ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Mostrem aqui os vossos Kits de Primeiros Socorros.

Stinger

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Os Pikuinhas
Responder #30 em: Junho 11, 2010, 22:28:49 pm
e que tal os entendidos da materia, darem ai umas ideias para a malta fazer uns kits???

tipo:

basico\individual

mediano\equipa

saudações

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #31 em: Junho 11, 2010, 23:11:46 pm
Não sou nenhum entendido nem nada que se pareça mas vou aqui dar a lista de material que acho que um kit de primeiros socorros deve ter, não irei por quantidades porque isso ja depende do propósito que cada um lhe quer dar.

- Pensos (diferentes formas e tamanhos)

- ligaduras de gaze pequenas/medias

- ligadura elastica (para entorses etc... em caso extremo dá para fazer um torniquete)

-  compressas de gaze esterelizadas

- adesivo

- pomada do género fenistil ou outra marca que sirva o mesmo proposito

- pequena tesoura

- Pinça e um alfinete de ama ( muito bom para tirar farpas que sao um verdadeiro pain in the a** )

- Betadine para desinfectar feridas

-  Soro fisiologico para lavar feridas

- Pensos para bolhas ( quem as tem com frequencia agradece o alivio que estas dão impedindo a fricção contra a meia/bota )

- luvas de exame ( nunca se sabe o que o outro pode ter e nunca e demais nos protegermos )

- toalhetes impregnados em alcool (bons para desinfectar as maos etc ... )

- ainda há quem leve alguns medicamentos como o benuron para aliviar as dores, brufen para a febre etc...

Pronto, isto é so alguma parafernalia, cada um é que sabe melhor que ninguem o que por no seu kit, pois os kits são mesmo para isso, para satisfazerem as nossas necessidadas. Não vale a pena irem atrochados de coisas para o "campo de batalha".

Cumprimentos

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "jogar contra IMORTAIS...só à calhauzada!!!"
    • Ver Perfil
    • Forum da equipa dos Mercenários do Matagal
  • Equipa: Mercenários do Matagal
Responder #32 em: Junho 11, 2010, 23:18:21 pm

O meu estojo contém:
Manta térmica
Tesoura (não se encontra na foto)
Pastilhas para puruficação de água
Complexo Salino-Hidratante
Ligadura Triangular (para imobilizar o braço no peito)
Ligadura elástica
Ligadura para queimaduras
Compressas esterlizadas
Pensos rápidos de vários tamanhos
Toalhetes anti-sépticos
Frasco de Soro fisiológico
Frasco de betadine
Luvas latex Adesivo
Pacotes de açúcar
"Mercenários do Matagal...A jogar tacticamente desde Nov08"
-Op. The Border 08-Op. Ground Zero 09-Op. Mundo Animal 09-Setember Storm III-Op. Xmas-Op. Rio Amarelo 3-Op. Manic Miner
 - Op. Vale Grande - Op. Sabre - Op. Varuna-Op. Caveira Dourada- Op. Hostile Ops 2 - Op. Vale Longo "O Regresso"-Op. Metal City Wars I
"I like smell the napalm in the morning"
"Pensa como os teus inimigos e levarás a vantagem - Clausewitz"
"É tudo táctica XPTO...até o ressonar"
"Eu sou a VOZ...A VOZ"
"Hunter, tu jogaste... até te jogaste para o chão, para a maca, para a ambulância..." by madcow

NOX

• Visitante
Responder #33 em: Junho 11, 2010, 23:33:55 pm

O meu estojo contém:
Manta térmica
Ligadura elástica
Compressas esterlizadas
Toalhetes anti-sépticos
Frasco de betadine
Luvas latex Adesivo
Pacotes de açúcar

Companheiro eu acho que sei de onde veio esse frasco de betadine lolol

Abraço

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "jogar contra IMORTAIS...só à calhauzada!!!"
    • Ver Perfil
    • Forum da equipa dos Mercenários do Matagal
  • Equipa: Mercenários do Matagal
Responder #34 em: Junho 11, 2010, 23:37:53 pm

O meu estojo contém:
Manta térmica
Ligadura elástica
Compressas esterlizadas
Toalhetes anti-sépticos
Frasco de betadine
Luvas latex Adesivo
Pacotes de açúcar

Companheiro eu acho que sei de onde veio esse frasco de betadine lolol

Abraço
Ya...pois sabes!!! ;D ;D ;D
"Mercenários do Matagal...A jogar tacticamente desde Nov08"
-Op. The Border 08-Op. Ground Zero 09-Op. Mundo Animal 09-Setember Storm III-Op. Xmas-Op. Rio Amarelo 3-Op. Manic Miner
 - Op. Vale Grande - Op. Sabre - Op. Varuna-Op. Caveira Dourada- Op. Hostile Ops 2 - Op. Vale Longo "O Regresso"-Op. Metal City Wars I
"I like smell the napalm in the morning"
"Pensa como os teus inimigos e levarás a vantagem - Clausewitz"
"É tudo táctica XPTO...até o ressonar"
"Eu sou a VOZ...A VOZ"
"Hunter, tu jogaste... até te jogaste para o chão, para a maca, para a ambulância..." by madcow

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #35 em: Junho 11, 2010, 23:59:38 pm
Vi agora os pacotes de açucar e lembrei-me de mencionar que há quem tenha os pacotes de açucar para quando existe alguem com falta de açucar no sangue, e há também que tenha saquetas de sal para colocar debaixo da lingua quando uma pessoa se encontra com a tensão baixa.

VjPaul

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #36 em: Junho 12, 2010, 12:12:24 pm
Atenção pessoal numa situação que o ferimento necessite de intervenção diferenciada, não usem betadine usem só soro fisiológico, pois o betadine pode tapar a ferida e por exemplo estar la uma pequena farpa, etc e assim dificulta o trabalho do médico, dai que nós(bombeiros) fomos proibidos de utilizar o betadine. Só quem tem autorização para o usar são médicos/enfermeiros. Já não contando com a parte em que a pessoa pode ser alérgica e não o saber, depois em vez de uma ferida temos também um choque alérgico.

Cumps
PGomes
C.A.S.A/S.A.A.T. - VNMF - Alentejo Litoral

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #37 em: Junho 12, 2010, 12:20:45 pm
Sim, quando tem corpos alojados e diferente, mas o betadine e igualmente bom para desinfectar o redor da ferida. :)

NOX

• Visitante
Responder #38 em: Junho 13, 2010, 18:45:49 pm
Atenção pessoal numa situação que o ferimento necessite de intervenção diferenciada, não usem betadine usem só soro fisiológico, pois o betadine pode tapar a ferida e por exemplo estar la uma pequena farpa, etc e assim dificulta o trabalho do médico, dai que nós(bombeiros) fomos proibidos de utilizar o betadine. Só quem tem autorização para o usar são médicos/enfermeiros. Já não contando com a parte em que a pessoa pode ser alérgica e não o saber, depois em vez de uma ferida temos também um choque alérgico.

Cumps
PGomes

Sou bombeiro há 13 anos, e tripulante de ambulância de socorro há 7 anos e técnico do inem há 5 anos e é a primeira vez na minha vida que ouço, neste caso leio, que só os médicos e enfermeiros é que podem usar betadine !!!

Eu toda a vida o usei, faz parte de carga de uma ambulância de emergência e nós técnicos do inem usamos o betadine e nunca ninguém me disse que os bombeiros estão proibidos de o usarem.

Era bom saber quem o disse e saber se isso esta escrito e onde...

O uso do betadine esta indicado para certas e determinadas situações e contra indicado para outras como é óbvio mas aqui estamos a falar no contexto de ligeiras feridas logo não vejo qual será o problema de usar excepto a questão alérgica, mas tendo em conta o tamanho da ferida (pequena) logo o uso de betadine (pequena quantidade) a reacção será mínima.

Tendo em conta que aqui o pessoal maioritariamente não tem, infelizmente, formação adequada, qualquer coisa que seja fora do dito pequeno é sempre pedido apoio de entidades e essas já tem a devida formação.

Ou deviam... digo eu, com os nervos... mas esta guerra já é outra  ::)

Cumprimentos
Nelson
« Última modificação: Junho 13, 2010, 18:49:35 pm por NOX »

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #39 em: Junho 13, 2010, 18:54:23 pm
Por acaso este verão tenciono tirar um curso de primeiros socorros na cruz vermelha, just in case...

VjPaul

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #40 em: Junho 13, 2010, 21:36:19 pm
Betadine faz parte da carga da ambulância? Só se ai na tua zona, aqui já fez parte, mas depois foi alterado, dai que o nosso inem não tem betadine, a vmer com que trabalho também não tem betadine nem nunca vi a usarem. Quando tirei o curso de nadador-salvador também me disseram o mesmo, inclusive no manual está lá explicito que é proibido apesar de usarmos a mesma.
E sim, para aqui o uso que lhe é dado as questões de objectos empalados é mínimo, mas nunca impossível

NOX

• Visitante
Responder #41 em: Junho 14, 2010, 00:05:55 am
Betadine faz parte da carga da ambulância? Só se ai na tua zona, aqui já fez parte, mas depois foi alterado, dai que o nosso inem não tem betadine, a vmer com que trabalho também não tem betadine nem nunca vi a usarem. Quando tirei o curso de nadador-salvador também me disseram o mesmo, inclusive no manual está lá explicito que é proibido apesar de usarmos a mesma.
E sim, para aqui o uso que lhe é dado as questões de objectos empalados é mínimo, mas nunca impossível

Não é na minha zona, o inem usa betadine, eu tenho que fazer uma check list todos os turnos quando entro, revejo todas as quantidades de todos os componentes de toda a carga da ambulancia e respectivos sacos, o de 1ª Abordagem (avaliação/reanimação) e o de trauma, como nas gavetas de reserva e garanto-te a ti que no inem usa-se betadine de 10ml e 100ml.

E estou a falar das ambulâncias em que trabalho que são as SBV - Suporte Básico de Vida de Lisboa, SIV - Suporte imediato de vida de Moura,  RN - Ambulância de recém nascidos de alto risco sul que está em Lisboa que é um subsistema do inem com a Maternidade Alfredo da Costa e na nova SavPed - Suporte Avançado de Vida Pediátrico que é também um subsistema neste caso com o Hospital de Santa Maria, e por vezes ainda faço helitransportes de recém nascidos e eles tem nos sacos da carga do helicóptero de Lisboa e também nas Ambulâncias 4x4 que são usadas nos eventos como por exemplo no rally de portugal, ou transiberico ou até mesmo as bajas.

E até te digo mais o betadine ali do camarada Hunter00 saiu directamente da ambulância de recém nascidos que que eu gentilmente lhe cedi e depois tratei de repor dos que eu tinha no meu saco no carro particular, não vão meter-me já a mexer pro desemprego  :D

Como te disse o betadine tem as suas indicações e contra-indicações e como tudo tem que se ter formação para o utilizar, o que não falta ai é gente a meter betadine em feridas abrasivas de alcatrão que são puras queimaduras e os bonecos dão pulos de meia noite, e quem tem a formação adequada sabe bem que numa queimadura não se aplica betadine.

Se quiseres manda-me o teu email que tenho todo o gosto em te enviar a folha de carga das ambulâncias SBV que usamos em Lisboa e assim e se és de Sines o inem a que te referes deve ser dos novos entregues há pouco tempo, ficas já com a carga correcta para esse encarroçamento.

Cumprimentos
Nelson

VjPaul

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #42 em: Junho 14, 2010, 00:20:08 am
Sim sou de Sines =D
vamos acabar a conversa aqui neste topico pois isso são outros 5paus que ai num jogo logo trocamos dois dedos de conversa sobre o nosso hobbie/trabalho ;) enquanto bebemos um suminho de cevada :D

Cumps

NOX

• Visitante
Responder #43 em: Junho 14, 2010, 00:21:09 am
Ja agora um exerto do manual de TAS do INEM e assim para quem não sabe fica ja a saber como se faz.

INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA – DSM / DFEM
MANUAL DE TRIPULANTE DE AMBULÂNCIA DE SOCORRO 307

CAPÍTULO 37
TRAUMATISMOS VASCULARES E CONTROLE DE HEMORRAGIAS

4. RESUMO DA ACTUAÇÃO PERANTE FERIDAS

Uma vez na presença de uma ferida aberta existem duas preocupações fundamentais, o controle da hemorragia e
a prevenção da infecção.

O controle da hemorragia é feito através dos métodos de controle de hemorragias respeitando as suas indicações e
contra-indicações.

O controle da infecção faz-se recorrendo ao manuseio asséptico da ferida e á sua protecção contra a entrada de
microorganismos.

Assim, ao abordarmos uma vítima com ferida devemos:

1º Lavar as mãos previamente.

2º Utilizar sempre material esterilizado.

3º Respeitar os princípios de não contaminação durante o manuseio do material.

4º Seguir o princípio: limpeza, desinfecção e penso.

LIMPEZA: a limpeza faz-se mediante a utilização de soro fisiológico com o qual se lava
abundantemente a ferida de modo a remover o máximo de sujidade possível.

DESINFECÇÃO: é conseguida pela aplicação de um desinfectante dos quais o mais comum é a
iodopovidona (Betadine®). A aplicação de qualquer desinfectante deve ser antecedida pelo
desperdício de uma pequena porção, para assim remover os microorganismos eventualmente
alojados no gargalo do recipiente.

PENSO: o penso é uma protecção estéril para cobrir uma ferida cujas funções são ajudar a controlar
a hemorragia, proteger a ferida de mais traumatismos, evitar a entrada de microorganismos na
ferida. Um penso não é mais que a aplicação sobre a ferida de compressas esterilizadas, podendo
aquela que está em contacto directo com a ferida ser ou não embebida em desinfectante. Os pensos
serão fixos no local por meio de adesivo ou ligaduras, razão pela qual os pensos não devem ser
confundidos com ligaduras.

As ligaduras utilizam-se como meio de sustentação ou compressão.
Podem servir para imobilizar ou suster partes do corpo, manter pensos no
local, segurar talas, ou para efectuar compressão.

Os tipos de ligaduras que vulgarmente se usam, são as ligaduras de pano,
que podem ou não ser elásticas dependendo do objectivo da sua aplicação.

Devem ser aplicadas sempre da parte distal (mais distante da lesão) para a proximal (próxima da lesão) e salvo casos
especiais, suficientemente apertadas para controlar a hemorragia e manter os
pensos no seu lugar, mas de modo a que não impeçam a circulação.

Desculpem o tamanho mas ficam a saber como se faz mas volto a frisar que sempre que seja uma ferida/lesão que vos parece mais do que pequena devem contactar as entidades de socorro tanto pelo 112 como os bombeiros se tiverem ali bem próximos.

NOX

• Visitante
Responder #44 em: Junho 14, 2010, 00:24:05 am
Sim sou de Sines =D
vamos acabar a conversa aqui neste topico pois isso são outros 5paus que ai num jogo logo trocamos dois dedos de conversa sobre o nosso hobbie/trabalho ;) enquanto bebemos um suminho de cevada :D

Cumps

Na boa, venha de la esse jogo e esse suminho que a malta tanto gosta  :D

Volto a frisar se quiseres as cenas diz qualquer coisa que eu arranjo-te na boa.

Cumprimentos
Nelson