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Systema PTW - Full Li-Po mod e troca de ECU

kroko-dilldo

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em: Julho 11, 2012, 16:02:42 pm
Bem, realmente é preciso ter-se muita coragem, ou pelo menos, ser um bocado maluco, mas resolvi meter mãos ao trabalho e fazer o meu primeiro DIY.

Réplica:
Systema PTW M4A1 2010;

Objectivo:
Full Li-Po Mod e troca da ECU;

Componentes:
Etiny advancer power board (ET-TPUM42);
Etiny advancer ECU (ET001AB);
Buffer tube plate sling mount;

Ferramentas:
Equipamento de solda a estanho;
Pinças diversas;
Stock tube wrench;
Jogo de chaves sextavadas;
Chave de fendas pequena;
Conjunto Dremel;
Bisturi ou x-acto;

Antes de mais, há que reunir todo o material necessário.





De seguida, remover o mais obvio.



Tratar de desmontar o buffer tube, usando sempre a ferramenta indicada para o efeito e acima de tudo, ter muito cuidado para não danificar os cabos de controlo da power board.




Remover o grip end e o grip para se ter acesso ao motor.



Dessoldar os cabos da alimentação do motor para possibilitar a remoção da power board.



Remover o line set plate e o bolt stop.



Novamente, com os máximos dos cuidados, remover parcialmente a ECU e soltar o s cabos de controlo da power board.


Efectuar os desligamentos de ambos os cabos de controlo da ECU e nesta altura já se pode inserir a nova ECU, se for intenção também de a substituir.


Nesta altura, já começamos na ordem inversa dos trabalhos, para começar a por tudo de volta no lugar.




Chega então o momento de preparar o buffer tube.
Para isso recomenda-se a abertura da “janela” que vai ajudar a acomodar a ficha dean de ligação da bateria.
O uso de uma Dremel, certamente vai tornar o serviço muito mais fácil.
Esta parte teve a participação do BlackWolf, sempre disponível...



Neste ponto, montei o buffer tube no seu lugar, sempre usando a ferramenta indicada para o efeito e novamente com muito cuidado para não danificar o cabo de controlo da power board.





Com o buffer tube no lugar e bem fixo, já podemos fazer as ligações dos cabos de controlo à ECU e acomodálos no seu lugar.
Nunca é demais dizer, que estes cabos são muito frágeis e facilmente danificáveis.



De seguida soldam-se os cabos de alimentação do motor, com muita atenção à polaridade.
O negativo é o cabo mais curto e o positivo o mais comprido.


Depois de fazer as ligações do motor, e antes de voltar a montar o grip, é muito importante testar tudo e ter particular atenção à rotação das gears, para ter a certeza da correta polaridade das ligações.


Se tudo correr bem e estiver tudo a funcionar como previsto, então pode-se começar a montar o grip e o grip end.


A partir daqui, julgo que já não é preciso muitas explicações.
Basta por o que falta ao seu devido lugar.



Pronto, trabalho terminado e é altura para gozar o momento.


É um DIY um pouco extenso, mas teimei em meter muitas imagens, que tornam muito mais preceptivel a ordem dos trabalhos.

Espero que venha a ser util para alguém, ou mesmo que não seja util, que pelo menos tenha algum interesse.

Cumps,

« Última modificação: Julho 11, 2012, 16:23:54 pm por kroko-dilldo »
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diips

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Responder #1 em: Julho 11, 2012, 16:19:38 pm
exelente!!

parabens amigo :D


kroko-dilldo

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Responder #2 em: Julho 11, 2012, 16:27:21 pm
Quando se começa a esventrar uma PTW, até mete medo!
É só peças e pecinhas por todo o lado...
Mas é uma acção que até se leva avante sem um nível de dificuldade muito elevado.
O mais importante é mesmo ter uma boa bancada de trabalho, com espaço suficiente e a ferramenta certa para o trabalho.

Cumps,
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MiguelSousa

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Responder #3 em: Julho 11, 2012, 16:31:05 pm
Ahhh então é por isto que não tens dado sinal de vida.

Parabéns pelo review, um dia quando comprar a minha PTW logo me dás uma ajudinha  ;D


kroko-dilldo

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Responder #4 em: Julho 11, 2012, 16:40:02 pm
logo me dás uma ajudinha  ;D

Sabes que sempre fui um vendido!!!
Com um pack de minies, tens todos os teus problemas resolvidos...
 ;D
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Blackwolf

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Responder #5 em: Julho 12, 2012, 01:33:28 am
Boas

Vou-te bater e sabes porquê  >:( >:( >:( >:(

Não esqueceste da esfera na tampa do Motor??

Sabes que a garantia foi-se,certo

Abraço bem esganado

Blackwolf
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kroko-dilldo

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Responder #6 em: Julho 12, 2012, 14:40:32 pm
Vou-te bater e sabes porquê  >:( >:( >:( >:(
Não esqueceste da esfera na tampa do Motor??
Sabes que a garantia foi-se,certo
Blackwolf

Não sejas assim!!!  ;D

A garantia não se foi... agora tenho é a garantia de que se ouver problemas... vou entrar em despesas...  ::)

Mas também não é desde agora, certamente já se tinha ido às uns tempos.
Já em puto tinha a mania de desmontar os aspiradores e os VHS's lá de casa, e essa mania nunca me passou!

Quanto à esfera, não me esqueci não... ela está lá (embora não tenha referido isso no post), ops...

Não mexi foi na afinação do motor, porque tenho ideia, que este não tem afinação, correto?
Pelo menos estive a ouvir o cantar do passarinho, antes de fechar o upper e não "arranhava" nem fazia ruidos estranhos.

Aconselhas a que faça a afinação da altura do motor?

Cumps,
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Blackwolf

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Responder #7 em: Julho 12, 2012, 16:06:33 pm
Boas

Citar
Aconselhas a que faça a afinação da altura do motor?

Não mexe que o mestre já afinou tudo ( e têm afinação se tiver esfera, se não traz esfera não têm afinação)

Abraços

Bons tiros

Blackwolf
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Gargula

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Responder #8 em: Julho 12, 2012, 17:22:21 pm


Por curiosidade minha... quem tem destas geringonças (carga/alarme) anda com elas ligadas durante o jogo, ou só usa para ver antes e depois do jogo?
As minhas vendas:
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kroko-dilldo

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Responder #9 em: Julho 12, 2012, 17:34:43 pm
A principio usava mesmo durante o jogo, para me avisar caso se passasse algo com a bateria,
Mas deixei-me disso.
Vou ligando de vez em quando, tipo nos entrevalos das fugachadas, para ver se está tudo bem.

Na CTW não, mas na PTW, essa porra quase que apita de cada vez que dava ao gatilho, então cansei-me e deixei de os usar sempre.
Mas vou tendo atenção ao barulho do motor e tentar perceber se está a começar a arrastar-se ou não.

É que durante um jogo, nem sempre consigo ter na lembrança de ir olhando para os leds da ECU e andar constantemente a monitorizar o estado da bateria.

Mas esse sistema de aviso sonoro é uma ideia bastante útil.
Agora não sei é se são os meus alarmes que não valem um chavo, ou se é por usar Li-Po's de 11.1, mas com estas Li-Po's o alarme não se cala...

Um dia destes, ainda vou é experimentar um alarme destes:
http://etinyhk.com/product/voltage-detector/

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Harm

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Responder #10 em: Julho 12, 2012, 22:52:36 pm


Por curiosidade minha... quem tem destas geringonças (carga/alarme) anda com elas ligadas durante o jogo, ou só usa para ver antes e depois do jogo?

Para ver antes e depois do jogo aconselho algo um nadica mais caro e mais útil algo tipo http://shop.rc-electronic.com/e-vendo.php?shop=k_emcotec_e&SessionId=&a=article&ProdNr=R8511&t=861&c=936&p=936 estás unidades permitem te ver basicamente com estão as células e ter uma ideia da capacidade da bateria .
Os outros são basicamente binários lol .. ou verde ok ou vermelho não ok.
Acerca de andar com isso sempre na réplica honestamente não ... sei exactamente qual o débito portanto se tiver a bateria a 100% no incio sei que sensivelmente 15 carregadores depois tou a 75% :) já lá foi o tempo que achei piada a coisa mas eles apitam bastante como já foi referido .. especialmente porque no momento do disparo tens um voltage drop normal mas ás vezes é suficiente para achares que tens 10 anos e tás a ver um programa para maiores de 18 .. pi pi pi pi pi


BoinaVerde75

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Responder #11 em: Julho 13, 2012, 10:57:34 am
k migo tens pm