ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[Como fazer] Pintura de Arma de Airsoft de acordo com lei vigente

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Era um dos posts que faltava aqui nos Dossiers Fundamentais.

Como pintar de forma correcta uma arma de airsoft para que fique de acordo com a lei vigente.
Se a PSP DAEX (Direcção de Armas e Explosivos) não nos ajudou até hoje a determinar como e onde fazer, não sou eu que o vou fazer. Apenas li a lei vigente e pintei como EU acho que deve de ser para ficar minimamente legal e de forma a não ter alegados problemas com as autoridades-

Não venho aqui dizer como e onde pintar. Não venho aqui condenar ou obrigar quem não quer pintar.

Venho sim, explicar como EU fiz. Caso queiram ter resultados satisfatórios sigam passo a passo este Como Fazer.

Começo por referir que, embora as latas de tinta de cor fluorescente, o digam no rotulo, quando aplicadas directamente no preto da maioria das nossas armas, a cor não fica amarelo ou vermelho fluorescente.
Fica sim verde, amarelo escuro ou vermelho escuro.

Se as autoridades policiais, vos interpelarem e acharem que essas cores não são o estipulado na lei vigente, poderão ter problemas.

Como tal, eu aplico SEMPRE um primário de cor branca.

Há quem aplique cinzento e castanho claro. EU acho que o ideal mesmo é o branco.

Eis o material que uso:

Bancada (devidamente protegida contra tinta).
Latas de tinta.
Fita de papel.
Lixa fina.
Pano de limpeza.
Luva (opcional - para evitar sujar as mão de tinta).

Como segurança, observem sempre o que o rotulo diz. Façam-no sempre.

Evitem zonas sem ventilação, afastem as tintas de fontes de calor, não deixem crianças chegar perto e claro, não pulverizem na pele, olhos e mucosas. Caso o façam lavem e consultem um médico caso não haja melhoras.
No final, caso a lata fique vazia, deite-as num contentor apropriado.

No caso das tintas KRYLON, no que se refere à aplicação:

-Agitar bem a lata (2 minutos é o que faço sempre)
-Pulverizar a uma distancia não inferior a 25 cm.
-Após aplicação e antes de guardar lata, inverte-la e pulverizar um segundo. (evita que a tinta seque no aplicador).

Antes da aplicação, uma dica... A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO!!!

Para ter o resultado que vão ver, demorei cerca de 3 horas, respeitando o tempo de secagem de cada aplicação.

Começamos por usar a lixa fina (a 220 é a ideal) para remover imperfeições.

Usei um pano ligeiramente humedecido para remover sujidade e gordura.
Depois da limpeza, usei fita de papel para isolar o que não queria pintar.

De seguida usei papel de jornal para proteger todo o corpo da arma a fim de evitar pintura onde não é necessária.

Apliquei o branco primário 3 vezes.

Em cada aplicação, esperei 15 minutos para uma melhor pintura.

Esperei no final da aplicação do primário branco, 60 minutos até ao passo seguinte.

Findo o processo de secagem, apliquei a tinta amarela fluorescente.

Fiz isso por duas vezes e uma vez mais respeitem rigidamente o tempo de secagem. entre aplicações esperei 30 minutos.

O resultado final:

As imperfeições podem ser removidas com algum produto de remoção de tinta, mas tenham atenção se corroem o material da arma.

O mesmo processo aplica-se a pinturas integrais de  armas com outras cores, mas deixo isso para os experts na matéria.

Volto a frisar que o exemplo que dei não sei se é o correcto, mas é aquilo que EU entendi depois da leitura da lei vigente. 10 cm no cano e coronha na totalidade. Optei por deixar um espaço na coronha, mas caso as DAEX venha no futuro a colaborar com o Airsoft informando correctamente como pintar, pintarei mais ou removerei tinta caso seja necessário.

O que aqui tentei foi explicar como se pode fazer de forma correcta aplicação da pintura, para quem desejar cumprir a lei vigente.

AINDA UMA PEQUENA NOTA DE RODAPÉ:

Depois da pintura, falei com o comando da PSP em Évora e segundo eles esta arma se fosse "apanhada" pelas autoridades policiais passava e seguia o seu destino com o proprietário.

Indaguei o que aconteceria se a mesma não tivesse pintura ou a pintura da lei cessante (05/2006). Fui informado que a mesma seria apreendida, o seu proprietário, ficava com o auto de apreensão, a arma era enviada para a DAEX e daí seguia os trâmites legais. Nesse caso seria considerada uma reprodução de arma de fogo, ilegal. Iria a tribunal e o mesmo decidiria da coima.

Nunca o seu proprietário seria detido (excepto claro se tivesse a usa-la num acto ilicito).

No final de todo o processo, a arma será entregue ao proprietário que terá X dias para a apresentar conforme a lei vigente.

É isto por alto!

Vou tentar ter uma reunião com o comando da PSP em breve para saber em concreto da certeza disto tudo.

Fica só este pequeno alerta.

STUNTMAN
« Última modificação: Fevereiro 20, 2010, 15:10:25 pm por STUNTMAN »
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

brancav

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Julho 15, 2010, 12:38:18 pm
Só um achega em relação às pinturas, a melhor maneira de manter a pintura ,após o que já aqui foi dito, é aplicar verniz depois de tirar o papel ou fita protectora, selando assim a tinta, pode mesmo ser o brilhante pois o florescente é poroso e absorve o brilho, assim verão como ficará melhor e mais resitente.
1º com a base (Acrílico), 2º com o amarelo flourescente, 3º com o verniz (acrílico).

« Última modificação: Setembro 12, 2010, 20:46:56 pm por STUNTMAN »
Quando pensares que estás seguro, olha para trás...

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Setembro 12, 2010, 20:46:29 pm
Numa tentativa de ajudar quem anda com duvidas fiz um desenho com as mais usadas armas de airsoft que temos em Portugal e coloquei-as da maneira que EU acho que devem ficar para respeitar a lei vigente.

Não quero com isto que façam como EU DIGO, nem obrigo a nada, tento apenas esclarecer as duvidas que possam ter.

Existem armas que por serem semelhantes não as representei porque no final a pintura ficará muito similar às que aqui estão.
Não me debrucei sobre armas de mão ou armas de Sniper, uma vez que não vejo onde possa haver confusão no que respeita à pintura.

Este desenho, volto a referir, saiu apenas da minha interpretação da lei vigente, e não carece de discussão se está ou não errado... apenas serve para mostrar o que pode estar correcto.

Informo que não autorizo o uso deste desenho a não ser para sites relacionados com airsoft, desde que dadas os créditos ao [PT]Airsoft, não podendo ser usadas por instituições extra airsoft. Foram pedidas autorizações por escrito às empresas fabricantes destas armas de airsoft e as mesmas foram-me concedidas, logo apenas e só se destinam a ser usadas em Airsoft.

Espero com isto ajudar a esclarecer alguma dúvida que ainda possa existir.

STUNTMAN

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

brancav

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Setembro 13, 2010, 08:51:31 am
Quer dizer então que, em armas deste género, não será necessário pintar a coronha na sua totalidade, tal como puseste na Tavor.

By brancav at 2010-09-13

By brancav at 2010-09-13
« Última modificação: Setembro 13, 2010, 08:53:27 am por brancav »
Quando pensares que estás seguro, olha para trás...

Sneakiest

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Setembro 13, 2010, 08:55:52 am
O problema das bullpups é que o corpo é a coronha e como tal seria absurdo pintar o corpo por inteiro. O que a lei pede para todos os efeitos é que uma porção da traseira da arma se encontre pintada, o Stunt por exemplo pintaria a sua P90 como arma longa apesar da mesma se considerar uma arma curta pela lei simplesmente porque os tipos que assim fizeram a lei (para não lhes chamar outra coisa ...) queriam simplesmente que tudo quanto não fosse pistola tenha parte da sua traseira pintada. Há jogadores que pintam simplesmente o punho e os 5 cm no tapa-chamas e estão no seu direito, a lei não é inteiramente clara. Claro está, os mesmos que fizeram a lei estavam se borrifando se nem todas as armas têm coronha ou não e se existem assault rifles/SMGs/battle rifles/qualqueroutracoisacomprida que tenha menos de 60 cm de comprimento.

EDIT: E isso é uma FAMAS e uma Steyr AUG, não há nenhuma Tavor aí a não ser que estejas a referenciar outro post. :P

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Setembro 13, 2010, 10:34:56 am
Quer dizer então que, em armas deste género, não será necessário pintar a coronha na sua totalidade, tal como puseste na Tavor.

By brancav at 2010-09-13

By brancav at 2010-09-13

Eu não quero dizer nada... apenas mostrei como acho que ficam minimamente legais, porque a palavra final será sempre da DAEX da PSP caso elas lá vão parar e eles dizem como deve de ser feito. Como nunca o fizeram de forma publica aos interessados até hoje, mesmo depois de já o termos solicitado, esta é a forma que eu acho que se andarmos com ela pintadas, os agentes de autoridade que nos podem fiscalizar possivelmente não nos darão problemas, porque na realidade as pinturas se forem feitas dessa maneira são bem visíveis!

STUNTMAN

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Setembro 13, 2010, 10:39:24 am
O problema das bullpups é que o corpo é a coronha e como tal seria absurdo pintar o corpo por inteiro. O que a lei pede para todos os efeitos é que uma porção da traseira da arma se encontre pintada, o Stunt por exemplo pintaria a sua P90 como arma longa apesar da mesma se considerar uma arma curta pela lei simplesmente porque os tipos que assim fizeram a lei (para não lhes chamar outra coisa ...) queriam simplesmente que tudo quanto não fosse pistola tenha parte da sua traseira pintada. Há jogadores que pintam simplesmente o punho e os 5 cm no tapa-chamas e estão no seu direito, a lei não é inteiramente clara. Claro está, os mesmos que fizeram a lei estavam se borrifando se nem todas as armas têm coronha ou não e se existem assault rifles/SMGs/battle rifles/qualqueroutracoisacomprida que tenha menos de 60 cm de comprimento.

EDIT: E isso é uma FAMAS e uma Steyr AUG, não há nenhuma Tavor aí a não ser que estejas a referenciar outro post. :P

A lei distingue bem o que é uma arma curta de uma arma longa... nós, os tugas, é que gostamos de contornar isso e inventar, porque amigos, se a arma P90 ou outra das que muitos dizem ser curtas for parar à DAEX da PSP eles logo vos dirão como é.
Claro que há tribunais para resolver isso. mas valerá a pena, perder meses ou mesmo anos, e montes de dinheiro em custas, para no final às tantas o sr. dr Juiz decidir a favor da DAEX?

Prefiro não arriscar... aquilo é apenas uma arma de airsoft e nada que me seja indispensável para me meter comida na boca... issso sim é que vale a pena ir para tribunais lutar.

Mas que se evite de andar a criar discussão num post que se quer de informação.

STUNTMAN

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Setembro 13, 2010, 11:05:10 am
Excelente imagem STUNTMAN!

Aí está uma interpretação que eu concordo a 100% e como tal vou colocar no Nosso fórum local cá com os devidos créditos a quem o fez claro!  ;)
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

sims

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Setembro 13, 2010, 11:11:25 am
...só um pormenor Stuntman! Revê a pintura da Dragunov que tem o punho também pintado e não precisa !!

Ricardo-GK

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Setembro 13, 2010, 11:17:46 am
Só uma dúvida, na lei está :

Pintar 10 cms de cano ou 10 cms apartir do cano.

Pergunto isto porque existe as réplicas que não possuem os tais 10 cms de cano e dai ter que pintar o "corpo" da réplica....

Ricardo

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Setembro 13, 2010, 11:20:02 am
...só um pormenor Stuntman! Revê a pintura da Dragunov que tem o punho também pintado e não precisa !!

Pessoal, eu não tenho de rever  nada... EU apenas dei uma ideia e agora cada um que faça como achar melhor... o documento apenas serve de indicativo para quem quiser pintar e tiver duvidas. Este documento não é "lei" e não é para que se pense que é assim que se faz de forma obrigatória.
É apenas exemplificativo do que EU acho ser correcto a forma como pintar.

Volto a referir que estou contra a merda das pinturas e que acho uma aberração faze-lo, mas que enquanto cidadão de direito deste país EU acho que só cumprindo é que se tem moral para junto de quem faz leis as poder alterar.

STUNTMAN

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Setembro 13, 2010, 11:21:43 am
Só uma dúvida, na lei está :

Pintar 10 cms de cano ou 10 cms apartir do cano.

Pergunto isto porque existe as réplicas que não possuem os tais 10 cms de cano e dai ter que pintar o "corpo" da réplica....

Ricardo

Lê o documento da lei. Depois pensa como será para que a mesma fique visível quando empunhada. Acho que pelo bom senso se o cano for curto, nada como pintar o guarda mãos para que quando for empunhada se veja!

De qualquer maneira, nada como ler a lei vigente e fazer o que se acha melhor.

STUNTMAN

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Setembro 13, 2010, 11:36:12 am
Só para finalizar, uma coisinha.

Este documento como vos disse não sei se serve para o cumprimento da lei, uma vez que a DAEX da PSP sempre ignorou os pedidos que se fizeram para nos mostrar como0 se deve ou não pintar.
Este documento serve para terem uma ideia da forma que ACHO estar correcta a pintura lendo a lei em Diário de Republica.

Isto até pode ser ignorado na DAEX da PSP e eles obrigarem a outra pintura, uma vez que sendo eles a entidade fiscalizadora tem esse poder.

Este documento serve mais para evitar confusões caso sejam interpelados por agentes de autoridade. Eles podem caso a caso considerar que à luz da lei a pintura está correcta e mandam seguir sem problemas alguns (casos que se tem passado) evitando que a arma seja apreendida e mandada para a DAEX da PSP.

Espero que finalmente percebam a ideia do desenho.

STUNTMAN

Ricardo-GK

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Setembro 13, 2010, 11:43:36 am
"10 cm ao longo do término da arma" ou seja, deve ser pintado o corpo da arma caso não tenha os tais 10cm de cano...

Sneakiest

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Setembro 13, 2010, 12:27:00 pm
Lamento mas a lei nao e clara. Bem antes pelo contrario, e tao confusa e mal redactada que o resultado e ainda hoje surgirem diariamente questoes sobre como pintar o que e ate aonde. As definicoes das pecas a pintar sao vagas e incompletas. O que se pode e ter algum senso comum e perceber o que queriam com a lei, nao me digas e que a lei e clara porque basta ver a gigante confusao que dai veio quando a lei chegou as nosas maos.

Segundo a definicao da lei a p90 e uma arma curta. O cano e inferior a 30 cm (tanto o externo como o interno dado que esta bela lei nao define qual, tal era a preocupacao e o conhecimento da materia em questao de quem a redigiu), e o seu comprimento nao excede os 60 cm totais. Pela letra da lei nao ha duvida - e curta.

Agora pela obvia interpretacao por via de senso comum, percebe se o que queriam. Agora eu acetaria e so teria que aceitar a pintura de arma curta na devida arma. Se embirrassem, teriam uma conversa com advogados conhecidos meus dado que duvido que o estado invoque em sua defesa "ah e tal mas o que queriamos dizer era...". Para isso, existem as leis. Manhas a tuga e pintar a chapa de encosto quando ha uma coronha obvia.