ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Vietnam - US Army Advisor (ARVN)

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
em: Setembro 14, 2011, 14:21:22 pm
Bem finalmente recebi o meu Tiger Stripes para montar o meu boneco, que se centra num US Army Advisor junto do ARVN (Exército do Vietnam do Sul) da altura da guerra do Vietnam (1969 - 1970).

Desde já aviso que as fotos que apresento foram tiradas pelo meu puto de 7 anos por isso deem um desconto, com tempo tirarei outras melhores em cenários mais apropriados ao tema do boneco.

Ainda faltam retoques, bem como complementos e algumas peças que queria arranjar e ainda tal não foi possível, mas o mesmo começa a tomar forma tal como esperava.
Embora o Tiger Stripes usado neste boneco fosse o que o ARVN usava e não o que as forças americanas no geral usavam podendo levar a pensar que o boneco está incorrecto na realidade e depois de consultas que fiz verifiquei que os advisors rapidamente descobriram que ir em patrulhas de combate ou de exercício conjuntas com tropas do ARVN usando as vestes americanas era um "erro" pois tornavam-se alvos prioritários no caso de uma emboscada por isso sempre que possível usavam as roupas iguais aos seus "alunos", ou que se confundissem com os mesmos.
Esta lição foi aprendida rapidamente, sendo que as equipas do MACVSOG por exemplo iam mais longe até, usando equipamento do inimigo para não deixar marcas da sua presença atrás das linhas do inimigo.

Do kit list original que pretendia fazer acabei por me decidir pelo seguinte:

TIGER STRIPES WAVE PATTERN BDU
TIGER STRIPES WAVE PATTERN BOONIE
BOLSA MÉDICA M1956 x3
SUSPENSÓRIOS M1956
CINTURÃO M1956
BOLSAS MAG TRIPLA M1956 x4
BOLSA MÉDICA GRANDE M1956
CANTIL M1956 x2
BOTAS US JUNGLE VIETNAM
GRANADA MK18 FUMO
G&P XM177E2
BÚSSOLA + ISQUEIRO
RELÓGIO WESTCLOX
CINTO CALÇAS ESTILO 1956
LANTERNA EM L OD GRANDE
MAGS MIDCAPS VN x9
COMPRESSAS
KA-BAR KNIFE + SLEEVE
ARVN RUGSACK
DOGTAGS da época personalizadas

Deste ainda me falta comprar alguns itens, sendo que os dogtags já os tenho mas uso somente pré-jogo por razões óbvias.

Uma das coisas que fiz foi como na realidade era feito pelas tropas no Vietnam foi usar compressas no fundo dos porta mags para colocar os mags pequenos (20 munições) mais ao de cimo das mesmas de forma a ser mais fácil de os tirar para fora, dado que estas bolsas foram originalmente desenvolvidas para os carregadores das M14 mas usados posteriormente com as M16 e variadas derivações dessa arma até à introdução de porta mags mais pequenos desenvolvidos especificamente para estes mags.

Ainda me falta trabalhar o kit médico para ficar de acordo com o que quero e como disse acima, acertar pormenores, pois está incorrecto.
Claro que se formos a falar de Airsoft e uso em jogo, este boneco perde a granada de fumo e ganha uns óculos Guarder C3 bem como luvas Vega sem dedos em pele, que nada tem a ver com a época, mas a protecção como sabem neste Desporto é tudo e está acima de todas as outras considerações.

Algumas "poses"...

Com o tempo e quando puder ter o boneco completo já com os complementos e peças que ainda me faltam bem como alguma mudança que aconteçam posto por cá as fotos respectivas.

Quaisquer críticas/sugestões/ajudas que possam dar serão sempre bem vindas.

Marco
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

ICE

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Equipa: G.E.O - Grupo Especial de Operações
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Setembro 14, 2011, 16:24:14 pm
No Geral está o boneco Vietnam "acabado" e bem.
E a XM177E2  fica sempre a matar dando aquele look de SF no Vietnam ;)

Agora vem os promenores e detalhes ...

Vi que abdicas-te do ButtPack e muito bem, e foste buscar o Suspensorio Long. Os 2 cantis atrás estão excelentes, muito bom... mas tenta arranjar as capas "originais" porque aqueles que tens (nylon?) dão um aspecto mais moderno e fica "estranho" ( mas eram bem capazes de já existir). As originais são aquele tecido dos Porta Carregadores com 3 linhas de custura verticais.

A Faca no ombro dá aquele look porrerio, mas em jogo é capaz de te atrapalhar, poderias pôr na perna? A capa da Faca é da época?

Suja a Smoke Grenade... está demasiado limpa e brilhante, lol, e se possivel tenta pôr mais uma no cinturão junto aos Cantis e á frente tenta pôr umas MKII ou Frags.

Mas eu não sou graaaande perito dos promenores ...  talvez o Morpheu, Autopilot, Settra, Fragata, possam dar mais dicas uteis.

Dauqui para a frente é só mesmo detalhes da "tanga" mas que fazem toda a diferença  ;)

Tás lá  8)
« Última modificação: Setembro 14, 2011, 16:58:11 pm por ICE »
Walking in the jungle since 1998...

Keep Low. Move Fast. Kill First. Die Last. One Shot. One Kill. No Luck. Pure Skill

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Setembro 14, 2011, 16:35:00 pm
Obrigado ICE, por acaso depois de tirar as fotos também fico com a ideia de que as "covers" dos cantis ficam "deslocados" do resto do material, ver se consigo arranjar 2 originais do mesmo tecido dos porta mags pois fica logo outro aspecto.

Os suspensórios optei por realmente ir para este setup e vou agora fazer a difícil tarefa de arranjar um RuckSack ARVN para quando for preciso levar material extra. Foi uma questão de "trial & error" mesmo na maioria das coisas a ver o que funciona em jogo e o que não funciona.

A capa da faca é uma imitação, mas feita da mesma forma que na altura, aliás foi mesmo por isso que comprei de uma loja da Inglaterra que vende material de "reencenação", neste caso de uma capa da K-Bar. Por acaso já usei 2 vezes em jogo mesmo a faca no ombro e posso dizer que onde está e como está colocada não atrapalha nada em jogo e fica mesmo a jeito para uma "silent kill" caso a oportunidade apareça.

Os pormenores quero ir a eles, seja aos poucos seja de uma vez caso dê, mas sei que não ficarei decerto satisfeito por completo pois o bichinho pegou e por norma nunca estamos totalmente satisfeitos com um boneco...  ;D

ICE

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Setembro 14, 2011, 17:02:17 pm
Eu tenho ambos (Canteen Covers e RuckSack ARVN) e ambos os items vieram da famosa "loja" que se chama... ebay    ;)

Boa Caça  ;D

Keep Low. Move Fast. Kill First. Die Last. One Shot. One Kill. No Luck. Pure Skill

GATOPARDO

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
    • PTairsoft.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #4 em: Setembro 14, 2011, 17:27:27 pm
A capa da faca é uma imitação, mas feita da mesma forma que na altura, aliás foi mesmo por isso que comprei de uma loja da Inglaterra que vende material de "reencenação", neste caso de uma capa da K-Bar. Por acaso já usei 2 vezes em jogo mesmo a faca no ombro e posso dizer que onde está e como está colocada não atrapalha nada em jogo e fica mesmo a jeito para uma "silent kill" caso a oportunidade apareça.

Atenção que essa bainha é um pouco diferente da original, deixo aqui uma imagem na original

« Última modificação: Setembro 14, 2011, 17:31:45 pm por GATOPARDO »
João Grilo Aka Gatopardo, [PT]Airsoft administrator

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Setembro 14, 2011, 17:37:17 pm
Yup, há pequenas diferenças na forma como é feita a costura/fechos, mais um pormenor para verificar! Thanks!  ;)

MORPHEU

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Black Dragons Airsoft Team
    • Ver Perfil
    • http://www.blackdragonsteam.com/foruns
  • Equipa: Black Dragons Airsoft Team
Responder #6 em: Setembro 20, 2011, 13:57:12 pm
Boas.

Em primeiro lugar parabens, está muito bom, apesar do tuger nao ser o correto.

Os Advisors usavam o tiger SEA WAVE pattern, dos "marines" vietnamitas. So mais tarde foi copiado e modificado para uso das forças americanas.

esse penso que deves ter comprado na SOF que erroneamente chama a isso um tiger usado pelos Advisors.

A faca tambem não é a correta, devendo ser a M7  (ou até mesmo a M4)
ou uma Kabar

De qualquer forma está um bom boneco. E claro faltam algumas coisas que podem (ou não) serem adicionadas.
Eu so lhe daria uso ao equipamento e fardamento para ser mais "real"

....e mudava as capas dos cantis.  ;D

Dá uma olhadela no forum http://www.impressionaddict.com/

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Setembro 20, 2011, 16:36:29 pm
Camarada antes de mais obrigado pelas observações e sugestões, são sempre bem vindas!

Os Advisors usavam o tiger SEA WAVE pattern, dos "marines" vietnamitas. So mais tarde foi copiado e modificado para uso das forças americanas.

Bem a pesquisa que fiz exaustiva revelou que haviam uma mão cheia de padrões de Tiger Stripes que foram usados nos primeiros anos pelo ARVN a par do Duck Pattern e como em tudo que é novo acabou por ser padronizado apenas alguns deles. Troquei informações em alguns fóruns com pessoal que teve mesmo lá e alguns confirmaram que este tipo assim foi efectivamente usado, somente o verde era mais escuro (pois a maioria era feita por medida por alfaiates do País e os militares embora copiando os existentes gostavam de "inventar" um pouco conforme o seu gosto pessoal dado que não era equipamento padrão ou fornecido oficialmente), mas dizem que se este for como os originais com o uso, desgaste e tempo vai "escurecer" ficando mais aproximado do que realmente usavam. Aliás um dos problemas para qualquer um que queira fazer um boneco é mesmo esse, a pouco informação que existe sobre os primeiros anos da guerra bem como a maioria das fotos que se pode consultar serem in base onde o pessoal vestia as roupas bonitinhas e colocava o gear todo para a foto mas quando ia para o terreno não levava nem metade do mesmo ou optava mesmo por outros tipos que não o que lhes era fornecido oficialmente, daí que quando se afirma a alguém que está a usar o equipamento correcto há que ter cuidado pois até para os entendidos é complicado chegar a um consenso nessa área, ou seja, uma faca de dois gumes. (podem estar ambos certos como podem estar ambos errados conforme o caso)

esse penso que deves ter comprado na SOF que erroneamente chama a isso um tiger usado pelos Advisors.

Este foi comprado na Tailândia, não tinha menções de que uso lhe era dado, somente que era uma réplica de um dos padrões usados na Guerra do Vietnam, fiz uma série de pesquisas antes de o comprar e penso que não me enganei no padrão, este foi feito por medida pois arranjar material para o meu tamanho no mercado não é fácil, a primeira opção era um original mas o único que encontrei para mim não consegui o comprar dado o valor que pediam, ainda hoje em dia é usado uma versão mais moderna deste modelo e a mesma fábrica que me vendeu este produz esta réplica e outras (Marine, Golden) que são muito usadas e apreciadas pelos reenactors e airsofters nas Filipinas, optei por este por se inserir na época e por ser relativamente eficaz nos matos que cá temos, lá está, é no final sempre um boneco de airsoft.

A faca podia ter arranjado uma real correcta para a época, mas é  airsoft e como tal a faca é de borracha uma imitação que pode ser usada em jogo, não é a mais correcta mas a mais parecida que consegui encontrar com uma das facas usadas na época, neste caso a Ka-bar, a capa dela é que está totalmente off e já estou à procura de uma correcta para a substituir, é como as capas dos cantis, primeira coisa que me foi chamada a atenção e tenho andado à cata a ver quando aparece as correctas à venda no ebay para as adquirir.

Ainda me falta variadas coisas, os tais pormenores que melhoram e completam um boneco a seu tempo vão aparecer.

Ainda este fim de semana passado usei o gear e posso dizer que as botas (imitações das reais) estão já com um aspecto lastimoso ( ;D) e a roupa lá levou uma esfrega, outras se seguirão que melhorarão o aspecto geral do boneco...  8)

« Última modificação: Setembro 20, 2011, 16:41:54 pm por Azorean »

ICE

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Setembro 20, 2011, 17:43:28 pm
Já como diz o Autopilot, o NAM em termos de padronização de Uniformes e material... foi o maior avacalhanço que alguma vez existiu.  ;D

Era o que se conseguia arranjar e pronto ... algumas SF até calças de ganga chegavam a usar(durabilidade)!

"Caos e Destruição;D ;D

MORPHEU

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Black Dragons Airsoft Team
    • Ver Perfil
    • http://www.blackdragonsteam.com/foruns
  • Equipa: Black Dragons Airsoft Team
Responder #9 em: Outubro 03, 2011, 13:44:28 pm
Esse da tailandia foi onde eu comprei o meu tambem.

Sim é verdade que existiam muitos padroes de Tigers, mas esse "mais escuro" que falam nos foruns pode ser o:

http://www.vietnamgear.com/kit.aspx?kit=666

"john wayne" SPARSE (Sim o actor de filmes de cowboys)

http://www.angelfire.com/co4/tigerstripes/john_wayne_sparse.htm

ou o TADPOLE.

http://www.vietnamgear.com/kit.aspx?kit=209

Os "veteranos" não sabem o nome dos Tigers, porque simplesmente nao tinham nome.....era um tiger e ponto final. Quem lhe deu nomes forma os coleccionadores, principalmente o sr.Richard Denis Johnson, que catalogou e deu o nome a muityos deles.
Depois fez um libro que é a "biblia dos Tigers" e é muito util para colecionadores e para reenactors como nos
Neste link tens um conjunto de 3 libros que são muito uteis para nos.

http://www.amazon.com/Tiger-Patterns-Tigerstripe-Uniforms-Schiffer/dp/0764307568/ref=sr_1_6?ie=UTF8&qid=1317645681&sr=8-6

Abraço e espero que te tenha confundido aidna mais  ;D

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Outubro 03, 2011, 13:58:10 pm
Por acaso não! Já tinha consultado essa fonte e ficado na mesma dúvida.
Mas...

Por vezes as coisas dão uma "volta", é o caso aqui.
Eu vou desistir deste "boneco", pois compromissos com equipamento da equipa e também extra airsoft me obrigam a fazer opções, sendo que vou acabar o outro boneco em que ando a "trabalhar" e ficar somente com esse. (SEALS), por isso deste aqui no que toca a material que possa interessar a alguém me contacte que está à venda! (excepção da reprodução essa fica cá em casa para o outro boneco)

Digo apenas em cima disto que muito do material arranjei a bom preço e vendo também a bom preço sendo que algum dele já está RESERVADO.