ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Encontros com as autoridades policiais!

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Responder #195 em: Dezembro 21, 2013, 00:40:24 am
Sinceramente vejo o contrário, bastante apoio às forças de autoridade(até porque há imensos jogadores de airsoft que são da PSP, GNR, etc...), veja-se o caso recente do que matou inadvertidamente o puto cigano...por isso disso acho que eles não se podem queixar e acaba por ter muito mais valor do que os meros desabafos de quem fica frustrado por praticar uma actividade como esta não raras vezes em jogos de beneficiencia em prole da sociedade.

Cumps a todos,
JJ

Falo quando nos toca a fiscalizações ou considerandos da lei das armas no que nos respeita.
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

JJ

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum A.C.E.
  • Equipa: A.C.E. - http://airsoft.ace.st
Responder #196 em: Dezembro 21, 2013, 01:02:16 am
Eu sei Stuntman, mas até eles (autoridades em geral), na sua maioria, compreendem a nossa frustração.

Desde que não haja enormes faltas de respeito penso que o mal não há-de vir pelo que se tem lido.

Até agora todos os contactos que temos tido são positivos mas esta troca de ideias reforçou o que já andava a pensar e já me levou a tomar a difícil decisão de sacrificar a única das minhas réplicas que só estava parcialmente pintada e a que eu tinha prometido a mim mesmo não "estragar" mais...lá vai a TM1911A1 virar pirilampo :(
- Op.Psico_pt.2 (2009) - Op. Uriel II (2010) - September Storm IV (2010) - OscarMike (2012) - Op. Influenza (2012) - Op. Crazy Clown (2012) - Jogo das Bifanas I (2012) - Op. Cercados (2013) - Op. Avalanche II (2013) - Jogo das Bifanas II (2013) - Open Hand (2013) - 12º aniv.OC (2014) - Ch.GIAP (2014) - 3ºaniv.ADAPT (2014) - Op. Avalanche III (2015) - Jogo das Bifanas IV (2016).

adamastor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #197 em: Dezembro 22, 2013, 21:31:58 pm
DRACULA o que neste momento já se sabe é que quem vai estar a fiscalizar todos os documentos necessários para a realização de eventos (ou como a legislação define Manifestações Desportivas) são os mesmos agentes da PSP, com a ultima alteração da lei em relação as “barracas” de feiras e festas passa também a haver uma informação muito maior e detalhada da legislação por parte das autoridades em relação ao airsoft, consequentemente vão também fiscalizar as pinturas e os FPS, esta fiscalização ira partir de cada comando distrital no geral podendo ser feita directamente DAEX

Sendo esta a linha normal que é seguida noutros desportos tem toda a lógica que assim seja para nos

Obviamente que a fiscalização e feita em qualquer altura por outros agentes tanto da PSP como de outros ramos das autoridades, mas fiscalização “coordenada” deverá ser por estes agentes

Em relação aos locais fechados e privados mesmo estando isolados e vedados basta uma queixa de vizinhos para as autoridades ainda mais quando muita gente não só não mantêm um “low profile” como usa petardos nessa situação

Não vale a pena alongar-nos ou divagar só temos como disseste de fazer tudo dentro da legalidade

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #198 em: Dezembro 23, 2013, 12:56:19 pm
Adamastor...as autoridades e especialmente a DAE-PSP...está muito bem informada em relação à legislação do airsoft desde a data em que essa mesma legislação foi feita. Aliás...o documento que deu origem a essa legislação foi eleborado essencialmente pela PSP (se repararmos a lei das armas é um documento essencialmente tecnico).
Já ocorreram outras fiscalizações muito antes de ter saido esta ultima alteração à legislação...em que foi introduzida a possibilidade de serem usadas armas de airsoft nas feiras.
As primeiras fiscalizações incidiram sobre as lojas de airsoft...como também seria de esperar...agora começam a incidir nos praticantes...visto que as lojas estão a cumprir com rigor a legislação em vigor.

Talvez a grande diferença é que neste caso de Caneças tivemos uma descrição pessoal por parte de quem foi fiscalizado pormenorizada, com grande preocupação pedagógica e coisa rara com sentido de auto-critica...

Até aqui...ou as fiscalizações tiveram essencialmente o objectivo de alertar e esclarecer alguns pormenores ou as fiscalizações encontravam em geral tudo dentro da legalidade...e ou apenas umas pequenas irregularidades que não foram alvo de sanção.
Por fim ao longo destes anos...já varias armas de airsoft foram apreendidas mas...pouco feedback chega com seriedade...pois por norma o que se vê é um desenrolar de pragas e considerações pouco abonatórias contra os fiscalizadores...tal como também aconteceu neste caso de Caneças por exemplo no facebook onde foi iniciada a divulgação deste caso...

O que tem acontecido...é uma consequência normal...é que...para as autoridades as armas de airsoft é um problema menor...mas estando dentro da lei das armas...tem de ser fiscalizadas tal como todas as outras ...numa primeira fase as fiscalizações incidiram sobre as lojas...agora começam a incidir sobre os praticantes...e cada vez que vão sendo apreendidas armas de airsoft nas mãos de criminosos (como aconteceu recentemente com uma AK47) maior será a tendência para as fiscalizações aparecerem nos jogos de airsoft.
Podemos perguntar: E que culpa temos nós que as armas estejam nas mãos dos criminosos? Claro que não temos culpa...ou até poderemos ter.
Por exemplo: Assaltam-me a casa ou o carro e eu tenho lá armas de airsoft sem estarem pintadas. Passei a ter uma quota de responsabilidade no facto de um criminoso passar a possuir uma arma de airsoft.
Se elas estivessem pintadas o criminoso teria-a levado? Não sabemos...por norma não levam.
Se a tivesse pintado...ele não a poderia levar na mesma e retirar a pintura? Sim...sem duvida. Mas aí eu já não teria qualquer quota de responsabilidade.
Por fim...tudo isto é verdade mas o que interessa é a primeira pergunta...e havendo casos destes as autoridades tem o dever e obrigação de apertarem com a fiscalização no que concerne às pinturas....pois se uma das fontes das armas de airsoft estarem a aparecer nas ruas sem estar pintadas são quem as compra para praticar...então é mais um motivo para que haja fiscalizações junto dessa fonte. Outras fontes haverá...e outras acções haverão de ser efectuadas para diminuir essas fontes...

É apenas um pequeno exemplo dentro de muitos outros...mas que nos faz ser responsáveis por todos os nossos actos dentro desta nossa actividade...que é o airsoft...a nossa responsabilidade não se resume apenas ao jogo...mesmo dentro de quatro paredes...o tal local privado que muitos gostam de apregoar...os meus actos podem ter repercussões dentro do airsoft.

A questão das feiras...em nada influenciou esta questão da fiscalização...mas como já na altura eu tinha referido...esta questão das feiras...apenas reforça ainda mais os defensores do uso das pinturas.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 13:03:23 pm por DRACULA »
"Quem decide pode errar, quem não decide já errou..."

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #199 em: Fevereiro 09, 2014, 20:59:02 pm
Bem e hoje a lotaria calhou a...

Ilha Terceira, Açores!

Pois é! Aqui também já tivemos a nossa fiscalização por parte da autoridade competente, a PSP!
No nosso caso foram 2 fiscalizações em 2 locais diferentes, só posso me pronunciar sobre uma delas pois era a que estava, a outra um Torneio de tiro prático não posso dizer pois só sei o que ouvi dizer e é pouco por agora.

No meu caso, fui treinar com o pessoal da minha equipa, aproveitamos o dia, dado que compromissos que tinha foram mudados de data e o pessoal estava desejoso de dar ao gatilho e claro treinar algumas coisas para apurar os conhecimentos.

A meio do nosso dia de Airsoft, quando estava a recarregar os mags e preparava-me para comer uma sandes que o estômago já dava horas, aparece um jipe branco descaraterizado de onde sai uns quantos agentes da PSP à paisana que se identificaram como tal e claro pediram para ver os documentos e as reproduções.

Ouvi que a parte do Torneio tal como a nossa não acabou em ninguém a ficar mal, verificado os cartões de associados e certificados provisórios de quem não o tinha ainda, verificaram as reproduções quanto às pinturas, tipo, se tinham número de série, quantas pessoas tinha presente, tiraram dúvidas, deram sugestões, um dos nossos colegas tinha o silenciador tapado (claro estava a jogar), mas tinha a cobertura colada, o agente informou-o de que tal não pode ser assim somente.
Perguntaram se o jogo tinha sido avisado de antemão, informei de que não, dado que não era um jogo marcado mas sim um treino de equipa, os jogos e Eventos esses são marcados com antecedencia e claro avisado da sua realização, ficou por aí o assunto.
Tinhamos 3 menores de idade connosco um com 16 anos feitos, os outros estão para os fazer muito em breve, foi mostrado a declaração do encarregado de educação do de 16 anos e informado que de os outros estavam ali a ver e experimentar para quando fizerem a idade certa começar a praticar, associando-se e comprando o seu material.
Foi uma conversa animada com os agentes, eles fizeram o seu trabalho, nós colaboramos, trocamos impressões, algumas gargalhadas e piadas, nada de anormal, eles despediram-se e prosseguiram o seu caminho ficando nós a jogar uns jogos para acabar o dia bem.

Claramente, não acontece só aos outros, acontece a nós também!

Foi uma experiência que para mim a nível pessoal foi interessante e que em nada me afectou, eles estavam ali a fazer o seu trabalho e nós só tinhamos de fazer a nossa parte colaborar e demonstrar que estavamos ali a bem para nos divertirmos apenas e nada mais, cumprindo com a lei vigente.
Só me preocupou que algum dos meus camaradas pudesse ter alguma coisa em falha e com isso... Mas do que me foi dado a ver, não houve.

O que há a reter disto tudo?
Penso que somente de que as fiscalizações estão aí e mais cedo ou mais tarde todos vão ter a sua decerto, a PSP não é nenhum "bicho papão" e se tiverem tudo certinho como manda a lei, nada têm a temer decerto.

Um dia deveras... Diferente!
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

insectskin

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Wolverines
Responder #200 em: Fevereiro 10, 2014, 03:32:54 am
Eu tenho visto imensas fotos de pessoal no facebook onde verifico que anda muita gente sem pinturas. Pelo menos aqui na zona norte do paìs. E qualquer dia vai correr mal.

Um colega meu tem uma systema e penso que lhe custe "estragar" a réplica. A mim também me custava. Acho que quando lhe cair alguma fiscalização em cima vai pensar de outro modo.

Eu pessoalmente não gosto de brincar com estas coisas. Tenho tudo direito.
Era o que me faltava ficar sem a minha bichinha e ainda por cima pagar uma multa superior ao que já gastei até hoje lol
Com a multa comprava uma nova replica (bem superior à que tenho) e mais material!! Que é o meu objectivo até ao final deste ano :).
ICS PAR MK3
ASG M15A4 ProLine
WE F226 GBB

WAR-THERAPY

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #201 em: Fevereiro 10, 2014, 14:20:34 pm
tenho estado para pintar a minha beretta, especialmente porque vou ter um jogo em breve. entretanto, telefonei à GNR a perguntar se havia assim graaaande chatice se eu não tivesse a arma pintada... sendo que só a tenho ha um mês... e bem, o GNR disse-me, "não é mto boa ideia, porque regra geral isso conta como infração. mas enfim, se virmos k a arma praticamente foi acabada de pintar leva só um aviso".

conclusão? vou-me assegurar que tenho sempre tinta em casa, para sempre que arranjar uma réplica a pintar de imediato :P não vá o diabo tecê-las ^^
Há quem diga que o copo está meio cheio.
Há quem diga que o copo está meio vazio.
Pois eu digo, "QUEM FOI O %&$(%$( QUE ME BEBEU A CERVEJA??!"

gorgus

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: http://paat.portugueseforum.net/ Portus Alacer Airsoft Team
Responder #202 em: Maio 25, 2014, 22:13:18 pm
... se virmos k a arma praticamente foi acabada de pintar leva só um aviso".

Não percebi... se está pintada, ...está pintada!, porque raio se leva um aviso? só se estiver mal pintada.
G O R G U S

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #203 em: Maio 25, 2014, 22:32:38 pm
Ironia ou brincadeira do agente, dado que ele tinha acabado de admitir estar a cometer uma ilegalidade ao ter à 1 mês uma reprodução não pintada em casa...  ;)

"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

gorgus

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: http://paat.portugueseforum.net/ Portus Alacer Airsoft Team
Responder #204 em: Maio 26, 2014, 07:36:15 am
Ironia ou brincadeira do agente, dado que ele tinha acabado de admitir estar a cometer uma ilegalidade ao ter à 1 mês uma reprodução não pintada em casa...  ;)

OK. Obrigado.
G O R G U S