ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[Review] Dboys KAR98k ABS

enrik

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.FERA.pt.vu
em: Outubro 25, 2012, 15:33:49 pm
Quem me conhece, sabe ao tempo que ando doidinho para ter uma destas.....apanhei uma promoção..e ja tenho uma! Comprei a versao em ABS, mas vou tentar fazer a coronha em madeira....fica para depois :P

Historia

Karabiner 98k

A Karabiner 98k (Kar98k ou K98k) é uma espingarda/carabina de acção de culatra adotada em 1935 como a espingarda padrão de infantaria do Wehrmacht da Alemanha Nazi e uma das melhores desenvolvidas da longa linha de espingardas da Mauser.
 A Karabiner 98k é derivada das suas antecessoras, principalmente a Karabiner 98b que tinha sido desenvolvida a partir da espingarda Mauser modelo 1898.
 A espingarda era reconhecida pela sua excelente exactidão e alcance efectivo de até 500 metros. Por este motivo era também utilizada com uma mira telescópica como uma espingarda de atirador, no qual estendia o alcance efectivo até 800 metros quando utilizada por um atirador furtivo.
 A Kar98k tinha algumas desvantagens quando comparada com outras espingardas da sua era: ser pesada e ter uma cadência de tiro limitada.
 Foi também desenhada para utilizar uma baioneta e para poder disparar granadas. Uma versão com extensão para o braço foi introduzida em 1941 para páraquedistas.

Pós-Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética capturou milhões de espingardas Mauser Kar98k e as armazenou em várias fábricas nos finais dos anos 40 e inícios dos anos 50.
 Todos os restantes países que possuem ou possuíram estas armas tiveram de as comprar à Alemanha com a cláusula de que estas seram guardadas em locais seguros com vista a que não sejam utilizadas para fins de veneração heróica. Entre estes países encontra-se Portugal.
 Uma das razões por detrás dos soviéticos ficarem com estas espingardas após a Segunda Guerra Mundial, é que iriam precisar delas para armar os seus soldados no caso da União Soviética ser novamente invadida. Os Soviéticos sofriam de uma fraca produção de espingardas e de outro armamento de infantaria durante a Segunda Guerra Mundial quando os alemães invadiram o território, e os soviéticos não queriam ficar na mesma situação, especialmente com o início da Guerra Fria.
 Uma outra razão era que os soviéticos queriam armar vários grupos comunistas e governos comunistas recém-criados em todo mundo com um arsenal barato e muito grande de espingardas como a Mauser Kar98k e a Mosin-Nagant. O arsenal de Kar98k e de Mosin-Nagant era uma maneira para Moscovo suportar estas organizações e estes governos até confiarem neles para fornecerem armamento mais moderno como a SKS e a AK-47.
 Um exemplo do fornecimento da Mauser Kar98k por parte da União Soviética (tal como outras armas capturadas aos alemães durante a Segunda Guerra Mundial) para os seus aliados comunistas, durante o período da Guerra Fria, ocorreu durante a Guerra do Vietname com a União Soviética a fornecer ajuda militar às forças armadas do Vietname do Norte e aos Viet Cong.

Serviço em Portugal

A Kar98k era a espingarda padrão do Exército Português até ao início da década de 1960. Foi por isso utilizada em combate nos primeiros anos da Guerra do Ultramar. A arma tinha sido adoptada por Portugal em 1938 como Espingarda 8 mm Mauser m/938 em substituição da Mauser-Vergueiro. A partir de 1961 começou a ser substituída por espingardas automáticas (G3 e FN FAL), sendo relegada para as milícias e forças auxiliares africanas. A Kar98k ainda hoje é utilizada pela Guarda Nacional Republicana e pelo Colégio Militar como arma cerimonial.

Origem: Wikipédia.

entao. a parte que interessa!

Ao abrir a caixa(cartão e esferovite) de-paramo-nos com uma replica bem acondicionada, com as suas 5 munições bem seguras(so far, so good)

Mas fica-se por aí. A caixa apenas tras, a replica, 5 munições, chave sextavada para afinar o hop-up, manual de instruções, e um alvozito num género de papel meio plastificado. NÃO traz, bb's, nem vareta de limpeza.

A coronha, sendo em ABS, não deixa de ter esse mesmo toque a plástico, os acabamentos na coronha são, realmente bastante maus, sendo em alguns pontos bem visível(e ao toque) a passagem de uma secção de ABS para outra. A culatra, tem folga. Mas suponho que seja normal para fazer o movimento que é suposto! Os acabamentos no metal, parecem-me bastante bons.

O hop-up é ajustado com uma chave sextavada, debaixo da mira, que vem com a caixa.

Ao puxar a culatra, reparo que a replica bem bastante lubrificada(eventualmente até demais), carrego a replica para se fazer um teste rápido.
Péssima no alcance e péssima na precisão, então o que fazer? Toca a desmontar a replica.

Sim, o que vem nestas ultimas fotos é real, o cano é  composto por duas peças. Uma de 6mm e qualquer coisa, e outra de 7mm quase 8. A borracha de hop-up é aquela pecinha branca em forma de meia lua. Quando andei a ler reviews, ja sabia destes "pequenos" pormenores e também li que o único upgrade que se falava era por uma mola mais forte, eventualmente alguém falava em substituir o cano, mas nunca vi alguém o fazer.

ps: como nao tenho o crony comigo, nao medi os FPS, e nao sei se lhe vou alterar a mola....mas depois verei!
ps2: fiz o upgrade ao cano, mas esses passos estão no fórum da minha equipa

cumps
enrik

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "jogar contra IMORTAIS...só à calhauzada!!!"
    • Ver Perfil
    • Forum da equipa dos Mercenários do Matagal
  • Equipa: Mercenários do Matagal
Responder #1 em: Outubro 25, 2012, 15:40:33 pm
Enrik...os Pupilos do Exercito também usam as KAR98 como arma de cerimónia, sendo que algumas tem os markings das fabricas do Reich (aguia com a suastica)!!!
"Mercenários do Matagal...A jogar tacticamente desde Nov08"
-Op. The Border 08-Op. Ground Zero 09-Op. Mundo Animal 09-Setember Storm III-Op. Xmas-Op. Rio Amarelo 3-Op. Manic Miner
 - Op. Vale Grande - Op. Sabre - Op. Varuna-Op. Caveira Dourada- Op. Hostile Ops 2 - Op. Vale Longo "O Regresso"-Op. Metal City Wars I
"I like smell the napalm in the morning"
"Pensa como os teus inimigos e levarás a vantagem - Clausewitz"
"É tudo táctica XPTO...até o ressonar"
"Eu sou a VOZ...A VOZ"
"Hunter, tu jogaste... até te jogaste para o chão, para a maca, para a ambulância..." by madcow

blooder11181

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • missing in action
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Outubro 25, 2012, 18:29:49 pm
boa review.
eu quando tava na ept (escola pratica de transmissões) no edificio do comando e na arrecadação de guerra tinha umas mauser e outra parecida com lienfield em exposição

a g3 a3 da recruta que apanhei era de 1969

CheMartinez

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Perdeu... Perdeu... Solta o Cano Maluco
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Outubro 28, 2012, 21:39:14 pm
boa review.
eu quando tava na ept (escola pratica de transmissões) no edificio do comando e na arrecadação de guerra tinha umas mauser e outra parecida com lienfield em exposição

blooder11181
É LEE ENFIELD

Hunter
A Mauser usada em Portugal vieram todas da Alemanha por isso todas as que estiverem de origem têm essas marcas pois os cabeças quadradas não deixavam sair nada sem as ditas marcas

enrik
Eu tenho uma Mauser 98k dessas felizmente a minha é a versão em madeira e garanto o toque é bem diferente
pois tambem já tive uma em ABS realmente não são grande coisa mas para mim é a minha joia

World War II the last War with HONOR and BRAVERY
Zweiten Weltkrieg der letzte Krieg mit Ehre und Tapferkeit

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Outubro 28, 2012, 21:59:41 pm
boa review.

blooder11181
É LEE ENFIELD

Hunter
A Mauser usada em Portugal vieram todas da Alemanha por isso todas as que estiverem de origem têm essas marcas pois os cabeças quadradas não deixavam sair nada sem as ditas marcas

enrik
Eu tenho uma Mauser 98k dessas felizmente a minha é a versão em madeira e garanto o toque é bem diferente
pois tambem já tive uma em ABS realmente não são grande coisa mas para mim é a minha joia
Che...há mausers que vieram da Austria (ex exercito austriaco), e havia algumas com markings diferentes!!!
-Op. The Border 08-Op. Ground Zero 09-Op. Mundo Animal 09-Setember Storm III-Op. Xmas-Op. Rio Amarelo 3-Op. Manic Miner
 - Op. Vale Grande - Op. Sabre - Op. Varuna-Op. Caveira Dourada- Op. Hostile Ops 2 - Op. Vale Longo "O Regresso"-Op. Metal City Wars I
"Eu sou a VOZ...A VOZ"
"Hunter, tu jogaste... até te jogaste para o chão, para a maca, para a ambulância..." by madcow

CheMartinez

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Outubro 28, 2012, 22:20:29 pm
Hunter não digo que não mas segundo o que vi no Centro de Documentação Militar as Mauser vieram todas da Alemanha dai o meu comentário mas como varios assuntos em Portugal são tabu quer isto dizer existe pouca
informação, pelo que li na altura inclusive ouve um atraso na entrega das mesmas por causa das necessidades
do Exército Alemão.
Já agora sabes onde posso obter alguma informação dessas que vieram da Austria??

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Outubro 28, 2012, 22:29:05 pm
Hunter não digo que não mas segundo o que vi no Centro de Documentação Militar as Mauser vieram todas da Alemanha dai o meu comentário mas como varios assuntos em Portugal são tabu quer isto dizer existe pouca
informação, pelo que li na altura inclusive ouve um atraso na entrega das mesmas por causa das necessidades
do Exército Alemão.
Já agora sabes onde posso obter alguma informação dessas que vieram da Austria??
Che...as que vieram da Austria, vieram no lote das Alemãs, e foram contabilizadas como feitas na Alemanha, mas eram austriacas (mas feitas sob licença da mauser), é dificil descobri-las nos arquivos, já que muita da info não é divulgada ao publico, mas estão contabilizadas nos lotes alemães (chegadas em 1938/1939 e 1940).
"Eu sou a VOZ...A VOZ"

CheMartinez

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Outubro 28, 2012, 22:34:56 pm
Hunter:
Ok sendo assim é complicado obter informação sobre essas, eu por acaso nos útimos anos que estive na tropa
lidei com umas quantas mas eram todas tinham a marca da suastica

Hunter

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Outubro 28, 2012, 22:44:03 pm
Eu fui durante 5 anos quarteleiro nos Pupilos do Exercito, logo havia la as Mauser...mannlicker...G3, FBP,HK21 e P38...agora não sei como está o interior da Arrecadação!
"Eu sou a VOZ...A VOZ"

CheMartinez

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Outubro 28, 2012, 22:56:20 pm

UUUUUIiiiiii que saudades da P38 e das FBP ó tempo volta para trás, grandes tardes passei a dar tiro com essas

enrik

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Outubro 29, 2012, 00:22:50 am
enrik

a versão em madeira, também traz dois canos? já fizeste a alteração?

Bubbles

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Outubro 29, 2012, 11:46:48 am
Boas

Eu tive uma Kar98 em madeira e aquilo esteticamente era impecável...
Eu consegui por um cano de precisão e "borracha" de hop up.
Até lhe comprei uma baioneta.

Se quiseres que te explique como fiz manda PM.

PS:
o stock em madeira:
http://www.taiwangun.com/parts-and-accesories/wooden-parts/wooden-parts-for-wwii01-kar98k-boyi.html
Cumprimentos
Bubbles

enrik

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Outubro 29, 2012, 16:24:48 pm
Boas

Eu tive uma Kar98 em madeira e aquilo esteticamente era impecável...
Eu consegui por um cano de precisão e "borracha" de hop up.
Até lhe comprei uma baioneta.

Se quiseres que te explique como fiz manda PM.

eu ja fiz a alteração, queria era saber se a versão em madeira também traz esse "defeito" dos dois canos...porque é uma estupidez...pus um cano normal(ainda nao esta perfeito, quando arranjar um 6.03 de geito levo-o ao torneiro)e a diferença é abismal! a borracha parece-me ok!

kroko-dilldo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • I am Mars, God of War, and i will cut you down!!!
    • Ver Perfil
    • kroko-dilldo no Facebook
  • Equipa: G.A.C.V. - Grupo de AirSoft de Castro Verde
Responder #13 em: Novembro 08, 2012, 11:48:49 am
Eu fui durante 5 anos quarteleiro nos Pupilos do Exercito, logo havia la as Mauser...mannlicker...G3, FBP,HK21 e P38...agora não sei como está o interior da Arrecadação!

Ó Hunter, fartei-me de penar com essas todas!
Principalmente com as Mauser e as Mannlicker...
Aos 10 anos de idade, essas meninas eram maiores que eu e passava tardes inteiras a acertar passo com elas ao ombro.

A coisa finalmente melhorou, mais tarde no C.G.M. (Curso Geral de Milicianos), com a G3 bem mais leve e "confortável"...
Veni... Vidi... Vici...

Make AirSoft, not War!!!

Barraca Armada:
http://www.ptairsoft.org/forum/index.php?topic=35410.0

Spartan

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Fevereiro 13, 2014, 20:26:53 pm
Bom review :D