Bem e hoje a lotaria calhou a...
Ilha Terceira, Açores!
Pois é! Aqui também já tivemos a nossa fiscalização por parte da autoridade competente, a PSP!
No nosso caso foram 2 fiscalizações em 2 locais diferentes, só posso me pronunciar sobre uma delas pois era a que estava, a outra um Torneio de tiro prático não posso dizer pois só sei o que ouvi dizer e é pouco por agora.
No meu caso, fui treinar com o pessoal da minha equipa, aproveitamos o dia, dado que compromissos que tinha foram mudados de data e o pessoal estava desejoso de dar ao gatilho e claro treinar algumas coisas para apurar os conhecimentos.
A meio do nosso dia de Airsoft, quando estava a recarregar os mags e preparava-me para comer uma sandes que o estômago já dava horas, aparece um jipe branco descaraterizado de onde sai uns quantos agentes da PSP à paisana que se identificaram como tal e claro pediram para ver os documentos e as reproduções.
Ouvi que a parte do Torneio tal como a nossa não acabou em ninguém a ficar mal, verificado os cartões de associados e certificados provisórios de quem não o tinha ainda, verificaram as reproduções quanto às pinturas, tipo, se tinham número de série, quantas pessoas tinha presente, tiraram dúvidas, deram sugestões, um dos nossos colegas tinha o silenciador tapado (claro estava a jogar), mas tinha a cobertura colada, o agente informou-o de que tal não pode ser assim somente.
Perguntaram se o jogo tinha sido avisado de antemão, informei de que não, dado que não era um jogo marcado mas sim um treino de equipa, os jogos e Eventos esses são marcados com antecedencia e claro avisado da sua realização, ficou por aí o assunto.
Tinhamos 3 menores de idade connosco um com 16 anos feitos, os outros estão para os fazer muito em breve, foi mostrado a declaração do encarregado de educação do de 16 anos e informado que de os outros estavam ali a ver e experimentar para quando fizerem a idade certa começar a praticar, associando-se e comprando o seu material.
Foi uma conversa animada com os agentes, eles fizeram o seu trabalho, nós colaboramos, trocamos impressões, algumas gargalhadas e piadas, nada de anormal, eles despediram-se e prosseguiram o seu caminho ficando nós a jogar uns jogos para acabar o dia bem.
Claramente, não acontece só aos outros, acontece a nós também!
Foi uma experiência que para mim a nível pessoal foi interessante e que em nada me afectou, eles estavam ali a fazer o seu trabalho e nós só tinhamos de fazer a nossa parte colaborar e demonstrar que estavamos ali a bem para nos divertirmos apenas e nada mais, cumprindo com a lei vigente.
Só me preocupou que algum dos meus camaradas pudesse ter alguma coisa em falha e com isso... Mas do que me foi dado a ver, não houve.
O que há a reter disto tudo?
Penso que somente de que as fiscalizações estão aí e mais cedo ou mais tarde todos vão ter a sua decerto, a PSP não é nenhum "bicho papão" e se tiverem tudo certinho como manda a lei, nada têm a temer decerto.
Um dia deveras... Diferente!