ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Encontros com as autoridades policiais!

Abe13

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Si vis pacem, para bellum...
    • Ver Perfil
  • Equipa: independente
Responder #180 em: Dezembro 19, 2013, 14:26:40 pm
Bastante elucidativo não so do que se passou na tal fiscalização mas tambem do que se ira passar por parte da PSP num futuro proximo...
ICS M4 RIS proline
KJW Glock 23
ASG Franchi Spas 12

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Responder #181 em: Dezembro 19, 2013, 23:20:07 pm
Obrigado Cunha pelo relato. Vem da voz de quem foi fiscalizado e autuado e não pela famosa desinformação e o habitual ouvi dizer.
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

cunharfs

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • BloodRaven até não conseguir mais segurar na AEG
    • Ver Perfil
  • Equipa: BloodRavens
Responder #182 em: Dezembro 20, 2013, 04:00:36 am
Boas amigos

Espero ter ajudado, espero que o meu exemplo sirva para o pessoal pelo menos parar e ver que cada um nós  pode ser os próximo....
Compreendo o Rage Dog....e atenção, não estou a criticar nem federações nem ninguém, não é esse o objectivo....sim eles têm de saber...mas estranhei foi em todo o processo nunca mo terem pedido...eu é que o dei de livre e espontânea vontade...e de pouco serviu.
Mas estou confiante...e hoje falei com um amigo que conheçe alguém da DAEX, não se falou em nomes...falou-se do que se passou, e a conversa que o meu amigo teve com esse agente, em tudo bateu certo com a do agente que falou comigo....parece que eles sabem mais sobre nós, do que nós pensamos, e ele disse-lhe o mesmo...." epá não me façam começar a sair de casa muitas vezes no fim de semana, pintem logo isso tudo e cumpram a lei, para andarmos todos descansados"
Os homens andam sincronizados.

Abraços e qualquer dúvida apitem...

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #183 em: Dezembro 20, 2013, 10:02:18 am
cunharfs...compreendo a tua admiração no que concerne à pouca ou nenhuma atenção prestada por parte do agente fiscalizador em relação à questão do cartão de associado. Na pratica isso acontece porque...a questão do cartão de associado para a fiscalização é de certo modo um pouco secundária...a pintura é a questão mais importante e não tenho duvidas que foi esse o objectivo da acção de fiscalização...como certamente serão de outras acções de fiscalização. Não significa isso que ao lado...não tenham solicitado o cartão de associado a outros praticantes...por isso apesar de o cartão de associado não ter uma relevância por aí além para a fiscalização...tal como a pintura nada como andarmos legais.

Esta tua descrição terá um impacto muito importante dentro da nossa comunidade...pois se não estou em erro...é o primeiro relato de uma acção de fiscalização...feito com rigor...honestidade e com grande sentido pedagógico o que nestes casos é de louvar.
"Quem decide pode errar, quem não decide já errou..."

adamastor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #184 em: Dezembro 20, 2013, 12:20:11 pm
Era uma questão de tempo ate a  PSP começar  aparecer essa informação já tinha sido passada há algum tempo, tipicamente como portugueses uma parte dos para a frente e que se lixe

Com a ultima alteração da legislação em que fica definido a utilização das replicas de armas de fogo nas barracas das feiras, automaticamente fica definido quem as vai fiscalizar, e por arrasto é a mesma fiscalização que vai “fiscalizar” o airsoft, pelo menos parte dos nossos jogos passam a ser definido como manifestações desportivas portanto aplica-se a respectiva legislação ….. alem da fiscalização da pintura das armas e do crony

Fica este apontamento para que no futuro não venham a haver mais surpresas

Posso dizer que uma das primeiras “fiscalizações” ocorreu em Leiria no jogo … ou melhor na MANIFSTAÇÕES DESPORTIVA que teve como organização o Clube SOD, alguns dias antes da respectiva manifestação desportiva o Clube SOD foi informado que aquele tipo de eventos por lei tinha de ser organizado por uma APD, apesar de ainda estar a decorrer o processo de registo da AACP, APD esta avançar de forma a que este evento não fosse cancelado em cima da hora

No dia do jogo lá estavam dois agentes  do NAE do Comando Distrital de Leiria, só para informação são os mesmo agentes que fiscalizam todas a restantes provas desportivas, feiras e festas que se realizam neste caso no Distrito de Leiria estão muito bem informados do que é o airsoft e da legislação que é aplicável muito mais do que se pensa

Os participantes foram avisados de que as autoridades tinham sido avisadas e que poderiam estar presentes, mesmo assim eram muitos os jogadores com armas por pintar e que apesar dos pedidos feitos para colocarem as partes pintadas com a presença dos agentes houve alguns que se recusaram a faze-lo e faço questão de assinalar “recusaram”, neste caso posso dizer que os Agentes foram impecáveis uma vez que o local onde os jogadores estavam era um recinto fechado eles não poderiam entrar para fiscalizar no entanto advertiram que qualquer jogados que fosse “apanhado” fora com armas por pintar seria autuado, foi um primeiro aviso

Neste caso os agentes pediram tudo e digo mesmo tudo, todos os documento da APD, incluindo comunicações do IPDJ (uma vez que o processo de registo ainda esta a decorrer), escritura, etc, e também seguros, sim pediram uma copia do seguro feito para os participantes para o jogo assim como o seguro da AACP

Uma vez que ainda não tínhamos o registo de APD, foi levantado um auto, a coima seria de 2500,00 euros … mínimo, felizmente estando o processo em andamento não foi dado seguimento, mas fica aqui o aviso do que se passou nesta situação de forma  a que haja atenção no futuro também neste aspecto e não apenas nas pinturas e FPS

Posso também dizer que a cerca de dois meses na zona foi cancelada uma corrida de carros de madeira, uma vez que foi comunicado a quem estaria para a organizar pela PSP que este tipo de ventos careciam de uma licença da PSP, e respectivos seguros, etc, caso a realizassem sem estes seriam autuado, coima de 2500,00 €

A policia esta mais bem informada do que pensamos, só demorou tempo a que a informação fosse transmitida a todos os níveis de comando

Em relação a “despreocupação em relação aos cartões de APD”, pela informação que o foi dada pela PSP as nossas replicas podem ser adquiridas legalmente com uma licença classe E emitida pela PSP, no entanto para praticar airsoft e obrigatório estar associado a uma APD, inclusive militares e agendes da policia, isto foi dito pela própria PSP, agora fica também aqui o debate aberto para que haja uma reflexão e de uma vez por todas se comece a cumprir a lei

JJ

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum A.C.E.
  • Equipa: A.C.E. - http://airsoft.ace.st
Responder #185 em: Dezembro 20, 2013, 13:54:08 pm
Adamastor, duas dúvidas após ler o teu post:

1 - Num recinto fechado posso tirar as partes fluorescentes e usar a minha réplica sem pinturas desde que o local seja privado? (assim os agentes só podem estar cá fora e autuar na entrada ou saída do evento ou numa operação stop...)

2 - Armas de airsoft não são classe G, são E afinal?

Cumps, JJ
- Op.Psico_pt.2 (2009) - Op. Uriel II (2010) - September Storm IV (2010) - OscarMike (2012) - Op. Influenza (2012) - Op. Crazy Clown (2012) - Jogo das Bifanas I (2012) - Op. Cercados (2013) - Op. Avalanche II (2013) - Jogo das Bifanas II (2013) - Open Hand (2013) - 12º aniv.OC (2014) - Ch.GIAP (2014) - 3ºaniv.ADAPT (2014) - Op. Avalanche III (2015) - Jogo das Bifanas IV (2016).

indy79

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O forte é sereno...
    • Ver Perfil
    • TRAP
  • Equipa: T.R.A.P. - Tactical Response Airsoft Project
Responder #186 em: Dezembro 20, 2013, 14:03:59 pm

1 - Num recinto fechado posso tirar as partes fluorescentes e usar a minha réplica sem pinturas desde que o local seja privado? (assim os agentes só podem estar cá fora e autuar na entrada ou saída do evento ou numa operação stop...)

Cumps, JJ

Isto responde à pergunta acerca da classe das réplicas: http://armas.mai-gov.info/perguntas-frequentes/

Já agora, eu tenho licença de uso e porte de arma de classe D e, segundo um agente da secção de armas e explosivos da PSP de Almada, isso não me habilita a possuir (logo adquirir) uma arma de classe G...

Edit* -> Eis a confirmação:

Preciso possuir uma licença para cada tipo de arma?
Não. Algumas licenças para certas classes superiores de armas compreendem já a possibilidade de uso e porte de armas de classes infeirores, tornando logicamente desnecessária a titularidade de uma licença para cada classe de armas.
Tais são os casos das licenças:
– B1, que habilita à posse de armas das classes B1 e E;
– C, que à posse de armas das classes C, D e E;
– D, que habilita à posse de armas das classes D e E.
« Última modificação: Dezembro 20, 2013, 14:14:20 pm por indy79 »

calh4u

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O calhau da equipa!
    • Ver Perfil
    • AMS Forum
  • Equipa: A.M.S Airsoft Margem Sul
Responder #187 em: Dezembro 20, 2013, 14:50:55 pm
resumo dos ultimos post's

ou a malta pinta e tens os fps's legais, tudo como manda a lei

ou começa a caça a multa, e quiça no vosso propio quintal (campo privado)
Tradução de ICS:
Isto Come Systemas!

Calma, ele perguntou se podia participar!! Participar sim (ficar a ver da safezone!), jogar... não!

É como os tomates. Participam mas não entram!  ;D ;D

Shimodu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #188 em: Dezembro 20, 2013, 15:25:03 pm
Resumo e "moral" da história....a lei é para cumprir.
--WARLORD--WARLORD II--WARLORD III---T09--OP.MUNDO ANIMAL--SETEMBER STORM III--OP. DAVINCI-CAIMÃO 3--
PANDORA--OP.SABRE--HO2--HO3--HO4--OM12--OM13--METAL CITY WARS--COMMANDERS 12--[AW_Mouse 3.0][TF239][Wipe Out Series '12][OP. ValeLongo3][Convoy]C.CABEÇAS1--C.CABEÇAS2--Op.Rescue--Revenge 13--SERE--Op.BackFire--Op.EagleStrike--The Complex--WAW Ep.1

adamastor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #189 em: Dezembro 20, 2013, 20:39:37 pm

Cumps, JJ

em resposta as tuas duvidas

1- a lei diz que as arma tem de estar pintadas e as pi nturas podem ser OCULTADAS, nao substituidas, neste campo nao ha duvidas seja o local fechado ou aberto tem de estar pintadas

num recinto privado nada impede em ultimo recurso de as autoridades pedirem um mandato para poderem entrar nesse local, ou mesmo pedirem autorização ao proprietario para acederem ao local ... obviamente que seria um extremo mas nao é impossivel

2- as armas de airsoft são classe G, como disse enquanto nao houver nada escrito que nos diga que se podem adquirir replicas classe G com outra licença é uma informação que pode servir para nos dar uma ideia do que esta para vir, é tmabém uma informação que vai ao encontro de uma intençao que ja nos tinha chegado de virmos a ter de adquirir uma licença na psp para podermos possuir armas de classe G no futuro

o valor das licenças equivalentes para terem uma ideia penso que rondam os 60 euros e é valida salvo erro por 5 ou 6 anos dependendo da classe

so para terem ideia a PSP tem fiscalizado quem possuiu um numero grande de armas de fogo, e desloca-se as residencias para verificar se possuem os cofres para as guardar em segurança que são exigidos por lei e tem legitimidade para o fazer, tudo o que emvolve armas é muito complicado em Portugal

repetindo o que ja foi dito a lei é para cumprir

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #190 em: Dezembro 20, 2013, 21:53:02 pm
[...]
Com a ultima alteração da legislação em que fica definido a utilização das replicas de armas de fogo nas barracas das feiras, automaticamente fica definido quem as vai fiscalizar, e por arrasto é a mesma fiscalização que vai “fiscalizar” o airsoft, pelo menos parte dos nossos jogos passam a ser definido como manifestações desportivas portanto aplica-se a respectiva legislação ….. alem da fiscalização da pintura das armas e do crony
[...]

Confesso que por mais que leia este paragrafo não o consigo entender. Então só depois desta ultima alteração da legislação e depois de ficar definido a utilização das reproduções de armas de fogo para fins recreativos nas barracas das feiras é que fica automaticamente definido quem as vai fiscalizar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

desculpa...mas com esta fiquei completamente baralhado e gostava até por simples curiosidade de ver isto mais fundamentado...pois estou mesmo confuso e por mais que tente não consigo compreender o alcance deste paragrafo.

Não é a PSP o organismo responsavel pelo controlo das armas e explosivos em Portugal (que não pertençam às forças armadas)?...

Esquece lá as barracas das feiras...o que define quem as fiscaliza é a Lei das Armas e como as armas de airsoft estão contempladas na Lei das Armas...AUTOMATICAMENTE fica definido que estão sujeitas a fiscalização por parte dos OPC...quem tanto pode ser a PSP como a GNR. A PSP como organismo responsavel pelo controlo das armas...tem o dever da fiscalização acrescido. Já antes das barracas das feiras estava mais que definido quem fiscaliza e havia fiscalização...a ultima legislação apenas veio a permitir a utilização das armas de airsoft nas barracas das feiras ou seja em outro cenário e nada mais...
« Última modificação: Dezembro 20, 2013, 23:35:45 pm por DRACULA »

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #191 em: Dezembro 20, 2013, 22:22:19 pm

[...]

Não vou nem quero me alongar nesta situação...mas vejamos um caso pratico:

Local fechado...todos tiram as partes pintadas...trocam por outras não pintadas e temos autenticas armas de fogo. Os policias são chamados e verificam que andam uns tipos a correr atrás de outro com armas na mão...ou...verificam que na janela apareceu um tipo com uma arma de fogo na mão. Perante a presença dos policias no exterior...todos ficam calados ou não comparecem perante os agentes. O que fazem os policias? Vão pedir um mandado de busca porque estão perante um recinto fechado e privado? Não...pois não precisam...a lei permite-lhes a entrada sem mandado de busca nestas circunstancias...alias a Lei das Armas é a que mais "liberdade" de acção dá aos OPC (orgãos de policia criminal). Agora dizemos nós: "Epá...e os policias são assim tão toinos ao ponto de não perceberem que se trata de um jogo de airsoft? E eu respondo...até podem perceber e também perceberem que do outro lado estão uns chico-espertos...e para chico-espertos chico-esperto e meio...e candidamente alegam que ao verem as armas que lhes pareceram reais...optaram por actuar entrando no recinto visto que estavam convictos que poderia haver vidas em perigo....afinal se fosse um mero jogo de airsoft os praticantes teriam colaborado. Isto é simples e é feito mais vezes do que muita gente pensa. Não à muito tempo...na zona de Belverde-Seixal...uma brincadeira num quintal de uma vivenda...em que três rapazinhos resolveram brincar aos raptos com armas de airsoft (por acaso não estavam pintadas...eram pistolas)...esqueceram-se de avisar a vizinha...a qual ao ver dois tipos de gorro na cara a apontar as armas ao vizinho e a arrasta-lo para dentro de casa...entrou em panico e agora podem imaginar o resultado do telefonema dela para o 112...resultou num enorme aparato e com os policias a invadiram a casa. Resultado armas apreendidas...e um valente susto para os "raptores" e para o "raptado".

Portanto não se ponham com divagações pois não vão inventar nada nem surpreender ninguém.

Como já muitos aqui comentaram...façam as coisas dentro da legalidade e tudo correra bem...e não se esqueçam que mesmo estando dentro de local privado e fechado...é preciso ser-se responsável com os nossos actos...pois os mesmos podem desencadear acções que ficam fora do nosso controlo. A lei é um emaranhado de caminhos e dificilmente os conhecemos a todos...
« Última modificação: Dezembro 20, 2013, 23:02:43 pm por DRACULA »

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Responder #192 em: Dezembro 20, 2013, 22:51:50 pm
...
Esta tua descrição terá um impacto muito importante dentro da nossa comunidade...pois se não estou em erro...é o primeiro relato de uma acção de fiscalização...feito com rigor...honestidade e com grande sentido pedagógico o que nestes casos é de louvar.

No decorrer do Oscar Mike, estiveram sempre lá agentes da DAE-PSP que fiscalizaram tudo... e nesse evento, todos cumpriram... zero problemas.

....parece que eles sabem mais sobre nós, do que nós pensamos, e ele disse-lhe o mesmo...." epá não me façam começar a sair de casa muitas vezes no fim de semana, pintem logo isso tudo e cumpram a lei, para andarmos todos descansados"
Os homens andam sincronizados.
...

Há muito que pelo [PT]Airsoft avisamos disso e pedimos que evitem tecer comentários menos correctos sobre as forças de autoridade... mas parece que para alguns ainda é preciso fazer um desenho.
Outro local onde as coisas andam de vento em popa é no Facebook, onde muitos jogos são marcados e comentários menos apropriados sobre forças de autoridade e o airsoft são proferidos amiúde sem pudor e à la garder.

Aquela coisa da HONRA, RESPEITO é só para parecer bem.
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #193 em: Dezembro 20, 2013, 22:57:56 pm
Infelizmente a realidade é que essas palavras para alguns são meros adornos, notas de rodapé ou um credo para ser dito porque fica bonito mas não para levar a peito e ter em conta na forma de estar em campo.

Felizmente, também há quem ainda leva isso a peito, porque se não houvesse o Airsoft há muito que já era por terras lusas decerto...
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

JJ

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum A.C.E.
  • Equipa: A.C.E. - http://airsoft.ace.st
Responder #194 em: Dezembro 21, 2013, 00:12:28 am
Sinceramente vejo o contrário, bastante apoio às forças de autoridade(até porque há imensos jogadores de airsoft que são da PSP, GNR, etc...), veja-se o caso recente do que matou inadvertidamente o puto cigano...por isso disso acho que eles não se podem queixar e acaba por ter muito mais valor do que os meros desabafos de quem fica frustrado por praticar uma actividade como esta não raras vezes em jogos de beneficiencia em prole da sociedade.

Cumps a todos,
JJ
« Última modificação: Dezembro 21, 2013, 00:31:01 am por JJ »
- Op.Psico_pt.2 (2009) - Op. Uriel II (2010) - September Storm IV (2010) - OscarMike (2012) - Op. Influenza (2012) - Op. Crazy Clown (2012) - Jogo das Bifanas I (2012) - Op. Cercados (2013) - Op. Avalanche II (2013) - Jogo das Bifanas II (2013) - Open Hand (2013) - 12º aniv.OC (2014) - Ch.GIAP (2014) - 3ºaniv.ADAPT (2014) - Op. Avalanche III (2015) - Jogo das Bifanas IV (2016).