ptairsoft.org
[PT] Airsoft

ALA Participar activamente

TeCor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Os meus deveres são os teus direitos
    • Ver Perfil
em: Outubro 12, 2013, 07:13:19 am
Quando as coisas não estão bem a melhor solução para as alterar é participar activamente para que a situação se inverta e a melhor forma que conheço é estar por dentro.

Assim sendo aqui venho apresentar a minha inteira disponibilidade (porque realmente a tenho) para encabeçar os destinos da ALA.

Em seguida podem ler o manifesto que foi feito por mim quando fui convidado a participar nos corpos sociais da FPA/ALA e por continuar a ser perfeitamente actual aqui o apresento com ligeiríssimas alterações.

MANIFESTO

É chegado o momento em que um grupo de praticantes de Airsoft se apresenta para dar continuidade a um projecto que já tem alguns anos e que necessita de se perpetuar no futuro.
 Sendo tempo conturbado em todos os aspectos, em que as vontades e as disponibilidades nem sempre são conciliáveis, vem esta “equipa” propor-se levar por diante a Associação Lusitana de Airsoft. Para esse efeito elaborou um conjunto de intenções que deseja ver implementadas durante o seu mandato, que a seguir se enumeram.

Como primeira prioridade propomo-nos adequar a estrutura, os estatutos e os regulamentos em conformidade com a legislação desportiva em vigor para que dessa forma não haja qualquer impedimento ao reconhecimento pelas autoridades.

Paralelamente, propomo-nos renovar junto do Instituto do Desporto de Portugal o processo que diz respeito ao reconhecimento do airsoft lúdico e o desportivo dentro da Associação Lusitana de Airsoft bem como o seu reconhecimento de Associação Promotora de Desporto (APD)

Abre-se aqui um parêntesis para definir o que é airsoft lúdico e o desportivo. A única diferença entre ambos apenas se manifesta pelo factor competição em que o resultado dessa mesma competição venha a servir para a atribuição de um título e possa vir a contar para um ranking.

Importante também se torna renovar o processo de reconhecimento junto das autoridades policiais para que estas possam ver nos praticantes de airsoft um desportista e um cumpridor das regras e regulamentos que já existam ou venham a ser definidos para a modalidade e possam ter na estrutura organizativa um interlocutor privilegiado.

O seguro desportivo é também uma prioridade tendo em consideração o definido atrás como lúdico e desportivo, dando também cumprimento ao que se encontra legislado nesta área, para que o praticante tenha uma cobertura efectiva na prática da sua actividade favorita. Nesse sentido contactaremos a Confederação do Desporto de Portugal para beneficiarmos do seguro que a maioria das federações desportivas utiliza.

A comunicação entre o praticante, os clubes e a estrutura organizativa terá também particular atenção para que seja o mais rápido e fácil possível. Colocaremos ao dispor mecanismos para que esse contacto se faça e obtenha em tempo oportuno a resposta adequada.

A informação a emanar por parte da estrutura organizativa também terá uma atenção especial tendo em mente que ela é fundamental para os praticantes e por esse facto serão criados mecanismos de informação quer ela seja regular ou extraordinária.

Tendo os estatutos e a legislação em vigor a determinação da apresentação aos filiados de planos de actividades, orçamentos, relatórios de actividades e relatórios de contas eles serão efectivamente cumpridos e apresentados dentro dos prazos legais respectivos.

Porque são cada vez mais os praticantes de Airsoft não pode ser descurada a formação dos mesmos e por esse motivo serão elaborados programas de formação que abarquem todas as áreas do Airsoft seja ele lúdico ou desportivo.

Para que haja competição, para além dos praticantes terá de haver também uma estrutura de apoio como seja o secretariado das competições e a arbitragem. Nesse sentido será elaborado um plano de formação de juízes/ árbitros e outros agentes desportivos relacionados com a competição. Esta é uma condição da qual o IPDJ não abdica e com a qual queremos cumprir

Tendo em vista uma descentralização, será criada uma estrutura nacional, em que pelo menos um delgado regional por zona seja o elo mais próximo para o contacto entre as bases e a estrutura organizativa nacional. Para esse efeito serão criadas as zonas: Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira. As atribuições desses delegados serão definidas por um regulamento próprio a ser elaborado e aprovado em AG.

Inventariação de todo o património da ALA e a regulamentação do uso desse mesmo património

Incentivar a criação de clubes de praticantes para dessa forma adequar o Airsoft com a estrutura desportiva nacional e a lei respeitante ao desporto

Seguindo um trabalho já iniciado por uma equipa de Airsoft promover o diálogo entre todas as APDs definindo objectivos comuns como seja o dia do Airsoft.

Para este efeito e porque sou um homem habituado a trabalhar em equipa lanço o desafio a quem como eu concorde com este manifesto e esteja disposto a executá-lo que se disponibilize.
 Fica o desafio para quem desejar acompanhar-me na constituição de uma lista a apresentar nas próximas eleições.
« Última modificação: Outubro 12, 2013, 18:01:33 pm por TeCor »
Alberto Braz AKA TeCor
Oficial e cavalheiro
Honra aos vencidos e glória aos vencedores

TeCor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Outubro 15, 2013, 21:46:28 pm
Como desde 18 de Dezembro de 2011 não se realizam assembleias gerais reforço o que coloquei no manifesto:

Tendo os estatutos e a legislação em vigor a determinação da apresentação aos filiados de planos de actividades, orçamentos, relatórios de actividades e relatórios de contas eles serão efectivamente cumpridos e apresentados dentro dos prazos legais respectivos.
Alberto Braz AKA TeCor
Oficial e cavalheiro

TeCor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Outubro 16, 2013, 18:44:00 pm
Como objectivo para quatro anos:
 Incentivar a criação de clubes de praticantes para dessa forma adequar o Airsoft com a estrutura desportiva nacional e a lei respeitante ao desporto
 Ou seja como meta o reconhecimento do airsoft como desporto e com a sua federação
Alberto Braz AKA TeCor
Oficial e cavalheiro

TeCor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Outubro 18, 2013, 22:23:17 pm
Porque são cada vez mais os praticantes de Airsoft não pode ser descurada a formação dos mesmos e por esse motivo serão elaborados programas de formação que abarquem todas as áreas do Airsoft seja ele lúdico ou desportivo.

Alberto Braz AKA TeCor
Oficial e cavalheiro