ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Diferentes tipos de munições, bbs de alumínio e vidro, legal ou ilegal?

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Bem, sei que estou a pegar num assunto polémico, sendo que decerto muita opinião contrária deve trazer para cima da mesa este post, mas acho que se deve falar seriamente nestes produtos que vão aparecendo por aí à venda e até mesmo em jogos (infelizmente).

Cada um tem a sua opinião decerto e eu vou colocar a minha aqui também, mas peço que respeitem-se uns aos outros e as opiniões contrárias, cingem-se a usar argumentos válidos e não recorrer a ofensas ou argumentos que nada tem a ver com o foco do post.

A minha opinião sobre as de alumínio, simplesmente ilegal, nem deveriam ser vendidas, podem alegar o tiro prático para justificar o seu uso, mas e que dizer numa competição em que uns usam pvc e os outros isto, não será "batota"?
Mas vamos a ver um ponto simples, que é o que a lei diz sobre as reproduções que usamos, para além dos 1.3 joules, também diz "esferas não metálicas".
Portanto logo usar munições destas pode ser interpretado como modificação da reprodução ou no mínimo em caso de fiscalização alterar a classificação de reprodução para outra coisa... Podemos interpretar assim?!

As de vidro, bem, para além de ser perigoso logo à partida por ser densa, também tem a questão de estilhaços que podem advir no impacto das mesmas... E claro a questão da lei...

E seguindo esta lógica, será legal de todo as lojas sequer ter isto à venda?
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Portnoy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • A virar camones desde o primeiro dia
    • Ver Perfil
  • Equipa: Painkillers
A lei nao fala do material da municao. Como tal falar de legalidade da venda das municoes e tempo perdido e podem fechar o topico.

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Não fala? Tens a certeza?

Lei nº 12/2011

ag) «Reprodução de arma de fogo para práticas recreativas» o mecanismo portátil com a configuração de arma
de fogo das classes A, B, B1, C e D, pintado com cor fluorescente, amarela ou encarnada, indelével, claramente
visível quando empunhado, em 5 cm a contar da boca do cano e na totalidade do punho, caso se trate de arma curta, ou em 10 cm a contar da boca do cano e na totalidade da coronha, caso se trate de arma longa, por forma a não ser susceptível de confusão com as armas das mesmas classes, apto unicamente a disparar esfera não metálica cuja energia à saída da boca do cano não seja superior a 1,3 J para calibres inferiores ou iguais a 6 mm e munições compactas ou a 13 J para outros calibres e munições compostas por substâncias gelatinosas;

Portnoy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
OK. Pode disparar "esfera de vidro".

A lei nao proibe a livre venda da "esfera de aluminio" e ao mesmo tempo torna ilegal as replicas porque podem praticamente todas disparar "esferas metalicas".

Era isto que o topico se debrucava?

sysark

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
a lei não proibe a venda mas sim o uso de esfera metálica.

Aqui temos uma questão, as de vidro não são metálicas, relativamente ao tiro pratico, não vejo batota pois se usares bb de plastico com o mesmo peso não há diferença.

ainda outro dia estava eu a reparar aqui uma arma , e este continha umas esfera de aço precisamente de 6mm, não as pesei mas pequei na pistola mais antiga com um cano 6,08 coloquei la as esferas de 6mm, e fiz 4 disparos, posso dizer que a 15m não falham o alvo de 30cmX30cm.

Esfera de aço de 6mm podes comprar em qualquer lado não são ilegais é certinho que a arma as dispara, logicamente não vou usaristo em jogo, (Se bem que as vezes era preciso... estou a brincar), até porque o dano causado foi identico a muitas armas de co2 calibre 5mm
"Gente estúpida está para a minha vida, como as gomas para a alimentação. Não alimentam mas entretêm."

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Significado de Metal:
s.m. Corpo simples, dotado de brilho particular chamado brilho metálico, geralmente bom condutor do calor e da eletricidade, e que possui além disso a propriedade de dar, quando se combina com o oxigênio, pelo menos um óxido básico: o ferro é o mais útil dos metais.

apenas uma ajuda para o esclarecimento das duvidas levantadas...vidro não é metal... 8)

"Quem decide pode errar, quem não decide já errou..."

Fassorik

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: OPAC
apenas uma ajuda para o esclarecimento das duvidas levantadas...vidro não é metal... 8)

Claro  ;D o que não me sossega porque isso significa que nada na lei impede o uso de esferas de vidro e este estilhaça de forma mais fácil e com efeitos menos simpáticos para os tecidos humanos  :-\
F.Sousa - OPAC

ICE

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Equipa: G.E.O - Grupo Especial de Operações
    • Ver Perfil
BB´s de Vidro ...?!

Se é legal... possivelmente sim. (Escapando hábilmente ás palavras do legislador, mas enfim)

Se podem jogar com elas nos jogos Organizados da GEO... Não;D

Assunto arrumado   8)
Walking in the jungle since 1998...

Keep Low. Move Fast. Kill First. Die Last. One Shot. One Kill. No Luck. Pure Skill

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
A ideia do tópico é mesmo discutir este tema, num espaço próprio, isto salta de quando em quando ao de cima em vários tópicos mas nunca vi uma discussão séria sobre o assunto, acho que vai sendo hora, até porque se for a ver é precisamente nos tópicos polémicos e "quentes" que se deve pegar e chegar a consensos, pois é com isso que se cria bases sólidas e entendimentos que depois podem ser usados noutros tópicos.

Lá está a lei especifica e teve a preocupação de retirar as munições de metal às reproduções de airsoft por serem perigosas, mas esqueceu outras como as de vidro, que são se calhar até mais perigosas se formos a ver bem.

Uma coisa, já agora que tocaram nesse ponto, as munições de metal vs de pvc não são ela por ela, nop, a massa é outra, os joules registados e os efeitos no alvo serão sempre diferentes, as de metal dão na verdade uma vantagem no tiro prático desleal em relação a quem usa pvc, se não fosse assim, não andava tanta gente atrás delas, não fazia sentido até pelo preço que as mesmas tem em relação às outras.

Mas continuem a opinar, no que for preciso tento "moderar"

indy79

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O forte é sereno...
    • Ver Perfil
    • TRAP
  • Equipa: T.R.A.P. - Tactical Response Airsoft Project
Não acho que deva ser ilegal uma loja vender esse tipo de munições, estas podem ter outros usos que não o airsoft (ir aos pássaros, por ex.  :P ).

No entanto, até onde chega o meu parco conhecimento, utilizar esferas de vidro no airsoft parece-me desleal e potencialmente perigoso devido à massa superior e ao perigo de estilhaços. confesso que não me agrada a ideia.

Portnoy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
MAs a lei nao retirou as esferas metalicas para o uso.
A lei tornou todas as replicas ilegais porque todas estao aptas a disparar esferas metalicas.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Camarada, é outra forma de ver a coisa e um ponto bem visto realmente!  ;)

nelson

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
MAs a lei nao retirou as esferas metalicas para o uso.
A lei tornou todas as replicas ilegais porque todas estao aptas a disparar esferas metalicas.

EXACTAMENTE!

Segundo a lei qualquer réplica que tenha capacidade de disparar este tipo de munições não deveria ser legal
No entanto a lei nada refere quando ao comércio das mesma munições e ilegalidade na posse das mesmas, ou seja o que fica ilegal é a arma e não a munição

penso eu de que....

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "I kill the enemy, but do not hate them."
    • Ver Perfil
Eu acho que o que a lei queria dizer era: "Moços, não usem esferas metálicas nas vossas reproduções"  ;D ;D
É que à boa moda portuguesa, querem escrever as coisa com uma linguagem tão "bonita" que depois saí com outros significados e susceptível a várias interpretações.

O Portnoy tem razão, seguindo o post do Kazor, o que a lei diz é mesmo: "apto unicamente a disparar esfera não metálica". Ora, mas as bichas podem disparar esferas metálicas, estão aptas para tal, não há nada que as impossibilite fisicamente de dispararem as tais bb's de alumínio, logo estão ilegais...mais umas vez.  ;D

Mas pronto, isto são os tais buracões da nossa lei.

Sinceramente, não estou muito há vontade com essas bb's, tanto as de alumínio com as de vidro, por motivos óbvios. Se já as nossas bb's "inofensivas" quando usadas com FPS elevados, basta até os 375 FPS, podem perfurar a pele a curtas distâncias, imagino o que essas não fazem.
Já para não falar do estilhaçar do vidro, que até partículas minúsculas podem perfurar a pele facilmente, escapar pelos espaços entre os óculos e os a cara entre outros.

Para uso de tiro prático, desportivo, aos pratos, aos patos de borrachas, aos gatos de peluche, acho que não há qualquer problema, agora para uso em Airsoft, nope, não acho sequer que deveria ser legal venderem.
"What, you don't like my cooking?"

Portnoy

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Por isso, ha que cumprir a lei.
Apelo a todos para deixar de jogar airsoft em Portugal.