ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Taxa da alfândega

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Chameleon in place. Mosquito down.
    • Ver Perfil
  • Equipa: [Independente] (antigo membro dos extintos Camaleões A.P.)
Responder #15 em: Outubro 14, 2012, 23:54:00 pm
Boas noites, tenho apenas 1 dúvida, penso que li bem , mas nada como confirmar antes de fazer asneira.
Se encomendar 1 replica por exemplo de Espanha (UE), a mesma vem parar as minhas mãos sem haver o risco de ficar retida na alfandega(peritagem) ou nos CTT?
Cumprimentos
Como o Pedro_Matias disse, normalmente as lojas em Espanha trabalham
com transportadoras privadas, tipo SEUR. Das numerosas vezes que comprei
material em Espanha, réplicas inclusive, nunca nenhum(a) ficou retida na
alfândega. Assegura-te que o t/ fornecedor lá envia por transportadora,
é mais seguro...

• "All great things are simple, and many can be expressed in single words: freedom, justice, honor, duty, mercy, hope." - Sir Winston L.S. Churchill (1874–1965);
  • "Respect yourself and others will respect you." - Confucius (Kong Zi,K'ung Fu-tse) (551-479 BC).

CallsignRibeiro

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: TF3
Responder #16 em: Outubro 14, 2012, 23:56:55 pm
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17275__Turnigy_nano_tech_1200mah_2S_15_25C_Lipo_AIRSOFT_Pack.html

Este modelo com portes fica nos 9.17€ mesmo assim irá ficar na alfandega correcto? Sou dos Açores e sinceramente se há alfandega aqui desconheço... sei que uma vez mandei vir material de Paintball dos Estados Unidos e que a Peritagem foi feita em Lisboa e depois enviado para cá para pagarmos uma cavala descomunal -.-'
« Última modificação: Outubro 15, 2012, 00:10:32 am por CryptKeeper »
G&G TR16 Carbine Light  / TM Desert Warrior 4.3
Canal Youtube

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #17 em: Outubro 15, 2012, 00:04:17 am
again... A peritagem da PSP só é paga se se tratar de armas e partes de armas de fogo!
Armas de Airsoft e partes de armas de Airsoft não pagam peritagem embora estejam sujeitas à mesma!
Era bom que alguém da DAE da PSP esclarecesse isso de vez...
Da vez em que a Alfândega de Lisboa me exigiu peritagem,
perguntei à DAE e foi-me respondido, por escrito (Subcomissário Rui Massaneiro),
que era paga à taxa em vigor (EUR 114,20/dia), como consta das
Portarias 934/2006 e 184/2012. Se não estão a cobrar esse valor a artigos
de Airsoft, é decisão deles mas convinha que sejam coerentes e informem
disso todos os praticantes...

• "All great things are simple, and many can be expressed in single words: freedom, justice, honor, duty, mercy, hope." - Sir Winston L.S. Churchill (1874–1965);
  • "Respect yourself and others will respect you." - Confucius (Kong Zi,K'ung Fu-tse) (551-479 BC).

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #18 em: Outubro 15, 2012, 00:25:17 am
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17275__Turnigy_nano_tech_1200mah_2S_15_25C_Lipo_AIRSOFT_Pack.html
Este modelo com portes fica nos 9.17€ mesmo assim irá ficar na alfandega correcto? Sou dos Açores e sinceramente se há alfandega aqui desconheço... sei que uma vez mandei vir material de Paintball dos Estados Unidos e que a Peritagem foi feita em Lisboa e depois enviado para cá para pagarmos uma cavala descomunal -.-'
Com valores baixos como esses, talvez tenhas isenção, como o Bisnagas indica no s/ «post» inicial.
Mas isso vai ficar ao critério dos senhores da Alfàndega. Deve haver aí delegação ou então é a de
Lisboa que trata disso. Não te exigem peritagem. Esse modelo em especial, dificilmente encontrarás
na Europa, mas vê se não ficas servido antes por baterias de qualidade idèntica ou superior.
Por exemplo, estas aqui (http://www.component-shop.co.uk/html/7_4v_2s_packs.html).
São um excelente fornecedor no UK, sou cliente e recomendo, têm material com excelente qualidade/preço,
podes pôr as fichas que quiseres e não tens alfândega a «chatear»...

CallsignRibeiro

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: TF3
Responder #19 em: Outubro 15, 2012, 00:37:29 am
Agora fiquei naquela... como já tinha sido informado que até 40€ nao se pagava alfandega, epah ha dias comprei uns Guarder C3 no ebay... 16€ que me ficaram... ou seja alfandega mal chegue a territorio nacional !?!
G&G TR16 Carbine Light  / TM Desert Warrior 4.3
Canal Youtube

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #20 em: Outubro 15, 2012, 00:52:52 am
Agora fiquei naquela... como já tinha sido informado que até 40€ nao se pagava alfandega, epah ha dias comprei uns Guarder C3 no ebay... 16€ que me ficaram... ou seja alfandega mal chegue a territorio nacional !?!
Vai depender de onde foram expedidos. Se forem de um qualquer país da UE,
não tens ninguém a chatear... Se não, passam pela alfândega e aí é uma «lotaria»...
Mas para esse tipo de material e para esses valores, não deve haver muita chatisse,
quanto muito pagas IVA etc...

one2much

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Jamais com medo do lápis azul!
    • Ver Perfil
Responder #21 em: Outubro 15, 2012, 13:05:44 pm
again... A peritagem da PSP só é paga se se tratar de armas e partes de armas de fogo!
Armas de Airsoft e partes de armas de Airsoft não pagam peritagem embora estejam sujeitas à mesma!
perguntei à DAE e foi-me respondido, por escrito (Subcomissário Rui Massaneiro),

De uma forma muito simples: Mandaste vir material de airsoft e pagaste a peritagem?
Podes enganar muita gente por pouco tempo,
Podes enganar pouca gente por muito tempo,
Não podes enganar toda a gente, o tempo todo!

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #22 em: Outubro 22, 2012, 18:41:41 pm
De uma forma muito simples: Mandaste vir material de airsoft e pagaste a peritagem?
Desculpa, só agora é que li esta tua pergunta.
A resposta é simples: no único caso (recente) em que tive a Alfândega a incomodar
(mira FTS 3x para EOTech, vinda de Hong-Kong) recusei pedir peritagem e pedi que
devolvessem o material à procedência! Isto depois de mais de um (1) mês de troca
de mensagens com a Alfândega de Lisboa, CTT e PSP (DAE)... Em nenhuma altura
a DAE me disse que era gratuito se fosse para usar em Airsoft. Aliás, se lermos a
legislação, nada está lá sobre isso. A PSP pode, claro, prescindir de receitas próprias
e não cobrar o que está tabelado. Agora diga isso claramente...
Eu gosto de transparência, regras e comportamentos claros e respostas directas.
Que mania execrável se tem neste país de tornar complicado e obscuro o que devia
ser simples e claro!

one2much

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Jamais com medo do lápis azul!
    • Ver Perfil
Responder #23 em: Outubro 22, 2012, 23:19:40 pm
Boas,

Já não é a primeira vez, nem será a última certamente, que tenho material retido na alfandega.
A informação que disponho é que, tratando-se efectivamente de material de airsoft, não existe cobrança do valor de peritagem porque esta não é feita. O que é feito é um acto de "Verificação", que retira a grande maioria das dúvidas sobre o fim a que o material se destina e por isso não existe um acto de "Peritagem".
Além disso, repararás no cabeçalho do Documento M da PSP que o mesmo se chama :"Requisição de Peritagem ou Verificação"
Acontece que se esta não fosse a realidade, os preços estavam todos inflacionados no valor dessa pretensa peritagem. O que, traduzido por miúdos, significaria que as armas de gama baixa, por exemplo, custariam praticamente o dobro do preço a que são comercializadas. Para não falar no preço de um qualquer acessório que teria como preço base nunca menos dos tais cento e tal euro de que se fala.
Em boa verdade, o tuga tem a mania do discurso grandíloquo e, convenhamos, é mais bonito dizer "peritagem" do que dizer "verificação". E isto para não irmos parar ao ridículo, mas verdadeiro: "-Se o "fulano" disse é porque é assim!"
É um pouco como chamar às nossas armas, "réplicas" ou até "reproduções de arma de fogo". Parece que é tudo a mesma coisa. Mas não é...
A desculpa "ah, e tal... porque dá mais jeito...", é mesmo muito fraquinha. Olha se a PSP desatasse a cobrar peritagens porque lhes dá mais jeito?!

Um abraço
;)
« Última modificação: Outubro 23, 2012, 00:25:56 am por one2much »
Podes enganar muita gente por pouco tempo,
Podes enganar pouca gente por muito tempo,
Não podes enganar toda a gente, o tempo todo!

RB8Asofter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #24 em: Outubro 23, 2012, 01:53:49 am
Boas,
Já não é a primeira vez, nem será a última certamente, que tenho material retido na alfandega.
A informação que disponho é que, tratando-se efectivamente de material de airsoft, não existe cobrança do valor de peritagem porque esta não é feita. O que é feito é um acto de "Verificação", que retira a grande maioria das dúvidas sobre o fim a que o material se destina e por isso não existe um acto de "Peritagem".
Além disso, repararás no cabeçalho do Documento M da PSP que o mesmo se chama :"Requisição de Peritagem ou Verificação"
Acontece que se esta não fosse a realidade, os preços estavam todos inflacionados no valor dessa pretensa peritagem. O que, traduzido por miúdos, significaria que as armas de gama baixa, por exemplo, custariam praticamente o dobro do preço a que são comercializadas. Para não falar no preço de um qualquer acessório que teria como preço base nunca menos dos tais cento e tal euro de que se fala.
Em boa verdade, o tuga tem a mania do discurso grandíloquo e, convenhamos, é mais bonito dizer "peritagem" do que dizer "verificação". E isto para não irmos parar ao ridículo, mas verdadeiro: "-Se o "fulano" disse é porque é assim!"
É um pouco como chamar às nossas armas, "réplicas" ou até "reproduções de arma de fogo". Parece que é tudo a mesma coisa. Mas não é...
A desculpa "ah, e tal... porque dá mais jeito...", é mesmo muito fraquinha. Olha se a PSP desatasse a cobrar peritagens porque lhes dá mais jeito?!
Um abraço
;)
Obrigado.
Finalmente alguém explicou este imbróglio duma forma compreensível!
Pois, porque se fossem cumprir rigorosamente a lei, tal como está, uma peritagem
devia sempre confirmar (ou não) um pedido de importação prévia. Mas nada se diz
de verificação na lei. Ou seja, as leis já têm falhas e erros (não sou só eu que o digo,
perguntem aos «peritos»...) e depois arranjam umas vias tortuosas e meio obscuras
para a contornarem ou, como neste caso, «passarem por cima» de flagrantes
desigualdades e omissões! O pessoal saberá que, por exemplo, uma vulgar
«pressão de ar», que também está na classe G como as nossas «reproduções»,
chega a enviar munição metálica com potência de saída de 27 J (!) e velocidades
de mais de 300m/s (!) e nem são exigidas pinturas «berrantes», nem licença,
nem «peritagem»?
Bem, isto tem de ser mudado, com um trabalho consistente e esforçado de
toda a n/ comunidade. Até lá, não vou dar trabalho a «verificadores»...
Abraço e bons jogos.

CRAZY DINO

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: A.T.F.
Responder #25 em: Março 08, 2013, 09:48:57 am
Muito bom post, muito elucidativo.
Posso dizer que pela febre da electrónica, carros telecomandados e airsoft, faço compras fora do espaço Schengen desde 2004 e ate agora foi uma relação "sem espinhas" com a alfândega... seleccionaram algumas encoimendas minhas para controlo, umas vieramn diretas sem mais nada, apenas abertas com o selo deles e outras solicitam a documentação de compra, aqui, basta-nos mandar o que pedem, ate ja podemos mandar por email, e a encomenda chega-nos a mesma a casa apenas teremos de pagar o que "devemos" ao estado  ;)
Ja sei que compras mais caras vão pagar taxas, ja conto com  esta possibilidade quando decido lançar ou não licitações no Ebay e afins...

JJ

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum A.C.E.
  • Equipa: A.C.E. - http://airsoft.ace.st
Responder #26 em: Março 08, 2013, 11:06:20 am
Tenho um carregador de baterias (34€ já com portes) retido na alfandega desde dia 21 de Fevereiro.

Nos contactos que fiz para lá apenas me disseram que ainda não recebi carta porque eles têm tudo atrasado e que provávelmente vão ser requisitados documentos para eu pagar taxas, por isso esqueçam aquilo de encomendas até 40€...

Cumps, JJ

- Op.Psico_pt.2 (2009) - Op. Uriel II (2010) - September Storm IV (2010) - OscarMike (2012) - Op. Influenza (2012) - Op. Crazy Clown (2012) - Jogo das Bifanas I (2012) - Op. Cercados (2013) - Op. Avalanche II (2013) - Jogo das Bifanas II (2013) - Open Hand (2013) - 12º aniv.OC (2014) - Ch.GIAP (2014) - 3ºaniv.ADAPT (2014) - Op. Avalanche III (2015) - Jogo das Bifanas IV (2016).

Shark_82

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: CAV
Responder #27 em: Março 08, 2013, 11:34:56 am
Tenho um carregador de baterias (34€ já com portes) retido na alfandega desde dia 21 de Fevereiro.

Nos contactos que fiz para lá apenas me disseram que ainda não recebi carta porque eles têm tudo atrasado e que provávelmente vão ser requisitados documentos para eu pagar taxas, por isso esqueçam aquilo de encomendas até 40€...

Cumps, JJ

Imagino que esse carregador tenha sido comprado a uma loja, certo?

Na importação, podem beneficiar de franquia de direitos de importação (isenção de pagamento) as remessas constituídas por mercadorias de valor insignificante, isto é, as mercadorias cujo valor global não exceda 22 Euros por remessa, assim como as pequenas remessas sem carácter comercial expedidas de um particular para outro particular, cujo valor global não exceda 45 Euros.

Os 45€ é de particular para particular. Se for de uma loja é 22€ o valor maximo

JJ

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum A.C.E.
  • Equipa: A.C.E. - http://airsoft.ace.st
Responder #28 em: Março 08, 2013, 11:55:11 am
Boa, realmente é de loja, não sabia dessa distinção de particular/loja...já fui.

- Op.Psico_pt.2 (2009) - Op. Uriel II (2010) - September Storm IV (2010) - OscarMike (2012) - Op. Influenza (2012) - Op. Crazy Clown (2012) - Jogo das Bifanas I (2012) - Op. Cercados (2013) - Op. Avalanche II (2013) - Jogo das Bifanas II (2013) - Open Hand (2013) - 12º aniv.OC (2014) - Ch.GIAP (2014) - 3ºaniv.ADAPT (2014) - Op. Avalanche III (2015) - Jogo das Bifanas IV (2016).

Shark_82

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: CAV
Responder #29 em: Março 08, 2013, 12:10:04 pm
Mas se tiveres que pagar tiveste azar
Comprei o meu colete para o BHD em HK e foi perto de 40€ com portes, e alem da embalagem ser muito maior não tive problemas