Autor Tópico: Tropas Especiais portuguesas  (Lida 10990 vezes)

Danko

• [PT]Airsoft - Full Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Selous Scouts Airsoft Team
  • Equipa: Selous Scouts Airsoft Team
Re: Tropas Especiais portuguesas
« Responder #15 em: Dezembro 22, 2011, 15:32:32 pm »
  • Publish
  • Autopilot: Concordo contigo a 1000%

Danko: Respeito a tua opinião mas se me permites gostava de fazer-te uma pergunta:

Os Selous Scouts (tambem é um tema que gosto) que recrias e pelas fotos que tenho visto bastante bem por sinal
    a minha pergunta é: Treinás-te com algum ex-elemento dos Selous Scouts?

Claro que não... É fruto de pesquisa, livros e videos!
    Mas sabes? Rodésia não era nossa ao contrário das provincias ultramarinas  e claro está, neste caso estamos já a falar de política que não é o que se pretende no tópico e é também por esse factor que não me sinto à vontade em recriar tropas nossas dessa época.

Recriar as nossas forças como o são actualmente não me atrai!

Todavia, estou a fazer scanners de fotografias de guerra de ultramar do meu pai e pretendo postá-las com a correspondente legenda no http://www.militaryphotos.net/ e assim darei o meu contributo para que a história portuguesa seja conhecida, nomeadamente a nossa guerra do ultramar, para que gerações vindouras a conheçam.

« Última modificação: Dezembro 22, 2011, 15:47:01 pm por Danko »

Autopilot

• Administrator
      • Ver Perfil
    « Responder #16 em: Dezembro 22, 2011, 15:47:16 pm »
  • Publish
  • A tua experiência com veteranos do ultramar é bem diferente da minha, Danko.

O meu pai fez duas campanhas no ultramar (e não foram campanhas de comer lagosta), e tanto ele como colegas dele que por lá estiveram em combate, falam sem problemas sobre o assunto.
    Aliás, até determinados episódios são relatados em "tom de maluqueiras da juventude".

As únicas experiências "traumáticas" relatadas a que assisti foram por meio de documentários da RTP, e isso prende-se pelo mediatismo da coisa (nunca vão buscar um gajo que fez o que tinha a fazer e ponto, vão sempre buscar alguém choroso que mexa com o espectador, não é?), e um individuo que conheço que esse sim ficou claramente transtornado. A grande maioria seguiu com a sua vida, e por isso não são visíveis (ou não se fazem visíveis).
    A nossa literatura segue muitas vezes o mesmo caminho, o português tende a dramatizar por natureza.

Além disso há coisas no que dizes que não me parecem bater muito certo com o espírito de reconstituição.
    - A primeira prende-se ao papel predominante que dás ao Airsoft. Inversamente ao que tu dizes, as equipas de reconstituição primam a reconstituição e passam para segundo plano o Airsoft.
    - Em segundo lugar, a visão superficial do boneco. Isso é julgar a imagem pela imagem. O "boneco" é apenas a forma final de uma série de pesquisas e trocas de informações, não se sumariza simplesmente ao boneco, pois nele se reflectem premissas tão variadas tais como o modus operandis de que falas.
    - Em terceiro lugar, não é o modo operandis a grande dificuldade das reconstituições (não desfazendo), isso é claramente uma conversa de um entusiasta pelos conflitos modernos e a magia das "tropas especiais" que há uns bons 40 anos não era nada assim. Difícil é perceber a psicologia da época, como é seres um puto de 20 anos nos anos 60, quais eram as tuas ambições como ser humano CIVIL, o que era uma guerra na época, e como te comportavas perante um recrutamento e disciplina militar na altura.
    Não te esqueças que foi no pós-conflitos dos anos 60 que muita coisa mudou nas atitudes perante o universo militar.

E conforme disse, temo que esse excesso de zelo seja a causa de deterioração do nosso património histórico.

Edit: Sobre a recriação de tropas actuais, aí partilho a simples opinião de que não existe um afastamento temporal que o justifique (além das questões legais). É obsoleto estar a lembrar unidades que presentemente estão no activo.
    « Última modificação: Dezembro 22, 2011, 15:49:58 pm por Autopilot »

Autopilot

• Administrator
      • Ver Perfil
    « Responder #17 em: Dezembro 22, 2011, 15:56:14 pm »
  • Publish
  • A propósito, independentemente das opiniões, que só me agradam que encontrem divergências (isso é que é interessante), eis um bom tópico, com boas perspectivas e boas opiniões.

Parabéns aos intervenientes, estas coisas gosto de ler ;).

Danko

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #18 em: Dezembro 22, 2011, 16:01:13 pm »
  • Publish
  • Tens razão em muito do que dizes nomeadamente no que diz respeito a uma juventude e como era ser jovem em determinada época em que se sabia que se ia para a guerra!

Nesse prisma nunca o equacionei, mas é ponto importante, a considerar!

Quanto a comer lagosta, privei com oficiais, sendo eu seu par.

Claro está que, o que disse de mordomias foi-me contado porque quem é hoje Brigadeiro ou General e que na época era um Alferes que andava no mato a fazer reconhecimento e emboscadas ou protecção a colunas.

E convenhamos, estar 27 meses seguidos em zona de combate inserido num Batalhão e não rodar por meras políticas de Estado Maior e de ficar a pensar que de facto: uns tinham e outros...não!

Tive a sorte de servir neste Regimento, cheio de história o que para um puto de 23 anos foi muito gratificante:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regimento_de_Cavalaria_N.%C2%BA_3

Deu para conviver com um enorme legado.

Mas em termos históricos não é conhecido do grande público e cada vez que se levanta a cortina é de uma forma chorosa simbolo de jornalismo que temos...

Será que ao recriármos mudávamos alguma coisa? Ou mais uma vez vinha o jornalismo populista partir-nos o canastro?
    « Última modificação: Dezembro 22, 2011, 16:08:12 pm por Danko »

Danko

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #19 em: Dezembro 22, 2011, 16:03:12 pm »
  • Publish
  • A propósito, independentemente das opiniões, que só me agradam que encontrem divergências (isso é que é interessante), eis um bom tópico, com boas perspectivas e boas opiniões.

Pois também eu e já agora (pensei eu de mim para mim) deixa-me aproveitar porque é raro! ;D

Autopilot

• Administrator
      • Ver Perfil
    « Responder #20 em: Dezembro 22, 2011, 16:07:19 pm »
  • Publish
  • O jornalismo está sempre condicionado à opinião pública. Eu farto-me de referir um texto do Fernando Pessoa com esse mesmo título, se tiveres paciência, eu recomendo, acho-o um texto brilhante e que nos elucida bastante sobre muitas manifestações sociais a que assistimos:

http://arquivopessoa.net/textos/2900

É a melhor prenda de natal que te posso oferecer perante essa questão  ;)

Termina com esta frase impopular que para mim é uma grande verdade: "A Democracia moderna é uma orgia de traidores"
    « Última modificação: Dezembro 22, 2011, 16:10:27 pm por Autopilot »

Autopilot

• Administrator
      • Ver Perfil
    « Responder #21 em: Dezembro 22, 2011, 16:08:09 pm »
  • Publish

Pois também eu e já agora (pensei eu de mim para mim) deixa-me aproveitar porque é raro! ;D

HAHAHAHAHA!!!  ;D

CheMartinez

• *
    • Perdeu... Perdeu... Solta o Cano Maluco
      • Ver Perfil
    « Responder #22 em: Dezembro 22, 2011, 16:12:39 pm »
  • Publish
  • Autopilot: Desculpa lá mas a escreveres assim dificilmente vou discordar mais uma vez concordo a 1000%

Danko: Fiz-te a pergunta por uma simples razão eu conheço e tenho o privilégio de ter passado uns largos tempos á conversa com um ex-elemento dos Selous o qual é Português esteve tambem em várias Frentes da
    Guerra do Ultramar mas o Regime após o 25Abril achou por bem expulsar certas pessoas (enfim este seria outro assunto com panos para muitas mangas) isto para te dizer que ele não foi o único Português a fazer parte dos Selous Scouts, agora voltando ao tema principal tal como o Autopilot escreveu eu tambem conheço vários ex-combatentes que falam na boa a questão é que ninguem os quer ouvir pois é um assunto que lá está é Tabu
    ou seja vem logo para uns o ai-jesus coitadinhos  iam para uma guerra contrariados, para outros são um bando de vilões que matavam por prazer por isso é melhor nem falar em resumo desculpem a linguagem Foda-se só quem lá esteve é que sabe o que fez e o que viu esqueçam lá essa bosta do politicamente correcto no Ultramar como em qualquer outra Guerra matava-se para não se ser morto curto e simples faz ao outro o que ele te faria a ti mas faz primeiro
    « Última modificação: Dezembro 22, 2011, 16:24:55 pm por CheMartinez »

World War II the last War with HONOR and BRAVERY
    Zweiten Weltkrieg der letzte Krieg mit Ehre und Tapferkeit

calh4u

• *
    • O calhau da equipa!
      • Ver Perfil
      • AMS Forum
    • Equipa: A.M.S Airsoft Margem Sul
    « Responder #23 em: Dezembro 22, 2011, 16:22:34 pm »
  • Publish
  • O meu objectivo com este post foi mostrar algumas reportagens feitas sobre Tropas  Especiais portuguesas que se calhar muita boa gente desconhecia, onde da para ver o "modus operanti" das mesmas.

O dossier do Ultramar é apenas uma parte da nossa historia e fez parte do vasto Império Português que foi o mais longo de toda a humanidade, durou certa de 600 anos! descobrimos desde a América do Sul a Índia.
    Tradução de ICS:
    Isto Come Systemas!

Calma, ele perguntou se podia participar!! Participar sim (ficar a ver da safezone!), jogar... não!

É como os tomates. Participam mas não entram!  ;D ;D

Autopilot

• Administrator
      • Ver Perfil
    « Responder #24 em: Dezembro 22, 2011, 21:25:27 pm »
  • Publish
  • Penso que sobre o 25 de Abril seriamos outra vez 1000% concordantes  ;D ... mas sobre esse assunto, aqui prefiro estar calado.
    E é verdade, como o calh4u diz, que o nosso legado histórico é extenso. Eu vou ver se encontro uma palestra que foi dada na nossa Sociedade de Geografia a propósito da bandeira portuguesa (pouca gente conhece a fundo a sua história e simbologia). Acho que seria o primeiro contributo necessário a esta longa história.

calh4u

• *
    • O calhau da equipa!
      • Ver Perfil
      • AMS Forum
    • Equipa: A.M.S Airsoft Margem Sul
    « Responder #25 em: Dezembro 22, 2011, 21:42:01 pm »
  • Publish
  • @Autopilot apesar de estar em brasileiro (Audio) mas acho que seja isto que procuras
    Bandeira de Portugal: Sua Origem

aqui fica mais umas coisas interesantes sobre a nossa historia

Historia de Portugal
    What the Finns need to know about Portugal | O que os Finlandeses precisam de saber sobre nós. (audio em inglês )
    Tradução de ICS:
    Isto Come Systemas!

Calma, ele perguntou se podia participar!! Participar sim (ficar a ver da safezone!), jogar... não!

É como os tomates. Participam mas não entram!  ;D ;D

CaesarD

• *
    • http://killer-bees-airsoft.forumeiros.net/
      • Ver Perfil
    • Equipa: Killer Bees Airsoft
    « Responder #26 em: Dezembro 22, 2011, 21:59:56 pm »
  • Publish
  • TANKK - Sujeito saudavelmente louco ( Pancaditus aguditus)

JA FOSTE!!!!

Danko

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #27 em: Dezembro 23, 2011, 00:50:24 am »
  • Publish
  • Penso que sobre o 25 de Abril seriamos outra vez 1000% concordantes  ;D ... mas sobre esse assunto, aqui prefiro estar calado.

É como eu, prefiro estar calado sobre o 25 de Abril, a descolonização e a forma como foi feita e já agora se era necessária, mas isso é matéria quente que vale a pena um dia discutir!

Já agora abordei os Páras na minha resposta sobre recriar as tropas que estiveram no ultramar!

CheMartinez:
    Eu não tenho qualquer complexo de falar do ultramar, apenas não concordo em recriá-la, porque a perdemos como só os portugueses a souberam perder, ou seja estupidamente, na debandáda, sem eira nem beira!

Se condeno quem lá esteve e lutou (independentemente de concordar ou não) claro que não! Para mim são veteranos que devem ser tratados com respeito.
    Se condeno alguma classe política e militar que não consegui estar à altura dos acontecimentos? Bom isso é outra história e não cabe aqui no tópico!

Eu até concordo com mercenários, portanto estás a ver o quanto liberal consigo ser!
    E com isto estou a tentar demonstrar que falo de tudo abertamente...

Agora o: "Dignificai a Pátria Amada" hoje em dia é uma questão a valorar e ponderar, porque tem que ser aferida e não é com o jornalismo que temos, salvo honrosas excepções, que vamos dignificar a nossa História.

Quantas vezes está a dar um programa de televisão de história portuguesa e se, se passar por um café, toda a gente está a ver qualquer liga de futeboleco, porque isso é que interessa...

E a minha pergunta mantêm-se: Será que se alguém recriar uma tropa especial  e demonstrar como era (á guisa do "Conta-me como foi") o jornalismo que temos não vai partir-lhe o canastro?

Faz-me lembrar uma frase que era dita no tempo da outra senhora:

" O Povo é sereno.... "
    É tão sereno que hoje património nosso foi vendido para a .... China!

Para terminar, sempre direi que:

Honrados os que lá combateram e que tenham o reconhecimento merecido!

Desonrados os que tudo entregaram na debanda, mas a história essa diz-nos que não é bem assim e que quem entregou, foi louvado e teve futuro político, aqueles que lutaram que é feito deles, que apoio tiveram?

Mas sim tens razão há que falar de tudo e com todas as letras!

« Última modificação: Dezembro 23, 2011, 01:08:53 am por Danko »

anfibio

• *
      • Ver Perfil
      • Spetsnaz Airsoft Team
    • Equipa: Spetsnaz
    « Responder #28 em: Dezembro 24, 2011, 16:53:54 pm »
  • Publish
  • Compreendo ambas as partes. Pessoalmente faço reenactment das forças russas e recuso-me a usar a boina vermelha, sabendo da dificuldade de a conseguir e do que representa em qualquer força militar mundial. Assim como não uso boinas pessoais nos jogos de Airsoft.

No Berget 5, evento de Airsoft na Suécia, o Coutinho e eu fomos os únicos portugueses que ficaram na equipa soviética. Quando chegamos ao acampamento e começamos a equipar-nos com o camuflado shadow russo, um camuflado que dá bastante nas vistas por ser urbano fomos de imediato abordados pelas dezenas de jogadores russos que se aproximaram e perguntaram "se sabíamos o que aquele uniforme significa para eles e para o seu país".

Respondemos que somos reenacters portugueses, apaixonados pela militaria russa e soviética, que o faziamos com paixão mas que no nosso caso não usariamos a boina vermelha por uma questão de respeito. Aliás nem os russos a usam, usam apenas um lenço.

Queriam ter a certeza que não éramos apenas uns brincalhões que se gostam de enfeitar com coisas de tropas especiais. Talvez fosse a nossa nacionalidade portuguesa, a nossa simpatia ou o nosso respeito pela sua história. O certo é que após uma aproximação aparentemente menos amigável tornaram-se os nossos melhores amigos no evento, convidaram-nos para as suas tendas, bebedeiras com vodka, partilhamos vários momentos em jogo e até trocamos contactos e presentes (cigarros russos)  :)

« Última modificação: Dezembro 24, 2011, 17:01:10 pm por anfibio »

Danko

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #29 em: Dezembro 24, 2011, 18:59:58 pm »
  • Publish
  • Ora aqui fica um exemplo vivo e muito actual.

Mais do política e memórias ou contos! Compreendo perfeitamente o que queres dizer!

Bom Natal, Anfíbio