Autor Tópico: 6mm Portugal - Revista nº 4  (Lida 7622 vezes)

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Full Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Alpha

• *
    • Ver Perfil
    • http://unit.forumeiros.com
  • Equipa: U.N.I.T.
Re: 6mm Portugal - Revista nº 4
« Responder #1 em: Maio 15, 2013, 10:14:40 am »
  • Publish
  • Pensei que não podia ser mais surpreendido mas esta edição ainda consegue superar mais as minhas expectativas relativamente a mesma, a todos os que trabalham para mesma, um obrigado, e parabéns....

Abraços

Sneakiest

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #2 em: Maio 15, 2013, 14:45:23 pm »
  • Publish
  • Venho deixar uma série de comentários relativos à edição deste mês em particular, principalmente à volta da parte que concerne reviews de material, dado que deixa algo a desejar de alguns pontos de vista:

1. A réplica Devgru não é uma cópia da M733 mas sim da XM177. São armas diferentes, de épocas diferentes. Tapa-chamas, carry handle, punho diferentes, etc.

2. A mesma réplica não é concerteza feita em "CNC". É muito provávelmente alumínio-zincado como a esmagadora maioria das armas de airsoft em metal e feito em cast. CNC diz respeito à forma como o corpo é produzido e NÃO ao tipo de material de construcção - e tem todo o aspecto de ser de molde e não de fresado em CNC. Muito pouco do material é produzido por CNC e quando o é, o preço é bastante superior ao de material forjado/feito em molde. Até à data, os unicos corpos que conheço que tenham sido feitos via CNC são alguns corpos aftermarket para TWs e GBBRs e custam 1.5 a 2x o que custa o equivalente em ferro forjado em PVP. O mesmo ocorre no mercado real de AR15s nos EUA - têm corpos forjados e têm corpos em CNC. Os de CNC são sempre significativamente mais caros.

3. Tocando num assunto que o próprio "Airhard" já tocou ... não me levem a mal, mas estes reviews lêem muito como bullet-points num folheto de publicidade saído directamente da marca. Qualquer ponto negativo é talhado imediatamente com um comentário a redireccionar a questão. Tanto no Airsoft Portugal como aqui, os reviews que entretanto comecei a olhar com mais atenção são muito "enjoativos". Demasiada preocupação em vender o produto e menos em comparar ao resto do mercado. Tende a ser muito do estilo "isto é muita bom, comprem isto!". Para mim, parece ser menos um serviço à comunidade de fazer um verdadeiro review e mais de fazer vender produtos.

Um review é uma revista ao material tal como o nome indica e não suposto ser uma "venda" de produto. Sinceramente, olhando para a mesma réplica não vejo rigorosamente nada que a fizesse destacar de uma equivalente da Classic Army, King Arms ou qualquer outra. Uso este review apenas como um exemplo. Não vejo comparativos da qualidade do material ao que existe dentro da mesma gama no mercado. Apenas ... "isto é bom, isto é bom, comprem".

O mesmo vejo relativo aos WASPs - sendo que eu pessoalmente tenho utilizado WASPs em todas as minhas réplicas, apesar do trabalho da PMechanics ser de louvar pela inovação, quem os tenha utilizado sabe que não são tão "perfeitinhos" como os vendem: as roscas feitas estragam-se com alguma facilidade e nalguns casos, já cheguei a ver WASPs com roscas literalmente tortas, que não davam para encaixar na réplica por ficarem a algo como um angulo de 10-20º.

Apesar das limitações da produção dos mesmos, pessoalmente acho que o design em termos estéticos desta versão QD é extramamente feia.

Para mim ... reviews feitos assim simplesmente não têm credibilidade. Para as marcas pode ficar muito bonito, para a comunidade, não tanto. Pode ser uma forma de angariar mais material no futuro, mas de que serve se os reviews vão ser na sua maioria panfletos de venda saídos das marcas?

Fica a minha opinião (brutalmente) honesta.

Fora isso, relativo à cobertura de eventos não tenho nada a comentar/criticar.

musikman

• Moderator
      • Ver Perfil
    • Equipa: GEPA - Grupo Especial de Praticantes de Airsoft
    « Responder #3 em: Maio 15, 2013, 17:28:43 pm »
  • Publish
  • Primeiro, agradeço a atenção e a leitura atenta. Agradeço ainda a tua opinião, tão válida como a minha e a de todos os outros. Respondendo às questões colocadas:

1) http://www.arniesairsoft.co.uk/reviewpost/showproduct.php/product/54/title/tokyo-marui-m733-carbine/cat/16
    A mesma réplica, mas da marca tokyo Marui

...e ainda mais alguma informação aqui:
    http://en.wikipedia.org/wiki/CAR-15

2) A referência "fabricado em CNC" refere-se ao modo de fabrico, e não ao material utilizado.
    Mais informação aqui:
    http://nextratech.com/4/the_factory_photo_gallery_45827.html
    Poderás observar várias fresadoras, entre muitos outros processos de fabrico, e os corpos a serem trabalhados.

Foi feita uma pesquisa jornalística antes de todo o trabalho de análise. Foi cruzada informação, e depois misturada com opinião. É a minha forma de trabalhar, outros terão a sua.

3) É a minha opinião. Gostei da arma. Lamento. Achei-a muito fraca de potência, e refiro isso. Refiro ainda a facilidade em alterar isso, e o porquê de estar assim. Desmontei-a até à última peça, e esse é o serviço que presto à comunidade. Ver tudo, mostrar tudo, e dar a minha opinião. A de outros será certamente diferente, não tenho nada a ver com isso.

Não se destaca de uma Classic Army, porque é basicamente uma Classic Army, conforme até referido no texto.

Não gosto, e não admito, a comparação com os reviews da Airsoft Portugal ou de qualquer outro. Não assino texto nenhum em mais lado nenhum. Apenas na 6mm Portugal. Pessoalmente, acho que estão a um Mundo de distância, e agradeço que não metas tudo no mesmo saco.

Em relação ao WASP... lamento, mas também gostei. E o modelo que me enviaram não tinha qualquer defeito. Gostos estéticos não se discutem, nem refiro rigorosamente nada a esse respeito no texto. Apenas refiro que as opções são muitas, e para todos os gostos.

Em termos de credibilidade... a 6mm Portugal tem, neste momento, 16.000 leitores, e está a crescer todos os dias. Essa é a credibilidade que tenho para apresentar.

Uma vez mais agradeço a opinião sincera e honesta, e espero que continues a fazer o mesmo de futuro, estando ainda abertas todas as portas para todo o tipo de contribuições que queiras acrescentar a este projecto, que pertence a uma comunidade inteira.
    Telmo 'FalcãoBravo' Fonseca
    2.º Sargento GEPA
    Grupo Especial de Praticantes de Airsoft
    "Mais do que prometia a força humana"

N.º Mecanográfico: GEP-05090901
    http://gepa-airsoft.forumeiros.com

Sneakiest

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #4 em: Maio 15, 2013, 18:16:31 pm »
  • Publish
  • Relativo ao 1., limito-me a colocar isto:

M733 da Marui:

XM177E1 da G&P:

Assim do topo da minha cabeça:
    - Flash hider diferente, característico da XM177 contra o bird-cage clássico presente na M733
    - Miras e carry-handle estilo A1 vs A2 na M733
    - Punho estilo A1 vs A2
    - Forward assist A1 vs A2 ...

Se não consegues ver diferenças e manténs a tua, eu mantenho a minha. São todas derivadas da CAR-15, mas a M4 também o é, discutívelmente. Mas uma M733 não é o mesmo que uma XM177. Quem faz re-enactment do Vietnam que to diga.

2. I stand corrected e curioso, sendo assim. Se bem que replicar um corpo forjado em CNC vai "contra" a ideia do realismo, mas isso é a minha opinião. Acho piada que o pessoal do airsoft critica muito as linhas de moldagem e isto e aquilo mas as verdadeiras por vezes têm mais que as nossas. São tão reais, tão reais que são mais mil-spec que as mil-spec. Enfim...

3. Números não equivalem a credibilidade, para não mencionar que toquei apenas- e exclusivamente na parte que compete aos reviews. Equivalem a visibilidade. Mas isso é outra conversa. :)

Harm

• *
      • Ver Perfil
    • Equipa: N/A
    « Responder #5 em: Maio 15, 2013, 18:53:10 pm »
  • Publish
  • Boa Tarde,

Apenas um pequeno a parte em relação á temática do CNC na réplica.
    Por norma todos os fabricantes fazem uma descriminação exaustiva acerca do materia que designam como "CNC Manufactured", será de esperar que a mesma marca o faça.
    No entanto olhando para as "specs" publicitadas e descritas como key features da réplica no site do próprio fabricante em boa verdade não vejo clara indicação de que o corpo seja feito em CNC.

Vejo sim clara indicação de peças menores feitas em CNC.

Posso é claro estar enganado e admito se o estiver, no entanto relativamente as fotos da "fábrica" desculpem me mas não é por eu ver um "panfleto/manual" na foto a dizer uma determinada marca que vou assumir que lá são fabricadas.
    Já tive esta mesma guerra com as "máquinas" há uns anos que faziam as Celcius que também havia uma imagem na qual no topo da máquina estava escrito Celcius e honestamente dúvido largamente que a Celcius já na altura as tivesse comprado.
    E em boa verdade tendo em conta o valor da réplica 249€ penso que é esse o valor que estava escrito na revista creio que é um "valor" baixo para uma réplica com o corpo manufacturado em CNC um vez que o custo do mesmo é considerávelmente maior.

Relativamente ao resto não tenho opinião uma vez que não li a revista em profundidade no entanto uma coisa que foi dito e é verdade prende-se com as roscas dos WASP's que nem sempre estão certas não tanto no sentido do estarem tortas mas mais no diametro não ser tão "certo" como podia o que leva a que o mesmo quando está a ser encaixado não tenha o melhor encaixe e abane até ficar realmente fixo, podendo em alguns casos admitidamente com mais falta de jeito ou cuidado do utilizador ter efeitos não tão positivos na rosca.

Cordialmente,

FC

Sneakiest

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #6 em: Maio 15, 2013, 20:58:51 pm »
  • Publish
  • Note-se que o meu comentário relativo à credibilidade dos reviews bate-se com uma coisa extremamente simples - não é raro ver reviews nas revistas de material, fornecido pelos fornecedores, que se lêem autênticamente como panfletos das marcas. É isto que me "irrita".

Querem um review sincero? Peguem numa réplica ou algo que utilizam há mais de meio ano e comentem nela. Há uma série de coisas que entram em consideração: primeiro, o material é fornecido por alguém com a intenção de se fazer demonstrar que tal existe, para terem publicidade à mesma. Não cabe a um reviewer vender o peixe mas sim, analisar o objecto.

Segundo, é necessário uma base de comparação, algo que de momento, não existe. A 6mm tem se limitado a analisar material cedido. Para não dizerem que ando simplesmente a dizer mal, fica uma ideia - peguem nas vossas réplicas pessoas e comentem as mesmas. Mostrem os vossos builds pessoais dentro da próprio revista. Critiquem a réplica como veio de origem, os seus defeitos, feitio, etc.

É uma maneira de retirar o bias que advém de uma réplica cedida por alguma loja/fornecedor e segundo, se já tiverem rodado a réplica, sabem perfeitamente com o que contam, mesmo que a tenham modificado entretanto. Tenho como exemplo em casa uma F2000 da G&G com dois anos. Na altura em que a comprei, era a melhor coisa à face da Terra. Passados uns meses com ela, tinha uma opinião diferente. Tive de a utilizar para verdadeiramente poder apreciar o bom e o mau da réplica. Só passado esse tempo consegui ver os contras da mesma, etc.

Hoje em dia utilizo uma outra arma. Da mesma forma, apenas após alguns meses com a mesma pude realmente apreciar a mesma e por aí fora.

Sim, o mesmo não se pode aplicar a réplicas "cutting edge" que tenham acabado de sair. Mas nesse aspecto prefiro a abordagem "preview" versus review.

Têm muitas formas de ganhar credibilidade nas análises e a meu ver passam muito menos por ter material cedido por lojas e podem fazer muito mais reviews a material já existente nas mãos dos consumidores. Seria uma maneira de criar um portfolio de reviews para comparações e excluiria o problema do bias das réplicas cedidas.

Wolf Merc

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #7 em: Maio 15, 2013, 21:28:32 pm »
  • Publish
  • Lá começou a merda das pieguices! Para teimarem, são precisos 2. Se um tem mais razão que outro alguém saberá. Deixem-se de atitudes que só mancham a imagem deste nosso tão amado desporto. Como vós, há mais. Mas se querem começar a lavar roupa suja, sugiro que o façam por PM. Assim não temos de aturar mais novelas, com todo o respeito!

Com os melhores cumprimentos, Wolf Merc.
    Wolf
    Always there, alone or not...

nsa4ever

• [PT]Airsoft - New Member
    • *
      • Ver Perfil
    • Equipa: H.O.G. - Hunters Of Gunmen
    « Responder #8 em: Maio 15, 2013, 23:15:35 pm »
  • Publish
  • Olá a todos,

parabéns por terem colocado no "mercado" mais um numero da ÚNICA revista em PT que fala de um assunto que eu estou a começar a apreciar.

acho que estão de parabéns.. pelos conteúdos, diversidade e pelo "favor" que estão a fazer ao airsoft em PT.

Continuem assim..
    ---
    H.O.G. - Hunters Of Gunmen

Airhard

• *
    • Palavrões não,caralho.
      • Ver Perfil
    « Responder #9 em: Maio 16, 2013, 12:21:26 pm »
  • Publish
  • A revista poderia crescer bem mais, não fosse um atrasado mental  que, coitado, dono de uma picha extremamente pequena  se divertiu a fazer upload de um pdf das páginas da revista. E o pior, os amantes do Fairplay, Honra e camaradagem, mesmo sabendo que o ficheiro foi feito à revelia da 6mm foram todos fazer download. Porque Honra é uma palavra do dicionário, mas o que eu quero é ler a revista sem esperar 1 segundo entre cada página. Porque isso poderia trazer algum benefício para quem cria a revista, mas isso não interessa.

Que o gajo( Airhard Sucka) use o nome do nosso colectivo ( Airhard), não nos aquece nem arrefece. Mais um que gosta de se pôr aos nossos ombros e intitular-se de grande. Mas quem faz pendant com ele precisa de deixar de alardear sobre as grande virtudes que possui. Honra, Ética e camaradagem: tretas. 

Five Meter, No shoot

600

• *
      • Ver Perfil
    • Equipa: T.F.T
    « Responder #10 em: Agosto 13, 2013, 22:46:44 pm »
  • Publish
  • esta revista tem noticias bastante curiosas e interessantes ideal para quem quer explorar e saber um pouco mais do que e o mundo do airsoft

kitsune

• *
      • Ver Perfil
      • BrunoClemente ArtGallery
    « Responder #11 em: Dezembro 14, 2013, 01:35:23 am »
  • Publish
  • falta a esta revista uma ultima pagina semelhante ao diario desportivo 'o jogo' :P uma gaja de armas! hahaahha
    continuem com o bom trabalho.

ps. estar sempre a fazer verificação chateia tanto!
    ''Attitude is a little thing that makes a big difference.''
    -Winston Churchill

C15-BLOOD

• *
      • Ver Perfil
    « Responder #12 em: Fevereiro 23, 2015, 22:20:20 pm »
  • Publish
  • Concordo contigo camarada gaja com armas