ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Um pormenor muitas vezes esquecido nas AEGs...

tHE_bERZERKER

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Old n.7
    • Ver Perfil
    • Marsoc Airsoft Division
  • Equipa: MARSOC AIRSOFT DIVISION
Responder #45 em: Agosto 27, 2013, 13:18:01 pm
Tenho pena do estado actual das coisas, aqui no PT Airsoft quando comecei a frequentar discutia-se as coisas de forma salutar, muita gente postava e havia respeito pelas opiniões contrárias, ultimamente basta dizer algo que não seja do agrado de alguém para um post descaibam para outras áreas e formas de estar que em nada abonam com os tais tão sagrados valores do Airsoft, que me parecem estão ali no pedestal para inglês ver mas mais nada do que isso...

Muita coisa continua a ser debatida de forma salutar. Mas tens de concordar (e pensa bem no assunto que trouxeste à baila) que esta questão não tem pés nem cabeça... basta ver o feedback que obtiveste até agora.

uvex

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Viboras Portugal
Responder #46 em: Agosto 27, 2013, 13:18:15 pm
Acho que o Libensborn já disse tudo no seu post comprido... Concordo plenamente.

Uvex, daqui a uns tempos, quando o pessoal der o devido valor aos sistemas de HPA, vamos estar aqui a discutir "tournament locks" para as P* e afins. Espera para ver...

Para isso existe o kydex e faz-se um lock facilmente.  ;D
---------------
Polarstar Custom M4 G&P DMR
VSR-10 PDI - 370cv/90Nms/1RPS
KJW M700 shorty - HPA
M92F STTI - 340cv/50Nms/3RPS
SR25 A&K

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #47 em: Agosto 27, 2013, 13:33:28 pm
No que toca às pinturas e como me foi dito por um Deputado, por acaso da maioria que nos (des)governa agora, já há muito que isso podia ser favas contadas, mas como não há controlo dentro da "comunidade", bem como a imagem que sai para fora é a de que 99% não cumpre sequer com a lei nem o quer fazer, a mão de quem legisla só tem endurecido e vai continuar a ficar cada vez pior e menos aberto a mudanças ou aberto a sugestões.[...]

Confesso que fiquei curioso com esse deputado...é raro ver um deputado que perceba destas coisas das armas e muito menos de airsoft...e quanto a isto das pinturas das armas há muito poder ser favas contadas...ainda mais curioso fico com essa afirmação vinda de um deputado. Depois as "acusações de não haver controlo dentro da comunidade bem como a tal imagem que passa para fora é a de que 99% não cumpre com a lei nem o quer fazer...também fico mesmo muito curioso com esse deputado...pois a entidade fiscalizadora e que regula este sector...não tem essa imagem...e quem melhor que a entidade fiscalizadora para avaliar tais coisas?

E depois essa de quem legisla só tem endurecido e vai ficar cada vez pior...então aí fico mesmo perplexo com esse deputado...pois a evolução da lei das armas no que concerne ao airsoft até tem vindo a aliviar a "carga". A titulo de exemplo...no que toca às pinturas...a lei até foi "condescendente" e passou a permitir que as mesmas fossem ocultadas nos jogos...foi um pedido feito pelas Associações em alternativa ao abolir das pinturas...entre uma e outra o "legislador" aceitou o ocultar das pinturas. Até já permite que as armas de airsoft...possam ser alugadas em feiras... ::)Perante isto parece-me que afinal a lei em vez de endurecer..."amoleceu" um pouco.

Parece-me que esse deve ser mais um dos ditos deputados que se limita a mandar umas papaias para o ar sem saber do que fala.

As pinturas sairam na lei numa altura em que todas as reproduções de arma de fogo eram simplesmente proibidas...por isso o "legislador" inventou as pinturas neste tipo de armas para as separar das outras que pelo seu aspecto eram ilegais.
Hoje isso já caiu por terra...hoje passou a ser proibido apenas as reproduções de arma de fogo passiveis de ser convertidas em armas de fogo...por isso hoje os armeiros já podem vender pressões de armas que são reproduções de armas de fogo da classe A, B, B1, C e D sem estar pintadas e a maioria são de venda livre.

Portanto hoje qualquer pessoa pode transportar uma destas armas de pressão de ar...no porta bagagens do carro e a ser interpeladas pelas autoridades numa operação STOP essas armas não estão pintadas e são passiveis de ser confundidas com a respectiva arma de fogo da qual é um cópia.

Do lado do airsoft...as armas podem ter as pinturas ocultadas no decorrer dos jogos...logo a Lei deixou de se preocupar com o alarme social que tal jogo possa causar junto da população em geral...as pinturas estão tapadas. Se o argumento se relacionar com o transporte destas armas...então a contra-argumentação seria remetida para as ditas armas de pressão de ar que são meras reproduções de armas de fogo...pois se para essas a pintura aquando do transporte não é obrigatoria...deixa de fazer sentido para as de airsoft.

Mas atenção que tudo isto são alterações que a lei tem vindo a sofrer e que de certa forma vão revelando uma mudança de mentalidade...neste momento é este o caminho para onde a lei se dirige...amanha pode ser invertido.

Por vezes o problema está na forma como se apresenta uma petição...tal como num recurso em tribunal...a razão pode estar do lado do recorrente...mas se o recurso for mal feito...deita tudo a perder.

"Quem decide pode errar, quem não decide já errou..."

Libensborn

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • U.N.I.T.
  • Equipa: U.N.I.T.
Responder #48 em: Agosto 27, 2013, 14:05:48 pm
Tenho pena do estado actual das coisas, aqui no PT Airsoft quando comecei a frequentar discutia-se as coisas de forma salutar, muita gente postava e havia respeito pelas opiniões contrárias(...)

É natural que quando não se concordam com as opiniões, que se exponham as razões pelo qual não se concorda. O que vi até agora neste tópico é que existe respeito pela tua opinião mas que a mesma suscita um comportamento adverso pelo facto do airsoft hoje em dia ter tantos regulamentos que só falta pintarmos o cu para nao sermos confundidos com caça grossa quando damos uma cagada táctica no mato lol

They come marching, believing themselves to be greater than the army of ancients that chained me! When I'm not of their time, their ancestors called me Libensborn, wrath and power, and knew fear!

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #49 em: Agosto 27, 2013, 14:11:41 pm
É uma forma de ver as coisas, mas que temos tido um ambiente de crispação cada vez maior nos últimos tempos na forma de opinar temos tido, será só do Airsoft ou será também da crise que vivemos? Quem sabe...

Uma coisa é certa, não me vão ver a dizer que não respeito a opinião de cada um que aqui posta, concorde ou não concorde com ele, é um airsofter como eu e está tudo dito.  8)
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #50 em: Agosto 27, 2013, 16:05:57 pm
...foi um pedido feito pelas Associações em alternativa ao abolir das pinturas...entre uma e outra o "legislador" aceitou o ocultar das pinturas. Até já permite que as armas de airsoft...possam ser alugadas em feiras... ::)Perante isto parece-me que afinal a lei em vez de endurecer..."amoleceu" um pouco.

Desculpa mas estás mal informado! Não foi nenhum pedido das associações que levou o "legislador" a aceitar ocultar as pinturas! Foram as normas que a PSP tinha elaborado para o airsoft e que nunca chegaram a ser publicadas em DR porque foram transpostas para a lei nº 11/2011.

É verdade que uma APD afirmou no parlamento que estava a negociar com a PSP essas normas, mas em fins de 2010 ou inícios de 2011 divulguei aqui um ofício do Director do DAE em que o mesmo afirmava não estar a negociar com as APD's porque nenhuma fora ainda reconhecida pelo IDP e que apenas ouvira oficiosamente a FPA.

Aliás eu próprio estive presente na comissão no parlamento e o que posso afirmar é que os deputados e assessores presentes se mostraram bastante receptivos à abolição das pinturas das RAFPR, só que a seguir a mim entraram o Director Nacional da PSP e o Director do DAE e o resultado é o que sabemos!
« Última modificação: Agosto 27, 2013, 16:08:17 pm por kazor »

RageDog

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Black Eagles Team
  • Equipa: Black Eagles Team
Responder #51 em: Agosto 27, 2013, 16:28:22 pm
De qualquer maneira, o princípio exposto pelo DRACULA está correto...o airsoft não tem vindo a piorar. O que parece é que o pessoal que joga ( o mesmo que dizer a parte interessada) está mais interessado em arranjar problemas do que melhorar.
Para mim, o problema do ROF é um falso problema...se estiver nos limites,só são mais bb's.
Quem tem dinheiro, melhora a arma e pode mesmo respeitar os valores de joules que nos são impostos.
Quem não tem dinheiro...tenta passar despercebido porque a arma dele ( digo arma para ser mais fácil do estar com a treta das RAFPR (bla,bla,bla) de origem vem com 400 ou mais fps usando bb's0.20.
Para mim, o real problema na lei são só as pinturas...se pudéssemos não ter que pintar, seria ótimo.

O limite de 374/0,20 chega para jogar na minha opinião. No caso de sniper deveria ser mais elevado...mas estar a levar com um tiro a 20 metros de uma arma a 500fps...deve doer muito. Já levei um e perfurou-me o courato de lado ;) Como posso confiar num aumento de fps para sniper sabendo do pessoal inconsciente que anda por aí.

Azorean...não concordo que o ROF seja tema de discussão para uma imposição de maneira de jogar tão só porque para mim...mais rof não implica mais "dores". A minha equipa só usa single-shot mas usamos lipo's. Só por aí temos mais ROF que muitas armas que usam as outras baterias...niqualquercoisa.
Entretanto há sempre solução...quem organiza coloca regras para serem respeitadas. Quem não gosta, não vai.

Shimodu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #52 em: Agosto 27, 2013, 16:46:12 pm
"Criar" problemas onde eles não existem...esse tem sido o mote de alguns...
--WARLORD--WARLORD II--WARLORD III---T09--OP.MUNDO ANIMAL--SETEMBER STORM III--OP. DAVINCI-CAIMÃO 3--
PANDORA--OP.SABRE--HO2--HO3--HO4--OM12--OM13--METAL CITY WARS--COMMANDERS 12--[AW_Mouse 3.0][TF239][Wipe Out Series '12][OP. ValeLongo3][Convoy]C.CABEÇAS1--C.CABEÇAS2--Op.Rescue--Revenge 13--SERE--Op.BackFire--Op.EagleStrike--The Complex--WAW Ep.1

RageDog

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Black Eagles Team
  • Equipa: Black Eagles Team
Responder #53 em: Agosto 27, 2013, 17:09:41 pm
Registei-me em 2008 aqui no ptairsoft e só tenho meia dúzia de participações...porquê? porque cada vez que alguém diz algo que não vai a favor da corrente mesmo não faltando ao respeito a ninguém, arrisca-se a ser cilindrado. A tolerância já era...arranja-se fama de tretas que muitas vezes nem fazíamos a mínima ideia.
O próprio fórum evoluiu...ainda sou do tempo que não se podia discutir sobre "federações". Não gostam, não "comam" mas respeitem as diferenças.

Nem sempre o que se escreve é o que se quer dizer, mas a língua portuguesa é lixada. Tenham cuidado com as expressões ou construção de frases...podem ser mal entendidas.

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #54 em: Agosto 27, 2013, 19:26:36 pm
Azorean...não concordo que o ROF seja tema de discussão para uma imposição de maneira de jogar tão só porque para mim...mais rof não implica mais "dores". A minha equipa só usa single-shot mas usamos lipo's. Só por aí temos mais ROF que muitas armas que usam as outras baterias...niqualquercoisa.

Lá está camarada, não é nem nunca foi a ideia de trazer este tema acima da mesa querer fazer algum tipo de imposição, mas muitos leram na transversal se é que leram tudo atentamente e a partir do momento que alguém gritou "lobo" não mais se desviou dessa ideia errada, mas como disseste agora no teu post, que concordo a 100% a tolerância para discutir seja o que for "fora da corrente" já era há muito.

(o bold é para que quem lê na transversal pelo menos "apanhe" o sentido do que aqui trouxe como assunto, se faz sentido ou não, concordem ou não, o que é certo, é que até se tocou em outras coisas de interesse no meio de algo "desinteressante")

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #55 em: Agosto 27, 2013, 21:54:07 pm
Desculpa mas estás mal informado! Não foi nenhum pedido das associações que levou o "legislador" a aceitar ocultar as pinturas! Foram as normas que a PSP tinha elaborado para o airsoft e que nunca chegaram a ser publicadas em DR porque foram transpostas para a lei nº 11/2011.
[...]

E onde é que isso vai de encontro ao que eu referi?

Eu referi Associações no plural pois para mim apesar de uma associação não estar em devida altura já com o processo todo concluído e reconhecida pelo IPD não lhe retiro o mérito que mesmo assim faça chegar junto da DAE-PSP um folheto de esclarecimento e com carácter peticionário para o fim das pinturas nas armas de airsoft ou que tenha uma reunião no DAE-PSP e até meros praticantes tambem tiveram e não estou muito mal informado neste aspecto... ;)

É obvio que da parte das Associações e não só....praticantes em nome individual...comerciantes/empresários do   sector...defenderam sempre a abolição das pinturas. Esta luta começou logo de imediato ao sair da lei em 2006.

E até as simples organizações de jogos que convidaram a DAE-PSP a estar presente...deu um bom contributo para que mais tarde...houvesse a sensibilidade suficiente por parte de quem "manda" nas armas...dar o aval para que a lei mudasse e pelo menos em jogos pudesse-mos ocultar as pinturas.

E claro que como dizes...foram as normas que a psp elaborou para as armas de airsoft...afinal é a PSP a elaborar as normas das armas...A nós compete-nos unir esforços para que essas normas sejam aquelas que melhor se adaptem aos nossos desejos...e este pequeno pormenor da ocultação das pinturas em jogo...considero um grande ganho para a modalidade...o proximo passo será a abolição total das pinturas...será isso possivel ou não...veremos com o tempo...também em 2006 muitos jamais acreditariam que 5 anos depois a lei permitiria ocultar as pinturas. Isto não caiu do céu...tal como acontece com as associações de caçadores...quando a lei choca com a actividade...compete-lhes ir junto da DAE e explicar o incoveniente que tal norma juridica está a causar à actividade...no airsoft é igual. O facto de se pedir a abolição das pinturas...e o facto do airsoft ir sendo melhor conhecido...acabou por haver alteração à lei. A lei já vai na sua 5ª versão...pois as leis também se adaptam à realidade. Neste momento para o airsoft a lei está menos severa que em 2006.

Já em relação aos deputados se mostrarem muito receptivos à abolição das pinturas...é normal...afinal são politicos...por norma estão sempre muito receptivos ao que lhes é contado...mas depois...limitam-se a ouvir com seriedade quem realmente tem a ultima palavra...e no caso em concreto que mencionas-te...o Director Nacional da PSP. Também já estive presente em várias reuniões com deputados (numa outra luta)...e realmente são muito simpáticos... ;D

Para finalizar...kazor...depois se existe mais mérito de A ou B isso já não é da minha conta...compete a cada uma das Associações divulgar o seu trabalho e qual o impacto que o mesmo tem na modalidade...

E fecho aqui o off-topic...

« Última modificação: Agosto 27, 2013, 21:56:26 pm por DRACULA »

Sneakiest

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #56 em: Agosto 27, 2013, 22:19:50 pm
Uma pequena correcção DRACULA, se me permites - diria que a lei de 2009 é que foi uma castração "aberta". A de 2006 apenas falava em "pintura parcial" que levava ao constante ping-pong entre os airsofters e a PSP que defendiam, respectivamente, tapa-chamas e 50% de pintura.

Eu continuo a dizer, as lojas que continuem cada uma a puxar para o seu lado que vão longe assim, vão ...  :)

kazor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Um açoriano no Litoral Alentejano
Responder #57 em: Agosto 27, 2013, 23:14:40 pm
Para finalizar...kazor...depois se existe mais mérito de A ou B isso já não é da minha conta...compete a cada uma das Associações divulgar o seu trabalho e qual o impacto que o mesmo tem na modalidade...

Reabrindo o off-topic se vamos definir méritos no que toda à discussão da alteração da lei que redundou na Lei nº 12/2011, temos de os atribuir a uma entidade de fora do airsoft que no meu entender apresentou a proposta que melhor nos servia. A Associação dos Armeiros de Portugal que propôs isto:

"4 - Ficam também excluídos do âmbito de aplicação da presente lei:
...
d) as reproduções de armas de fogo incapazes de disparar projécteis, os marcadores de paintball, as reproduções de armas de fogo para práticas recreativas e os dispositivos para afugentar animais das culturas agrícolas e povoamentos florestais, respectivas partes e acessórios."

DRACULA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #58 em: Agosto 28, 2013, 11:53:26 am
Sneakiest...refiro a lei de 2006 porque foi essa tal lei 5 que colocou pela primeira vez as armas de airsoft "dentro" da lei e com obrigações. Até aí...era tudo de venda livre...a partir daí...começaram as obrigações...desde o limite da idade...à obrigação de se estar inscrito numa federação desportiva da modalidade...pois é preciso relembrar que a lei no inicio falava em federação (não foi invenção de quem fez a lei...foi essa a apresentação que lhes foi feita do airsoft...estou informado desta parte ;))...ou seja...ficamos todos ilegais...pois não existia nem nunca existiu uma Federação de Airsoft... ;D.
Essa lei exigia também a tal pintura parcial das armas. A lei falava apenas em "parcial" e quando se pedia um parecer à DAE-PSP eles falavam em 50% (e tinham legalidade para o fazer...pois são eles que regulam as armas). Depois a lei como é normal...foi sofrendo alterações e na 3ª versão (2009) já surgiu com a questão das pinturas e corrigiu a questão da Federação passando a ser Associação. Mas tudo começou na lei de 2006 e como na altura sempre disse quando a lei se referia a "parcial"...seria na melhor das hipoteses os 50%. A Lei de 2009 apenas veio a uniformizar os locais das pinturas...pois até então eu poderia pinta-la como bem me apetecesse...

Kazor...a Associação dos Armeiros...apresentaram essa proposta a qual é equivalente às propostas apresentadas pelas Associações de Airsoft...grupos de praticantes de airsoft e lojas de airsoft algumas fazem parte da Associação de Armeiros...daí já por vezes ter referido da importância que as lojas de airsoft tem e podem ter dentro da modalidade (são armeiros também). Claro que poderemos dizer que a Associação de Armeiros terá mais influencia ou peso que uma Associação de Airsoft...
A unica diferença é que os esforços que vieram do interior do airsoft...tiveram o condão de explicar e demonstrar a quem regula as armas o impacto que as pinturas tinham no decorrer de um jogo de airsoft e em consequencia disso...a Lei cedeu...e deu-nos a possibilidade de ocultar as pinturas...do mal o menos...e considero isso um ganho.

Infelizmente o airsoft não ficou de fora...já os marcadores de paintball ficaram excluidos da amplicação desta lei...

E neste momento estará o Azorean a pensar: E eu apenas levantei a questão do ROF... :o

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #59 em: Agosto 28, 2013, 12:14:35 pm
Deixa rolar...  ;)