ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Mostrem aqui os vossos Kits de Primeiros Socorros.

besmp5

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • ..:: K0NH3C1M3N70 3 P0D3R ::..
    • Ver Perfil
    • BNO Airsoft Team - Site Oficial
  • Equipa: BNO - Airsoft Team
Responder #45 em: Junho 14, 2010, 20:53:03 pm
Acho que agora tambem ha umas compressas 10x10cm impregnadas em betadine, mas mais uma vez tambem nunca as vi a venda.

Sim há, o nome comercial é Inadine mas são usadas em meio hospitalar e têm de ser manuseadas com técnica asséptica. Não são aconselhadas para o uso pré-hospitalar nem devem ser aplicadas por quem não tenha conhecimento para tal.

Já me ri com umas coisas que li aqui... Muita coisa correcta e muita barbaridade. Mas não vamos entrar por ai...

Utilizem preferencialmente cloreto de sodio 0,9% para limpeza das feridas/olhos. Não andem com uma embalagem de 10ml na bolsa... andem pelo menos com uma de 100 e no carro tenham mais duas ou tres. Ocupam pouco espaço e permitem-vos fazer a irrigação eficaz de um olho ou de uma ferida profunda e/ou com corpos estranhos. Com apenas 10 ou 20 ml de soro, numa situação mais complicada não se safam.
2  embalagens de 10ml de iodopovidona (vulgar Betadine) são mais que suficientes porque se a ferida necessitar mais do que essa quantidade para ser desinfectada já deverá ter extensão suficiente para ser vista por um enfermeiro.
As embalagens de iodopovidona de 10 ml são as ideais porque depois de abertas é pra deitar fora e na próxima utilização abre-se uma nova. Dessa forma garantimos que o produto que vamos colocar está devidamente estéril. Já num frasco dos grandes isso não acontece. Em meio hospitalar, que se usa um frasco desses num instante não há problema(embora o ideal também sejam os frasquinhos de dose individual), mas como vocês não vão andar constantemente a desinfectar feridas mais vale gastar mais uns trocos e ter embalagens com porções mais pequenas.

Já o vi por ai, mas não custa reforçar, não se esqueçam do açúcar! um gesto tão simples como açúcar debaixo da língua e na parte interna das bochechas faz milagres na hipoglicemia.

Eu vi alguém que escreveu Sal debaixo da língua (?!?!? ) para a hipotensão... Provavelmente fe-lo com a melhor das intenções mas um conselho: Esqueçam!!! Hipotensão tem montes de causas e nenhuma delas reverte com sal debaixo da língua!
Abraço e bons jogos!

Bruno Moreira
(Tripulante de Ambulancia, Enfermeiro com TNCC, SAV, pós-graduação em Emergência e Catástrofe e afins... ;) )
« Última modificação: Junho 17, 2010, 15:02:40 pm por besmp5 »

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #46 em: Junho 15, 2010, 00:17:57 am
As compressas existe mesmo a marca Betadine :  http://www.betadine.pt/Portugal/Portugues/Public/Produtos/linha-amarela/Compressas/page.aspx/1426

E os pacotinhos de sal, fui eu que disse, a minha mãe trabalha no hospital e é o que os enfermeiros fazem quando os idosos estão com a tensão baixa.

besmp5

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #47 em: Junho 15, 2010, 21:04:57 pm
Por acaso da Betadine não conhecia estas compressas. Mas pelo que vi no link que enviaste é a mesma coisa, só muda mesmo a marca :)

Mas esquece la isso em relação ao sal. Alem de ser uma intervenção que se faz erradamente, tem mais desvantagens do que vantagens e garanto-te que as tensões não sobem por meteres sal debaixo da língua... Se quiseres uma explicação mais detalhada do porquê envia PM porque estar a explicar isso agora ia fugir muito do tópico. ;) Mas se há alguém que faz isso faz mal... ;)

Se num dos vossos jogos encontrarem alguém com hipotensão e eventualmente desmaiado (e sem suspeita de outro traumatismo), deitem-no de barriga para cima e elevem as pernas. Em apenas alguns segundos a vitima "acorda" e passado uns minutos já se sente melhor e já se pode levantar lentamente.
Se a vitima estiver hipotensa mas sem perda dos sentidos mandem-na agachar com a cabeça entre as pernas e ficar assim uns minutos e depois levantar lentamente.
 -- sinais e sintomas de hipotensão (já que, tirando os maluquinhos da emergência como eu ::), ninguém anda com o o "aparelho das tensões" no carro): tonturas, náuseas, palidez, fraqueza e eventualmente "estrelinhas" na visão.

Abraço e bons jogos

Master_of_flies

• Visitante
Responder #48 em: Junho 15, 2010, 21:24:18 pm
Por acaso da Betadine não conhecia estas compressas. Mas pelo que vi no link que enviaste é a mesma coisa, só muda mesmo a marca :)

Mas esquece la isso em relação ao sal. Alem de ser uma intervenção que se faz erradamente, tem mais desvantagens do que vantagens e garanto-te que as tensões não sobem por meteres sal debaixo da língua... -----> recomendo uma Maxmen, Playboy ou mesmo uma Gina nos casos mais serios...ai a tensão sobe de forma homeopatica :D

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #49 em: Junho 15, 2010, 21:42:28 pm
LOOL

besmp5

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #50 em: Junho 15, 2010, 22:08:50 pm
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D Não me tinha ocorrido essa hipótese, mas é capaz de ser bem eficaz!! :D
« Última modificação: Junho 15, 2010, 22:12:50 pm por besmp5 »

NOX

• Visitante
Responder #51 em: Junho 16, 2010, 22:54:24 pm
Estou de acordo com o camarada enfermeiro ali de cima em relação a tudo menos num ponto, inconsciente não se coloca de barriga para cima nunca por causa do relaxamento da língua que vai cair para trás e tapar completamente a entrada do ar e sufoca e se a vitima vomitar vai aspirar para os pulmões todo o conteúdo gástrico (vomito)...

Fazer essa elevação de membros inferiores sim mas tentando sempre manter a vitima de lado, sim eu sei que é difícil mas assim não deixam a língua cair para trás e tapar a passagem do ar na cavidade oral pelo relaxamento muscular durante a perda de conhecimento e muitas destas vitimas de alteração brusca de conhecimento vomitam na altura que vão ganhando mais consciência, isto da experiência que tenho de rua.

Se tiver consciente essa técnica do agachado com a cabeça entre as pernas funciona muito bem mas continuo a preferir deitar na mesma de barriga para cima e levantar as pernas e aqui sim costuma ser recuperação instantâneo e como está deitado se por algum motivo perder mesmo a consciência é só mesmo voltar de lado e fazer os procedimentos que referi acima.
« Última modificação: Junho 16, 2010, 23:03:35 pm por NOX »

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #52 em: Junho 16, 2010, 23:41:31 pm
Normalmente para a lingua e/ou fluidos nao sufocarem a vitima inconsciente, costuma-se levantar o queixo a vitima e inclinar a testa para trás, ou então colocar a vitima na posição lateral de segurança que penso ser o mais indicado.

NOX

• Visitante
Responder #53 em: Junho 17, 2010, 00:11:33 am
Normalmente para a lingua e/ou fluidos nao sufocarem a vitima inconsciente, costuma-se levantar o queixo a vitima e inclinar a testa para trás, ou então colocar a vitima na posição lateral de segurança que penso ser o mais indicado.

Inclinar testa para trás e queixo para cima não te safa do vomito apenas da queda da língua, o PLS resolve-te as duas mas está contra indicado em situações de trauma pois há movimento da cervical na técnica de elevares o queixo e a testa para trás, e no PLS há movimento de todo o corpo logo em trauma também não serve, nestes casos de trauma tem de se fazer sub-luxação da mandíbula o que é complicado para vos explicar aqui o melhor é mexer o mínimo possível e contactar o mais rápido possível o 112 e ali vos dão todas as indicações e só desligam a chamada quando vos mandarem.

Não havendo trauma é o que disse anteriormente ( deitar de lado levantar pernas...)mas atenção se tiverem necessidade de fazer alguma coisa destas o 112 tem obrigatoriamente de ser contactado, é preferível serem aconselhados e não ser preciso ir ao hospital (situação não trauma) do que não saberem e inventarem e depois podem prejudicar, nós portugueses temos a cultura do desenrasca e mesinhas á antiga que por vezes só prejudicam.

Exemplo: Queimaduras, a mesinha é colocar gordura tipo azeite ou manteiga ou seja gordura, ERRADO respondo-vos com uma pergunta, o que precisam para assar carne numa frigideira?

Carne, temperatura elevada e gordura certo, tudo o que temos nessa queimadura após a mesinha colocada...

Ah e o vinagre não pára convulsões e muito menos enfiarem colheres na boca pois vão provocar o vomito e depois a vitima vai se engasgar, se morder a língua vai ao hospital ser vista pelo enfermeiro com diz o companheiro ali de cima e é suturada por quem de direito e final da historia:D

Cumprimentos
Nelson
« Última modificação: Junho 17, 2010, 00:29:30 am por NOX »

Paraquedista

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Grupo de Operações Tácticas (Team Leader)
Responder #54 em: Junho 17, 2010, 00:22:43 am
Atenção que se fizerem a extensão do pescoço com elevação do queixo, verifiquem antes se as vias respiratórias estão desobstruídas. Mas como o Nox diz em caso de suspeita de trauma o melhor é logo o 112.

Shyft

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #55 em: Junho 17, 2010, 13:18:25 pm
Sim, nestes casos mais graves o 112 deve ser sempre contactado. Eles é que são os profissionais não nós. Nas queimaduras, o pior que se pode fazer é mesmo por gorduras, deve-se é lavar bem a superficie afectada durante cerca de 15/20 minutos, para que arrefeça e depois e colocar gaze não apertando muito. Se for de 2 ou 3 grau, não se deve rebentar as bolhas (quando se formam) e deve-se ir ao hospital.

besmp5

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #56 em: Junho 17, 2010, 14:33:22 pm
Estou de acordo com o camarada enfermeiro ali de cima em relação a tudo menos num ponto, inconsciente não se coloca de barriga para cima nunca por causa do relaxamento da língua que vai cair para trás e tapar completamente a entrada do ar e sufoca e se a vitima vomitar vai aspirar para os pulmões todo o conteúdo gástrico

Obrigado pela chamada de atenção colega! Foi esquecimento da minha parte não referir que se deve pelo menos colocar a cabeça de lado para evitar a obstrução da via aérea por queda da língua e alguém deve ficar a segurar a cabeça gentilmente nesta posição (até a vitima recuperar ou chegar ajuda mais especializada). Eu defendo que pessoas sem treino utilizem esta posição embora não seja a mais descrita nos livros.
Sem duvida alguma que o ideal é o PLS! Resolvem-se dois grandes problemas de uma só vez! O  inconveniente é que dificilmente uma pessoa sem treino vai colocar correctamente uma vitima inconsciente em lateral (especialmente se a vitima cai em ventral em terreno irregular). Se à possibilidade de vomito juntarmos a possibilidade de convulsão + posicionamento errado pode ser uma grande bronca para quem não tiver o mínimo de treino.
A verdade é que em dorsal com cabeça de lado e pernas elevadas, com melhor ou pior técnica (puxa daqui, roda dali  ;D ), toda a gente consegue pôr. Eu colocaria em PLS, o colega também colocaria em PLS porque o fazemos de olhos fechados e a fazer o pino. Mas infelizmente a maior parte das pessoas não faz ideia sequer o que isso significa e depois sob a situação de stress de ver um amigo estatelado no chão branco que nem uma parede sem saber o que fazer, quanto mais simples forem as intervenções melhor :-X
Mas estes problemas prendem-se com a mentalidade tuga, ensinam a tocar flauta na escola, mas não ensinam socorrismo que com gestos simples até uma criancinha pode salvar uma vida.. enfim...

Mais uma vez obrigado.

Quanto as queimaduras, para alem de seguirem o que o colega NOX disse, lembram-se dos soros de 100ml que vos falei à uns posts atrás?! Gastem todo o que tiverem em cima da queimadura e de certeza que ainda assim será pouco... Ah... e enquanto fazem isso, ponham alguém a ligar 112 ;)

Um desabafo: Se o 112 existe porque é que me teimam em chegar à urgência com casos graves em carros particulares?! ??? Por mais simples que vos pareça uma lesão, deixem trabalhar quem sabe!

Abraço, bons socorros e bons jogos ;)
« Última modificação: Junho 17, 2010, 14:44:47 pm por besmp5 »

Meira

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Irmaos de Armas
Responder #57 em: Julho 29, 2011, 10:39:27 am
Aqui vai o meu Kit Médico:
2 Garrafinhas Soro Fisiologico 10ml
2 Compressas
8 Pensos Rapidos de varios tamanhos
4 Alfinetes
1 Pinça
1 Pequeno Bisturi
1 Ligadura
1 Elastico
1 Pacote de Açucar
1 Rolo de Adesivo
1 Manta Termica

depois fica uma mala de primeiros socorros no carro composta por mais coisas... o mais utilizado é o spray "milagroso" para os meninos que andam com as botas desapertadas e torcem os pés =P

cumprimentos

Blacksad

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #58 em: Agosto 17, 2011, 17:12:52 pm
Boas

Possuo 2 kits, um para andar no colete e estar sempre à mão (ou noutras ocasiões fora do airsoft), o segundo para estar um bocadinho menos à mão (no carro, por exemplo, próximo do local por onde vou andar).
Quanto à constituição

Kit 1:
 - Kit "First aid basic", da Tatonka com
   - Ligadura esterilizada
   - Compressa esterilizada 10x10cm
   - Ligadura de gaze elástica 4m
   - Pensos rápidos (6)
 - Manta térmica
 - Compressa hemo-estática

Este kit está colocado dentro de um saco de plástico por forma a ficar isolado de alguma água ou humidade, uma vez que anda comigo não só em airsoft como em caminhadas ou outras actividades, e colocado numa bolsa identificada.

Kit 2:
 - Compressas de gaze esterilizada 7,5x7,5cm (5)
 - Compressas de gaze esterilizada 5x8,5cm (2)
 - Compressas oculares (2)
 - Compressas hemo-estáticas (2)
 - Ligaduras de gaze 7,5cmx2,5m (5)
 - Ligaduras de gaze 5cmx2,5m (5)
 - Ligadura 10cmx4,5m
 - Ligadura 6cmx4m
 - Ligadura7cmx5m
 - Ligaduras triangulares (2)
 - Pensos rápidos 10cm (3)
 - Pensos rápidos (3)
 - Toalhetes de álcool (2)
 - Saco de gelo instantâneo
 - Tintura de iodo (30ml)
 - Soro fisiológico (60ml)
 - Adesivo
 - Tesoura
 - Pinça
 - Seringa (sem agulha, para lavagem de feridas)
 - Alfinetes de Ama (4)
 - Cotonetes
 - Luvas
 - Máscara bucal para reanimação
 - Toalhetes de limpeza

Este kit é obviamente mais volumoso, mas mantendo a sua portabilidade (por forma a ser facilmente transportado até ao local de um sinistro, ou mesmo em jogo ou outras actividades)

Normalmente ando também com uma caneta de acetato vermelha - útil para identificar na vítima qual o problema e qual a resolução tomada.

Cumprimentos

« Última modificação: Agosto 17, 2011, 17:54:02 pm por Blacksad »
Blacksad - Miguel Dias Pinheiro
migueldpinheiro@hotmail.com
967909457