ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[DIY] Adaptador MOLLE para Coldre Safariland

Bangalter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • E03
    • Ver Perfil
em: Julho 09, 2012, 17:22:28 pm
[DIY] Adaptador MOLLE para Coldre Safariland

Este adaptador para aplicação em molle, surgiu pela necessidade de uma boa placa para ter o meu coldre safariland no colete.
Antes, eu usava um adaptador blackhawk para coldres cqc, mas este pelo seu tamanho reduzido só me prendia a metade inferior do coldre, enquanto que a metade superior estava presa por braçadeiras de serrilha.
Eu como não gosto de ter as coisas à sapateiro, tive de me desenmerdar.
Para além disso, como tenho um colete muito maleável e o coldre é muito desnivelado, ele magoava-me nas costelas ao fim de umas horas.

Para este adaptador homemade precisam de:
-Capas plásticas de caderno
-Tecido
-Correias
-Máquina de coser
-3 parafusos com anilha
-1 parafuso de cabeça rasa com anilha e porca
-Berbequim e broca
-Borracha virgem
-Cola de contacto em boião
-Cola de contacto em spray
-Tesoura
-Chave de parafusos

Para começar, é necessário cortar 2 rectângulos de plástico de capa de caderno. Eu escolhi este material porque pode dobrar á vontade que nunca estala, e resolvi usar dois porque não fica demasiado duro e mole o suficiente para se adaptar á curvatura natural do corpo.
Como dimensão usei a altura do coldre, e 3 espaços MOLLE de largura.
Depois de cortados, basta pulverizar 1 dos lados de cada rectângulo com cola de contacto em spray (aqui o spray funciona melhor para ficar uniforme), esperar uns minutos e junta-los, comprimindo-os com força.

De seguida, é o mesmo processo de colagem mas para colar apenas o primeiro lado da placa de plástico com o tecido.

Agora entra a linha e costura. Agarrem-se à maquina de costura, ou vão a uma costureira, e usem a correia para costurar 3 tiras horizontais com 3 espaços cada uma, no lado onde já têm o tecido colado.

Para as tiras verticais podem usar correias ou tiras de plástico, cosidas na placa. Eu usei tiras de plástico porque os rectângulos iniciais que cortei eram muito grandes e fiquei com sobras que deram para as tiras.

Agora, colem o outro lado da placa ao tecido e cortem o excesso com uma tesoura. Para ficar com um bom acabamento, usem correia para rematar o perímetro da placa. Para o prender, tanto podem usar cola de contacto de boião (esta é melhor para aqui por ser mais forte) ou voltar à máquina e costurar.

O coldre não tem uma forma ideal para ser preso à placa pois a sua superfície de contacto não é plana, tem aliás uma grande falha. Então para preencher essa falha usei borracha virgem (usei deste tipo porque é muito mole, e como o coldre para além de ter uma falha ainda tem muitos desníveis, que com o ceder da borracha se corrigem. Também pode ser usado outro género de material desde preencha o espaço). Basta agora cortar o necessário à forma do coldre.

Agora é só fazer a marcação dos pontos de fixação, furar a placa e borracha, e aparafusar. Este coldre (provavelmente porque é réplica), tem 3 pontos de fixação mas todos muito em baixo, o que faz com que a parte superior do coldre não esteja bem fixa e balance muito. Para corrigir isso, descolei o tecido de revestimento do interior, furei junto da articulação da alça de segurança, e atravessei o parafuso com a cabeça rasa voltada para o interior do coldre, e anilha e porca na placa. Para os restantes parafusos, foram colocados com anilha na placa e rosca no coldre. Por azar, todos os pontos de fixação calharam-me debaixo das tiras molle o que resultou em ter de rebentar alguns pontos de costura, mas não foi grande mal no final.

E o resultado final:

Ainda lhe dei uma pintura com krylon khaki, mas disso já não tenho foto.

Depois bastou-me aplicar no colete. Ainda usei no meio uma terceira tira plástica vertical que não está nas fotos. Como este adaptador é uma área plana muito grande, já não me magoa usar este coldre rígido no colete e posso dizer que nunca estive tão confortável.

Espero que gostem e que vos seja útil.

Luis Bártolo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Mercenários do Matagal
Responder #1 em: Julho 18, 2012, 19:33:59 pm
ficou muito porreiro  ;D excelente trabalho!
never interrupt an enemy while he's making a mistake, it's impolite!