ptairsoft.org
[PT] Airsoft

A&K M4 PTW

ripper

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • BALA
em: Abril 10, 2013, 23:22:59 pm
Boas
Após muita especulação e muito e muito tempo de espera finalmente entrou em comercialização a M4 PTW da A&K, basicamente este modelo é uma cópia da versão de 2007 da Systema, segundo o que foi avançado pela própria A&K.
Primeira impressão que tive, uma caixa bastante bem acomodada, toda em esponja para a réplica não ser danificada nem riscada durante o transporte.
O pacote inclui a replica, um low-cap, um speed-loader e a chave de afinar o hop-up.

De aparência bastante semelhante ás replicas da Systema, bastante sólida, praticamente zero folgas, pintura com um arma bastante resistente, realmente muito bem acabada.
Começo a explorar e encontro o primeiro ponto que não gosto.
Um cabo enorme tipo 'fio de telefone' com ficha Large

Se ainda tinha algumas duvidas, elas acabaram por aqui, começa assim a minha aventura a explorar os internos de uma PTW.
E logo de seguida encontro mais um ponto negativo, a ausência de um manual de instruções, mas como a internet tem tudo, procurei e encontrei um manual excelente, o da Systema Challenge Kit, um verdadeiro must have para quem se mete em aventuras destas.

http://www.systema-ptw.pl/toyversion/pl/download/Assembly_Manual.pdf

Depois de algum bricolage, removi o cabo antigo, e soldei um mais fino com ficha mini.

Esta alteração permite-me não só ter fichas que ocupem menos espaço, mas também utilizar uma bateria dentro do buffer tube, e por consequência poder deixar de utilizar a Crane Stock de origem.

A gearbox não cheguei a abrir, testei uma boa sequencia de tiro em cilindro para verificar, a funcionamento da mesma, e tem um ciclo perfeito parando sempre no mesmo ponto.

O cilindro não tenho a certeza de ser 100% compatível com Systema pois não tenho nenhum para comparar e testar.

No entanto faz um perfect fit no upper receiver

O hop-up à semelhança das Systema é afinado pela chave fornecida, e tem de ser feito sem o mag encaixado, tem uma boa vedação de ar tendo uma mínima variação de fps.

Esta replica de origem trás uma mola muito forte, faz uma média de 504fps com 0,2g (com uma taxa de variação máxima de 3fps, em 20 marcações, fez um mínimo de 503 e um máximo de 506fps).

Desmontando mais um pouco, e descobrindo mais um pouco, chego ao cano, bem pesado, aparentemente igual à Systema, mas também não posso confirmar pois até ontem não era utilizador de PTW. O Cano tem rosca CCW, e o Upper Receiver tem a rosca compatível com DBoys.

O Delta Ring que estava apertado nesta foto era um DBoys, testei também com um Delta Ring de HK416 da JG, e de um RIS MK18 ACM, e confirmou-se compatível com todos eles.

O Hop-up e cano aparentemente são compatíveis com a Systema, mas é também um facto por confirmar. O diâmetro interno do cano é 6.04mm (com uma taxa de erro de +/-0.01mm)

Seguindo mais um pouco encontrei mais um pormenor que achei um pouco mal acabado, o Delta Ring da frente apesar de ter um furo para supostamente meter um parafuso, para fixar à mira posterior, na mira não tem qualquer furo ou rosca, no entanto, quando está tudo montado não tem qualquer folga.

Todo o corpo pareceu-me extremamente bem construído, e ao contrário do camarada Exokin parece que tive sorte, pois o meu upper receiver não tem qualquer defeito visível.

Hora de voltar a montar, e testar o disparo.

Chrony FPS Test:
De origem com bb's 0,20g Madbull
Marcação máxima: 506fps
Marcação média: 504fps
Marcação mínima: 503fps

Reduzi a mola e voltei a testar

Com bb's 0,20g Madbull
Marcação máxima: 414fps
Marcação média: 413fps
Marcação mínima: 412fps

De momento estou já a guardar por uma mola para mete-la dentro da legalidade, assim que receber atualizarei com os novos resultados, mas como podem ver a taxa de variação de fps ronda os 3fps que é bastante bom

Posto isto, avancei para resultados mais visíveis
Série de 10bb's em single.
Indoor a cerca 15m, num alvo com 15cm de diâmetro.

Aumentando um pouco o grau de exigência , passei para outdoor a cerca de 25m, num alvo de 15cm de diâmetro, e com algum vento que notoriamente afetou um pouco os resultados

Passei a testar o auto, e achei que o ROF era um pouco baixo para o meu gosto, no entanto a nível de desempenho não fiquei  nada desapontado , novamente indoor, gastei um low-cap passando entre single e rajadas curtas.

http://www.youtube.com/watch?v=6yIaZg1bXh4

Mais pormenores a apontar:
-Os Mid-Cap da Vanaras, precisam de um pouco de bricolage para encaixar corretamente.
-Não é compatível com coronhas das AEG sem que estas levem um pouco de bricolage pois apertam no Buffer-Tube, mas não é nada que não seja facilmente resolvido.
-Os Trigger-Guards também são possíveis de adaptar das AEG com um pouco de bricolage, é tambem uma alteração que não é nada de outro mundo.

Overall: 8/10
É realmente uma PTW a um preço acessível ao airsofter comum, parece-me bastante sólida, bem construída, com um bom tiro, como é óbvio tem alguns pontos onde poderia estar melhor, assim como todas as outras replicas.

Prós:
-Preço
-Qualidade de construção
-Compatibilidade com Delta Rings convencionais

Contras:
-Cabo e ficha da bateria que vem de origem
-Ausência de manual
-Elevados FPS
-Um ou outro bug na construção, ou assemblagem

Espero que ajude a tirar algumas duvidas
Cumprimentos
Hélio 'ripper' Reis
----------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Fatia

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Tacticamente Bem Disposto
    • Ver Perfil
    • Mercenários do Matagal
  • Equipa: Mercenarios do Matagal
Responder #1 em: Abril 10, 2013, 23:31:46 pm
Bom review, réplica interessante :)
- CA M4 MOE
- CA Mk18 Mod0
- CA Mk18 Mod1
- Marui Hi-Capa 4.3

jlt

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Não faço prisioneiros, não deixo ninguém para trás
    • Ver Perfil
  • Equipa: BAT - BRIGADA DE ASSALTO TÁCTICO
Responder #2 em: Abril 10, 2013, 23:33:58 pm
Hélio, obrigado já ajudou a tirar algumas duvidas. Mas tenho de ter uma nas mãos para as tirar todas.
Para já vou juntar á coleção, quase de certeza...
GAC - GAIA AIRSOFT CLUBE

Shimodu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Abril 10, 2013, 23:57:19 pm
Boa review.
--WARLORD--WARLORD II--WARLORD III---T09--OP.MUNDO ANIMAL--SETEMBER STORM III--OP. DAVINCI-CAIMÃO 3--
PANDORA--OP.SABRE--HO2--HO3--HO4--OM12--OM13--METAL CITY WARS--COMMANDERS 12--[AW_Mouse 3.0][TF239][Wipe Out Series '12][OP. ValeLongo3][Convoy]C.CABEÇAS1--C.CABEÇAS2--Op.Rescue--Revenge 13--SERE--Op.BackFire--Op.EagleStrike--The Complex--WAW Ep.1

cenzic

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • ^^
    • Ver Perfil
  • Equipa: GTA airsoft
Responder #4 em: Abril 11, 2013, 00:45:29 am
tiro-te o chapeu! excelente review!  claro e conciso !!
assim que conseguires, era interessante so confirmar as compatibilidades  com a Systema e Celcius.

57

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Facebook
  • Equipa: VIBORAS PORTUGAL
Responder #5 em: Abril 11, 2013, 09:43:05 am
Penso que a falta de manual é discutível se é uma TW, quem a compra já sabe o mínimo de funcionamento e de noções de armeiro para a desmontar todinha.

Um cilindro m150 é que é bocado forte para a replica e para quem a joga, aumentar o rof só com 14.8V. Mas penso que para uma TW tem um rof normal.

tHE_bERZERKER

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Old n.7
    • Ver Perfil
    • Marsoc Airsoft Division
  • Equipa: MARSOC AIRSOFT DIVISION
Responder #6 em: Abril 11, 2013, 14:16:14 pm
Parabens pelo review! Fiquei cuirioso em ver isso ao vivo  ;D

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Abril 11, 2013, 14:24:53 pm
Interessante e sinal dos tempos, até as chamadas de topo não escapam à "clonagem", eh eh!  8)
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Stinger

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Os Pikuinhas
Responder #8 em: Abril 11, 2013, 22:48:27 pm
a minha pergunta é:

isso é mesmo compativel com outros RIS\RAS??? mesmo de marcas manhosas?

se eu quisesse transformar isso numa HK416 a partir de uma AGM?!?!?!

ripper

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • BALA
Responder #9 em: Abril 11, 2013, 23:36:39 pm
Stinger só não o consegues fazer pois o upper receiver é mais baixo do que o de origem da HK416 de resto consegues aplicar qualquer rail, pois a rosca do upper é igual à rosca das AEG convencionais, tipo Marui, Classic Army, DBoys, etc..

Portnoy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • A virar camones desde o primeiro dia
    • Ver Perfil
  • Equipa: Painkillers
Responder #10 em: Abril 12, 2013, 10:10:44 am
Obrigado pela review.  :)

Deve ser uma destas que vem.

diips

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: RATS
Responder #11 em: Abril 12, 2013, 10:21:59 am
Stinger só não o consegues fazer pois o upper receiver é mais baixo do que o de origem da HK416 de resto consegues aplicar qualquer rail, pois a rosca do upper é igual à rosca das AEG convencionais, tipo Marui, Classic Army, DBoys, etc..

nao consegues fazer o upper como disseste e bem mas tambem nao consegues fazer o lower.. por dois motivos..

ela ja tras trade marks no selector.. logo nao da pa apgar e por os da HK que sao diferentes.. e o magwell de m4 é inclinado enquanto o de hk é direito..

os canos externos tambem sao diferentes.. por isso a partir de uma AEG normal o maximo que se consegue ter é uma m4 com o ris e coronha da HK416, o que nao é nem de perto nem de longe algo que se pareça com o pretendido :) sem bem que mesmo assim a coronha precise de mods..

tambem se arranja para ptw o punho de hk 416..

para fazer uma TW 416 ha 3 hipoteses

2000€ comprar a hk416 da FCC completa
1000€ comprar o corpo da FCC hk 416 so mesmo o que inclui é o upper,lower,cano, e ris.. nao tras punho nem coronha nem buffer tube
ou pegar numa hk416 GBBR e alterar para comer cilindros ptw.. isto ja vi fazerem e resulta.. é preciso é um bom kit de unhas e de dremmel :)

espero ter ajudado a clarificar a duvida do stinger :)

Blaster

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Abril 12, 2013, 18:44:35 pm
ou então encomendas aqui uma destas , mas tem algumas grandes falhas de realismo e tens uma fila de espera bem grande  ;D

http://www.jdairsoft.net/product.aspx?id=19077
Eu já tive uma Systema ... mas casei com uma ICS ...

diips

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: RATS
Responder #13 em: Abril 12, 2013, 19:20:14 pm
Essa é  mais uma m4 com ris de hk416 lol

Blaster

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Abril 12, 2013, 19:28:22 pm
Diips tens algum link a explicar como fazer a 416 com o corpo da gbb ?!??

manda aí ,deixaste-me a fazer contas €€€€€€€
Eu já tive uma Systema ... mas casei com uma ICS ...