ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Encontros com as autoridades policiais!

Ricardo_Rodrigues

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #30 em: Janeiro 18, 2009, 17:56:20 pm
Muito obrigado pelas respostas aos dois, ainda estou na fase de tratar da federação, e esclarecer dúvidas, muitas dúvidas  :)

Cumprimentos, Ricardo
May god forgive my soul for what i'm about to do

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Responder #31 em: Janeiro 18, 2009, 17:58:32 pm
Muito obrigado pelas respostas aos dois, ainda estou na fase de tratar da federação, e esclarecer dúvidas, muitas dúvidas  :)

Cumprimentos, Ricardo

Se tens duvidas, pesquisa neste fórum e de certo que as mesmas serão respondidas.
Lê os dossiers fundamentais.

Se mesmo assim ainda tiveres dúvidas  pergunta.

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Icaros

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • DOD
Responder #32 em: Janeiro 19, 2009, 19:51:15 pm
Boas ja foi parado 8 vezes por as mais diversas autoridades policiais desde que jogo airsoft.

Como tenho um carro comercial, e faço a minha vida profissional na estrada sou muitas vezes parado pelas autoridades. E por motivos que ate eu desconheço ando sempre com um saco com equipamento de airsoft no carro. Posso dizer que de tudas as vezes que foi mandado parar as reacçoes das autoridades foram diferentes.

A primeira foi a meio de 2007 nao sei bem quando, foi mandado parar numa operaçao stop da GNR na entrada de Braga. O guarda fez os pedidos do costume documentos do condutor e da viatura, todo legal. Perguntou-me se transportava mercadoria, disse que transportava um saco com uma replica de airsoft. O guarda pediu para verificar a mala, e aqui e que a minha historia e diferente de todas as outras. O guarda viu se era mesmo so o saco que eu tinha na mala, e pergunto-me qual a minha profissao, como é estudante para todos os efeitos foi o que respondi. Ele pedio para fechar a mala e que o acompanha-se para fazer o teste do álcool. Passou-me os documentos para a mao e mandou-me seguir com cuidado e ter boa viagem.

A segunda foi em Janeiro de 2008 a vir de um jogo com amigos, onde eu levava todas as replicas perto de 20 replicas. Foi parado por um op. stop da PSP, posso dizer que as replicas se encontravam nas suas caixas de origem, mais do mesmo documentos... Eu estava de calças de camuflado, o agente preguntou-me que padrao era aquele, conversa para aqui conversa para ali, disse que vinha de um jogo de airsoft. Ele pede para ver uma replica, como a mala cheia de replicas e material tactico, mostro a  arma a agente este poes a ver a replica pergunta-me como funciona e pede a ver se pode disparar. e mais uma vezes boa viagem.

Com este post eu nao quero dizer que as Autoridades nao sabe o que é o airsoft, mas que nao esta no topo das suas perioridades nao esta grande parte dos elementos das forças de autoridade nao têm conhecimento do que sao replicas de airsoft, mas se lhes falarem de armas de classe G grande parte deles sabe o que sao e quais os procedimentos a tomar. Nem quero com isto fazer com que as pessoas nao cumpram as leis, pois eu sou federado e compro com as leis em vigor quer as aceite quer nao.

Agora quanto a pintura ( nao querendo ir contra as regras do forum ) as minhas armas tem todas o tapa chamas pintado a vermelho fluorescente com diferentes tamanhos o que posso dizer e que nenhum agente ate agora disse que estava muito ou pouco pintado ( sim ja tive agentes que depois de eu dizer que aquilo era armas de classe G quiseram ver a pintura e o cartão da federação) posso dizer que tenho um tapa chamas que tem menos de 0,5cm de tinta, e que nem o proprios agentes sabem quanto se deve pintar.

Ps- A viatura de cada um e propriedade privada, por isso so com mandato de busca e apreensão e que as autoridades podem efectuar uma busca no interior de uma viatura ligeira particular. Nem quando pedido pelas autoridades para abrir a mala se e obrigado a faze-lo ( dai a maior arma dos agentes, o triângulo pois para verem o triângulo tens que abri a mala ) e nao te podem impedir de sair do local apos todos as diligencias ser efectuadas. Um pedido de busca e apreensao nao se passa em horas, demora uns dias.

madcow

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #33 em: Janeiro 19, 2009, 20:42:44 pm
A viatura de cada um e propriedade privada, por isso so com mandato de busca e apreensão e que as autoridades podem efectuar uma busca no interior de uma viatura ligeira particular.

Errado.

E antes que me peçam a Lei onde isso está, está no Código de Processo Penal, artº 174º e seguintes. As buscas a veículos automóveis seguem as regras das buscas não-domicilárias. Ainda que as buscas necessitem de despacho do MP, há excepções previstas na Lei, nomeadamente quando haja suspeitas que no interior da viatura estejam objectos relacionados com a prática de um crime (CPP artº 249 - 2c).

madcow
« Última modificação: Janeiro 19, 2009, 21:00:38 pm por madcow »
Antigo Operacional das Forças Especiais do meu quintal e também o mais condecorado.

Eu já apertei a mão ao Tó da Junta!!!

Ricardo_Rodrigues

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #34 em: Janeiro 20, 2009, 17:41:50 pm
A viatura de cada um e propriedade privada, por isso so com mandato de busca e apreensão e que as autoridades podem efectuar uma busca no interior de uma viatura ligeira particular.

Errado.

E antes que me peçam a Lei onde isso está, está no Código de Processo Penal, artº 174º e seguintes. As buscas a veículos automóveis seguem as regras das buscas não-domicilárias. Ainda que as buscas necessitem de despacho do MP, há excepções previstas na Lei, nomeadamente quando haja suspeitas que no interior da viatura estejam objectos relacionados com a prática de um crime (CPP artº 249 - 2c).

madcow

O que segundo um advogado meu amigo, o simples facto de se negar a busca ao agente da autoridade pode ser interpretada como uma acção suspeita, ao que a maioria dos guardas conduz imediatamente uma pesquisa não autorizada pelo do dono do veiculo, poderá o mesmo posteriomente apresentar uma queixa e conduzir o caso a tribunal, que em regra geral não dará em nada, apenas custos com o tribunal e advogado.

Imaginem agora a situação de negarem uma busca, posteriormente verificarem as autoridades que tinham replicas no carro, e tentar defender em tribunal que não tinham qualquer intento de provocar situações danosas com as mesmas.
« Última modificação: Janeiro 20, 2009, 17:45:37 pm por Ricardo_Rodrigues »

Malina

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: G.O.T.
Responder #35 em: Janeiro 20, 2009, 18:04:28 pm
De facto se se negar uma busca é suspeito... Eu acredito que na maioria dos casos, quem não deve não teme.
Sim, há a questão da privacidade e blá blá blá, mas os agentes só estão a fazer o seu trabalho e a meu ver não há nada a temer deixá-los dar uma vista de olhos no carro.
Shemag 08 / Op. Urgent Sword / Cota 347 / Ground Zero II / Rangers 2010 AKA "Ignorados 2010" / Op. Circulo de Bagdad II

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #36 em: Janeiro 20, 2009, 18:11:54 pm
Independentemente das opiniões de cada um, eu SEMPRE que sou interpelado por uma autoridade e caso levar armas de airsoft no carro, aviso logo os mesmos que as tenho em meu poder, mesmo que a paragem seja apenas para verificação de documentos.

Mostro aos mesmos que não tenho nada a esconder e estou de boa fé... isso já me aconteceu pelo menos duas vezes.

STUNTMAN

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Ricardo_Rodrigues

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #37 em: Janeiro 20, 2009, 19:43:28 pm
Como sou novo na actividade e ainda nem sequer recebi o cartão de federado (logo não pussuo nenhuma replica) claro que ainda não me deparei com a autoridade estando na posse de equipamento de airsoft, mas quando isso acontecer eventualmente adoptarei uma postura semelhante aos relatos que aqui tenho lido, informar em primeira mão que tenho comigo o material.

Pelo que já li o feedback das autoridades nessas situações parece ser sempre positivo.

Kaiser

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Got yourself a Gun ?
    • Ver Perfil
Responder #38 em: Fevereiro 06, 2009, 11:20:34 am
Um conselho.

Já houve uns quantos sustos entre praticantes de airsoft e elementos das FS.

Ora, quando fores federado, portador de uma réplica, a transportares no carro, e fores indicado para encostar para se efectuar uma fiscalização aleatória ou operação de trânsito, avisas que tens a réplica, frizo bem réplica e não "arma de airsoft", porque arma para os OPCs é meio caminho andado para a desconfiança, acredita.

Relativo à questão de poder ou não fiscalizar uma viatura... meu amigo, não vás por aí, porque se fores considerado suspeito, é te efectuada uma busca à viatura em questão, por segurança e no Âmbito que transportas algo ilícito, ou estás em preparação de algum acto ilícito.

Mas os maiores cumprimentos.

Kaiser Odc
AIRSOFT GOD

Eu quero saber quem é o TÓ DA JUNTA!

nirvana

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #39 em: Fevereiro 14, 2009, 22:05:02 pm
depois de ler um pouco e reunir opinioes de alguns colegas gostaria de confirmar convosco as seguintes questoes:
1º Sempre que transportamos a arma temos de ter a factura ORIGINAL da mesma ou pode ser uma COPIA?
2º O agente da autoridade pode implicar se a factura está passada em outro nome (ex: comprada em segunda mao, ou se for emprestada de um amigo) ?
Obrigado

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #40 em: Fevereiro 14, 2009, 22:52:37 pm
Eu só transporto comigo fotocópias das facturas... Imaginem que há um azar com o documento na viagem ou no local do jogo? Ficava sem comprovativo da compra legal da arma!

Se a factura não estiver em teu nome tens de ter uma declaração de venda emitida pelo comprador original.

Kaiser

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Got yourself a Gun ?
    • Ver Perfil
Responder #41 em: Fevereiro 14, 2009, 22:59:08 pm
Eu só transporto comigo fotocópias das facturas... Imaginem que há um azar com o documento na viagem ou no local do jogo? Ficava sem comprovativo da compra legal da arma!

Se a factura não estiver em teu nome tens de ter uma declaração de venda emitida pelo comprador original.
Correcto!!!

AIRSOFT GOD

Eu quero saber quem é o TÓ DA JUNTA!

nirvana

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #42 em: Fevereiro 14, 2009, 23:06:08 pm
hmm.. declaraçao de venda ..  tipo " Eu blablabla declaro que vendi o seguinte artigo a blablabla no dia tal
assinatura de ambos e ponto final .
isto chega nao ??

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #43 em: Fevereiro 14, 2009, 23:08:56 pm
hmm.. declaraçao de venda ..  tipo " Eu blablabla declaro que vendi o seguinte artigo a blablabla no dia tal
isto chega nao ??

No blog Airsoft Jurídico tens a minuta de uma declaração de venda...

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #44 em: Fevereiro 14, 2009, 23:11:02 pm
isto chega nao ??

Estás federado onde? Se for na FPA eles tem lá tudo, em especial no blog jurídico da FPA.
Dei-me ao trabalho de procurar e em menos de um minuto, estáaqui para ti o trabalho feito.
Espero que te ajude:

Segunda-feira, 12 de Maio de 2008
Comprei uma arma de softair a um particular e não tenho factura. O que fazer?
From: ...
To: <juridico@fpairsoft.com>
Sent: Sunday, May 11, 2008 4:27 PM
Subject: (sem assunto)

Muito boa tarde,

O meu nome é D... e sou sócio da FPA nº ... .
A algum tempo comprei uma replica em segunda mão a um particular,este não sabendo da factura fiquei sem qualquer documento como prova da compra.
Perante as autoridades este situação pode se tornar complicada,por isso venho pedir a FPA que me diga como deverei proceder ou se hã algum documento que deveria ter.

Muito obrigado

DV

Caro Praticante-associado,
Em primeiro lugar, permita-nos agradecer o seu contacto.

Relativamente ao seu assunto, cumpre informar o seguinte:

Não tendo facturas de armas que possui, deverá contactar a pessoa a quem comprou a arma para que esta emita uma declaração de venda por cada arma vendida, por si assinada, donde constem os seguintes elementos:

a) O nome do vendedor;
b) A morada do vendedor;
c) O n.º do BI do vendedor;
d)O nome do comprador;
e) A morada do comprador;
f) o n.º do BI do comprador;
e) identificação da(s) arma(s) (marca, modelo, n.º série (se tiver) etc..);
f) preço de venda acordado;
g) data da emissão da declaração de venda.

A título de exemplo:

Eu, (nome completo do vendedor), maior, residente na (morada completa), portador do BI n.º ......., emitido a .../.../..., pelos Serviços de Identificação Civil de ...., declaro vender a (nome completo do comprador), residente na (morada completa), maior, portador do BI n.º ......., emitido a .../.../..., pelos Serviços de Identificação Civil de ...., uma arma de softair do modelo M4A1 (ou outro modelo se for o caso ) da marca G..., que se encontra parcialmente pintada de cor (amarela/vermelha) fluorescente no ...(indicar a parte da arma que se encontra pintado, se tapa-chamas, se todo o cano, etc..), pelo preço de €.... .

(Localidade), ... de ...................... de 2008.

Assinatura:_______________________________(conforme BI)

Lembro que a emissão de tal declaração não importa quaisquer obrigações fiscais quer para comprador quer para vendedor, nomeadamente de IVA, uma vez que, a compra originária da arma já terá sido objecto de tributação.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Se mais surgirem, não hesite em contactar-nos.

Sem outro assunto de momento, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,

STUNTMAN