ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Projecto de Reenactment do Vietnam!...

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
em: Julho 17, 2011, 13:09:34 pm
Boas malta!

Venho aqui expor o que tenho estado a trabalhar nas últimas semanas, para ficarem com uma ideia do que vem aí dentro em breve bem como para tirar algumas dúvidas, ouvir opiniões e colher sugestões de forma a que o produto final seja o mais fidedigno e completo que a carteira e a paciência permitam.

Para já deixo-vos com algumas das centenas de fotos consultadas da altura que servem de base e inspiração para o que estou a fazer:

Aqui podemos ver o uso do tiger stripes, arma XM177E2, lenço, relógio, disposição das bolsas, granada de fumo e aspecto geral, bem como o tipo de alça usada na arma.

Um olhar mais de perto do kit M1956, da XM177E2 e relógio.
(Por qualquer razão este tipo só me lembra o Al Pacino...)

Nesta foto o que me importou verificar foi o cinto usado para segurar as calças, foi a partir daqui que investiguei um pouco e acabei comprando o cinto que vou usar no boneco.

Estes estão na "galhofa" mas a foto é boa para verificar alguns pormenores do gear usado pelos mesmos, dando algum suporte e ideias para a forma de colocar o equipamento  depois no boneco final.

Claro que isto é só uma "fracção" de tudo o que consultei, bem como não coloco aqui as inúmeras ilustrações de equipamentos, textos consultados, entre outros…
« Última modificação: Julho 25, 2011, 12:14:32 pm por Azorean »
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Julho 17, 2011, 13:11:28 pm
Aqui fica a lista do equipamento que pensei para o boneco:

BDU TIGER STRIPES VN   
BOONIE TIGER STRIPES   
COLDRE PELE VN S&W   
BOLSA MÉDICA M1956   
SUSPENSÓRIOS M1956   
CINTURÃO M1956   
BOLSAS MAG TRIPLA M1956   
BUTTPACK M1956   
CANTIL M1956
BOTAS US JUNGLE VIETNAM   
GRANADA MK18 FUMO   
TOALHA/LENÇO OD   
S&W M29 REVOLVER   
G&P XM177E2   
BÚSSOLA + ISQUEIRO    
RELÓGIO WESTCLOX    
CINTO CALÇAS ESTILO 1956   
LANTERNA EM L OD GRANDE   
MAGS MIDCAPS VN

Agora dado o que coloquei em cima, se alguém entendido na matéria possa dar uma mãozinha/opinião, estejam à vontade pois é bem vindo!

Posso informar de que bem para cima de 80% de todo o material está já adquirido, estando já a tratar dos restantes 20%…
« Última modificação: Julho 23, 2011, 13:52:30 pm por Azorean »

Aires

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Julho 17, 2011, 15:37:07 pm
Boas

Talvez isto te possa ajudar em alguma coisa

http://www.modernforces.com/index.htm

Abraços

ICE

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Equipa: G.E.O - Grupo Especial de Operações
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Julho 17, 2011, 23:46:36 pm
Fico esperando essas fotos  8) e feliz por saber que vai haver mais um MACVSOG nos jogos Vietnam... penas estar na ilhas  :P
Walking in the jungle since 1998...

Keep Low. Move Fast. Kill First. Die Last. One Shot. One Kill. No Luck. Pure Skill

blooder11181

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • missing in action
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Julho 17, 2011, 23:59:27 pm
M-16 Commando(HD)
m16 commando

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Julho 18, 2011, 00:04:23 am
Fico esperando essas fotos  8) e feliz por saber que vai haver mais um MACVSOG nos jogos Vietnam... penas estar na ilhas  :P

Pois eu mandei vir material de uma altura mais avançada do conflito do Vietnam e depois apostei em ir para algo mais perto do início ficando com surplus dessa forma ao qual vou dar bom uso e assim fico com um "parceiro" para tirar as fotos que quero de apresentação do boneco quando o mesmo estiver pronto a ser mostrado.

No que toca a estar nos Açores, a seu tempo, mais cedo do que tarde (espero) decerto aparecei por essas bandas para trocar bagadas em algum Evento que seja realizado, tudo depende da disponibilidade de tempo e fundos para tal.
« Última modificação: Julho 23, 2011, 13:49:27 pm por Azorean »

Autopilot

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Julho 21, 2011, 13:49:55 pm
Olá Azorean,

Não sei quais as tuas fontes, mas toma atenção a algumas dicas que te vou dar.
A principal característica dos SOG, e que por vezes parece passar ao lado da maioria das reconstituições, é o facto de se tratarem de operações não convencionais: o que quer isto dizer? Quer dizer basicamente que se algum fosse capturado, morto, etc.. o governo norte-americano negaria qualquer envolvimento/conhecimento das suas acções.
Há que ter muito cuidado quando se observam fotos, muitas fotografias são chamadas de "fotografias de retaguarda" e não se constituem como um documento muito fiável do que realmente se passava em campo; os LRRP por exemplo, serviam de óptimos modelos para fotografias de propaganda, as revistas chegavam, pediam-lhes para se equiparem assim e assado, e vai de tirar umas fotos no quintal ao lado. Ao nível de equipamento as coisas podiam ser ligeiramente adulteradas para dar uma imagem mais "operacional", ou com outros objectivos conforme se pretendia direccionar a opinião do leitor. (O mesmo cuidado é preciso por vezes com a literatura especifica, os americanos adoram empolar os factos em prol do seu exacerbado patriotismo).
Se quiseres fazer um SOG como deve de ser, o mais conveniente é dispensar equipamento americano, sobretudo aquele bem marcado com as letras US (a questão da omissão perante o governo americano). Uma boa dica é procurares equipamento dito "CISO" (Counterinsurgency Support Office), departamento encarregue de equipar forças especiais, e com a característica de evitar precisamente a distribuição de equipamento associado às forças norte-americanas (fabricavam os "indigenous rucksacks" (CIDG); uniformes tiger; black pijamas; etc.. )) aqui te junto uma foto de um bom exemplo de SOG:

Boa sorte (e atenção que muitas das fotos que colocaste no primeiro tópico, não são SOG).

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Julho 21, 2011, 13:57:47 pm
Obrigado pelas dicas!

Sim ando a ler documentação da época bem como os diversos teatros de operações, cenários e funções que aos SOG eram atribuídas. Eu estou mais virado para os "conselheiros" e operações de contra insurgência dentro das fronteiras do Vietnam (que também as havia) e não tanto as do Laos (onde usavam equipamento do "outro lado" principalmente bem como eram verdadeira "carne para canhão" muitas vezes) o que me permite olhar para equipamento US.

Mas lá está, quanto mais leio e consulto mais o boneco vai tomando forma e vou percebendo que algumas das minhas escolhas iniciais estavam totalmente "off"...

Autopilot

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Julho 21, 2011, 14:11:49 pm
Bom, então se te vais meter "no lado de cá da fronteira", vais ter de arranjar um rancho de chinesinhos para andarem sempre à tua volta :P

Está bem, geralmente a interpretação de SOG está muito colada às actividades no Laos e Cambodja, de forma que te estava a apontar nesse sentido, porque é onde a figura do "boneco" se radicaliza mais. Os SOG dentro de fronteiras já se arriscam, em termos de bonequinho, a igualar em aparência outras unidades de forças especiais (tem atenção então a meter uns elementos de distinção no equipamento, para esse mesmo efeito).

O site que o Aires te deu é uma boa fonte.

Settra

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Julho 23, 2011, 11:26:59 am
Nos Sog existiam as secções de infiltração e os exploitation platoon (Hatchet Force) atribuidos a cada CC. Enquanto o aspecto, equipamento e armas das equipes de infiltração era peculiares e unicas dado os particulares das suas missões o aspecto e equipamento das Hatchet Force eram em tudo indistinguiveis das restantes forças especiais americanas da altura. Camuflados e Tropical uniform são apropriados, com o equipamento virado para a acção directa em detrimento da sobrevivência por periodos prolongados.

Na terceira foto, a do Seal, atenção que o cinto usado não é de todo algo habitual ou proprio dos SOG. Parece-me um general equipment strap adaptado para servir de cinto mas o habitual é o M56 com as várias variantes de fivela.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Julho 23, 2011, 12:58:17 pm
Obrigado ao Settra e também a todos quantos nesta "comunidade" até agora me foram dando "dicas" e ajudas quer por E-mail quer  por PM, sinceramente não sabia que havia tantos entusiastas deste período da história por aqui foi uma agradável surpresa pois tem me ajudado nas compras a fazer e no boneco final de forma a ser o mais próximo da realidade possível que me seja possível fazer.

Arrisco a dizer que no final o título deste projecto ainda poderá mudar, pois se esbarro na falta de local para comprar algumas das coisas que preciso, por outro lado deparo-me com o problema de arranjar coisas que me sirvam dado as minhas medidas, embora os vá arranjando aos poucos, mas é uma "viagem de aprendizagem" que vou fazendo e quanto mais pesquiso vou sabendo pormenores curiosos e interessantes que no final farão este "boneco" que estou a montar mais uma miscelânea de equipamentos standard vários com toques pessoais dados pelos operacionais que estiveram naquela altura no terreno.

Aliás já decidi que quando a XM177E2 cá chegar vai levar um tratamento para ficar mais "autêntica" e com pormenores originais de quem recebia material novo para testar e tinha de perceber e inventar a forma de os usar no terreno de forma prática.

Por exemplo no caso da faca usada como não encontro réplica de borracha ou de plástico que possa ser usada em jogo, optei por usar algo que ainda era usado na época a K-Bar por haver em borracha e dessa forma puder ser dado uso em jogo para "silent kills"...

O camuflado também, embora tenha procurado os que mais se usava no vietnam encontrar com o meu tamanho é obra, por isso para já vou optar por usar o standard que a Camuflado vende que se parece com um que aparece em variadas ilustrações e fóruns de discussão da época embora vá precisar de algum trabalho a nível de mudar alguns pormenores para ficar mais autêntico.

Conto já ter algo para mostrar para a semana aqui, um 1º esboço do que o projecto pretende ser quando concluído, mas o trabalho está muito longe de ficar acabado, agora estou a compreender bem o que é fazer um boneco de reenactment credível e minimamente bem feito.
« Última modificação: Julho 23, 2011, 13:08:04 pm por Azorean »

Settra

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Julho 23, 2011, 13:23:16 pm
Não tive oportunidade de acabar o meu post anterior mas primeiro, uma correcção. O cinturão usado na foto é o m56. Estava a olhar para a strap acima do cinto  :P. É esta mesmo uma das boas opções.

Na lista de equipamento sugiro que esquecas completamente a pá e a granada Mk2 e evites o buttpack a não ser que precises do espaço (muito raramente usado nas SF).

Tens muitas mais alternativas a nivel de granadas. De fumo Mk18 (inumeras cores), de gás (CS), de fósforo, mini-granadas, as "lemon" e as "baseball" para o final da guerra.

Esse tiger não é de todo uma boa opção. Há melhores reproduções lá fora. Uma boa fonte é o ebay. Mas também há muita porcaria pelo meio.
Se quiseres realmente fazer uma coisa séria da época:
1) procura o material fora do pais
2) Não te sintas satisfeito com "é parecido"
3) Apaga a foto que colocaste do teu amigo deste tópico. Compara-a com as de época que colocaste acima.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Julho 23, 2011, 13:56:35 pm
Obrigado camarada!

Realmente a lista precisava uma actualização dado que já tinha esquecido a pá do "boneco" e granada só adquiri 1 MK18 de fumo mesmo...
O buttpack mesmo assim estou a considerar com os straps para ser usada como mochila, pois dá jeito para num jogo mais demorado levar algumas coisitas básicas dentro sem ter uma enorme mochila às costas.
Depois de algumas compras e de tanto investir e tentar ser o mais "correcto" estou mesmo a tentar comprar o original ou o correcto em vez de "tomar atalhos", mas num ou outro ponto para já tem mesmo de ser, mas são coisas que com tempo e conforme for aparecendo se vai corrigindo.

Autopilot

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Julho 23, 2011, 13:58:37 pm
Esse Tiger Stripes..... *ouch*
Como diz o Settra, tens reproduções muito mais fidedignas no mercado.

Contudo, mantenho a minha opinião, se vestes um Tiger, com um M56, e uma XM... nada te identifica especificamente como um SOG. Os bonecos devem de alguma forma se radicalizar de forma mais ou menos evidente, para que sejam realmente demonstrativos daquilo que representam.. ou então envergamos pela estratégia do "mudo a fivela do cinto, mantenho o mesmo equipamento, e agora vai de postar muitas fotos porque já sou um "qualquer-coisa-doutra"" e assim com meia dúzia de equipamento que alterno conforme a conveniência, tenho 20 bonecos diferentes: é uma parvoíce, a meu ver.

Por outro lado, atenção a não encher o boneco de toda a tralha disponível no mercado, em modo de expositor de raridades ambulante.. um ou dois pormenores de excepção, e fazer muitos jogos com o equipamento de forma a ir moldando-o ao conforto pessoal. Tens reconstituições onde a malta se perde em quantidade, e não em qualidade.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Julho 23, 2011, 14:08:20 pm
Como dizem os americanos:

"Point taken"

Obrigado!  ;)