Dois dias depois daquela que foi a minha primeira Operação GOFE, segue o rescaldo:??Para quem não sabe estive em vias de não poder estar presente, por razões profissionais, mas assim que me foi confirmado que já não me ausentaria, tive o cuidado de marcar uns dias de férias, pelo sim, pelo não.
Como tal, e depois de acordar cedinho, como faço todos os dias, dei inicio á minha missão, no dia 28 de Out, sexta-feira. Começando por organizar todo o material obrigatório solicitado, pois e mesmo fazendo parte da Organização, tambem me tinah de fazer acompanhar de material obrigatorio.
Sendo cerca das 20h00, e depois de ter arrumado tudo no velhinho clio, lá parti para a aventura.
PR 21h00 Acesso Canto Norte do RCMDS, Regimento de Comandos da Amadora. Aqui dois dedos de conversa com algum pessoal, e a aguardar o resto da malta que iria fazer equipa comigo. O Wolfdog e o SnowMan dos DEA, malta açoreana, o que muito me agradou, não desfazendo ninguem.
Depois de uma entrega de equipamento ordenada, e organizada, lá entramos para o autocarro, e que devo dizer que era bem luxuoso, demonstrando que não houve descuido por parte dos GOFE, no nosso conforto.
Naturalmente, e por ninguem saber saber, para onde iamos, durante a viagem e consoante o percurso, começaram os palpites: È Santa Guida... epa, se calhar é Alcochete... naaaaaaaaa, tarda nada, não sei porque estamos na fronteira com Espanha...
O que é certo é que e depois de uma viagem lá chegamos ao local. Local esse onde o pessoal dos GOFE nos esperava com os UMM, e o Unimog, para se carregar o material e pessoal para irmos todos para o QG. Abraços para aqui, abraços para ali, observações de quem já não se vê a algum tempo, e 1ª Formatura. Formatura de apresentação. De seguida toca a fardar e nova formatura.
Foi dado um breve briefing, onde tudo foi explicado, e onde todos assinaram termos de responsabilidade.
De seguida, as 12 equipas em jogo, e não pertencentes á organização, divididas em 3 grupos, tiveram formação/informação de rappel, botes e primeiros socorros. Durante este periodo, um pouco por camaradagem, um pouco por curiosidade, um pouco por espirito de corpo, as tres equipas de “caçadores” da organização permaneceram tambem no local, podendo no entanto ter ido descansar se assim o entendesse.
Finda a noite, nova formatura e em MarCor, em direcção ao refeitório para a ultima refeição caseira, um fausto pequeno almoço, onde havia de tudo, e que penso que foi do agrado da grande maioria.
Depois, as 12 equipas, equiparam para 48h e foram levadas a uma ponte para, em rappel, simular uma infill de helio, e de onde as mesmas seguiam para as suas missões. Missões essas e localizações, que não eram do conhecimento das equipas de caçadores. As infos dadas, eram de um modo geral muito genericas, somente need to know bases, ou seja sabiamos do quadro em geral, mas as cores eram uma incognita. Isso permitia que as decisões das equipas em jogo, facilitassem o trabalho dos caçadores, ou o inverso.
Depois de algumas horas de espera e que permitiu um avanço, finalmente arrancaram as equipas de caçadores. Estas fizeram o Infill por zebros, meio de transporte pra praticamente todas as deslocações dos caçadores, entre QG e zona a actuar.
Na primeira patrulha de bsuca e captura, e porque ainda não estava activo o campo de prisioneiros, ou POW, para aqueles que gostam destas modernisses, uma equipa ao ser capturada, e já que continuava em missão, era-lhe retirada uma mochila com todo o equipamento dentro dela, o que dificultava naturalmente, e exponencialmente a missão dessa equipa. Posso garantir que nesta fase os DEA e eu capturamos duas mochilas.
Durante a noite de Sábado, e já que o campo de prisioneiros estaria activo a partir de Domingo, foi passada em patrulhas de busca e captura, para levarmos clientes para o Hotel, que digasse era um luxo. Situado numa peninsula do rio, estava rodeado de agua, arame farpado, minas e uns gaijos muito mal dispostos.
Dessa patrulha somente se capturou uma equipa, equipa essa capturada pelos WarDevils, e que foi conduzida para o Hotel nas primeiras horas da manha.
Aproveitando o zebro, eu e os DEA, 805 Abutres, fizemos o Exfill da area, e fomos tá ao QG retemperar forças, comendo alguma coisa, e dentro do possivel fechar os olhos, já que desde a nossa chegada ainda ninguem tinha dormido, estando sempre em patrulha, com pequenos intervalos que se aproveitava para se comer qualquer coisa, mudar de roupa, ou reabastecer de agua e ajuste de equipamento.
Depois desse pequeno descanso, os 805 Abutres foram para ilha, para dar apoio á segurança do Hotel, já que, já tinha havido uma tentativa de fuga. Fuga essa que se veio a efectivar, sendo os DEA e eu, mais os WarDevils destacados para se efectuar a recaptura dos prisioneiros de guerra. Missão cumprida passado algum tempo.
No entanto, e como ainda existem pessoas que pensam que isto tem de ser Airsoft de fim de semana, houve algumas reclamações do genero, eu matei, e tu não viste e mais o camandro.
Para acabar com discussões desnecessarias, o Comando de Operações resolveu tirar esses prisioneiros de guerra do campo, voltando a po-los em jogo.
Durante esse periodo já se tinha verificado que havia algumas deslocações, de equipas em reconhecimento, advinhando-se que alguma coisa se estava a preparar.
Ao serem posto novamente em jogo foi solicitado a mim e aos DEA, e que nos encontravamos até á altura no campo a dar apoio ás forças de segurança, que mais uma vez fosse-mos atraz deles, e desta vez concluir a coisa.
Talvez por uma má decisão minha, talvez um zig quando deveria ser um zag, o que é certo é que conseguiram escapar, no entanto e porque o sacrificio assim o exigia, e se não podiamos caçar dois, tomei a decisão de ir á caça de tres, tres esses que sabiamos aproximadamente a posição, e que se encontravam em recon ao campo de prisioneiros. Depois de uma aproximação, o mais furtiva possivel, já que os dois elementos dos DEA se encontravam com oculos de lentes escuras, e já se fazia noite, noite essa sem lua nenhuma, preparavamos o ataque em tres frentes, lateral direita baixa da minha responsabilidade, superior central do SnowMan e lateral esquerda superior do WolfDog, qual não é o espanto: rebenta a confusão, gritos, tiros e qual Gazélias aos pulos saem os tres entocados em fuga, para se porem directamente na boca do lobo, nós, os quais não nos fizemos rogados e eliminamos a equipa. Mais gritos e confusão que os gaijos eram Espanhois, e diziam eles que não percebiam um chavelho do que lhes era dito, lá se começaram a deitar no chão, depois de mais uns gritos e gestos bastante expressivos.
Durante este tempo ainda conseguimos indentificar que quem tinha dado inicio ás hostilidades tinha sido a malta dos GOFE, e que se fosse combinado não tinha corrido melhor. De imediato os prisioneiros foram levados para o Hotel, dando-se nesta altura uma situação um bocado desagradavel por parte de um dos Espanhois, mas que não vou descrever já que não o merece.
Depois de fazerem o registo na recepção do Hotel, e depois de revistados, e libertados de tudo o que não iriam necessitar, voltamos ao QG para reabastecer e comer, vestir qualquer coisa mais quente, pois andavamos somente de t-shirt desde as 12h00.
Durante a noite deu-se o ataque ao Hotel, e aqui como já foi dito é com pena que vejo, mais uma vez que as equipas não sabem o que é coordenar acções, perdendo com isso o potencial que poderiam ter. Falta a formação, o treino, sei lá...
No entanto, e com a ajuda da organização, lá conseguiram fazer a Exfill dos prisioneiros de guerra, de acordo com o planeamento, com alguma situações caricatas á mistura.
No terceiro e penultimo dia, e depois de as equipas terem sido reabastecidas, foi nos dada novamente a missão de capturar as equipas, dificultando assim o cumprimento dos horarios estabelecidos. Depois de uma deslocação de procura, indentificamos um os pontos de embarque, e decidimos montar uma emboscada aos acessos possiveis do mesmo, depois de uma hora de espera lá capturamos uma equipa, que e no espirito da missão nos acompanhou para bem longe do ponto de embarque, e ficou connosco durante hora e meia. Essa hora e meia serviu, não só para provocar o atraso da equipa, mas como Homens que somos, conviver, contar umas chalassas, fumar um cigarro, e trocar piropos. UM GRANDE ABRASSO A ESSES HOMENS. ELES SABEM QUEM SÃO.
Basicamente e depois disto, a nossa missão estava concluida, faltando somente a manha do dia seguinte, que o nosso papel, era isso mesmo, um papel teatral, e fazer o rollplay de guardas cegos na barragem, durante o exercicio de rappel das equipas e destruição do objectivo.
Posto isto Amigos há varios pontos que gostaria de poder mencionar, naturalmente que não me irei lembrar de todos, mas...
Ao Chacal
Aos WarDevils
Aos 805 Abutres
Ao TeCor
Aos DEA
Um grande abraço e os meus mais sinceros e sentidos agradecimentos pela vossa companhia, amizade, e força demonstrados nestes dias. MUITO OBRIGADO.
Aos GOFE, e suas esposas, um especial agradecimento, e a unica coisa que posso é esperar ter dado aquilo que de mim era esperado, e oferecer humildemente a minha pessoa para todos os outros que possam vir. MAMA SUMMAE.
As equipas que participaram do outro lado se da minha parte houver alguma coisa a apontar a minhas mais sinceras desculpas.
Até ao proximo OEX, nalgum lugar de Portugal, e até onde por vezes transportamos replicas de Airsoft.
... é verdade... Ò PINTO? LARGAS PELO?