ptairsoft.org
[PT] Airsoft

BIOLOGICAL AFFAIRS CQB/HRT - 30 de Setembro de 2012 - 29ª Seixaliada

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Depois de várias Bohemias "destruidas"...chegou a hora do rescaldo...julgava que já por aqui estava iniciado mas como não está...aqui dou o inicio...

Um conceito sem duvida de louvar pela coragem da parte da organização...julgo sinceramente que é uma modalidade que pode e deve continuar a ser explorada dentro do airsoft...

Em relação à organização os meus parabéns por todo o trabalho desenvolvido...julgo que os rescaldos não servem apenas para "bajular" as organizações ou cair em elogios "hiperbolizados"...mas acima de tudo devem ter uma espaço para uma troca de impressões que podem servir para se atingir uma perfeição ainda mais elevada...

Realço o facto da organização ainda no local do jogo ter tomado apontamentos no decorrer da troca de impressões tida com os participantes...o que revela bem a postura das pessoas que se deram ao trabalho de organizarem este evento...

No que concerne à prova em si...talvez os aspectos menos bons tenham sido (do meu ponto de vista):
- Relação de atacantes versus defensores um pouco desequilibrada....em termos reais por norma o numero de atacantes é sempre mais elevado...é verdade que os defensores estavam por sectores...mas também é verdade que nas zonas mais criticas do complexo (corredores) os defensores intervinham com linhas de tiro sem limites de sectores
- Defensores pouco ou nada em posições passivas logo na fase inicial....(é natural que os defensores com o evoluir das provas acabem de forma inconsciente por adoptarem posições mais pro-activas).

Alternativas:
- Numero de defensores mais reduzido, podendo surgir por exemplo "alvos estaticos" com pontuação e ou balões branco/vermelho (forte penalização para o balão vermelho). Desta forma a força atacante para além de ter o cuidado de não se deixar abater...tinham de ter a atenção para não deixarem escapar estes alvos estaticos pois caso contrario iria reflectir-se na pontuação final (estes alvos poderiam estar em zonas de maior dificuldade).
Claro que podemos dizer: se pareceu dificil é porque a qualidade do atacante não era das melhores... ::)

De resto como já disse...parece-me ser um excelente conceito com fortes probabilidades de sucesso...para o ano se houver mais tentarei lá estar...

Parabéns à equipa vencedora (confesso que desconheço qual foi) e a todas as restantes que se dignaram a estar presentes e jogaram com uma sã camaradagem....chegando mesmo a haver trocas de informações da parte de equipas que saiam da prova para com as que entravam de forma a que estas pudessem ter melhor sucesso...apesar de ser uma competição o que interessa é a diversão e o superar dos desafios...(eu ainda tentei vender as informações a troco de umas bohemias...mas foi-me dito que preferiam ficar com as bohemias :(...como tal...limitei-me a dá-las)...

Depois da prova concluida ainde deu para aproveitar o tempo e o terreno...fazendo uns pequenos joguitos por iniciativa propria da minha equipa...longe da acção das provas...e na ida para os carros até deu para dar uma volta de slide...desta forma o tempo foi devidamente aproveitado...já que apenas estive 9 minutos em prova... ;D
« Última modificação: Setembro 30, 2012, 18:00:04 pm por DRACULA »
"Quem decide pode errar, quem não decide já errou..."

Danko

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Selous Scouts Airsoft Team
  • Equipa: Selous Scouts Airsoft Team
Responder #1 em: Outubro 01, 2012, 10:51:52 am
Nestas andanças de Airsoft, existem sempre um ou dois predicados que nos fazem ir a determinado evento e não ir a outro:

1) Alguns deles são, a mística do jogo agrada-nos? O local parece-nos bom? CQB? Misto ou apenas o vulgarmente chamado, "Mato"?

2) Vamos estar com equipas que já conhecemos e são nossos amigos ou pelo contrário não conhecemos ninguém? É que convenhamos a postura influí e muito na forma de estar quando conhecemos ou não conhecemos! Pelo menos com a minha equipa funciona assim...

Ora, in casu, ainda que CQB, não seja a "nossa praia", pendia o facto de conhecermos muito bem a equipa que organizava o evento! Os Víboras de Portugal....

Jogos feitos ás dezenas! Alguns elementos da minha equipa, (entre estes o autor destas linhas) oriundos desta equipa em tempos idos...

No entanto, o CQB, também não é a praia dos Víboras de Portugal, mas o que é certo é que:

1) Passei uma manhã excelente em convívio com as demais equipas, já que o evento desenrolava-se a "conta - relógio" com objectivos definidos o que garantia que quem não estava a jogar pudesse conversar, testar FPS e aferir hop up em alvos...

2) Marshalls de jogo como o colete da moda, vulgo amarelo fluorescente à sério, perfeitamente identificado e não a "treta" que se vê em alguns jogos em que a maioria prefere jogar, mas "está de castigo", porque foi a equipa que organizou e ás tantas não faz uma coisa nem outra. Não era decididamente aqui o caso!

3) Slide montado com segurança, para quem o quisesse fazer...

Se não me falha a memória estiveram presentes 6 equipas, podiam ter existido mais, mas talvez não tenha havido a publicidade atempada da parte da organização aqui no fórum...

Se há ilações a tirar e conselhos a dar, tudo foi tratado em sede própria, como de resto se deve fazer!

Agora uma coisa é certa, para quem não joga habitualmente CQB, ter planeado um evento desta "disciplina de airsoft" com, fluidez e alguns pormenores de requinte, como detectores de movimento... 

Cavalheiros, estão de parabéns!

DIONISIOjp

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum Víboras Portugal
  • Equipa: Vi­boras Portugal
Responder #2 em: Outubro 01, 2012, 11:01:03 am
Obrigado Dracula

pelo feedback e pelo incentivo.

Em relação à organização os meus parabéns por todo o trabalho desenvolvido...julgo que os rescaldos não servem apenas para "bajular" as organizações ou cair em elogios "hiperbolizados"...mas acima de tudo devem ter uma espaço para uma troca de impressões que podem servir para se atingir uma perfeição ainda mais elevada...

Nem mais, podemos ser sempre construtivos, mesmo na crítica

No que concerne à prova em si...talvez os aspectos menos bons tenham sido (do meu ponto de vista):
- Relação de atacantes versus defensores um pouco desequilibrada....em termos reais por norma o numero de atacantes é sempre mais elevado...é verdade que os defensores estavam por sectores...mas também é verdade que nas zonas mais criticas do complexo (corredores) os defensores intervinham com linhas de tiro sem limites de sectores
- Defensores pouco ou nada em posições passivas logo na fase inicial....(é natural que os defensores com o evoluir das provas acabem de forma inconsciente por adoptarem posições mais pro-activas).

bom, é sempre relativo...
Antes de mais devo dizer que os Víboras enquanto equipa não são dados a este género de jogo. Como diz o Danko, não é de todo "a nossa praia". Posto isto, tentámos o nosso melhor, dentro do que se idealizou, sendo que este modelo é uma evolução do do ano anterior.
Dai prezarmos as críticas pois poderá bem ser um modelo a utilizar novamente para o ano, quem sabe.

A defesa foi montada em função do percurso. E, apesar de fazermos oposição sem facilitarmos, jogámos descontraidamente para, acima de tudo proporcionar diversão aos participantes - Se eu quisesse defender aquele espaço a sério não o faria daquela maneira, interdependente da atitude mais ou menos passiva ;)

Sobre isso, de estarmos em modo mais passivo inicialmente, a única maneira que vejo é se estivéssemos de costas obrigatoriamente até algum de nós ser abatido...
Estranho por exemplo que nenhuma equipa, enquanto eu lá estive, tivesse usado os flancos para tentar entrar sem ser rapidamente detectada ou para eliminar a defesa no centro do pavilhão mais rapidamente...

Mas como disse, não é bem o que estamos habituados a jogar pelo que, num sistema aberto em que não se soubesse ponto de origem dos participantes teria sido mais fácil para nós fazer melhor nessa situação.
Mas fica o apontamento obrigado.

Claro que podemos dizer: se pareceu dificil é porque a qualidade do atacante não era das melhores...

Não acredito mt nisso.
Eu pessoalmente, posso em N situações iguais fazer um mesmo disparo exactamente da mesma maneira e ter taxa de sucesso alto ou baixo conforme o momento, ou pq o inimigo estava assim em vez de assado, pq se moveu para a esqª em vez da drtª etc...
Acho que nesse capitulo é igual, em alguns momentos a defesa teve mais sorte nas eliminações e na maioria teve os atacantes...

Havia isso sim, no esquema de defesa 1 ou outro factor que poderia ser decisivo para o sucesso dos participantes.
Quando estive em jogo, por exemplo, os BET conseguiram completar o percurso pq no sector 3 (laboratório) eliminaram o defesa emboscado, algo que a 1ª equipa, os UPA, não conseguiram e por isso foram eliminados...

Mas como disse,a prioridade é sempre que todos se divirtam e passem bons momentos de airsoft.

DIONISIOjp

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum Víboras Portugal
Responder #3 em: Outubro 01, 2012, 11:02:32 am

Cavalheiros, estão de parabéns!

obrigado Danko
tentaremos fazer melhor para o ano que vem ;)

Gargula

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Viboras
Responder #4 em: Outubro 01, 2012, 11:16:08 am
Como um dos captores do cientista maluco, devo dizer que me diverti bastante, e apreciei algumas entradas contra nós. Estando ali recatados, não vimos o desenrolar do restante jogo, mas pelo que ouvia comentar no fim de cada partida, parece-me que algumas equipas podiam ter aproveitado melhor as várias entradas no edificio, em vez de virem em fila indiana pelo corredor central :P
Isto, porque, do meu ponto de vista, e o meu colega captor e refém, nós queriamos que todos chegassem a nós para tentar a extracão! temos que pensar que acima de tudo fazemos isto por divertimento!

Falhámos o objectivo? analisamos e aprendemos com os nossos erros e fazemos melhor para a próxima.

Parabéns a todos os participantes, espero que tenham gostado.

As minhas vendas:
Tópico de Vendas no PTAirsoft

/* KJW Glock 23 *^* A&K M24 Socom *^* TM MP5SD6 *\

RageDog

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Black Eagles Team
  • Equipa: Black Eagles Team
Responder #5 em: Outubro 01, 2012, 12:29:39 pm
Desde já endereço o meu obrigado a toda a equipa dos Víboras que organizaram um excelente jogo de CQB. Foi difícil mas acessível. Postura corretíssima durante todo o jogo.
Posso afirmar que a tática dos BET (Black Eagles Team) foi ...vamos jogar para nos divertirmos.
Fomos das equipas que não flanqueámos o campo pela simples razão que do lado de fora era também área de jogo e havia mato, mais difícil de controlar se houvesse "inimigo" do que pelo interior, podia ser mau, mas as paredes também nos protegiam. Seguimos distanciados em filinha pirilau e fomos progredindo. Não pensámos na meia-hora que tínhamos para concluir o jogo. O CQB não é nem deixa de ser a nossa prioridade, mas gostamos de praticar, CQB, MATO, Tiro Prático, etc...desde que seja airsoft.
Endereçamos também um agradecimento à Associação de Paraquedistas do Seixal e Almada pelo slide montado e também às outras equipas presentes, algumas delas já amigas há algum tempo, por estarem presentes. é importante estar presente nestas atividades apoiadas pelas edilidades, e os Víboras estão sempre lá.
Para memória futura:

Equipa presente:

Operacional BET ;) no slide:

Aproveito o espaço para informar que no dia 14 de outubro concluí-se a terceira atividade de airsoft no âmbito das Seixalíadas 2012. Operação Eagle Claw.

Obrigado e esperamos pelo próximo.

Danko

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Outubro 01, 2012, 12:47:40 pm
parece-me que algumas equipas podiam ter aproveitado melhor as várias entradas no edificio, em vez de virem em fila indiana pelo corredor central :P
Isto, porque, do meu ponto de vista, e o meu colega captor e refém, nós queriamos que todos chegassem a nós para tentar a extracão! temos que pensar que acima de tudo fazemos isto por divertimento!

Parabéns a todos os participantes, espero que tenham gostado.

No destamento Alpha dos Selous Scouts, dividimo-nos em 3 binómios e chegámos metade ao 3º Sector e avançámos pelo centro e quer pela ala direita , quer pela ala esquerda do complexo... Não fomos é em fila pirilau, que é uma das coisas que se sempre me desagradou no CQB...Não era dificil, era trabalhoso e levámos na boca... :)!

Já o destacamento Bravo, constituído na esmagadora maioria por recrutas, em que 2/3 era a sua primeira vez em jogos mais a sério e ficaram em 3º lugar, demostrando que nem sempre o ser veterano em lides, nos livra da bela da BB na tola!

Mas gostámos e para o ano lá estaremos 8)

Togakure

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Viperas Domus
  • Equipa: Víboras Portugal - G.C.C.
Responder #7 em: Outubro 03, 2012, 09:53:17 am
Obrigado a todos pela participação e organização.
A actividade teve um balanço positivo e com alguns reparos que pretendenmos corrigir para o ano que vem :)

Tiveram presentes:
48 participantes
10 suplentes e arbitros
11 elementos do nosso clube como adversários e organização
As equipas foram:

Unidade Portuguesa de Airsoft
Grupo Especial de Praticantes de Airsoft
Clube Airsoft Todo o Terreno
Grupo Delta
Selous Scouts Airsoft Team - Alpha Stick
Selous Scouts Airsoft Team - Bravo Stick (3º lugar)
Airsoft Delta Force (2º lugar)
Black Eagles Team do Clube Recreativo da Cruz de Pau (1º lugar)

Se não me falha a memória estiveram presentes 6 equipas, podiam ter existido mais, mas talvez não tenha havido a publicidade atempada da parte da organização aqui no fórum...
o limite de 8 equipas inscritas foi atingido. Faço este reparo pois fui contactado pelos nosso amigos dos CORE e Fox Hound com o objectivo de se inscreverem e infelizmente tive que lhes comunicar que já não havia mais vagas.

Convido todos a darem uma espreitadela pelas fotos:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=453415511371224&set=a.453414084704700.96953.154280657951379&type=1&theater

E para o ano há mais :)

Danko

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Outubro 03, 2012, 14:12:12 pm
Eu adorei o conceito e a forma de jogo! Mais uma vez parabéns. MAS 8 equipas e pouco, pá 8)!

Inácio

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Víboras GCC
Responder #9 em: Outubro 05, 2012, 12:39:33 pm
Eu adorei o conceito e a forma de jogo! Mais uma vez parabéns. MAS 8 equipas e pouco, pá 8)!

Sim poderiam ser mais.  Este jogo/torneio foi um pouco arriscado por só dar 30 min. de jogo a cada equipa mas acho que no geral até correu bem e não ouvi queixas do tempo de espera.

Já agora quero agradeçer aos presentes no evento  e em espeçial ao Cardoso (Magneto) e ao incansável Eduardo Rodrigues pela ajuda no terreno
H&K G36K jg
H&K G3SG1 TM
H&K 416 SRC
IMI DE TM
Beretta M9 KJW

IVOS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: ADF - Airsoft Delta Force
Responder #10 em: Outubro 10, 2012, 12:09:00 pm
Parabens VIboras !!

Muita bom este evento !

O unico reparo ( negativo) que eu poderia fazer é mesmo a parte do tempo de espera! no nosso caso ( ADF ) que estava previsto entrar em acção as 11h30 e só perto das 14h30 entramos ... sim é chato e malta começa ficar impaciente, MAS QUEM PENSA QUE TUDO CORRE COMO PLANEADO é porque certamente nunca organizou um jogo/ evento!! :) :) :)

é claro que há sempre atrasos e que as organizações nem sempre conseguem ter controle em tudo!

SIGAAAA, O  evento foi 5* .... começem mas é pensar no " 2º "

loool

abraço rapaziada !

Togakure

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Viperas Domus
  • Equipa: Víboras Portugal - G.C.C.
Responder #11 em: Outubro 12, 2012, 01:13:42 am
Video gravado por câmara de capacete dos Airsoft Delta Force :) obrigado SuperMcerqueira
pena é que não gravaram até ao fim
BIOLOGICAL AFFAIRS CQB/HRT

Danko

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Outubro 12, 2012, 01:24:23 am
Mas mesmo assim está divinal! Demonstra bem a prova em si e o grau de dificuldade! VENHA O PRÓXIMO!

red_devil

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Airsoft Delta Force
  • Equipa: ADF
Responder #13 em: Outubro 12, 2012, 15:22:51 pm
Video gravado por câmara de capacete dos Airsoft Delta Force :) obrigado SuperMcerqueira
pena é que não gravaram até ao fim

sei que e estanho mas acabou o espaco no cartao :o
A sorte protege os audazes

DIONISIOjp

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Fórum Víboras Portugal