabem muito bem das leis do airsoft,pois sabiam muito bem o que deveriam fazer e verificar,no entanto dado a minha LEGALIDADE tanto nivel federativo como a nivel de pinturas e devido transporte,não tive problemas nenhuns,e mesmo que os tive-se o meu procedimento seria sempre o mesmo,facultar as autoridades tudo o que seja necessário,a meu ver só falhei em conduzir fardado com o dpm no entanto em conversa com as autoridades não é esse o maior problema,embora seja na mesma um problema,porque não deveriamos uzar fardamentos na rua sendo civil,para não criar alarme entre a população,no meu caso era só eu mas imaginem se fossem 10 ou mais?O problema está em andar na elagalidae pois segundo as autoridades e no seguimento da minha conversa com eles se não tive se tudo certinho,mesmo tendo a prestação que tive com eles,o material seria TODO apreendido e seria me levantado um auto de contra ordenação e tambem me seria aplicada uma coima,isto dito por os mesmos agentes!
No entanto devido a minha legalidade,não tive problemas absulutamente NENHUNS!

Por isso meus amigos se querem um conselho de um gajo que já passou por esta situação,só vos tenho a dizer isto:

LEGALIZEM-SE JÁ!!!!!

Deixem se de invenções e de tentar contornar a lei,se não querem ter problemas.

Caso contrario deixem de jogar airsoft e dediquem se a outra coisa qualquer,pois uma coisa é certa,o crime não compensa!

PS: Eu já tinha comentado esta situação com alguns jogadores,mas só hoje achei por bem fazer este rescaldo,para poder informar todos os que cumprem mas que nunca foram interpelados por as autorides,vejam isto como um alerta,e não pensem que só acontece aos outros porque 1 dia vai vos bater a porta!

Abraços

Fubu

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #2 em: Agosto 21, 2008, 00:07:45 am
Já fui parado duas vezes, ambas em operações STOP no Litoral Alentejano.

Da primeira vez pela GNR Brigada Fiscal, vinha numa viatura comercial e por isso perguntaram-me se trazia carga, respondi que trazia um computador e uma arma de airsoft, corria o ano de 2005 e a arma era uma shotgun springer CYMA P.799A, sofrera um acidente na coronha e levara-a a casa de um cliente que alegadamente possuía uma cola 'xpto', transportava-a na caixa original de cartão descarregada, mas na caixa vinha um saco plástico com bb's. Ficaram admirados com ela, pediram-me para lhe mostrar como funcionava, deram uns tiros acharam piada e mandaram-me embora.

Da segunda vez foi a GNR Brigada de Trânsito, em 2006, vinha de um jogo em VN Milfontes, vinha de calças camufladas, perguntaram-me se fora à caça (era um sábado), expliquei-lhes de onde vinha e disse-lhes que trazia uma Umarex SIG 552 AEG (descarregada e sem bateria) e uma HFC Walther P99 Springer, mostrei-lhes as armas e o meu cartão de federado, como o balão acusou 0,55 (depois do jogo houve um almoço de convívio) tive de ir à máquina grande e enquanto esperava que ela aquecesse (estava desligada) fomos conversando sobre o airsoft, como esta não deu valores ilegais, mandaram-me embora.

No entanto já tive de contactar por duas outras vezes as autoridades devido à minha posse de armas de airsoft.

A primeira em Janeiro de 2006, ainda antes da publicação da lei, divorciara-me em 2005 e a minha ex-esposa terá deslocado-se a PSP da cidade onde vivia informando que eu possuía muitas armas e por isso receava pela sua vida. A PSP fez seguir a participação para o Ministério Público e assim em Janeiro de 2006 aparece-me a GNR à porta a pedir-me a licença de uso e porte de arma, como não possuo armas de fogo não tenho licença nenhuma de momento, mas porque quem não deve não teme convidei-os a entrar e mostrei-lhes as minhas armas de airsoft e de pressão de ar. Depois de verificarem que nenhuma arma era de fogo foram-se embora. Soube posteriormente que se possuísse alguma arma de fogo mesmo licenciada ela teria sido apreendida pois era essa a determinação do Ministério Público.

A segunda vez foi já em 2008, fui chamado à GNR para prestar informações sobre um leilão online em que adquirira em 2003 uns artigos, a pessoa que os vendeu não o podia fazer. Referi que nessa época comprara muitas coisas em leilões online, muitas das quais ainda tinha, inclusive várias armas de airsoft, isso despertou logo a atenção das autoridades, apresentei o meu cartão de federado e a conversa voltou ao assunto inicial.

WidowMaker

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Spetsnaz-Açores
  • Equipa: http://spetsnazores.wordpress.com/
Responder #3 em: Agosto 21, 2008, 01:54:34 am
Recentemente passei em duas alfandegas com as armas de airsoft.

Na Alfandega do Aeroporto de Ponta Delgada quis me certificar que antes mesmo de chegar ao Aeroporto não teria problemas por isso duas semanas antes do voo fui lá munido de uma revista de Airsoft e um impresso da lei para saber que procedimentos devia de tomar, após primeiro uma cordial conversa com o responsável pela máquina de raio-X onde quase tive de separa-lo da revista com um alicate fui ao gabinete de segurança da psp onde expliquei o que era o Airsoft e as minhas intenções, o comandante apenas me disse que as réplicas teriam de vir em mala rígida, sem bateria nem munição e que na altura de registar as malas que se pedisse a presença de um agente da psp para certificar as armas e claro como podia ser uma coisa que demorasse para evitar transtornos a outras pessoas que chegasse um pouco mais cedo. Ele até chegou a me mostrar um exemplar dos impressos e a folhear com curiosidade a revista.

Dito e feito, no dia do voo lá estávamos 2h antes a fazer tal e qual nos disseram, claro que aquilo demorou pois éramos 3 marmelos carregados de bagagem, até tiveram de abrir novo guiché :D, o agente chegou e mostrei-lhe as armas, cartões de federados e declarações passadas pelo Clube de Airsoft de S. Miguel que explicava quem éramos e para o que íamos, assim que ele viu estas ultimas nem ligou para o que mostrávamos com excepção da beretta M9 que quis se certificar. Disse que podia seguir pela bagagem fora de formato pois eram brinquedos e ele apenas certificava armas de fogo. Sem qualquer problema lá se fez e embarcamos.

No aeroporto de Lisboa na chegada é que ficamos fodidos pois estávamos à espera das caixas das armas no tapete e elas estavam na alfandega à nossa espera. Estavamos na bagagem perdida quando reparo que os dois caixotes estavam à nossa espera, quando lá fomos um senhor do aeroporto pediu para nós abrirmos a mala e pediu pelos documentos das armas, rapidamente explicamos que aquilo não era armas de fogo e mostramos como funcionava as réplicas, sacamos do nosso cartão de federados e perguntamos se queria ver a legislação, um pouco confuso pediu uns segundos e dirigiu-se para uma colega perguntando se ela sabia o que era o Airsoft. A resposta da senhora foi:
"-Sim sei o que é, é tipo o paintball mas com réplicas de armas reais. Eles têm o cartão de federados? Têm as pontas pintadas? São Nacionais?"
Como a resposta foi positiva a tudo desejaram uma boa estadia e deixaram-nos ir.

Na vinda no aeroporto de Lisboa ainda foi mais fácil, tivemos o mesmo procedimento mas apenas tivemos de abrir as malas o agente viu e voluntariou-se para nos acompanhar pelo raio-x da bagagem fora de formato para não termos problemas. Uma pessoa 5*.
O segurança do raio-x ainda exigiu certificação policial mas não se espinhou muito quando o comandante lhe enfiou duas indirectas como quem diz "quem manda aqui sou eu".

Em Ponta Delgada as malas saíram com o resto da bagagem, pegamos nelas para o carrinho e saímos pela zona "nada a declarar". Simples.

Não preciso de dizer a um agente policial a diferença entre uma arma verdadeira e uma de airsoft, ao pegar na arma ele vê logo. Temos de ser educados e ter tudo legal, não tinha nada a temer e agi como tal as autoridades notaram e responderam com cordialidade.

A lei existe para nossa segurança e é para se cumprir. A força policial ao contrário do que se pensa conhece bem a lei e é receptiva ao desporto.
Antes morrer livres que em paz sujeitos

ShadowThief

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Os cães farejam o medo, logo não vão me encontrar
    • Ver Perfil
  • Equipa: Contractor
Responder #4 em: Agosto 23, 2008, 23:53:24 pm
Com isto não estou a dizer pra se contornar a lei, mas teoricamente não é necessario dizer que se tem uma arma de Airsoft na mala, se o Agente não perguntar nada, poupa-se tempo, já e tão chato quanto se é mandado parar, mesmo tendo tudo legal...

E outra coisa, o interior do carro e considerado propriedade privada, a policia não têm qualquer autoridade para entrar no carro ou para abrir a mala de carro que seja, eles podem pedir para que se abra a mala, resta da nossa parte concordar ou não!

A não ser que seja uma operaçao stop em que eles tem um mandato do tribunal e têm ordem de revistar todos os carros, so assim e que nos não podemos dizer nada!

Pelo menos penso que seja assim, se alguem me quizer corrigir, força!

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #5 em: Agosto 24, 2008, 00:02:33 am
Citação de: "ShadowThief"
E outra coisa, o interior do carro e considerado propriedade privada, a policia não têm qualquer autoridade para entrar no carro ou para abrir a mala de carro que seja, eles podem pedir para que se abra a mala, resta da nossa parte concordar ou não!
ERRADO! Aqui na zona é a habitual nas operações Stop fazerem-se rusgas às viaturas em busca de armas ilegais...
Uma viatura não é o domicilio do cidadão, onde as autoridades só podem entrar com autorização do mesmo ou com mandato judicial...
Por exemplo se ao saíres de um hipermercado o alarme apitar os seguranças não te podem revistar sem o teu consentimento, tem de chamar a GNR/PSP, esses podem revistar-te sem a tua autorização e sem necessidade de um mandato judicial.
Quando vais a um jogo de futebol e és revistado apresentam-te um mandato judicial? O mesmo se aplica a uma viatura que circula na via pública.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Agosto 24, 2008, 00:06:42 am
Embora não possam exigir ver o interior do carro, o facto de lhes negares o acesso em si já é motivo para a retenção no local de tu e do teu carro até que chegue um mandato de busca para o mesmo (ai o tempo que demora...) e aí a coisa pode correr mal, é sempre bom sermos claros e honestos, evita chatices de maior e quem não deve, não teme!

Penso que há alterações à lei no sentido de puderem revistar os carros desde o 11 de Setembro e 11 de Março, mas somente alguém entendido das leis te pode esclarecer neste ponto! Pelo menos noutros países da UE houve-as...

De qualquer modo vai levar conforme o tipo de operação stop que tiver montada, se for só de trânsito não terão mandato para revistar os carros, mas se for de outra coisa já não, só marcamos pontos se formos logo abertos e francos com a coisa...

Marco
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

chicken

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: S.W.A.T.
Responder #7 em: Agosto 24, 2008, 00:12:00 am
Em quase todas as operações stop pedem para ver o triangulo (a mim pedem sempre), que geralmente está na mala do carro, se não disserem antecipadamente o que é que o policia pode encontrar lá ele pode apanhar um "susto" e haver chatices depois, como explicar que aquilo são armas de brincar com as mãos algemadas atrás das costas e com 30 policias á volta  :lol:
S.W.A.T. - Special Warfare Airsoft Team. Desde 2003

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Agosto 24, 2008, 00:21:49 am
Trata-se de mostrar boa fé, porque se eu não disser nada e depois se verificar por alguma razão do porquê de ter umaa rma e não ter dito nada, pode dar azo a que os agentes me encarem de forma mais, digamos, suspeito!

Quem não deve não teme.

Vejam este tópico feito com ajuda de agentes da PSP e GNR:

http://ptairsoft.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=8327

Abraços,

STUNTMAN

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Malina

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: G.O.T.
Responder #9 em: Agosto 24, 2008, 00:25:00 am
Por acaso nunca me aconteceu pedirem para ver o triângulo nem nada... e já fui mandada parar umas belas quantas vezes em relação ao tempo que tenho de carta... normalmente é apenas "seus documentos e documentos da viatura se faz favor" e "obrigado, pode seguir".

A ideia que tenho é que eles não precisam de mandato nenhum para revistar carros. Como foi dito, apesar de ser propriedade privada, não é domícilio. MAS mais uma vez não sei. É só mesmo aquela ideia que um cidadão tem, sem certezas.

Acho que à partida não somos obrigados a dizer que temos ali armas, mas convém (e independentemente de se ser obrigado ou não) sempre alertar as autoridades quando mandados parar para evitar chatices. Eu pelo menos da minha parte diria...

Quem não deve não teme!
Shemag 08 / Op. Urgent Sword / Cota 347 / Ground Zero II / Rangers 2010 AKA "Ignorados 2010" / Op. Circulo de Bagdad II

ShadowThief

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Os cães farejam o medo, logo não vão me encontrar
    • Ver Perfil
  • Equipa: Contractor
Responder #10 em: Agosto 24, 2008, 00:30:02 am
Sim ja tinha visto esse posto, esta porreiro e esclarecedor...

Mas o que eu quero dizer e apenas que se o Agente nao te pedir pra abrir a mala, não há razao pra lhe seres tu a dizer que tens uma arma de Airsoft, poupas tempo e trabalho!

Agora se Agente te pedir pra abrires a mala, ai sim acho correcto avisa-lo do que vai encontrar!

Só isso!

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Agosto 24, 2008, 13:23:31 pm
Cad aum aje como bem entender... eu aviso sempre... e até hoje sem problemas!

Eles vêem a postura e a transparência de cada um!

STUNTMAN

L0pht

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Setembro 04, 2008, 13:15:43 pm
tenho uma dúvida em relação às armas pelas quais não se tenha factura, por exemplo comprada usada na internet, num forum ou a um amigo ou conhecido qualquer que também não a tenha.

como se procede aqui?

Barbosa82

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Equipa: Grupo Especial de Operações (GEO)
    • Ver Perfil
    • http://www.geo-airsoft.com/forum/
Responder #13 em: Setembro 04, 2008, 13:28:49 pm
Essa pergunta já está sobejamente respondida aqui no fórum. Se usares a pesquisas deves encontrar. De qualquer modo podes encontar a resposta também em http://airsoftjuridico.blogspot.com/ .

Não precisas agradecer que é para não colocar aqui mensagens desnecessárias neste Tópico. Assim facilita-se a vida a quem usa o fórum.

Se tiveres mais alguma dúvida podes mandar pm a mim ou a qualquer um dos administradores que decerto te ajudarão.

Abraço

Barbosa

PS:Supostamente, as armas compradas na internet também vêem com factura.
PRINCIPIIS OBSTARE OPUS EST.PRIUS NIHIL FIDE.

SeekND

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Airsoft Rangers
Responder #14 em: Setembro 04, 2008, 16:10:24 pm
Tambem já fui mandado parar duas vezes.

A primeira vez em Fevereiro 2008 mas os agentes estavam apenas interessados em fazer despistagem de alcool e legalidade do carro. Eram cerca de 3 da manha e havia uma mega operação stop no Shr Roubado.
Não estavam muito interessados em quem eramos ou donde vinhamos.

Na segunda vez em Agosto 2008, fomos mandados parar pela Judiciaria acompanhada da PSP às 2 da manha. Antes que pudessemos abrir a boca perguntaram-nos

- "São de Airsoft?" ao que respondemos sim.
- "Então teem replicas no carro" ao que tambem respondemos sim.

Abrimos a bagageira e deixamos ser os agentes a mexer nos sacos e nas replicas e variado equipamento enquanto retiravamos e mostrava-mos os respectivos cartões de federação.

Foi feito tudo num ambiente relaxado e muito profissional da parte da Judiciaria e PSP e apenas fomos alertados para não andarmos fardados mesmo no carro e seguimos viagem.

Apenas posso dar a dica de andarem com as armas pintadinhas e bem condicionadas no carro e com o vosso cartão de federado bem perto.
A policia não é o bixo papão e anda ca apenas para o nosso bem.
Basta cooperar e ser honesto e tudo corre bem.

Se alguma coisa um dia correr mal lembrem-se de pedir um documento de todo o material apreendido e contactem a vossa federação para o que fazer\apoio legal\etc.

Quem nao deve não teme :)
Airsoft Rangers Website: http://airsoftrangers.pt.vu
Airsoft Rangers Forum: http://rangerforum.pt.vu

"Do or do not, there is no try."
- Yoda