ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[Review] - A&K MK43 MOD0 AKA Pig

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
em: Janeiro 06, 2010, 11:42:15 am
Review – A&K MK43 MOD0 - Pig

Introdução

Pois é, cá estamos com mais uma review de uma A&K, marca que deveras já admiro. Desta feita analisarei ao promenor as falhas e virtudes do novo modelo MK43 MOD0 da marca, ou como é chamada na gíria militar, PIG. Tenho de confessar que foi uma aquisição por impulso, sem qualquer tipo de pesquisa, simplesmente vi na loja gostei reservei, e passados uns dias la fui buscar a dita cuja! Claro que como sou um cliente muito fiel e confio a 200% na minha loja referência, nem me preocupei em procurar reviews pois sei que para lá estar tinha de ser boa. O custo com desconto de equipa ficou nos 367€, sem desconto estava nos 390€. Já sei que poderia ter pago 270€ por uma na safara, mas neste tipo de coisa não abdico da cara do vendedor e da confiança que deposito nele. A loja é como já sabem a camuflado, publicidades á parte.

Primeiras impressões

A primeira impressão não poderia ser melhor, a robustez desta réplica é qualquer coisa de assombroso. Tem um peso de perto de 7kg completamente descarregada, que dependendo das baterias usadas e pode chegar aos 9-10kg. O primeiro toque na réplica é muito bom e suave, sendo a réplica ligeiramente pesada no lado esquerdo devido ao peso da box, mas nada que aflija.

Box e bateria

A box é perfeita, é o único adjectivo que para mim faz sentido. Construída num sólido abs, sincronizada com a gearbox directamente ao gatilho, requisita a sua energia á bateria da própria arma, que mais se pode pedir? Funciona muito bem, não apresentando misfeed nenhum. A sua capacidade é de 3500 bb’s e tem 3 modos de funcionamento: Desligada, Continua, e sincronizada. O único defeito que se lhe pode apontar é o facto de o interruptor estar mal posicionado, mas como a arma estará sempre em sincronismo, nem vejo a necessidade de alterar o modo. A box é acompanhada de um pouch bastante robusto em verde OD, e a bateria é acondicionada na box. Eu pessoalmente uso baterias Lipo 11.1, trabalham que é uma maravilha e cabem lá muito bem. De referir que a A&K teve em atenção um belo e simples promenor, quem é que já não jogou na areia e lhe apareceu areia na gearbox que entrou pela mola que conduz as bb’s á alimentação? Pois … A A&K previu isso e revestiu a mola com um tubinho plástico que evita esse problema.

Plásticos

Os plásticos da réplica são qualquer coisa de fantástico, um toque muito muito bom, sem pontos de injecção. Qualidade irrepreensível!

Externos

Tudo nesta arma, além de muito bem acabado é de metal. Ainda não consegui apurar que metal seja, mas uma coisa é certa, não é material foleiro! Isto porque o íman agarra em todo o lado! O que nos indica que não há aqui ligas de zinco manhosas, mas sim alumínio, ferro ou aço. As miras são muito consistentes e com bom ajuste, a pega do cano além de robusta é revestida de borracha, muito bem feita e acabada. A tampa do corpo, é toda ela metálica e fixa impecavelmente ao corpo da mesma. O bipé é algo de delicioso, está muito bem construído e acabado, um funcionamento impecável! De referir que as trademarks estão presentes, e correctas!

Desmontagem

Esta arma está muito bem feita quanto a mim, para tirar o cano apenas temos de premir e rodar o travão que se encontra perto das trademarks, depois é só desconectar á frente o regulador de ROF e temos o cano e hop-up na mão!

Em relação á gearbox, desapertar quatro parafusos no corpo e remover parte da coronha é o bastante. Depois de removidos estes, basta puxar a gearbox para trás e puxar para cima, et voilá! Temos a gearbox na mão! Irei por fotos desta parte assim que tiver tempo para desmontar a gearbox.

Internos

Chegamos onde, para mim, residem os únicos defeitos da arma. Comecemos pelo hop-up, que apesar de estar bem pensado de origem vem com uma borracha duríssima e pouco faz, mesmo com bb’s de .2g. Nada que não seja contornável muito facilmente como sabem. A nível de Gearbox, a mesma é impecavelmente robusta e liga á parte eléctrica da arma por meio de uma ficha de 3 pinos incorporada na parte forntal da gearbox, muito bem pensado. As gears, bushings e shiming de origem por muito estranho que vos possa parecer para mim são muito boas! Apresentando umas gears muito robustas, bushings em metal com rolamentos e um shiming muito simples que coloca as gears numa posição de trabalho muito boa! Em relação á lubrificação, não adianta florear com palavras bonitas, é um completo desastre. A minha vinha completamente seca com um trambolho de massa consistente numa área que as gears nem passavam … caso para dizer que o chinês montou, e so no fim se lembrou da massa, mas pos la um calhau dela so para dizer que fez. O motor não é mau, mas também não é grande coisa. Consegue com uma lipo cuspir umas 18-20 bb’s por segundo, nada de impressionante tendo em conta a voltagem e capacidade de descarga de uma lipo 11.1 de 20c. O piston e cabeça é normalíssimo, e não aparenta ser grande espingarda, mas é algo que vou mudar, tal como o motor. O nozle é anormalmente grande, penso que seja compatível com o material da SR-25! Depois ainda temos o regulador de ROF, uma coisinha útil quando queremos poupar munição, visto ele poder reduzir o ROF da arma para metade. Este regulador é accionado rodando o regulador por baixo do tapa-chamas para a esquerda e para a direita. A mola de origem penso que esteja nos parâmetros legais, embora seja perto de 1cm maior que o normal. O guia de mola é à lá m249, permitindo mudanças rapidíssimas de mola, sendo feito completamente de metal bem pesado! Quanto internos penso que seja tudo.

Performance

Com o cano de origem, a precisão com .2g não é má e o alcance muito bom, e isto com o inexistente hop-up … Espero boas mudanças quando mudar a borracha, especialmente a nível de alcance, mas não irei mudar o cano visto achar que numa supressora feita para despejar kilos de bb’s a precisão não é algo critico, mas sim a cadência e alcance. A nível de ROF é porreiro, mas aconselho mudar o motor … Não me inspira grande confiança. De referir que com o método de sincronia utilizado na box podem despejar sem problema uma box inteira sem precisar de largar o gatilho! Claro que nunca ninguém fará isso, mas para uma barreira de fogo de 10-20segundos contínuos … é divino!

Conclusão

Acho que é unânime que é um produto magnifico para o preço, que apresenta algumas carências a nível interno claro, mas pelo valor pedido por mim até podia vir sem gearbox que continuava a valer o dinheiro. Os materiais empregues são muito bons mesmo, e apresenta melhorias em relação á sua congénere da VFC, da qual foi copiada. Especialmente na box, que na vfc é uma vergonha feita de cartão … O controlo de rof é também algo de bradar aos céus, que pelos vistos tem um mosfet incorporado segundo rumores, que terei de apurar antes de afirmar o que quer que seja.

Upgrades essenciais

Motor
Piston
Cabeça de piston
Borracha de hop-up

Espero criticas e correcções da vossa parte.

Cumprimentos,
Simão Lopes AKA zzzzao
« Última modificação: Janeiro 12, 2010, 10:53:34 am por zzzzao »

GATOPARDO

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
    • PTairsoft.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #1 em: Janeiro 06, 2010, 12:03:07 pm
Mais um vez um grande review como já nos tens acostumado, obrigado.

Carma para cima.
João Grilo Aka Gatopardo, [PT]Airsoft administrator

Gattuso

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • SOG 13
  • Equipa: SOG 13
Responder #2 em: Janeiro 06, 2010, 12:11:26 pm
well done,

parece um brinquedo bonito!!
preparado pa fazer companhia ao chacal? 8)

qunato a esse regulador de ROF, ainda não vi, mas deduzo que seja um modulador PWM, ou seja, deve ter um mosfet que regula a tensão média a aplicar ao motor... ;D
SOG 13 - Mess with the Best... Die like the Rest...

tHE_bERZERKER

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Old n.7
    • Ver Perfil
    • Marsoc Airsoft Division
  • Equipa: MARSOC AIRSOFT DIVISION
Responder #3 em: Janeiro 06, 2010, 12:57:27 pm
Os meus parabéns!! Este homem realmente esmera-se nos reviews que faz.

Abraço ;)

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Janeiro 06, 2010, 13:25:58 pm
Antes de mais obrigado a todos pelas felicitações.  :)

Acho que aquilo é mesmo um mosfet gato ... mas logo vou desmontar tudo e já vês ;)

Abraços

nazka

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • VPA SF
    • Ver Perfil
    • CAPC - VPA
  • Equipa: VPA
Responder #5 em: Janeiro 06, 2010, 13:50:57 pm
Excelente review.  ;)
-------------------------------------

-------------------------------------
Hi-Capa 5.1 TM - ASG CZ Scorpion EVO3 A1 - ICS M4 CxP.08 Custom

madcow

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Janeiro 06, 2010, 14:07:12 pm
Tenho uma na wishlist... aliás... essa que tens aí em casa quase esteve a vir para mim. Ainda bem que não veio, senão não estava neste momento a montar o meu F-14D a 1/32 :D

madcow
Antigo Operacional das Forças Especiais do meu quintal e também o mais condecorado.

Eu já apertei a mão ao Tó da Junta!!!

commendatore

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Grupo 172
Responder #7 em: Janeiro 06, 2010, 14:13:13 pm
Das duas uma, assim ao longe e com a minha pouca experiência, ou tu és um excelente fotógrafo ( boas pics by the way ) ou mentes mt mal, porque realmente a arma parece mesmo sólida e suave ao toque.

Deve ser da baba que aqui vai correndo deste lado.
Parabéns pela aquisição.

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Janeiro 06, 2010, 14:31:29 pm
Das duas uma, assim ao longe e com a minha pouca experiência, ou tu és um excelente fotógrafo ( boas pics by the way ) ou mentes mt mal, porque realmente a arma parece mesmo sólida e suave ao toque.

Deve ser da baba que aqui vai correndo deste lado.
Parabéns pela aquisição.

Por acaso sou mesmo fotografo :D Mas as fotos estão um bocado as 3 pancadas até :) Mas sim a arma é FANTASTICA!

rockman

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Janeiro 06, 2010, 15:14:18 pm
Vai limpar os CCDs, pá.

Sobre a review, acho imperdoável não haver fotos do interior do cano e pormenores dos parafusos. Nomeadamente a altura deles em polegadas.
"Better to be judged by twelve than carried by six"

Feckin Nails.
FUCK HOPE
AIRSOFRE FOR THE WIN

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Janeiro 06, 2010, 15:35:24 pm
Está a precisar sim senhor de limpeza. Eu medir medi, mas com uma regua. Estou a espera do micrometro para nao enganar ninguem  ;D

VitorMata

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: G.T.S.
Responder #11 em: Janeiro 06, 2010, 21:04:46 pm
Então foste tu que levaste a menina que andava a namorar a bastante tempo!!!

Isso de roubar as namoradas dos outros não está com nada!!! ;D
Sitações do dia:

"Don't run, you'll only die tired. -  G.T.S. Sharpshooter ;)"

IvorY

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Janeiro 06, 2010, 22:20:00 pm
Então foste tu que levaste a menina que andava a namorar a bastante tempo!!!

Isso de roubar as namoradas dos outros não está com nada!!! ;D

eu sempre ouvi dizer que mulher de amigo tem bigode...

mas provavelmente vou fazer o mesmo que ele e comprar uma, lá mais prá frente.... ;D ;D

Hulk

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Janeiro 06, 2010, 23:09:58 pm
mete-me a pensar que um dia devia ir buscar uma XD

AC

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Núcleo de Airsoft de Cabeça
Responder #14 em: Janeiro 07, 2010, 00:40:28 am
Excelente review! Curto, claro, conciso e com umas fotos de meter o pessoal todo a espumar de desejo de ter uma  ;)

Parabéns!

AC
« Última modificação: Janeiro 07, 2010, 00:42:53 am por AC »

"Não se pode evitar a Guerra, apenas adiá-la, dando vantagem ao inimigo"
http://airsoftcabeca.forumeiros.com/