ptairsoft.org
[PT] Airsoft

ICS M4 SPORTLINE! - REVIEW!

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
em: Maio 28, 2009, 18:48:36 pm
Considerações sobre a Review

Finalmente chegou a réplica às minhas mãos, custou mas chegou!
Desde já passo a descrever a viagem atribulada que levou mais de 1 mês para ter esta tão desejada réplica em casa, começou quando a encomendei na Camuflado, sendo que após uma semana sem respostas finalmente me informaram após insistência de que a mesma estava esgotada!

Passei à minha segunda opção, a Ocaleiro, não só tinham em stock como foram muito prestáveis em todos os contactos, responderam rápido, como às solicitações que fiz, nomeadamente a questão da pintura, tendo pintado de acordo com as minhas especificações, embora o cano tenha ficado com 12cm de pintura em vez dos 10 necessários nada do outro mundo!

Depois de enviada é que verifiquei dado estar a demorar que mandaram por Barco a mesma, o que significa uma semana para cá chegar, pacientemente esperei e cá está ela, só posso dizer sem sombra de dúvida que não dei por perdido o tempo à espera da chegada da mesma, a segunda melhor compra que fiz até agora logo a seguir à G&P M16A3 marine M203 que tive...

Logo a seguir abaixo passo a fazer a review desta "menina", sendo que decidi fazer por partes e posts distintos em vez de um único post completo, sendo que nos mesmos vou actualizando a review conforme houver novos dados a acrescentar!

As partes que compõem a review são:

Parte 1 - História da arma real!
Parte 2 - A réplica!
Parte 3 - Performance!
Parte 4 - Pintura!
Parte 5 - Conclusões/Sugestões!/Upgrades

Espero que compreendam o facto de a review começar com pouca informação, mas prometo rapidamente aumentar o seu volume e qualidade!

Marco
« Última modificação: Junho 30, 2009, 13:47:54 pm por Azorean »
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Maio 28, 2009, 18:48:52 pm
Parte 1 - História da arma real

A M4 é uma arma da familia da M16, surgiu da necessidade de uma arma mais compacta, leve, versátil e configurável para operações mais específicas! Sendo que estudos mostraram que a maioria dos combates davam-se a menos de 100 jardas o que balisticamente falando a mesma está ao nível da M16 sem o tamanho adicional... Sendo que esta ultima só a bate a partir das 300 jardas.
Esta arma vai buscar 80% das suas peças à M16A2, tem disparo selectivo, incluindo semi-automático e disparo automático na versão M4A1 a qual é a versão que interessa pois é a arma que serve de base à réplica aqui analisada!

A M4A1 e suas variantes disparam a munição 5.56X45mm NATO e são gas-operated, arrefecidas a ar, alimentadas por carregador e têm tiro selectivo bem como uma coronha telescópica de 4 posições. Sendo a M4A1 um compromisso entre a facilidade de uso e o alcance e poder de fogo!

De inicio esta arma foi usada para armar as tropas ditas não de infantaria, tripulações de veículos, escriturários e oficiais, bem como a opção principal para operações que envolvam CQC (close quarters combat), bem como paraquedistas e operações especiais, que é o uso mais popular da arma!

Esta foi adoptada pelo USSOCOM (United States Special Operations Command e é a arma preferida das Forças Especiais Americanas e os Seals da Marinha! Esta também é muito usada pelas forças Policiais americanas, nomeadamente as equipas SWAT.

A M4 foi desenvolvida para o Exército Norte-Americano pela Colt Firearms, embora actualmente por exemplo a Força Aérea Americana está a substituir por completo as suas M16 por M4, os USMC (marines) deram ordens recentemente para que os seus oficiais até aos Tenentes Coronéis  para usarem a M4A1 no terreno em vez de somente as suas pistolas M9, para manter o lema dos Marines "every Marine a riflemen", também na Marinha existem planos para a mesma mudança gradual para o uso somente da M4A1.

Esta arma de acordo com as especificações do Exército Americano são entregues com um rail flat-top NATO especificação M1913 (Picatinny) no topo do receiver para colocação de miras ópticas e outros dispositivos de apoio ao disparo, sendo os mais comuns o Trijicon TA01 e TA31 Advanced Combat Optical Gunsights (ACOG), Eotech 550 série de miras holográficas e o Aimpoint M68 Close Combat Optic (M68 CCO).

A necessidade de tornar a arma mais versátil levou ao desenvolvimento do conceito M4 MWS (Modular Weapon System), basicamente adicionaram um sistema acessório chamado Rail Accessory System (RAS) que permite uma costumização e versatilidade superior à arma! Aliás esta é de longe uma das mais costumáveis e modificáveis armas existentes actualmente, podendo ser mudada de acordo com a missão ou preferência do utilizador daí a preferência pela mesma pelas Forças de Operações Especiais!

Existem muitas versões e sistemas de modificação desta arma, só para mencionar alguns destes sistemas, posso mencionar o SIR, SOPMOD, RAS, RIS...

Embora seja uma arma versátil, não deixa de ter os seus defeitos ou desvantagens, os mais apontados são mais baixa velocidade de saída do cano, maior barulho e predisposição para aquecer o cano mais rápido devido ao cano mais curto logo sistema de exaustão dos gases menos eficiente!

A arma tem vindo a ser melhorada e redesenhada, sendo que as recentes operações no Iraque e Afeganistão têm demonstrado falhas de design e problemas causados pelo calor intenso e areias do deserto, sendo também que tem havido problemas com outras companhias que vendem e produzem armas muito similares à M4 da Colt, usando partes do seu design e tecnologia, nomeadamente a HK416 o que tem gerado algumas batalhas legais...

Apesar destas falhas, esta continua a ser das mais usadas e adoradas armas da actualidade!

Marco

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Maio 28, 2009, 18:49:47 pm
Parte 2 - A réplica!

Bem para já começo pela embalagem onde a mesma veio, uma caixa de papelão padrão para os vários modelos desta réplica que abrindo revela uma réplica de elevado nível de qualidade!

Posso dizer que a primeira coisa que me chamou a atenção foi o peso reduzido da caixa, ao contrário do que estava acostumado, o que se compreende dado que esta é uma réplica em plástico, ABS e Nylon!

Aberta a caixa, deparamo-nos com a réplica propriamente dita, esta vem bem acomodada e guardada, coma mesma vem 2 carregadores em ABS estilo magpull, 1 vareta de limpeza, 1 chave que ainda não sei para que serve, 1 garrafa com bbs dentro, parecem ser de boa qualidade, o manual e no meu caso a factura da mesma!

Nota: No meu caso não recebi os carregadores em ABS, optei por virem 2 lowcaps em metal da Classic Army em cinzento claro de 68bbs. também de notar na foto a mola de origem pois optei por fazer um upgrade da mola para uma Madbull 110, para atingir uma velocidade mais perto dos 350 fps.

Logo de inicio me virei para a pega da réplica, pois se queria verificar a qualidade do plástico pensei que seria nesta unidade que encontraria defeitos se os houvesse, posso afirmar tal como podem verificar na foto abaixo que a mesma está muito bem feita, sendo que à primeira vista até parece metal, muito bem construída e com uma qualidade que me surpreendeu pela positiva! Aliás todo o corpo e peças da réplica tem muita qualidade, não se notam imperfeições de qualquer espécie na mesma deixando-me para ser franco de boca aberta!

A primeira modificação que lhe introduzi fora a mola, foi a remoção da pega e colocação de uma réplica de uma mira Acog, mas em versão red-dot, uma unidade com 2 tons de verde e 2 tons de vermelho com um ponto diferente em forma de cruz!

A minha intenção é mudar esta réplica para o estilo da foto da arma que coloquei na parte da história aqui no review! 

Podem mais uma vez aproveitar para verificar a qualidade dos plásticos nesta foto e não me canso de salientar este ponto, pois a qualidade é mesmo muita!

Mas num review que se preze, não há bela sem senão, ora aqui está o desta réplica, o guarda-mãos que vem, tem tendência de ter "wobble" ou seja folgas bem como a coronha, mas nada do outro mundo, sendo as da coronha o esperado neste tipo de coronha... desanima claro! Mas no meu caso é peça para sair e colocar um de metal com RIS para colocar o punho que já tenho em casa, bem como uma Peq box e tampas laterais...
Descobri ao verificar bem as coisas que o "wobble" no guarda-mãos deve-se ao facto de que a mira da frente da réplica é presa ao cano no sítio por cavilhas em vez de parafusos o que faz com que tenha uma certa folga ou espaço para se mover milimetros o que depois se reflecte em um "wobble" algo pronunciado no guarda-mãos, estou a ver que será uma das peças a substituir com outra a breve trecho!
Outra situação que verifiquei foi que os carregadores no magwell ficam com uma pequena folga (lados) o que acontece normalmente com carregadores de ABS em corpos de metal... Mas neste caso o carregador é de metal e o magwell de ABS, irei verificar melhor esta situação, mas penso que a solução passa como sempre por colocar um pouco de "tape" para acabar com o mesmo...

O punho tem qualidade, uma boa superfície para colocar a mão e ficar segura, sendo o material que o compõe bom!
Como esperado este aloja o motor ICS Turbo 3000, uma delícia!

Como é normal nas ICS a réplica não traz nem bateria nem carregador é algo que se compra à parte!
No caso desta réplica por ser modelo com coronha retráctil, os conectores de bateria encontram-se mais o fusível no guarda-mãos sendo aí que se coloca a bateria! Nesta réplica coloquei uma bateria mini de 8,4V de 1500 mah da Firefox que cabe perfeitamente bem. Não cheguei a testar a mesma a fundo pois a mesma está por carregar, devido a ter comprado um carregador Omni e ter esquecido de pedir o adaptador para fichas mini, mas isso já vem a caminho!
Nada a apontar da cablagem do melhor que tenho visto!

Como podem ver na foto, a bateria fica perfeitamente colocada dentro do guarda-mãos sem folgas ou wobbles, como vou trocar o guarda-mãos não lhe mexo, senão iria colocar fita preta na bateria para não se destacar como faz.

A unidade de hop-up desta réplica é em plástico, funciona bem, não muda de posição facilmente, aliás para quem tem mãos grandes pode ser complicado mudar, nada que uma ferramenta não resolva, é uma vantagem na minha opinião pois mostra que não muda por si sem mais nem menos, agora o tempo dirá quanto tempo dura, a câmara onde se encontra está bem protegida e construída.

Os trademarks são visíveis na mesma e embora o corpo seja em plástico estão lá todos, a ICS não descurou essa parte, embora sejam pintados em vez de gravados! Já a parte das indicações do selector de tiro são feitas no próprio plástico, ou seja, já veio no molde de certo!

Podem verificar nesta foto o resto dos trademarks! De salientar que tem um número de série gravado, só não sei se é único desta réplica ou igual em todas deste modelo!

O selector de tiro é robusto, não tem folgas, fica na posição escolhida e é duro ao mover-se.

O gatilho da réplica é bom, tem um bom tacto, é duro, sem folgas e obtém-se uma resposta imediata da gearbox e motor ao premir por completo o mesmo, não dispara se se puxar o mesmo somente um pouco é preciso puxar atrás com vigor para disparar, o que no que toca ao capítulo da segurança, ou seja, evitar tiros acidentais é óptimo!

Mais uma foto do corpo da réplica:

De notar que puxando atrás a "cocking lever" o manipulo que se puxa na arma real para carregar a munição no carregador, esta não só revela o hop-up como abre a portinhola que esconde a câmara e bolt na arma real se esta estiver fechada! Para os que gostam de realismo no uso podem ter esta tampa aberta em jogo pois a protecção (tampa) que cobre o hopup e cilindro é boa e fecha completamente o acesso, não deixando nada entrar, nem pó!

O magwell embora em plástico é robusto e prende bem os carregadores:

A Sportline traz a gearbox V2 que se divide em duas partes, uma solução prática para rapidamente se mudar a mola e cilindro, bem como efectuar manutenções rápidas, com a remoção de um pino a parte de cima abre tal como na arma real dando acesso à mesma. Não esquecer de descomprimir a mola com o foward assist button (aquele botão do lado que na arma real se usa para desencravar a arma) antes de abrir...

Foto da parte de cima da gearbox:

Foto da parte de baixo da gearbox:

Nada de  novo aqui, a mesma qualidade de sempre característica da ICS!

A parte de cima da gearbox, é o que se sabe, qualidade e mecânica do melhor que se encontra, sai facilmente do corpo, basta puxar para trás, para se abrir a mesma e chegar ao osso tem de se retirar o parafuso de sexta vara que prende a mola, bem como 6 parafusos pequenos de cruz.

Os internals podem verificar aqui:

Mais uma:

E como não quero deixar nada de fora e que possam-nas ver ao pormenor, deliciem-se com as próximas fotos:

Como podem ver nas fotos, tem margem de manobra para upgrades aos internals para quem for mais exigente! Aliás devo dizer que é um mimo trabalhar com este material, muito fácil de usar, somente na hora de colocar a mola no lugar de novo é que pode complicar um pouco mas nada que um pouco de força e paciência não resolvam!

Depois temos o cano, digo-vos nada mais simples de tirar e mudar! O meu veio de origem, os euros já estavam curtos e decidi não comprar logo um de precisão, algo que agora vou fazer, mas antes vou tirar as teimas da mesma com o de origem em prol desta review do produto! Mas já se sabe colocar um de precisão não vai prejudicar nada, se for a fazer algo, irá melhorar a performance.

Depois temos o manual da réplica! Muita informação pertinente, vem em Inglês e Mandarim, ficam aqui algumas fotos do mesmo para análise:

E chegamos a uma parte que não vem com a réplica mas como comprei coloco também aqui, falo dos carregadores Classic Army lowcaps de 68bbs que precisaram de umas mudanças para não ficarem com "wobble" no magwell da M4!

Basicamente como vêem nas fotos coloquei "tape" nelas para retirar o "wobble" o que o fez praticamente por completo!

Posso dizer dos mesmos que tem bom aspecto, alimentam bem sem falhas, não são pesados embora sejam em metal, somente a parte de plástico é que no meu entender não é nada do outro mundo...

Como em outras partes desta Review irei actualizando conforme tiver mais dados para colocar, para já é o essencial apenas!

Marco
« Última modificação: Maio 29, 2009, 15:44:16 pm por Azorean »

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Maio 28, 2009, 18:50:13 pm
Parte 3 - Performance!

Bem depois de receber a ficha adaptadora de forma a puder carregar a bateria, (que agora tenho 2 destas dado que havia uma aqui no fórum à venda e aproveitei), falo das Firefox 8,4V 1500Mah Mini, coisa que levou sensivelmente 1 hora para carregar com a carga completa as duas... Lá pude finalmente testar a réplica a sério!

É a bateria que está nesta foto:

Ora bem, para já não coloco os habituais testes a várias distâncias, isto não por falta de tempo, mas porque o tempo hoje está mau e com bastante vento, por isso os resultados nunca fariam jus à réplica, sendo assim vou debruçar-me sobre outros aspectos e mal o tempo melhore coloco um update com esse teste!

Funcionamento:

A réplica, tem um funcionar que é um mimo, pelo menos para mim é... Falo de que quando se dispara a mesma tem como que um coice notório, o mesmo pode estar ampliado pelo uso de uma mola mais forte como é o meu caso, sendo o funcionamento algo bruto sente-se o motor a funcionar no punho ao puxar a mola atrás, dando um realismo a cada disparo que eu pessoalmente adoro!

ROF:

Bem neste capítulo posso dizer que o que vem de origem dá e sobra para mim, anda na casa dos 800 rpm mais ou menos, sendo que descarreguei só pelo gozo um carregador de 68 bbs em segundos! Muita gente coloca baterias de voltagens mais potentes para forçar o motor a outros ROFs, bem para esses digo que nesta réplica fazer isso é um desperdício, a mesma já vem bem acertada e artilhada de origem!

A concentração dos disparos efectuados mesmo estando vento foram muito bons, percorrendo as bbs o seu trajecto todas seguidas para basicamente o mesmo lugar que a anterior, ou seja boa precisão, quer em semi, quer em auto, mas depois nos testes logo se verá até que ponto! Para além de que aposto que um cano de precisão trará benefícios, mas depois dos testes efectuados troco o mesmo e refaço os mesmos para se ver as diferenças!

Alcance:

Bem nesse capítulo fiquei bem satisfeito, para os que têm ICS não digo nada de novo de certo, mas os 40 - 45 metros alcançam-se naturalmente!

De notar e referir também a alimentação de bbs, que nunca falhou uma única vez, não havendo lugar a bbs desperdiçadas no final de cada carregador e subsequente troca, esta menina devora todas as bbs que apanhar, pelo menos com estes carregadores fez isto o que é muito bom!

UPDATE

Testes de disparo:

Já estava na hora de testar a réplica a sério e desta vez deu para o fazer, pois veio o bom tempo!
Sendo assim, coloquei numa rede que tenho cá em casa, folhas A3 para disparar contra as mesmas e testar assim a réplica!

Primeira impressão e já tinha ficado com a mesma aquando dos disparos que fiz da última vez, a réplica tem uma tendência de fazer os disparos descair para a direita ligeiramente, sendo necessário compensar os disparos, neste caso como tenho o red-dot foi uma questão de acertar a regulação do mesmo para obter os resultados pretendidos, não sei se é só da minha ou se é comum a todas as réplicas deste modelo, posso dizer que uma causa poderá ser a forma como o cano está assente dentro do cano exterior no que toca à frente, pois tem uma anilha grande em latão que fixa o cano no lugar, ora se esta tiver um diâmetro irregular ou até o cano exterior tiver alguma imperfeição poderá facilmente explicar esta situação!
Espero que quando tiver cá o cano de precisão testar de novo e ver se o mesmo se verifica à mesma, o tal desvio para a direita e também vou ver se tiro um tempito para mexer com a anilha, rodando-a a ver se isso afecta de alguma forma a direcção dos disparos!

Mas vamos lá ao que interessa!
Neste caso coloquei as folhas A3 somente com um circulo no meio para referência de onde queria acertar.

Coloquei-me para o primeiro alvo a 10 metros, uma das distâncias mais comuns em combates mais próximos no mato, sendo que qualquer disparo a menos que isto é garantido ter melhor performance é claro:

Podem notar na foto que são vários os impactos perto do alvo, sendo que foram 15 no total os disparos que efectuei usando sempre como referência o circulo e usando a mira red dot para colocar o cano da réplica no local pretendido a cada disparo!

Coloquei-me para o segundo alvo a 20 metros, uma distância já mais exigente sendo que foram 20 no total os disparos que efectuei, pois como era o dobro da distância achei por bem aumentar o número de hipóteses de acertar, usei claro novamente o red dot para colocar a mira no lugar pretendido, mas antes de disparar para o alvo dei alguns tiros ao lado só para ver se havia arco de descida nas bbs ou não para compensar caso fosse necessário o que não foi:

Como podem ver na foto o agrupamento dos disparos a esta distância foi muito boa, pelo menos no meu entender, sendo que já a esta distância embora tenta-se foi dicifil fazer mira ao circulo por isso apostei em apontar para o meio da folha apenas, posso dizer que pelo menos 1 bb saiu que nem maluca e nem acertou na folha pois vi claramente a mesma o fazer!

Depois deste teste lembrei-me de fazer um teste de disparo em modo automático, só para o gozo, pois já tinha conseguido o que pretendia, saber até que ponto podia contar ou não com esta réplica para dar tiros certeiros em jogo, a mesma não me desapontou e dado os resultados a estas duas distâncias fico confiante que não desapontará a outras...
Vamos a ver o que sairá depois de colocar um cano de precisão!

Fica aqui então as fotos dos resultados dos disparos em auto...

10 metros:

20 metros:

Penso que as fotos falam por si, não acham?!

Marco
« Última modificação: Junho 03, 2009, 17:38:28 pm por Azorean »

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Maio 28, 2009, 18:50:37 pm
Parte 4 - Pintura!

Bem e agora aquela linda parte, que agora passa a ser obrigatória nestas reviews!
Sendo assim, vou debruçar-me sobre o assunto já de imediato, para já o essencial, depois aprofundo com o uso no terreno de jogo e afins...

A réplica veio desta forma pintada da loja:

No caso do cano, dei indicações para ser pintado desde a ponta do tapa-chamas para trás, sendo que acabaram por pintar, 12 cm em vez dos 10 necessários o que não me faz diferença... Mas se virem bem, a interpretação está correcta e cobre duas das hipóteses, desde a frente do tapa-chamas, como queria e desde a boca do cano, se pensarem e virem onde está a marca dos 10 cm da fita é onde acaba o cano e começa os buracos do tapa-chamas...

No caso da coronha, as especificações que dei, foi para pintar a coronha, mas não o tubo ou peças de desgaste como a alavanca da mesma, depois veremos se terá de ser mudada aquando da homologação ou indicações de quem de direito, neste campo pretendo mudar esta para uma SOPMOD estando já a tratar do mesmo!

A preocupação é claro está, estar dentro do espírito da lei e não ter problemas depois por causa da falta de pintura da réplica!

Irei claro actualizar esta parte mais tarde com fotos da mesma em uso no mato para verificarem a pintura em campo!

Marco
« Última modificação: Maio 28, 2009, 19:12:49 pm por Azorean »

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Maio 28, 2009, 18:51:22 pm
Parte 5 - Conclusões/Sugestões!/Upgrades

Bem depois de um breve contacto com a réplica e ainda sem ter testado a mesma a fundo, sendo que ainda existem vários pontos a verifcar, posso dizer que esta vale logo à partida os 175€ pedidos pela mesma, salve a publicidade a minha foi comprada na Ocaleiro, sendo que a troca dos carregadores e a pintura não me trouxeram custos acrescidos ao preço!

De chamar a atenção que esta réplica anda esgotada no mercado, dado a procura de que tem sido alvo, ou talvez por ter sido produzidas poucas?!...

Esta é uma réplica que transpira qualidade, está muito bem construída e apresenta logo à partida boas indicações de fiabilidade e durabilidade, sendo os plásticos fortes o suficiente para que uma pessoa a leve para o campo de jogo sem medo de a quebrar!

Em termos dos pontos menos bons que apontei, os wobbles na coronha, são comuns a todas as coronhas deste tipo, a mudança para outro tipo de coronha resolve isto, o pequeno wobble que tem no guarda-mãos é fruto da forma como o mesmo prende as duas partes que o compõe, mas como disse vou mudar, pois não sou fã do original, nunca fui, para acabar com o wobble existem soluções simples que se pode fazer...

Em termos do peso reduzido este é uma vantagem pois permite maior mobilidade, para os que gostam de algo mais real e pesado, existem soluções, como a que vou fazer por exemplo, colocar um guarda-mãos RIS em metal o que lhe dá logo peso na frente e com a coronha SOPMOD que também tem metal sempre dá algum atrás...

Para quem quiser pode sempre adicionar alguns pesos no interior do guarda-mãos de origem e no tubo da coronha, eu sei é crude mas faz o efeito pretendido!

Depois irei aprofundar mais esta parte da review mas à falta de dados completos para tirar as minhas conclusões finais completas, fica assim por agora!

Só digo isto, ICS é outra louça!  :D

UPDATE

Bem tive hoje o prazer de usar a réplica em jogo pela primeira vez e foi o baptismo de fogo que precisava lhe fazer, é aqui que vai ou racha e digo que ela esteve à altura das expectativas!
Esta réplica é mesmo de recomendar, vale o dinheiro que pedem por ela e é uma alternativa pelo preço às chinocas, mas com a qualidade que é sabida da ICS, se vão comprar uma M4 e estão de orçamento apertado, recomendo vivamente esta!

A precisão esteve lá, embora para maiores distâncias perde-se muito dessa mesma mas é normal pois esta não é uma réplica longa, mas para as distâncias normais de se apanhar em jogos de mato está à altura da tarefa, sendo leve e compacta quanto baste para ser uma óptima escolha também para jogos de CQB...

Só para mostrar o meu estado de espírito e opinião sobre esta réplica digo isto: "Esta vai morrer nas minhas mãos!"

Existe coisas a melhorar, claro, como em tudo, mas para os mais exigentes esta ICS não vai desapontar de certo!

Acabo esta parte da review só com uma afirmação e nada mais:

"Vão lá comprar uma destas que vale a pena!"

Marco

UPGRADES

Bem e como não podia deixar de ser, comecei a colocar upgrades na réplica, o primeiro upgrade já está colocado, um cano Systema BS 6,04mm 363mm de precisão, outros se seguem para a gearbox, quando chegarem coloco aqui também!

Posso desde já adiantar que depois de montar fiz um teste para verificar mudanças e estas são notórias, umas para melhor outras para pior, mas no essencial é positivo a mudança!

Em termos de precisão, realmente melhora, mas também perde em alcance, neste capítulo posso dizer sem sombra para dúvidas que foram-se 5 metros no mesmo, mas a distância em que posso disparar com segurança de todas as bbs irem para o mesmo sítio aumentou consideravelmente, diria em cerca de 20% em relação à distância anterior logo só posso apontar como positivo e bem empregue o dinheiro empregue na aquisição deste cano!

Outra coisa que aconteceu foi que o efeito que tinha com o de origem de desviar ligeiramente os tiros para a direita foi eliminado, mas esse depois de ver bem verifiquei ser culpa da peça de latão que prende o cano na frente que tem um lado ligeiramente menos largo que os outros pelo que a sua colocação no lugar certo e direccionado correctamente é importante!

Outro ponto a ter em conta é que tem influência sobre o hop-up que ficou com uma margem de influência sobre as bbs menor do que antes e até mais duro de acertar, levando-me a usar uma chavinha de fendas para ajudar a rodar o mesmo, nada que me aflige pois até gosto, dá uma falsa sensação de segurança sobre o mesmo não se desregular por si!

Disparei uns carregadores usando as bbs de .20g que tinha e as novas que comprei .23g Extreme precision! Em ambos os casos o alcance é o mesmo, mas com as de .23g melhora a precisão sem sacrificar velocidade, pelo menos que se note visualmente!

Marco

________________________________________________________________________________

UPGRADES - UPDATE

E lá chegou mais umas coisitas, ainda não é tudo mas o que coloquei na réplica agora foi isto:

- Systema Polycarbonate Piston AREA1000
(Existem dúvidas sobre a duração e fiabilidade do mesmo, mas posso dizer que o desempenho é bem melhor que o de origem, pelo menos assim parece)

- Systema Area 1000 Cylinder XM
(Daqueles upgrades que ficamos a pensar se fazemos, o material não é tão apelativo como o dourado do de origem, mas é Systema e isso diz muito)

- Systema Aluminum Piston Head AREA1000    
(O de origem é de plástico, por isso mal abri a gearbox foi um dos itens que marquei como para ser mudado, bem construído e sólido, espero que faça o seu papel bem)

- Systema Spring Guide V.2 AREA1000    
(Bem para além de parecer mais durável que o de origem, vem com anéis até dizer basta, sai-te, os aros dos lados são em metal ao invés de plástico dos de origem, ficando a mola logo à partida direita no lugar e dispensando a porca que o de origem usa para prender atrás na gearbox, agora prende na própria o que me parece bem mais seguro e fiável)

- Systema Cylinder Head Ver. 2
Esta foi daquelas coisas que depois de ler bem, verifiquei que este modelo aumentava o som do disparo, algo que normalmente o pessoal opta pelo inverso, posso dizer que foi uma aposta ganha não só aumentou ligeiramente o barulho como ficou mais grave, fazendo inclusive eco no meu quintal coisa que com o de origem não fazia, hoooaaah)

Posso desde já dizer que consegui alcançar 2 objectivos que tinha, primeiro o som do disparo está bem mais alto e grave, por outro lado a melhoria de desempenho é notória, realmente mudar as peças que mudei trouxe melhorias, embora falte algumas para ficar perfeito, pois penso que algumas coisas não estão afinadas totalmente como gostaria mas com mais tempo vão ficar de certo!
Mais uma vez o alcance é a vitima, mas a precisão e alcance efectivo dos disparos aumentou ligeiramente por isso é como se diz, perde-se um pouco aqui, ganha-se um pouco ali...
Parece-me que decresceu um pouco nos fps, bem como poderá não estar a selar completamente bem e ter uma ligeira fuga de ar, coisa a comprovar futuramente, mas é o que dá de não ter mandado vir o air nozzle da Systema, pois é sempre bom usar o mesmo material e marca para tudo funcionar a 100%...

Outra coisa que fiz foi adicionar peso na parte de trás, mais especificamente 800g dentro do tubo da coronha para compensar os 800g + do punho RIS da frente, dando logo maior equilíbrio à réplica e aumentando no total o peso da mesma ficando mais "realista", esta é uma mudança que recomendo vivamente a fazer, pois em quase todas as réplicas há sempre um deficit de peso na frente ficando as mesmas desequilibradas e isso é importante para quem quer ter um tiro mais certeiro e um uso mais prático e confortável da réplica!

UPDATE

E a ultima coisa que fiz... Foi... Eh Eh!
Voltei a colocar os internals de origem na réplica, ficando somente o cano de precisão da systema como único upgrade! Razão?! Simples, verifiquei sem sombra de dúvida que com os internals de origem a réplica funciona e dá-me uma performance melhor do que com este material de upgrade! Parece mentira, mas é a realidade!

Marco
« Última modificação: Dezembro 15, 2012, 09:37:10 am por Azorean »

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Maio 28, 2009, 19:42:38 pm
Antes de mais, bom review :)

Seguidamente uma correcção ... não é abrida ... mas sim Aberta :)
Em relação ao guarda-mão é o cancro das ics todas ... eu adoro as m4's da ics e ainda hoje tento entender porque carga d'água uma arma da mais alta gama traz o pior guarda-mão do mundo, perdoem o termo ... mas é mesmo uma real merda. Mudasse por uns da CA problema resolvido! :)

De resto uma arma do nível inconfundivel da ics, com uma mecânica soberba e bons acabamentos.

Abraço!

PS: dá uma vista de olhos nessa mola que não deve estar muito bem montada ...

kebramar

• Visitante
Responder #7 em: Maio 28, 2009, 22:03:46 pm
Estava à espera desta review, thx Azorean! =D
« Última modificação: Maio 28, 2009, 22:06:01 pm por kebramar »

Jacinto

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: BESTA
Responder #8 em: Maio 28, 2009, 22:07:54 pm
HEHE

Eu também tenho duas destas...
Agora estão assim:

Tenho só a dizer uma coisa que me aconteceu às duas da mesma maneira.
Ainda todas de origem, partiram, as duas, o dente metálico do pistão. Penso que poderá ter sido um defeito da série, visto ter acontecido às duas.
Espero que não te aconteça Azorean.

Grande REVIEW
Um abraço
« Última modificação: Maio 28, 2009, 22:09:47 pm por Jacinto »

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Maio 28, 2009, 22:24:08 pm
Espero bem que não!... Eh Eh!  ;D

Vão vendo a review, pois nos próximos dias vai crescer em informação e conteúdo conforme tenho tempo para me debruçar sobre a réplica em mais pormenor e literalmente verificar cada parafuso e porca desta menina!... Aliás já modifiquei e acrescentei umas coisitas...

A minha também agora vai começar a levar a sua transformação!  ;)

Seguidamente uma correcção ... não é abrida ... mas sim Aberta

Esqueço-me de evitar escrever com certas expressões linguísticas características de cá!...  :-X
« Última modificação: Maio 28, 2009, 22:26:57 pm por Azorean »

KORG

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Maio 28, 2009, 23:13:40 pm
HEHE

Eu também tenho duas destas...
Agora estão assim:

Tenho só a dizer uma coisa que me aconteceu às duas da mesma maneira.
Ainda todas de origem, partiram, as duas, o dente metálico do pistão. Penso que poderá ter sido um defeito da série, visto ter acontecido às duas.
Espero que não te aconteça Azorean.

Grande REVIEW
Um abraço

Eu tenho 2 ICS (M4A1 e M4 CQB) desde 2007 e nunca tiveram nenhum problema.

Cumpz,

KORG
ICS M4 A1
ICS M4 CQB
JG BAR-10
A&K M249
A&K Masada
A&K Dragunov SVD
TM Glock 26 Advance

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Maio 29, 2009, 10:51:02 am
Por acaso não andaste a usar nessas baterias de 9,6V?! É que uma das razões que tenho lido online para esse tipo de acontecimento é o uso de baterias mais potentes para aumentar o ROF e depois leva ao desgaste e forçar do material o que leva a quebras!

Marco

Jacinto

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: BESTA
Responder #12 em: Maio 29, 2009, 11:08:10 am
 ::) ... eu?! ... 9.6v?!... nem sei o que isso é...  ::)

sim... mas é o que eles diziam no site :-\ ... sim, pareciam uns lança-chamas a disparar de facto.

No entanto agora tenho uma, a que uso mais, com a mola de origem e com a mesma bateria, mas com o dente do pistão substituído e já não parte.

Um abraço

Paraquedista

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Grupo de Operações Tácticas (Team Leader)
Responder #13 em: Maio 29, 2009, 13:19:54 pm
Sempre usei baterias de 9,6 nas minhas ICS, nunca tive problemas, agora apenas tenho 2 , uma ris e uma cqb da ics, vendi outra ris que tinha, uma das que tenho tem 4 anos, a debitar 330fps de origem, por isso não deve ter sido problemas com a bateria, agora se elas tivessem uma mola mais forte aí já acredito que possam aparecer problemas.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Maio 29, 2009, 15:25:10 pm
Bem a minha tive a desmontar a gearbox superior, sendo que verifiquei que a mola não estava montada convenientemente, logo que montei de novo passou a descomprimir a mola coisa que não estava a fazer...

Realmente quando falei nas baterias de 9,6V não referi que o que li acontece normalmente com ICS que levaram uma mola mais forte, como é o caso da minha! (embora lá fora usem velocidades e molas bem mais potentes que nós!)

Vou agora actualizar o review com as fotos da gearbox!

Marco