Autor Tópico: oex 2011  (Lida 7158 vezes)

russogofe

• [PT]Airsoft - Full Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.airsoft-gofe.com
  • Equipa: Gofe
oex 2011
« em: Novembro 02, 2011, 12:02:47 pm »
  • Publish
  • a pedido do comando do gofe  passo abrir este rescaldo
    ( se por qualquer motivo este post for "moderado" agradeço um contacto telefonico)
    "
    O comando do GOFE informa que se encontra aberto o rescaldo Oficial do OEX -2011.

Pedimos a todos os presentes que deixem aqui em palavras, a vossa opinião e transmitam tudo o que sentiram em relação ao evento Antes, Durante, e Depois.

Sejam verdadeiros, digam bem ou mal mas digam, não deixem de dizer o que quer que seja por perssões EXTERNAS e não deixem de referir algumas palavras ou sentimentos.

O OEX-2011 foi criado para vós com um grau de realismo e uma intencidade elevada para que cada participante se podesse desafiar a si proprio e aos seus limites.

O OEX-2011 para quem lá esteve foi e será sempre um evento de MILSIM o mais real possivel pelo que gostariamos que o seu rescaldo também o fosse.

Iremos fazer o nosso rescaldo OFICIAL como sempre um pouco mais tarde, porque após 5 dias no terreno, 24 horas sobre 24 horas como poderam constatar todos os presentes, este é o momento de juntar os ossos e de recuperar desta imensa aventura logistica e humana.

Uma vez mais obrigado a todos os presentes.

Audaces Fortuna Juvat "
    quero sei posso

Paraquedista

• *
      • Ver Perfil
    • Equipa: Grupo de Operações Tácticas (Team Leader)
    Re: oex 2011
    « Responder #1 em: Novembro 02, 2011, 18:28:17 pm »
  • Publish
  • Foi o melhor evento Milsim que participei, farei o meu rescaldo amanha ou depois, ainda estou a recuperar, de momento tenho a dizer que os GOFE organizaram um evento 5 estrelas, todos os momentos foram inesquecíveis.

TeCor

• *
    • Os meus deveres são os teus direitos
      • Ver Perfil
    « Responder #2 em: Novembro 03, 2011, 16:02:00 pm »
  • Publish
  • Vamos lá então ao rescaldo: Esta foi a minha primeira participação num evento organizado pelos GOFE e devo dizer que faço um balanço altamente positivo. Foi-me dada a oportunidade de participar como auxiliar da organização, o que eu prefiro na medida em que posso dessa forma estar por dentro de quase tudo o que se está a passar e com o "bónus" de ir jogando (a forma física já não me permite grandes "cavalgadas"). Talvez a maioria dos participantes não se tenha apercebido mas os encargos que os GOFE tiveram para este jogo são bem elevados e creio bem que a verba das inscrições irá ser curta para as despesas. Um autocarro de turismo que fez duas viagens Amadora - Barragem do Pego do Alter Um gerador que durante todo o evento esteve em funcionamento para alimentar o acampamento. Dois WC para uso no acampamento Várias embarcações Várias viaturas Combustível para alimentar viaturas, embarcações e gerador Cartões de telemóvel para todas as equipas e para a organização Um pequeno-almoço a todos os participantes Um almoço a todos os participantes e convidados Diplomas e parches Deslocações para reconhecimento e contactos para a realização do evento Deslocações para recolher tendas e entregá-las. Granadas e outros adereços Haverá mais mas estas são as que recordo.Devo dizer que por ter estado do lado da organização é que me permite esta análise que mais valoriza o trabalho dos GOFE. Mas vamos ao evento em si. O local é fabuloso embora na primeira metade do jogo o terreno seja difícil e as condições meteorológicas foram excepcionais em que só no último dia choveu (não esqueçamos que estamos no Outono em final de Outubro) Pelo que pude observar a organização dos GOFE esteve sempre no controlo dos acontecimentos e sempre dinâmica no adaptar do jogo ao andamento dos participantes o que fez com que as equipas pudessem chegar ao objectivo final tendo embora alguns objectivos sido cancelados. Aqui deixo uma palavra para os participantes (equipas em jogo) que foram dando o seu esforço mas atendendo às condições meteo poderiam ter dado um pouco mais. Outro aspecto que continuo a verificar é que as equipas de uma forma geral funcionam, mas quando se pede que executem uma missão em conjunto com outra já raramente se conseguem coordenar. Uma crítica que estas equipas fizeram e com a qual concordo é que o "inimigo" era difícil de distinguir pois tão depressa estavam a auxiliar nas tarefas de travessia como logo a seguir estavam como adversário. Fará falta que o Inimigo esteja melhor identificado (farda diferente ou outra forma mais identificável) Devo salientar que também não estive em todos os locais de jogo mas na parte em que participei foi com a melhor equipa que poderia ter ido. Um grande abraço para eles. Bom o paleio já vai muito longo e a vossa paciência certamente esgotada. Parabéns à magnífica equipa dos GOFE que pôs de pé este evento e a todos os participantes que o executaram.
    « Última modificação: Novembro 03, 2011, 22:29:35 pm por TeCor »
    Alberto Braz AKA TeCor
    Oficial e cavalheiro
    Honra aos vencidos e glória aos vencedores

Gonzaga

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #3 em: Novembro 03, 2011, 17:31:25 pm »
  • Publish
  • Bem meus senhores, após ter "recuperado" algumas das várias horas de sono que perdi este fim de semana cá vai o meu rescaldo. O evento para mim começou quas 1 semana antes, levar o material todo quer meu quer do Imperator para Lisboa, o IMperator lá se deslocou de chaves para Lisboa na sexta onde o apanhei na Gare do Oriente e seguimos pa Amadora. Lá começou aquilo que defino como o melhor jogo que jamais participei, principalmente a nivel de organização e condições para os participantes. Um autocarro la nos esperava para levar ao local do jogo. 2H depois la chegamos, descarregar tudo, , tratar de fardar, definir equipas e KABUM, mais uma vez açoreanos metidos ao barulho :D, o ASAS lá formou com o Comando Atlântico, representados pelo Nebur e o Raven (Fui mesmo um enorme prazer jogar convosco, sempre que houver oportunidade podem crer que quero sempre jogar convosco, com gajos assim realmente vale a pena os quilometros e tudo akilo que se passa para ir a um evento destes). E fomos designados de equipa Alpha. Tivemos uma série de instruções de botes, cadeirinhas para Rappel e primeiros socorros ao qual fomos dispensados as 5.40h, 20 min depois formatura (LOL), seguiu-se uma MarCor até ao local do pequeno-almoço, que estava divinal, café, leite, sumos, pão, fiambre manteigas queijo, resumindo TUDO Á GRANDE, antes de iniciar a aventura. as 0900h fomos largados no terreno, simulamos uma inserção de helicóptero, em que descemos de rappel todos equipados uma ponte para ser inseridos. O 1º dia basicamente consistiu numa "triagem", ver quem realmente estava em forma, pois foi um sobe e desce montanha e atravessar rios do caraças, lol. no inicio do 2º dia recemos a intel que algumas equipas haviam sido feitas POW, e que as restantes teriam de se unir e elaborar um plano de resgate, esta foi a meu ver a unica coisa que falhou, e sem culpa pa organização, apenas dos participantes, não houve coordenação nem organização, foi cada um a olhar pa sua equipa e poucos se importaram com o resto. mas Lá se fez a missão, pelo meio o Paraquedista e o Rosado da Bravo que tinham fugido do campo de prisioneiros la nos encontraram e acabaram por passar a noite connosco, e com parte da equipa India, as condições não foram as melhores, mas tentamos ajudar-nos mutuamente com o tudo o que foi possivel e la se passou a noite. após resgatar os POW de madrugada nova marcha em direcção a um ponto de extracção. la fomos reabastecidos com comida e agua, e iniciamos nova missão, fomos inseridos via bote (ESPECTACULAR) e paramos para almoçar e dormir uma horas e aqui ficamos praticamente para ultimos pois mal tínhamos dormido nas 2as primeiras noites. Pela manha de terça fomos buscar objectivos, mais uma travessia de barco como uma ajudazinha do frazão, e lá chegamos a barragem on de a ultima missao envolvia vários metros de rappel (esta parte passei a frente pois tava mais morto que vivo). novo ponto de extracção e la acabou um dos melhores fins de semana de airsoft da minha vida. Voltamos a base, tomamos banho, desfizemos a barba e lá fomos para o almoço, mais uma vez DIVINAL.....Por fim tivemos formatura com entrega de algumas recordações (diplomas e patches) e toca a entrar no autocarro em direcção á Amadora outra vez. para muitos foi o fim de um fim de semana louco.....MAS NÃO PARA NÓS!!!!!!!! Após chegar à Gare do Oriente o Imperator descobre que já não havia autocarros para Chaves, toca a embarcar numa Road Tripp até Chaves, 450km depois lá chemos cerca da 0100h de quarta, e por volta das 0210h lá cheguei a Braga, e ai sim acabou.

Houve bastantes coisas boas neste evento, a camaradagem que vi com camaradas como o Paraquedista e Rosado que apenas em tshirt para passar a noite toda a gente arranjou roupa para que todos conseguissemos pasaar um noite aceitavel, a entrajuda entre os elementos da Alpha, A boa disposição do Raven com as suas piadas (PUM PUM PUM....TRABALHAR FAZ CALO!!!!!) LOL....a malta do GOFE (Filipe, Airborn, Frazão e todos os outros)que não conhecia mas que passei a admirar, pelo profissionalismo empregue nesta operação, o Chacal, grande cromo naquela ultima viagem ("Só coisas que me atentam"), os açoreanos do SAS pela boa siposição na viagem de volta a Amadora, foi so rir o caminho todo, o ESteves dos DAZO, foi bom reencontrar-te amigo, o Bandit que não conhecia, mas que tive o prazer de conhecer, o TeCor foi um prazer conhece-lo pessoalmente Meu Tenente Coronel, fazem falta mais homens assim no airsoft nacional, e muitos mais que agora não me recordo os nomes, mas que não esqueçerei as caras em próximos eventos.

Espero estar presente num próximo, e farei tudo para estar presente.

Abraços

:SS1: :Ghost Recon mission 0: :Rangers2008: :SS2: :Chemical War mission 1: :Mission 2: :Rangers2010:

Imperator

• *
    • Cry HAVOC, and let slip the dogs of War
      • Ver Perfil
    « Responder #4 em: Novembro 03, 2011, 19:19:48 pm »
  • Publish
  • Tudo o que foi dito pelo TeCor e pelo Gonzaga, subscrevo na totalidade.
    À organização nada a apontar. Fizeram aquele que foi, para mim, o melhor jogo de airsoft em que participei. Jogo não! Simulação militar onde por acaso existem armas de airsoft :) Foi tudo excelente, e não há palavras que expressem o meu agradecimento por me terem proporcionado um fim de semana assim! Nem há palavras que definam o quão realmente bom foi o OEX... Assim vale a pena pagar!
    Deixo um forte abraço a todos aqueles com quem de uma forma ou de outra interagi, e dizer que foi uma honra jogar e conviver com todos vocês.
    Tenho que individualizar os restantes elementos da ALFA, o Paraquedista, o Rosado, a INDIA, o TeCor, o Filipe, o Russo e o Frazão, e todos os outros elementos que estiveram envolvidos no rappel e nas travessias de bote. O meu sincero agradecimento e reconhecimento pelos momentos proporcionados.
    E claro, um abraço e obrigado especial ao TicoTeco, pela assistência prestada naquele meu momento de fraqueza.
    Venham as fotos, e venha o próximo OEX.

Ao meu grande amigo e companheiro de equipa Gonzaga, por ter feito o frete de me levar ainda a Chaves, mano, tás cá dentro!
    1º Torneio CQB | SS1 | SS2 | SS3 | Phoenix Series - Ghost Recon | Phoenix Series - Chemical Wars | Phoenix Series - Phantom Fury | OP. Combat Patrol | Conflito do Gafe | Rangers2008 | Rangers2009 | Rangers2010 | OEX2011 | LRRP II | HO3 | OEX2012 | Jogo Natal CAE | Op. Blowdown2013

Bruno Correia

• [PT]Airsoft - New Member
    • *
      • Ver Perfil
    • Equipa: 805ABUTRES
    « Responder #5 em: Novembro 03, 2011, 19:28:25 pm »
  • Publish
  • Desta vez fomos reforçar as equipas da Organização OEX para o GOFE ficando ao seu dispor para efectuar algumas tarefas que nos foram atribuídas. As nossas principais funções foram actuar como equipa de caça, serviço de guarda aos prisioneiros, apoio logístico aos jogadores (patrulhas) para a missão final e fazer de figurantes Opositores na Operação Final.

Pessoalmente, gostava mais de jogar, mas..., ainda assim, não é todos os dias que tenho a possibilidade de viver, ou, desfrutar de um Evento de Puro Milsim, onde, o Saber Conta e que por acaso e só por mero acaso, até se usam Réplicas de Airsoft, contando ainda com toda a logística e Saber como só os GOFE nos podem proporcionar.

805ABUTRES

PINTO
    HUGO GOMES
    BRUNO CORREIA

Um muito Obrigado aos GOFE, e que nos deixem continuar a participar de uma forma ou outra nos vossos Eventos...

Barba Azul

• *
      • Ver Perfil
    • Equipa: REDES- Reconhecimento e Destruição
    « Responder #6 em: Novembro 03, 2011, 19:35:32 pm »
  • Publish
  • Dois dias depois daquela que foi a minha primeira Operação GOFE, segue o rescaldo:??Para quem não sabe estive em vias de não poder estar presente, por razões profissionais,  mas assim que me foi confirmado que já não me ausentaria, tive o cuidado de marcar uns dias de férias, pelo sim, pelo não.

Como tal, e depois de acordar cedinho, como faço todos os dias, dei inicio á minha missão, no dia 28 de Out, sexta-feira. Começando por organizar todo o material obrigatório solicitado, pois e mesmo fazendo parte da Organização, tambem me tinah de fazer acompanhar de material obrigatorio.

Sendo cerca das 20h00, e depois de ter arrumado tudo no velhinho clio, lá parti para a aventura.

PR 21h00 Acesso Canto Norte do RCMDS, Regimento de Comandos da Amadora. Aqui dois dedos de conversa com algum pessoal, e a aguardar o resto da malta que iria fazer equipa comigo. O Wolfdog e o SnowMan dos DEA, malta açoreana, o que muito me agradou, não desfazendo ninguem.
    Depois de uma entrega de equipamento ordenada, e organizada, lá entramos para o autocarro, e que devo dizer que era bem luxuoso, demonstrando que não houve descuido por parte dos GOFE, no nosso conforto.

Naturalmente, e por ninguem saber saber, para onde iamos, durante a viagem e consoante o percurso, começaram os palpites: È Santa Guida... epa, se calhar é Alcochete... naaaaaaaaa, tarda nada, não sei porque estamos na fronteira com Espanha...
    O que é certo é que e depois de uma viagem lá chegamos ao local. Local esse onde o pessoal dos GOFE nos esperava com os UMM, e o Unimog, para se carregar o material e pessoal para irmos todos para o QG. Abraços para aqui, abraços para ali, observações de quem já não se vê a algum tempo, e 1ª Formatura. Formatura de apresentação. De seguida toca a fardar e nova formatura.
    Foi dado um breve briefing, onde tudo foi explicado, e onde todos assinaram termos de responsabilidade.
    De seguida, as 12 equipas em jogo, e não pertencentes á organização, divididas em 3 grupos, tiveram formação/informação de rappel, botes e primeiros socorros. Durante este periodo, um pouco por camaradagem, um pouco por curiosidade, um pouco por espirito de corpo, as tres equipas de “caçadores” da organização permaneceram tambem no local, podendo no entanto ter ido descansar se assim o entendesse.

Finda a noite, nova formatura e em MarCor, em direcção ao refeitório para a ultima refeição caseira, um fausto pequeno almoço, onde havia de tudo, e que penso que foi do agrado da grande maioria.

Depois, as 12 equipas, equiparam para 48h e foram levadas a uma ponte para, em rappel, simular uma infill de helio, e de onde as mesmas seguiam para as suas missões. Missões essas e localizações, que não eram do conhecimento das equipas de caçadores. As infos dadas, eram de um modo geral muito genericas, somente need to know bases, ou seja sabiamos do quadro em geral, mas as cores eram uma incognita. Isso permitia que as decisões das equipas em jogo, facilitassem o trabalho dos caçadores, ou o inverso.

Depois de algumas horas de espera e que permitiu um avanço, finalmente arrancaram as equipas de caçadores. Estas fizeram o Infill por zebros, meio de transporte pra praticamente todas as deslocações dos caçadores, entre QG e zona a actuar.

Na primeira patrulha de bsuca e captura, e porque ainda não estava activo o campo de prisioneiros, ou POW, para aqueles que gostam destas modernisses, uma equipa ao ser capturada, e já que continuava em missão, era-lhe retirada uma mochila com todo o equipamento dentro dela, o que dificultava naturalmente, e exponencialmente a missão dessa equipa. Posso garantir que nesta fase os DEA e eu capturamos duas mochilas.

Durante a noite de Sábado, e já que o campo de prisioneiros estaria activo a partir de Domingo, foi passada em patrulhas de busca e captura, para levarmos clientes para o Hotel, que digasse era um luxo. Situado numa peninsula do rio, estava rodeado de agua, arame farpado, minas e uns gaijos muito mal dispostos.
    Dessa patrulha somente se capturou uma equipa, equipa essa capturada pelos WarDevils, e que foi conduzida para o Hotel nas primeiras horas da manha.

Aproveitando o zebro, eu e os DEA, 805 Abutres, fizemos o Exfill da area, e fomos tá ao QG retemperar forças, comendo alguma coisa, e dentro do possivel fechar os olhos, já que desde a nossa chegada ainda ninguem tinha dormido, estando sempre em patrulha, com pequenos intervalos que se aproveitava para se comer qualquer coisa, mudar de roupa, ou reabastecer de agua e ajuste de equipamento.

Depois desse pequeno descanso, os 805 Abutres foram para ilha, para dar apoio á segurança do Hotel, já que, já tinha havido uma tentativa de fuga. Fuga essa que se veio a efectivar, sendo os DEA e eu, mais os WarDevils destacados para se efectuar a recaptura dos prisioneiros de guerra. Missão cumprida passado algum tempo.

No entanto, e como ainda existem pessoas que pensam que isto tem de ser Airsoft de fim de semana, houve algumas reclamações do genero, eu matei, e tu não viste e mais o camandro.
    Para acabar com discussões desnecessarias, o Comando de Operações resolveu tirar esses prisioneiros de guerra do campo, voltando a po-los em jogo.

Durante esse periodo já se tinha verificado que havia algumas deslocações, de equipas em reconhecimento, advinhando-se que alguma coisa se estava a preparar.

Ao serem posto novamente em jogo foi solicitado a mim e aos DEA, e que nos encontravamos até á altura no campo a dar apoio ás forças de segurança, que mais uma vez fosse-mos atraz deles, e desta vez concluir a coisa.
    Talvez por uma má decisão minha, talvez um zig quando deveria ser um zag, o que é certo é que conseguiram escapar, no entanto e porque o sacrificio assim o exigia, e se não podiamos caçar dois, tomei a decisão de ir á caça de tres, tres esses que sabiamos aproximadamente a posição, e que se encontravam em recon ao campo de prisioneiros. Depois de uma aproximação, o mais furtiva possivel, já que os dois elementos dos DEA se encontravam com oculos de lentes escuras, e já se fazia noite, noite essa sem lua nenhuma, preparavamos o ataque em tres frentes, lateral direita baixa da minha responsabilidade, superior central do SnowMan e lateral esquerda superior do WolfDog, qual não é o espanto: rebenta a confusão, gritos, tiros e qual Gazélias aos pulos saem os tres entocados em fuga, para se porem directamente na boca do lobo, nós, os quais não nos fizemos rogados e eliminamos a equipa. Mais gritos e confusão que os gaijos eram Espanhois, e diziam eles que não percebiam um chavelho do que lhes era dito, lá se começaram a deitar no chão, depois de mais uns gritos e gestos bastante expressivos.
    Durante este tempo ainda conseguimos indentificar que quem tinha dado inicio ás hostilidades tinha sido a malta dos GOFE, e que se fosse combinado não tinha corrido melhor. De imediato os prisioneiros foram levados para o Hotel, dando-se nesta altura uma situação um bocado desagradavel por parte de um dos Espanhois, mas que não vou descrever já que não o merece.

Depois de fazerem o registo na recepção do Hotel, e depois de revistados, e libertados de tudo o que não iriam necessitar, voltamos ao QG para reabastecer e comer, vestir qualquer coisa mais quente, pois andavamos somente de t-shirt desde as 12h00.

Durante a noite deu-se o ataque ao Hotel, e aqui como já foi dito é com pena que vejo, mais uma vez que as equipas não sabem o que é coordenar acções, perdendo com isso o potencial que poderiam ter. Falta a formação, o treino, sei lá...
    No entanto, e com a ajuda da organização, lá conseguiram fazer a Exfill dos prisioneiros de guerra, de acordo com o planeamento, com alguma situações caricatas á mistura.

No terceiro e penultimo dia, e depois de as equipas terem sido reabastecidas, foi nos dada novamente a missão de capturar as equipas, dificultando assim o cumprimento dos horarios estabelecidos. Depois de uma deslocação de procura, indentificamos um os pontos de embarque, e decidimos montar uma emboscada aos acessos possiveis do mesmo, depois de uma hora de espera lá capturamos uma equipa, que e no espirito da missão nos acompanhou para bem longe do ponto de embarque, e ficou connosco durante hora e meia. Essa hora e meia serviu, não só para provocar o atraso da equipa, mas como Homens que somos, conviver, contar umas chalassas, fumar um cigarro, e trocar piropos. UM GRANDE ABRASSO A ESSES HOMENS. ELES SABEM QUEM SÃO.

Basicamente e depois disto, a nossa missão estava concluida, faltando somente a manha do dia seguinte, que o nosso papel, era isso mesmo, um papel teatral, e fazer o rollplay de guardas cegos na barragem, durante o exercicio de rappel das equipas e destruição do objectivo.

Posto isto Amigos há varios pontos que gostaria de poder mencionar, naturalmente que não me irei lembrar de todos, mas...
    Ao Chacal
    Aos WarDevils
    Aos 805 Abutres
    Ao TeCor
    Aos DEA

Um grande abraço e os meus mais sinceros e sentidos agradecimentos pela vossa companhia, amizade, e força demonstrados nestes dias. MUITO OBRIGADO.

Aos GOFE, e suas esposas, um especial agradecimento, e a unica coisa que posso é esperar ter dado aquilo que de mim era esperado, e oferecer humildemente a minha pessoa para todos os outros que possam vir. MAMA SUMMAE.

As equipas que participaram do outro lado se da minha parte houver alguma coisa a apontar a minhas mais sinceras desculpas.

Até ao proximo OEX, nalgum lugar de Portugal, e até onde por vezes transportamos replicas de Airsoft.

... é verdade... Ò PINTO? LARGAS PELO?  ;D
    « Última modificação: Novembro 03, 2011, 19:45:44 pm por Barba Azul »
    REDES
    Reconhecimento e Destruição

SpecialAirsoftSquad

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #7 em: Novembro 04, 2011, 01:54:00 am »
  • Publish
  • O Comando SAS rescalda o OEX 2011,

A equipa ECO vem aqui rescaldar a sua participação neste fabuloso OEX 2011 começando por felicitar a Família GOFE por todo o empenho e dedicação na montagem e realização desta que foi uma verdadeira mega operação. Só vos podemos agradecer do fundo dos nossos corações por tudo o que nos foi proporcionado, bem hajam todos sem exepção! Toda a gente deveria fazer um PATEX ou OEX uma vez por ano...seriamos todos pessoas melhores. Porque nos últimos 4 dias cultivaram-se valores que estão à beira da morte na nossa sociedade, re-encontraram-se pessoas que nos são muito especiais e viveu-se aquele espírito de camaradagem, cumplicidade e espírito sacrifício os SAS estarão sempre prontos para o GOFE porque nós todos somos, acima de tudo, Homens e Mulheres de valores e esses nada nem ninguém nos tira. 3 palavras para definir o OEX para aqueles que não estão familiarizados e que movidos pela curiosidade possam por aqui passar e lêr esta mensagem...segurança, qualidade e referência.

Rescaldo: A preparação do OEX arranca em Agosto passado e finda 2 semanas antes da OP com o envio da nossa carga para o Continente. Chegados a Lisboa ultimamos os preparativos técnicos por forma a minimizar o nosso tempo de preparação para a partida em missão. Chegados ao PR embarcamos no autoheli especulando sobre a localização da OP que se revelaria uma verdadeira surpresa para todos...que local expectacular. Foi-nos dada formação no decorrer da madrugada de Sábado nas 3 vertentes de cordas, aquática e 1os socorros. As advertências sobre o terreno eram constantes e causaram alguma preocupação...que diabo vem aí??? Afinal de contas estávamos em “casa” porque é este tipo de terreno que estamos habituados por cá. Seguimos em MARCOR para pequeno almoço revigorante e caseiro, posteriormente fomos briefados pelas 07:30h sobre a missão que se aproximava, em 10 min estavamos preparados para partir em missão e aguardamos a nossa Infil que aconteceu logo depois. Eram mais ou menos 11:00h, seguimos a nossa navegação em direcção às coordenadas atribuidas com a particularidade de termos recebido uma nova coordenada durante o 1º transporte aquático que se revelou um factor decisivo no desenrolar da nossa missão porque alterou-nos o plano inicial e causou alguma confusão entre nós, sendo que, tinhamos desembarcado na margem oposta aquela que inicialmente deveriamos...vamos a nado? Mandamos parar uma embarcação? Como fazemos? Nisto um nosso Operacional vê agravada uma situação que lhe afectava os olhos ficando impossibilitado de poder prosseguir naquele momento, montamos uma pequena base, tratamos dos olhos do nosso Homem e deixamo-lo repousar, reportamos a nossa posição exacta e pedimos por instruções...15 min depois somos emboscados com a perda de 1 mochila que naquela altura já não representava nada de significante para a nossa continuidade operacional. Depois de emboscados recebemos instruções para nos posicionarmos junto à margem, seguirmos para nova indicação e pedirmos deslocação a qualquer bote que passasse, embarcamos e chegamos à margem contrária onde já deviamos ter chegado à mais tempo, seguimos marcha em coluna a passo de caracol porque a possibilidade de emboscada poderia ser a qualquer momento, eram 17:30h e é nos dada informação para contactarmos link-up antes de assalto à coluna de embarcações, seguimos para coordenada enviada, contactamos QG e aguardamos 2.30h por link-up...que não se efectivou, caía a noite e decidimos montar base nas imediações da última coordenada caso nos fosse dada orientação para encontro com link-up no decorrer da noite, transmitimos a nossa posição e situação, tomamos refeições e não recebemos mais informação nessa noite, assistimos à eliminação da coluna de embarcações e pouco depois recebemos intruções do sucesso da operação. Repousamos, levantamo-nos pelas 07:00h e desmontamos base à espera de novas instruções, tínhamos que nos deslocar à margem, mandar parar qualquer bote e prosseguir para nova localização. Chegados ao próximo ponto teríamos que nos coordenar para efectuar uma Operação de resgate a prisioneiros de guerra que se adivinhava extremamente desafiante, deu-se ínicio ao planeamento do assalto e prosseguimos para a próxima inserção por volta das 15:00h. Desembarcamos e seguimos o planeamento do assalto até nos apercebermos que o mesmo não estava a funcionar por nossa culpa e dos demais envolvidos, para isto também contribuia a pressão feita pelas brigadas caninas e equipas de caça que já se encontravam a trabalhar nas imediações do campo de prisioneiros e a fazerem mossa nas nossas fileiras. Depois de alguma confusão em comunicar com todas as equipas amigas ficamos sem água o que nos obrigou a ir recolhê-la ao rio por volta das 17:00h, montamos base de mochilas e pernoitamos tentando contactar as restantes equipas, todavia, sentimos que a des-coordenação era generalizada no meio de nós e que o plano estava comprometido, comunicamos a nossa intenção de não prosseguir com o plano inicial por não termos condições de o fazer com sucesso tanto ao QG como às restantes equipas envolvidas e os feed-backs foram tardios e pouco claros a não ser com Alpha e India que eram os que se mantinham em contacto connosco e que assumiram um plano secundário que os levaria ao sucesso nas 1as horas do dia de Domingo. Pelas 05:00h de Domingo levantamos acampamento deixando as mochilas no local e recebendo notícias do sucesso do assalto ao campo de prisioneiros e novas coordenadas de ponto de extração para onde seguimos prontamente. Lá chegados aguardamos por novo plano de missão e embarque...seguiu-se um sobe e desce desgastante com embarque e desembarque a motor ou a remos com emboscadas pelo caminho que conseguimos suprimir em conjunto com outras equipas amigas até ao ponto de recolha dos explosivos que nos obrigou a uma progressão cautelosa e uma exfiltração do local até a um ponto de repouso onde víriamos a ser detectados e emboscados por uma equipa de caçadores onde nos foi dada instrução de só chegarmos à barragem nas 1as horas de segunda-feira, afastamo-nos da área de jogo e montamos base debaixo de um sobreiro onde passamos a noite com a visita inesperada de um jovem Javali que ainda nos causou momentos de susto e de risada...é que aqui o maior que se encontra é ou um cão de fila ou uma vaca...iniciamos marcha pelas 04:00h em direcção ao ponto de rappel na barragem, aí detectamos a presença de várias equipas amigas e aguardamos emboscados por intruções, com a chegada do efectivo de caça ao local ainda efectuamos disparos ao seu desembarque porque julgavamos serem uma ameaça ao que logo fomos esclarecidos de que naquela altura estavam suspensos os combates, mais vale prevenir do que remediar. Fizemos a infiltração em rappel e destruimos o objectivo principal para nos deslocarmos até ao local de exfiltração do OEX 2011. Fomos recolhidos e enviados até ao QG onde partimos para recolher a nossa base de mochilas e ajudar um elemento a recuperar o seu material perdido em campo, coisa que fizemos com sucesso e regressamos para duche e almoço convívio que soube pela vida! Formamos para cerimónia de encerramento e entrega de lembranças, embarcamos no autoheli e seguimos para Lisboa. Lá chegados desembarcamos e despedimo-nos de todos com destino ao nosso QG temporário na Capital para convívio com os Camaradas que ficariam pelo Continente e repouso na noite de terça-feira para quarta-feira. Parte de nós ficou pelo Continente e outra embarcou para São Miguel na quarta à noite numa viagem algo conturbada e aterramos no Aeroporto João Paulo II pelas 20:40 horas locais, ao pisar solo Açoriano demos por terminada a nossa participação no OEX 2011 com um sorriso na face e com o coração cheio de saudade.
    Agradecimentos: Ao Grupo de Caça (DEA, REDES, Te-Cor, ABUTRES e WAR DEVILS) pela sua brilhante prestação na tentativa de nos causar problemas na sua vital missão de disrupção das nossas acções. Vocês foram impecáveis! Um grande “Abrasse”. Ao Chacal nosso amigo, sem dentadura é melhor!!! Um grande “Abrasse”. A todas as equipas presentes neste OEX o nosso obrigado pela prestação e camaradagem nas situações mais dificeis! Um forte “Abrasse” a todos vós! A todos aqueles envolvidos neste OEX que por uma razão ou outra não se cruzaram connosco mas que nós sabemos da vossa importância para esta OP o nosso obrigado.
    Obs: Pela 1ª vez na nossa história de participações em eventos GOFE conseguimos suprimir um conjunto de falhas que nos faziam sempre mazelas, danos, impedimentos e que infuenciavam a nossa prestação final, contudo queremos deixar aqui uma humilde recomendação aquela que na nossa opinião foi a maior falha comum nesta OP...o planeamento e execução de uma missão conjunta pelas equipas participantes, na nossa opinião a Organização deve ter um papel mais próximo e até mesmo de chefia e liderança no seio da Unidade porque não existem condições de alcançar o sucesso sem o acompanhamento e a experiência de alguém destinado por vós, achamos que as equipas participantes onde nos incluimos não estão rotinadas a operar em conjunto e em número nem tão pouco sabem estabelecer e manter uma linha contínua e eficaz de comunicação entre os mesmos...não é por acaso que se ouviu na reunião de planeamento da boca de alguém muito experiente nestas coisas que...a tropa funciona porque há alguém a mandar...quando é complicado gerirmos as nossas casas mais complicado fica se nos pedem para gerirmos o nosso bairro.

Até uma próxima, não interessa onde desde que convosco...
    04-11-2011 Ilha de São Miguel, Açores.
    O Comando SAS.
    « Última modificação: Novembro 04, 2011, 02:08:03 am por SpecialAirsoftSquad »
    Plumbum, non Insisto!

Bowman

• *
    • Dedicated Airsoft Sniper
      • Ver Perfil
    • Equipa: 75th Airsoft Rangers Team
    « Responder #8 em: Novembro 05, 2011, 23:29:31 pm »
  • Publish
  • E fotos? Metam lá as fotos que eu não consigo ler rescaldos tão grandes! hehehehehe  ;D
    RANGERS LEAD THE WAY

TiroLoco

• *
      • Ver Perfil
    • Equipa: Spetsnaz Airsoft Team
    « Responder #9 em: Novembro 06, 2011, 11:02:24 am »
  • Publish
  • E fotos? Metam lá as fotos que eu não consigo ler rescaldos tão grandes! hehehehehe  ;D

ora aí estão as palavras magicas!!! e fotos!!! uh uh!!

Operations:
    Rangers 2010
    Ground Zero III

nazka

• *
    • VPA SF
      • Ver Perfil
      • CAPC - VPA
    • Equipa: VPA
    « Responder #10 em: Novembro 06, 2011, 16:33:58 pm »
  • Publish
  • Subscrevo o que disse o Bowman ! Publiquem fotos que isto deixa um gajo sedento ! X)
    -------------------------------------

-------------------------------------
    Hi-Capa 5.1 TM - ASG CZ Scorpion EVO3 A1 - ICS M4 CxP.08 Custom

russogofe

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #11 em: Novembro 06, 2011, 19:52:50 pm »
  • Publish
  • a pedido do comando do gofe  passo a postar a 1º parte do rescaldo oficial do gofe do oex
    ( se por qualquer motivo este post for "moderado" agradeço um contacto telefonico)

OEX

Rescaldo oficial - 1/3

Desta vez o rescaldo oficial do GOFE relativo ao OEX-2011 será dividido em três partes (agradecimentos, relatório de operações, custos), pela simples razão de que seria pouco perceptível e de difícil entendimento para quem não esteve presente colocá-lo apenas num único post, pois tantos são aqueles nos que ajudaram e tornaram possível o OEX-2011 e a quem tanto temos que agradecer.

Agradecimentos.

Agradecimentos a todos aqueles que nos ajudaram a tornar realidade tão grande odisseia.

Sem eles não seria possível planear, executar e passar para o terreno esta simulação militar/airsoft, pela qual todos os que nela estiveram presentes, usufruíram e dignificaram não só as suas equipas mas também o airsoft Nacional.

Individualidades militares:

- Major General CMD Raul Luís Cunha
    - Coronel CMD Francisco Rodrigues
    - Tenente-coronel CMD Rodrigo Moura
    - Tenente-coronel CMD Pita Amorim
    - Tenente-coronel CMD Matoso
    - Major CMD Rui Ribeiro Gil
    - Tenente CMD Calhau
    - Sarg Mor CMD Martins

Entidades Oficiais Militares:

Gabinete do CEME

- Major General Francisco Rovisco Duarte
    - Tenente-coronel Jorge Manuel Pedro

Centro Tropas Comando

- Coronel CMD Pedro Miguel Soares
    - Tenente-coronel CMD Carlos Bartolomeu
    - Tenente-coronel CMD Pombo
    - Tenente CMD Albuquerque
    - Asp Baptista
    - Sarg Mor CMD Matias
    - Sarg Ajud CMD Coelho
    - Sarg Ajud CMD Simões

Unidade Apoio Área Militar Amadora Sintra

- Coronel Luís Correia Afonso

GNR - Comando Territorial de Setúbal

- Coronel Albuquerque
    - Coronel Albano Martins Pereira
    - Tenente-coronel Belo
    - Capitão Ferreira

Entidades Associativas:

Associação de Comandos Almada

- Presidente associação: José Eduardo Rosa

F.P.A - Associação Lusitana Airsoft, APD

- Presidente associação: Luís Miguel Silva

Associação de Beneficiários do Vale do Sado

- Presidente associação: Celestino Rosa Mateus
    - Engenheiro: Gonçalo Lynce Faria

Associação de Caçadores de Stª Susana

- Presidente associação: António Henriques

Junta de Freguesia de Santa Susana

- Presidente: Paulo Jorge Jacinto

Entidades Civis:

Bombeiros Voluntários de Benavente

- Cmdt. José Guilherme

Bombeiros voluntários de Alcácer do Sal

- Cmdt. Valdemar Gonçalves

Empresas Particulares:

Underwater

- Carlos Figueiredo (OP.GOFE)
    - Jorge Silveira

TripuEvents

- Nuno Guilherme
    - Mónica Rego

Novanisa

- Joaquim Lopes (OP.GOFE)

Rotas Novas Empresa de Transportes

- João Conceição

Café Restaurante Sarah

- José Joaquim

4Airsoft

- Cláudio Pina

Global Fardas

- José Filipe

Techdragon

- Guilherme Melo

Particulares

- Orlando Lopes

A todos vós que de uma forma ou de outra contribuíram para mais um sucesso do GOFE. Sucesso esse que também é o vosso e do qual farão parte para sempre, da ainda curta historia deste grupo.

Por tudo, pelo mais pequeno gesto de ajuda de cada um de vós, porque sempre nos apoiaram todas as vezes que o solicitámos, não existem palavras que possam expressar todo o nosso agradecimento.

A todos vós, os nossos humildes e respeitosos agradecimentos pelo vosso imprescindível apoio, sem o qual uma vez mais o GOFE não conseguiria de forma alguma tornar realidade esta Mega - Operação de simulação Militar/airsoft, designada com o nome de código OEX–2011.

Organização:

De seguida gostaríamos de agradecer individualmente a todos os elementos que fizeram parte da organização e que foram no total, 40 elementos + 3 K9.

GOFE

Todo o seu efectivo, 12 elementos.

Equipas Busca Captura:

DEA

- Nuno Bonito - Wolfdog
    - António Barbosa - Snow Man
    - Luís Silva - Barba Azul (REDES)

Ward Wevils

- João Bandola - Kaibe
    - Carlos Rodrigues - Conde
    - Ricardo carvalho - Rottweiler

Abutres

- Manuel Pinto - Canhão
    - Bruno Correia - Correia
    - Hugo Gomes – Deadmeat

K9

- Nuno Paixão - Maximus
    - K9 – sarg – Falco
    -
    - K9 –
    -
    - K9 -

C.A.O

- Alberto Braz - Tcor
    - João Pires - Major Alvega (BIAAP)
    - Fernando Carriço - Rec
    - Mario Reis - Mr Smith (ALIEN LEAGUE)
    - Cláudio Silva - Pina

C.A.T

- Miguel Reis - Mitrex
    - Paulo Pedroso – Chacal (CENTAUROS)

C.C.S

- Anabela Reis - Cobrona
    - Paulinha Massanso - Mitrona
    - Paula Reis -

Audiovisuais

- Larissa Dieva - Mrs Smith (ALIEN LEAGUE)
    - Débora Pires - Deby
    - Daniel Vicente

TripuEvents – assistência médica

- Nuno Guilherme
    - Mónica Rego
    - Samuel Gonçalves
    - Nuno Sousa

Também a todos vós os nossos agradecimento por fazerem parte deste grupo de amantes do Milsim, pela vossa presença, postura e dedicação fazendo com que todos nos tornasse-mos uma única unidade, onde cada um desempenhou de forma exemplar a sua função, e tudo o que foi solicitado pelo comando da missão.

Não podemos de forma alguma deixar de referir, que estaremos para sempre gratos por tudo o que fizeram, esperando ainda poder contar com cada um de vós numa próxima missão.

Aos participantes:

Ás várias equipas participantes, Portuguesas e Espanholas com um total de efectivo de 57 elementos.

ANUROS - Esp
    ASAS
    BBs
    CA
    COMSUBAIR
    ETs
    GOVV
    GOT I
    GOT II
    GAC I
    GAC II
    RANGERS
    SAS
    TFG – Esp
    UNIDADE/DAZO
    UTE DRAGONS - Esp

Uma vez mais, pela forma exemplar como encararam esta Op. Simulação Militar/airsoft, pelo esforço, pelo espírito de sacrifício, pela camaradagem, pela atitude demonstrada perante os seus camaradas e pela organização, por terem conseguido desafiar uma vez mais as vossas próprias limitações.

A todos os que pela primeira vez estiveram num evento GOFE, esperamos que tenha-mos estado á altura das vossas expectativas e de tudo o que imaginavam ser um evento de MilSim organizado por nós.

Esperamos que com todo o realismo que colocámos neste OEX (quem lá esteve sabe bem da sua intensidade e veracidade), crie em todos vós uma forma diferente de ver e de viver o Airsoft-Milsim, onde não é preciso disparar 3000bbs por dia para nos divertirmos.

Onde o que de facto importa é sim o quão perto da realidade nos colocamos, e que perante todo um conjunto de acontecimentos e adversidades sucessivas que poderiam efectivamente ser num teatro real, e perante essas adversidade e em conjunto as conseguimos ultrapassar.

Desafiando desta forma alguns medos ou receios que cada um de nós vive no seu dia a dia, solidificando assim valores que se vão perdendo cada vez mais…valores como a CAMARADAGEM, O QUERER, O DEVER DE CUMPRIR, O ORGULHO, entre muitos outros.

Esperamos que tenham ficado viciados e que possamos contar com todos vós na próxima edição do OEX.

Para finalizar…

A todos, participantes e organização desta vez sem distinguir a pessoa individual pois já o fizemos em cima, mas sim o conjunto total de pessoas que nos PRESTIGIARAM e HONRARAM com a sua ajuda ou com a sua presença no OEX 2011 …•

A todos, em meu nome pessoal, em nome de todos os operacionais do GOFE os nossos mais sinceros e humildes agradecimentos pela vossa preciosa ajuda e dedicação, relembrando que sem vocês não teria sido possível uma vez mais realizar esta operação de simulação militar, onde todos sem duvida alguma nos divertimos.

Bem-haja por serem quem são, bem-haja por sentirem e viverem tal como nós GOFE, o Milsim/airsoft.

Até breve em mais um evento realizado por nós, para todos, num qualquer canto de Portugal, ou Não… quem sabe.

Segue o Relatório de operações….

quero sei posso

Nebur

• *
      • Ver Perfil
      • Comando do AtlÂntico
    • Equipa: COMANDO DO ATLÂNTICO
    « Responder #12 em: Novembro 08, 2011, 17:28:45 pm »
  • Publish
  • Em meu nome e do Comando do Atlântico gostaria de felicitar a Família  GOFE por mais uma vez ter organizado um evento de Airsoft/Simulação Militar do MELHOR!

Agradecemos todo o esforço e camaradagem á equipa A.S.A.S e seu Lider Imperator  por ter-nos guiado com primazia todo o OEX para que a missão fosse cumprida com sucesso, vivemos momentos que jamais esqueceremos.

Aos amigos e todos com quem partilhamos este evento um grande até breve!

Alfa no OEX:

Abraço
    Ruben Moniz
    "Originibus Fidelis Sunt"

Imperator

• *
    • Cry HAVOC, and let slip the dogs of War
      • Ver Perfil
    « Responder #13 em: Novembro 08, 2011, 18:30:44 pm »
  • Publish
  • Em meu nome e do Comando do Atlântico gostaria de felicitar a Família  GOFE por mais uma vez ter organizado um evento de Airsoft/Simulação Militar do MELHOR!

Agradecemos todo o esforço e camaradagem á equipa A.S.A.S e seu Lider Imperator  por ter-nos guiado com primazia todo o OEX para que a missão fosse cumprida com sucesso, vivemos momentos que jamais esqueceremos.

Aos amigos e todos com quem partilhamos este evento um grande até breve!

Alfa no OEX:

Abraço
    Ruben Moniz

Onde tá o "Gosto"? :P
    Foi um prazer e uma honra, meus senhores!
    1º Torneio CQB | SS1 | SS2 | SS3 | Phoenix Series - Ghost Recon | Phoenix Series - Chemical Wars | Phoenix Series - Phantom Fury | OP. Combat Patrol | Conflito do Gafe | Rangers2008 | Rangers2009 | Rangers2010 | OEX2011 | LRRP II | HO3 | OEX2012 | Jogo Natal CAE | Op. Blowdown2013

russogofe

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #14 em: Novembro 11, 2011, 21:34:10 pm »
  • Publish
  • a pedido do comando do gofe  passo a postar a 2º parte do rescaldo oficial do gofe do oex
    (espero que assim esteja bem....)

Rescaldo oficial – 2/3

Introdução ao Relatório de Operações

Para nós GOFE o OEX 2011 começou no mês 05/2011 com a deslocação a vários locais em território Nacional mais precisamente a dois locais, que apesar de serem também excelentes para realizar Operações GOFE, não preenchiam as exigências do que estava planeado para o OEX-2011

Durante esses dois deslocamentos foram percorridos cerca 1500kms com os gastos inerentes a essas deslocações (portagens, combustível, alimentação).

Após estas duas infrutíferas deslocações iniciámos novas buscas, em nova zona do território nacional na procura do terreno indicado, sendo finalmente escolhido o terreno… a Barragem do Pego do Altar, terreno espectacular, difícil e indicado para o que pretendíamos.

Demos então inicio ao reconhecimento apeado e aquático ao local, revelando-se este terreno acima das nossas expectativas pelo simples facto deste terreno estar para além de tudo o que tinha-mos pensado para o OEX – 2011.

Após a escolha do terreno visto estarmos em local publico e não como até aqui que sempre realizámos os nossos eventos em espaços militares ou particulares, iniciamos os devidos contactos para recolha das devidas autorizações o que nos fez voltar ao local mais 4 vezes, percorrendo um total de cerca de 1300Kms, uma vez mais com os gastos inerentes a essas deslocações (portagens, combustível, alimentação).

Já com as devidas autorizações dadas pelos responsáveis pela Barragem, e dos donos dos terrenos adjacentes, demos inicio aos contactos para apoio logístico, pois apesar de termos algumas coisas, muitas outras nos faltavam.

Já com o planeamento todo idealizado e escrito, sabendo o que nos faltava, iniciámos os respectivos contactos e pedidos de apoio a várias entidades militares, associativas e particulares.

Para quem nunca organizou qualquer evento e ainda menos tentou organizar um evento de tamanha dimensão desconhece por completo que:

Para organizar algo, quer seja um grande ou um pequeno evento, todos dão o seu trabalho, e é preciso muita dedicação por parte dos seus organizadores.

Ainda mais quando se trata de um evento da dimensão do OEX - 2011, pois não basta colocar um post num fórum qualquer, a dizer que vai haver um jogo, e que apareçam a tal hora em tal dia.

Por isso, cada vez mais quem não organiza deve respeitar ainda mais todos os que se dedicam a organizar para outros se divertirem, para que, quando pensarem em criticar pensem se conseguiriam fazer melhor, se assim for força, deitem mão á obra, senão abstenham-se ou critiquem sim mas de forma construtiva, deixando que as dores de cotovelo falem.

No nosso caso o trabalho foi imenso, a dedicação extrema …

Para quem não sabe ou nunca se movimentou a nível militar pensando que as coisas caiem do céu e para que possam ter uma pequena ideia

Tudo a nível militar carece de pedidos e respectivas autorizações, quer sejam solicitações de espaços ou pedidos de apoio, todos seguem os trâmites hierárquicos e por isso são tramites algo demorados, por esse motivo e como sempre o fizemos, os mesmos são feitos atempadamente ao longo neste caso, dos vários meses que antecederam o OEX - 2011.

Também a nível associativo tudo foi feito tal como a nível militar, incluindo também uma deslocação á sede da FPA percorrendo mais uma vez cerca de 300 Kms, uma vez mais com os gastos inerentes a essas deslocações (portagens, combustível, alimentação).

E depois de vários meses, com tudo devidamente autorizado e com os materiais solicitados ás varias entidades em nosso poder, finalmente chegou o grande dia o dia de passar para o terreno o que tinha-mos imaginado.

Até aqui e ainda antes do evento começar e apenas nestas deslocações, pois existiram muitas mais, para compras de diversos materiais necessários, contactos, e outras coisas não contabilizadas, foram percorridos cerca de 3100 Kms, com os gastos inerentes a a todas essas deslocações de preparação (portagens, combustível, alimentação).

Segue o relatório de Operações.

quero sei posso