Olá pessoal,
Sou um dos poucos (ou até o único) que reinvidica FPS livres nas réplicas, o STUNTMAN anda sempre a dar-me "nas orelhas" e eu vou tentando argumentar como posso, desde já dou-lhe os Parabéns e agradeço a iniciativa deste tópico.
Quanto ao tema, eu tenho réplicas abaixo dos 375fps e outras acima, porquê? Porque vinham assim de origem, como é o caso das réplicas a gás e das snipers eu não acho normal fazer downgrade das máquinas! Em que cabeça é que cabe irmos a uma loja e pedir uma mola mais fraca?! ... Temos que jogar com o que vem ou até (se tivermos necessidade e capacidade €) melhorar a performance delas!
Medidas para evitar mazelas graves:
1- Jogar SEMPRE com máscara de rede metálica, BONS óculos e capacete,
principalmente em CQB, eu uso sempre, já me dispararam praticamente à queima roupa para a cara e ainda me ri na cara do colega... se não tivesse máscara ia rir mas sem dentes

Agora se querem jogar de lencinho, óculos baratinhos, cabelo ao vento,... não me venham com balelas. Fazer BTT é com capacete e airsoft com tudo o acima mencionado, senão: pum!
2- Em CQB, jogar SEMPRE em Semi (1 tirinho de cada vez), querem usar Auto comprem uma arma de paintball e vão brincar aos pintores.
3- Jogar SEMPRE com malta de confiança, de preferência, militares ou ex-militares, polícias, forças de segurança em geral, pessoal com licença de uso e porte de arma, etc .. Não quero com isto dizer que o airsoft deve ser exclusivo a esses colegas, com o devido treino e aconselhamento qualquer um pode dar um bom jogador. Confesso que me faz alguma/MUITA confusão aquele pessoal que leva as namoradinhas para os jogos e lá andam elas todas contentes com uma réplica na mão, com o dedo no gatilho a toda a hora, a fazer m*** a torto e a direito e ainda por cima a rir da situação

Desculpem eu sei que esta é outra discussão, mas cada macaco no seu galho.. o airsoft é um jogo, mas é um jogo aproveitado por alguns para treinar para situações reais, no outro dia um camarada reportou-me que apreenderam uma Mp5 nas mãos de uma mocinha de 17 anos que andava a jogar com o namorado!?

Sem comentários...
4- Evitar deixar GAROTADA/CANALHA/MÍUDOS entrar no mundo do airsoft, é pá... eu sei que podem, mas não devem!! Os jovenzinhos têm tanta coisa boa para fazer antes de pegar numa arma! Podem treinar no PC, na Playstation, etc agora isto não é para "quem não foi à tropa", querem brincar? Não é no airsoft o lugar! Há uns tempos disse ao STUNTMAN (e ele ficou muito chocado) que partimos a réplica de um PUTO que nem 17 anos tinha, esse jovem só fazia M***, não cumpria regras de segurança nenhumas, magoou um colega e ainda se riu da situação, ora esse colega em vez de lhe apreender a arma (porque estava mal pintada e podia fazê-lo só para eliminar esse jovem) optou por destruir a chinesinha, remédio santo, nunca mais o vimos nas redondezas e muito menos armado em pistoleiro

5- Por fim e desculpem a seca, acho que se deve evitar disparar a curtas distâncias (excepto para o colete) e NUNCA para a cabeça (já basta as bb's que sobem demasiado e vão lá parar sem querer). O centro de massa do corpo é um alvo muito melhor do que a cabeça.
6- Bom-senso é o principal, todos nós cometemos erros, também já joguei com putos, maçaricos, eu próprio já o fui e por vezes ainda sou, mas há que controlar as coisas, fazer treino de segurança e não esquecer que airsoft não é paintball, nós jogamos sempre com o nº exacto de bb's nos carregadores tal como se de munição real se tratasse, não há carregadores com 300bb's a chocalhar
Cumps