ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Médicos "encurralados"

nelson

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
em: Junho 29, 2010, 00:20:34 am
Boas amigos

Venho lançar esta discusão visto que nos ultimos jogos com médicos a que eu fui ter surgido este "problema".

Bem indo directo ao assunto

Jogos com médicos em que o médico que é morto e se cura a si mesmo tendo para isso colocar a tradicional ligadura, ou outra qualquer porcaria que o identifique como Salvo e esperar no local onde morreu X minutos (tendo por exemplo na OP manic miner) O jogador adversário, pode ou não na vossa opinião montar guarda ao médico acampado á sua beira para que este assim que volte a vida seja imediatamente eliminado, ou nem se quer dar hipótese do médico voltar a vida ficando a escasos metros do médico com arma apontada??

Isto aconteceu-me sendo médico; morri, meti a ligadura e esperei o tempo obrigatório mas não voltei ao jogo porque a 5metros de mim estava um jogador adversário com arma apontada a mim, dei-me como morto definitivamente e voltei á base...

Falei com vários jogadores sobre esta estratégia de jogo e a opinião era unanime no grupo de jogadores a qual abordei a questão; todos estavam de acordo que era uma jogada estratégica legitima, e sem qualquer "imoralidade airsoftiana" a equipa a qual o médico pertence é que deve defender o médico desta situação para que ele volte a vida.

Eu não concordo! seria como acampar no respaw e abater adversários logo a saida para que nunca entrem no jogo o que não me parece nada certo... Gostaria de aber mais opiniões.

Kaiser

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Got yourself a Gun ?
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Junho 29, 2010, 00:39:56 am
Não é uma situação imoral a meu ver... o médico é um elemento precioso logo tem de ser defendido e resgatado.

Também tomaste a decisão correcta...

AIRSOFT GOD

Eu quero saber quem é o TÓ DA JUNTA!

WidowMaker

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Spetsnaz-Açores
  • Equipa: http://spetsnazores.wordpress.com/
Responder #2 em: Junho 29, 2010, 01:35:26 am
Isso seria resolvido com uma regra muito simples, knife-kill.

Ficavas definitivamente eliminado.

Na situação descrita eu julgo que seria muito pior a situação inversa, ou seja, um médico esperar que o jogador que estivesse a 5m virasse a arma para o outro lado para voltar à vida sem qualquer aviso e conseguir uma eliminação cobarde. É como aqueles jogadores que estão de pé completamente visíveis com um médico a toca-los nas costas que escolhem a altura que te enfiam um tiro nas costas para voltar ao jogo.

Se não tens hipóteses de ser resgatado e estás cercado para quê te dares ao trabalho de fazeres ali respawn?

O que podia haver para resolver isso era o adversário nessa situação te dizer "pum pum" vai fazer respawn que já te foste. Outra regra que resolvia isso era o limite de tempo para um respawn por médico, após o qual a pessoa estava eliminada.
Antes morrer livres que em paz sujeitos

nelson

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Junho 29, 2010, 01:52:05 am
Eu pessoalmente acho que se deveria dar espaço para o médico voltar a vida da mesma maneira que não se acampa á saida dos hospitais para matar jogadores... mas pelos vistos sou o unico com essa ideia ;D ;D

Shimodu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Junho 29, 2010, 07:56:36 am
 O meu ponto de vista é este.....não ganha o jogo quem mata mais.
--WARLORD--WARLORD II--WARLORD III---T09--OP.MUNDO ANIMAL--SETEMBER STORM III--OP. DAVINCI-CAIMÃO 3--
PANDORA--OP.SABRE--HO2--HO3--HO4--OM12--OM13--METAL CITY WARS--COMMANDERS 12--[AW_Mouse 3.0][TF239][Wipe Out Series '12][OP. ValeLongo3][Convoy]C.CABEÇAS1--C.CABEÇAS2--Op.Rescue--Revenge 13--SERE--Op.BackFire--Op.EagleStrike--The Complex--WAW Ep.1

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #5 em: Junho 29, 2010, 08:48:17 am
Imoral não digo... digo mais... falta de saber jogar um bom airsoft.
Eh pá, qual o intuito? Acho que os jogadores que fazem isso não se metem na pele dos outros, porque se o fizessem, veriam como era estúpido a atitude.
É tal e qual como dizes Nelson, ficar em frente ao Respawn à espera que saiam os eliminados para de imediato os eliminar outra vez... simplesmente ridículo.

Há que saber jogar... o médico está eliminado... eh pá, siga o jogo e vamos procurar outros jogadores... agora ficar à espera e a curta distância... sem palavras...

Mas isto sou eu, que felizmente como todos temos opiniões para dar.

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

zawox

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Herrar è umano!!
    • Ver Perfil
    • Forum GEO
  • Equipa: G.E.O.
Responder #6 em: Junho 29, 2010, 09:32:04 am
Nunca concordei com uma coisa, nunca me pronunciando acerca disso nos jogos, mas agora que a questão foi levantada....

Porque é que um médico se cura a si próprio? É só enfiar uma injecção de morfina e siga? Tá como novo?
Um médico só se cura em arranhões e ferimentos não letais e só possível dentro de certas circunstâncias, dependendo do tipo e localização do ferimento, mas como no airsoft não existem tiros de raspão ou "bb's não letais" e, se todos os tiros que acertam contam como "incapacitantes", então porque é que um médico se cura a ele próprio?
A meu ver esta situação levantada pelo Nelson é de fácil resolução. Um médico só se cura com outro médico. Se não, siga pó respawn e abastecer de ligaduras. Torna o jogo mais justo para quem mata o médico, ao mesmo tempo que torna o médico num elemento a proteger a todo o custo.
Há que penalizar um equipa que não protege o médico, ainda por cima de o deixar sozinho 5 minutos, sabendo que está ali um fulano à espera que a vaca tussa. E para mais, se ele matou o médico, deve ter morto também a equipa que o protegia.
Se a situação é correcta num jogo de airsoft? Provavelmente não, porque chateia e aborrece um gajo, e afinal estamos ali para nos divertir e passar um dia na descontra. Mas numa situação daquelas nem era preciso esperar 5 minutos para se aperceber que o outro não "desgruda" dali. O médico morreu e tá sozinho. Quer fazer respawn sozinho para quê? Morrer outra vez? Mesmo que não seja logo ali não faz sentido. Faz tanto sentido um médico sozinho, como um Sniper num CQB só de quartos e salas. Era ir logo para o respwn e a tempo de voltar a entrar com os elementos que tinham acabado de ser mortos.

Ficam ai os meus 2 cêntimos...

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Junho 29, 2010, 09:48:12 am
Complicar quando não há necessidade!

Se nas regras tiver que os jogadores podem ser recuperados pelo médico mas este se eliminado tem obrigatoriamente de voltar ao respawn para puder regressar ao jogo evita logo esse tipo de situação, até porque e já descreveram aqui pode haver situações em que tem desvantagem mas também que tem vantagem e podem ser injustas para ambos os lados.

Se o médico é importante então a equipa o deve proteger se não conseguem levam a penalização de ficar sem ele até que regresse do respawn.

Acho que nesta como em outras regras quanto mais simples e objectivas forem as regras melhor será para toda a gente que joga.
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

eletrodo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Junho 29, 2010, 09:52:48 am
Isso seria resolvido com uma regra muito simples, knife-kill.

Ficavas definitivamente eliminado.

Na situação descrita eu julgo que seria muito pior a situação inversa, ou seja, um médico esperar que o jogador que estivesse a 5m virasse a arma para o outro lado para voltar à vida sem qualquer aviso e conseguir uma eliminação cobarde. É como aqueles jogadores que estão de pé completamente visíveis com um médico a toca-los nas costas que escolhem a altura que te enfiam um tiro nas costas para voltar ao jogo.

Se não tens hipóteses de ser resgatado e estás cercado para quê te dares ao trabalho de fazeres ali respawn?

O que podia haver para resolver isso era o adversário nessa situação te dizer "pum pum" vai fazer respawn que já te foste. Outra regra que resolvia isso era o limite de tempo para um respawn por médico, após o qual a pessoa estava eliminada.

Concorde plenamente com esta opinião.

Se essa situação que falas, se passou junto ao checkpoint, fui eu quem te montou guardar.
É de salientar que todo o espaço à tua volta já estava controlado pela nossa facção, Estavas a espera que virasse as costas para mandares bagadas para todos que ali estivessem. É como digo, perante a regra do médico auto corar-se, acho uma atitude justa montar guarda ao médico, ou querias levantar-te com a fita vermelha na cabeça a disparar para tudo e todos?
Agora a questão de poder chegar ao pé do médico e poder eliminado com uma faca, já é uma boa solução para preencher essa lacuna.
WHITE FOX Bragança

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #9 em: Junho 29, 2010, 10:06:15 am
Electrodo, se estava tudo controlado em redor pela tua facção, que hipóteses tinha um tipo contra uma inteira facção? Vê agora se fosse o respawn... se tivesses sozinho, gostarias que tivessem X jogadores perto de ti para te dar logo uma bagada sem tu teres hipótese de poder jogar?
Teria sido mais justo, teres dado de frosques dali e montar emboscada mais longe, dissimulado, dando assim hipóteses a um único jogador.

Seria também correcto, o médico que se auto-cure, numa situação destas sair da zona e ir jogar noutra parte do terreno...existe que me lembre uma coisa chamada fair-play, honra e respeito, logo se temos palavra de honra, saímos da zona e não incomodamos quem está no local a fazer o seu jogo, logo não haveria problema de levar bagada pelas costas. Saibam ler o jogo vosso e dos outros e tenham bom senso e respeito uns pelos outros.

De qualquer maneira, eexistem maneiras de controlar isso do médico se auto-curar:

Médico que se auto-cure perde durante meia hora o poder de curar seja quem for.
Médico que se auto-cure perde todas as braçadeiras e tem de ir reabastecer.
Médico que se auto-cure tem de regressar à base.

Cabe ás organizações explicarem tudo muito certinho aos jogadores para que não fiquem dúvidas e que se consiga jogar bom airsoft para todos, não só para uns!

STUNTMAN

« Última modificação: Junho 29, 2010, 10:08:54 am por STUNTMAN »
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

eletrodo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Junho 29, 2010, 12:00:53 pm
Electrodo, se estava tudo controlado em redor pela tua facção, que hipóteses tinha um tipo contra uma inteira facção? Vê agora se fosse o respawn... se tivesses sozinho, gostarias que tivessem X jogadores perto de ti para te dar logo uma bagada sem tu teres hipótese de poder jogar?
Teria sido mais justo, teres dado de frosques dali e montar emboscada mais longe, dissimulado, dando assim hipóteses a um único jogador.

No caso em concreto que estamos aqui a falar, não foi nada de mais nem nada de anti fairplay. Simplesmente fiquei a ver atitude do médico ferido, que manhosamente se deixou ficar deitado no chão quando os seus colegas estavam a retirar-se para o respawn, aguardei uns instantes e depois perguntei-lhe se iria ficar aí ou se iria para o repawn. Ele riu-se porque fui a único que reparou que ele era médico e deslocou-se ao respawn mais próximo.

Agora criar defesas na frente dos respawn e atitudes desse género que criem situações de anti-jogo claro que sou contra.

WHITE FOX Bragança

Stinger

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Os Pikuinhas
Responder #11 em: Junho 29, 2010, 20:32:54 pm
épa...

consigo perceber os 2 lados da questão... mas não consigo deixar de achar que o zawox tem razão.

o médico não se devia auto-curar... obriga toda a equipa a pensar em proteger o médico.

saudações

WidowMaker

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Spetsnaz-Açores
  • Equipa: http://spetsnazores.wordpress.com/
Responder #12 em: Junho 29, 2010, 20:52:28 pm
Deixar um jogador que pode voltar à vida nas costas de uma facção é como um marine americano virar costas a um taliban ferido... mau resultado.

Mesmo que o médico esteja sozinho contra a facção inimiga ele pode num golpe de sorte e oportunidade eliminar um vip ou um comandante o que tem potencial para criar uma situação negativa que estraga o jogo.

O que se faz a um jogador que tem o poder de voltar à vida... Corta-se a cabeça? Deixa-se que ele escolha uma outra posição vantajosa para entrar em campo? Ou lhe dizemos que já não pode fazer respawn porque levou um knifekill?

Comparar um médico a se curar com o atacar o local de respawn do adversário não é uma comparação justa. Nunca esquecer o sistema KISS!

Antes morrer livres que em paz sujeitos

Malina

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: G.O.T.
Responder #13 em: Junho 30, 2010, 15:35:07 pm
Desculpem lá, mas se eu tiver com a minha equipa num lugar a controlar essa zona, vou deixar um médico morto sozinho e virar-lhe a cara para me matar pelas costas?!
É fácil falar, mas se eu muitas vezes guardo mortos para evitar serem resgatados (e isto é legítimo), porque é que vou deixar um médico eliminar-me, virando-lhe as costas? E é ilegitimo?
Se eu estou a guardar aquela posição ,vou colocar-me em risco?
Não é anti fair-play, é não colocar-me em risco.
É diferente acampar em frente a um respawn de evitar que alguém nos mate pelas costas num local de conflito. Normalmente os respawns são longe de conflitos. Portanto nem há comparação.

Nesse caso ou alguém vai ajudar o médico que se quer curar a si próprio, ou então azar o dele. Se os jogadores normais muitas vezes não conseguem ser curados porque o inimigo anda lá perto, se não o forem ajudar ele tem que voltar ao respawn, o mesmo acontece com o médico.
Se se quer curar a si mesmo e está rodeado de inimigos, cabe à sua equipa ir ajudá-lo.

A mim já me aconteceu não conseguir ser curada por estar rodeada de inimigos. Peguei-me em mim e fui para o respawn, ora essa!

Na minha opinião o médico nem se deve auto-curar. É logo a primeira. Ou tem que ser outro médico a curá-lo, ou então vai para o respawn. Ou no máximo do máximo, como já aconteceu, ser curado por alguém da equipa mas tem que ficar mais tempo ao pé dele.
Shemag 08 / Op. Urgent Sword / Cota 347 / Ground Zero II / Rangers 2010 AKA "Ignorados 2010" / Op. Circulo de Bagdad II

rockman

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Junho 30, 2010, 17:09:57 pm
Isto é muito complicado para mim. Com tantas auto curas, movimentações, bbs do inferno, etc, acho que me perdi.

"Better to be judged by twelve than carried by six"

Feckin Nails.
FUCK HOPE
AIRSOFRE FOR THE WIN