ptairsoft.org
[PT] Airsoft

DRONES no airsoft

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
em: Maio 06, 2014, 20:46:24 pm
Pessoal, abro aqui a discussão, que se quer respeitadora, mas opinativa e esclarecedora.

Como encaram vocês o uso de Drones voadores/não voadores na prática do Airsoft?

Partindo desta questão, opinem.

A minha opinião:

- No Airsoft, todos tentamos conquistar os objectivos que o jogo se propõe.
Se assim é, tentamos sempre conseguir a melhor táctica, o melhor entrosamento, o melhor treino para conseguirmos fazer as missões a que nos propomos.

Usamos melhores rádios, melhoramos o desempenho das nossas armas, escolhemos o melhor camuflado para passar despercebidos, etc...
Do outro lado, temos equipas e jogadores que fazem o mesmo... e tenta-se sempre anular o que os oponentes tem de melhor a fim de conseguirmos levar avante a nossa finalização da missão a que nos propomos.

Falemos agora de uma inovação... drones, sejam voadores ou não... como exemplo o carro telecomandado com uma camera, ou mesmo um helidrone com uma camera.

Quem os usa tenta obter superioridade táctica sobre a equipa oponente.

Acham que a equipa oponente que não usa poderá, por exemplo disparar sobre um desses equipamentos, a fim de anular a superioridade que a outra equipa está a ter? Não é o que todos fazemos quando jogamos... a fim de completar a missão de um jogo anular a tactica da equipa oponente?

Se sim, como fazer perante equipamentos com valores muito elevados?

Dêem a vossa opinião assertiva e sem picardias desnecessárias... não terei problemas alguns em remover posts que se excedam.
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

silvabruno

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: G.T.S.
Responder #1 em: Maio 06, 2014, 21:39:15 pm
Guerras custam dinheiro , e como andamos aqui a " brincar " podemos usá-los sem os eliminar .
Mas com missões e jogos criados para , mais uma vez digo , brincar,  com estes equipamentos acredito que se faz coisas muito boas ...
M16 ICS ProLine
M4   ICS SportLine
Shotgun M 58 B ABS
Glock 18 C WE Metal / ABS

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Maio 06, 2014, 21:42:55 pm
Como anular então esses equipamentos que dão superioridade, uma vez que até nas viaturas que custam vários milhares de Euros, já conseguimos definir como eliminar sem lhes dispararmos?
Quando surgiram os escudos tácticos, muitos criaram regras e modos de jogo de maneira que como na realidade não fossem indestrutiveis ou que todos os jogadores usassem um.

Que sugestões podem aparecer para anular a superioridade de uma equipa.

Aceitam vocês estar a fazer uma táctica e acima de vocês estar um drone a denunciar a posição sem vocês poderem fazer nada contra o mesmo?

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Krad

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: CMA
Responder #3 em: Maio 06, 2014, 21:50:01 pm
Acho que desde que se arranje modo de se proceder á eliminação dos drones julgo que é uma mais valia para o jogo.
Agora de facto não se poder fazer nada aos drones é injusto.
Tal como nos veiculos há sistemas com sensores para se proceder á eliminação como por exemplo RPGs electronicos, "lazer tag style" pode ser criado dispositivos para "destruir" drones.

Fortes Fortuna adiuvat

silvabruno

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Maio 06, 2014, 21:53:32 pm
Muito simples . ( no meu ponto de vista )

Se se cria um evento para tal uso destes equipamentos a organização do evento disponibiliza um lazer a equipa adversária e , como eu acho que deve ser sempre , um membro da organização que anda com cada equipa , funciona como árbitro na destruição de engenho ao apontar o laser ...

E só uma ideia minha ...

M16 ICS ProLine
M4   ICS SportLine
Shotgun M 58 B ABS

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Maio 06, 2014, 21:54:31 pm
Eu cheguei a pensar de forma mais radical... se usam algo para ter superioridade sobre mim, então farei de tudo para o eliminar e neste caso disparar sobre esse equipamento... coisa se eu tivesse um, aceitaria que o fizessem, para digamos, ser mais justo.

Na realidade, nas situações de guerra, aquelas que nós imitamos, os drones, sejam eles quais for, tentam-se sempre mandar abaixo, anulando a superioridade da equipa oponente, logo aqui seria algo justo a fazer.

Claro que compreendo que é um pensamento radical, porque esses equipamentos custam largas centenas de euros... mas...?

Daí ter aberto a discussão este assunto por aqui para ver das ideias, porque palpita-me que mais uns anos, iremos começar a ver muitos drones ao mesmo tempo em jogos de airsoft.

Assim como analogia mais simplista, lembro-me quando começaram aparecer as Gopros... eram caras e um ou outro tinham... hoje em dia basta ver quem não as usam... começam a ser poucos.

Hoje os drones são caros, (também os LCD e plasmas eram) e hoje arranjam-se ao preço da uva mijona.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Maio 06, 2014, 21:55:14 pm

Se se cria um evento para tal uso destes equipamentos a organização do evento disponibiliza um lazer a equipa adversária e , como eu acho que deve ser sempre , um membro da organização que anda com cada equipa , funciona como árbitro na destruição de engenho ao apontar o laser ...

E só uma ideia minha ...

Uma excelente ideia, mas como ver em luz do dia um laser apontar? E se der, estará alguém da organização com o piloto do mesmo para o informar que foi abatido?

silvabruno

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Maio 06, 2014, 22:24:33 pm

E só uma ideia minha ...

Uma excelente ideia, mas como ver em luz do dia um laser apontar? E se der, estará alguém da organização com o piloto do mesmo para o informar que foi abatido?

Existem laser que se vê de dia ... Posso T ver der um lol .. ;D

Exemplo:

Equipa A , está na sua vida com um membro da organização ...
Equipa B , está na sua vida e ver a equipa A através do drone , e tem um membro da organização tmbm .
A equipa A ver que o drone está a vigia-los vêem que esta ao alcance imposto pela organização e então tem um membro da equipa que pode fazer mira abatendo . E o tipo da organização aprova a eliminação e via rádio informa o elemento da organização que está com a equipa B ...

E pufffff chocapic ....

E mais não digo  :-X senão aparece para a semana um evento idêntico ... Lol  ;D
M16 ICS ProLine
M4   ICS SportLine
Shotgun M 58 B ABS

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Maio 06, 2014, 22:41:58 pm
Parece-me uma excelente ideia, mas isso implica que agora em jogos onde se usem Drones alguém tenha de ter um laser desses bem visíveis... e quem o terá? A organização que permite o uso de um drone?

Complicando ainda mais a situação... estamos num evento onde rádios são dificies de usar devido à irregularidade do terreno ou falta de cobertura de rede telefónica (conheço alguns terrenos assim)... como fazer uma vez que não existem esses recursos de comunicação.

Espero que entendam que estamos a discutir todas as hipóteses e a conseguir chegar a ideias para o uso justo destes equipamentos.
« Última modificação: Maio 06, 2014, 22:44:27 pm por STUNTMAN »

diips

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: RATS
Responder #9 em: Maio 06, 2014, 22:47:33 pm
na minha opiniao sou contra o uso de drones.. e fundamento o porquê:

primeiro nao iria usar um drone, porque para mim um jogo de airsoft é uma actividade fisica..é um desporto.. como desporto que o é, faço questao que me puxe pelo cabedal.. gosto de andar kilometros e kilometros  so terreno acidentado e conseguir o meu objectivo.. nao ha nada que o sabor da doce "vitoria".. gosto da frustaçao de andar e andar e nao conseguir nada.. pois aprende se mais com erros do que com vitorias.. aperfeiçoa se etc..
para tar a ter replicas e equipamento caro e estar a ver o decorrer de um jogo por um LCD prefiro ficar em casa e jogar um jogo de pc por exemplo.. gosto da incognita de ser emboscado, de chegar a casa todo roto dos kilmetros que fiz.. nao gosto de jogos em que se esta apenas parado a espera que alguem apareça. alem de que um drone denuncia que alguem esta perto que alguem esta a controlar que alguem ira aparecer.. enquanto em patrulhas podemos as vezes tar debaixo do bigode do inimigo prestes a semear um ataque e ele nem dar por isso..

axo que tiraria um pouco a componente humana ao desporto.. basicamente pa mim é isso.. ate em jogos em que sao permitidos veiculos apenas os uso para movimentaçoes para o spawn por exemplo..

axo que disparar sobre os drones nao serve.. pois ia criar azias aos donos.. o que seria compreensivel..
axo que historia do laser pouco serve ia surgir a conversa do "eu apontei a luz" "nao vi nada" "importais bla bla"

para mim sao excelentes para cobertura de filmagens.. isso sim.. sao planos excelentes etc.. mas para jogo nao qquero usar a meu favor.. e sou capaz de nao aparecer onde os permitam contra mim.. da mesma forma que nao apareço em jogos onde nao nao banem os hicaps..

sao opçoes.. quem nao gosta das regras mais vale nao ir, do que ir e andar a reclamar.. :) nao sensuro quem gosta.. pois se voces gostassem todos da minha mulher.. tinhamos um problema eheheheh

calh4u

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O calhau da equipa!
    • Ver Perfil
    • AMS Forum
  • Equipa: A.M.S Airsoft Margem Sul
Responder #10 em: Maio 06, 2014, 22:55:17 pm
é giro e tal, mas como o Diips disse, a cena "ai e tal nao vi,...." ja se sabe o resto da historia, por isso nao vale a pena continuar por aqui.

mas para o panorama actual do "Skirmish" acho bem usar-se tal como no Cinema se usa as camaras em movimento, filmar em varios angulos etc etc, ia dar um novo tipo de filmagens, tal como ja temos as Gopros na 1º e 3º pessoa, o Drone iria criar um novo modo de filmagem de jogos.

acho bem que uma organizaçao os use para criar "Live Action Game's" tal como se faz nos E-sports/festivais tipo "Ultra music" Tomorrowland" etc etc, nesses pontos era giro de se ver.

eu falo isto num simples jogo de fimdesemana, agora num jogo de Milsim que se requer outro estofo do praticante, acho que as organizaçoes iriam ser elas a decidir como o Drone poderia ser usado.
Tradução de ICS:
Isto Come Systemas!

Calma, ele perguntou se podia participar!! Participar sim (ficar a ver da safezone!), jogar... não!

É como os tomates. Participam mas não entram!  ;D ;D

MEGA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: B.A.T. - BRIGADA ASSALTO TATICO
Responder #11 em: Maio 06, 2014, 22:56:40 pm
Penso que não serão armas ligeiras como por exemplo as AK's que deitam os drones abaixo, penso ser necessário o uso de artilharia mais pesada ou especifica como no minimo "rockets".
Assim sendo e na perspectiva de replicar a realidade em jogo, da mesma forma, a organização deverá de disponibilizar em missão apropriada a obtenção de um "RPG" que poderá ser apenas um laser ou bandeira que faz então a partir dessa altura e no memento apropriado sinal ao drone que foi identificado e destruido, desde que o mesmo se encontre relativamente perto da área.

Agora considero a sua "destruição" secundária na discussão. Sinceramente, estamos a começar pelo fim.

Acho que devemos falar é das vantagens que pode trazer:

1. Uma equipa sabendo que está perante a presença de um drone, tem a oportunidade de encarar um desafio original e superior a muitos que já teve anteriormente (quantos de nós nos preocupamos em olhar para o céu quando avançamos?) e isso vai demonstrar as suas capacidades de improviso para se defender e elevar o aperfeiçoamento das suas escolha tácticas nas movimentações que faz a partir daí bem como do posicionamento no terreno de toda a equipa de forma a executar a sua missão com sucesso. O Drone é um novo desafio, um refrescante novo elemento em jogo que nos vai fazer estar mais atentos e positivamente preocupados com as mais correctas progressões camufladas. Não é isso que gostamos? Desafios e cenas tácticas??
Uma dica: Um drone faz barulho e vê-se ao longe, um homem de binóculos ou atento aos céus facilmente o identifica e o drone vê/grava aquilo que nós queremos que ele veja....contra-informação também pode ser usada para divergir a atenção do drone  :D E isto só pode ser airsoft no seu melhor!

2. Um drone pode ser uma ajuda preciosa para as Organizações dos Jogos eliminarem as dificuldades que existem em controlar o desenrolar do Jogo aumentando ritmo e melhorando timing das missões. Um drone pode percorrer km's em minutos e reportar posições de todas as equipas e até identificar qualquer emergência.

3. Quantos filmes de Airsoft conhecem com drones em uso? Eu já me vi num e babei-me todo! Ficam muito bons, dinâmicos, envolventes, inovadores... é o evoluir das fotos e videos do airsoft. As "dronies" chegaram ao airsoft.

É possível acoplar uma pistola num drone... o desafio é fazê-la disparar... 8) e já há quem o saiba fazer. 

Divirtam-se primeiro com eles e pensem em os mandar abaixo depois.

MEGA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: B.A.T. - BRIGADA ASSALTO TATICO
Responder #12 em: Maio 06, 2014, 23:02:15 pm
Acrescento que a autonomia de um drone é limitada a 1 ou 2 horas em jogo. Aquilo gasta baterias que mais vale levar uma de automovel ás costas !!!!!!

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Maio 06, 2014, 23:05:21 pm
Mega, refiro-me apenas e só ao uso de um Drone contra mim, não em situações de filmagens para exibição ou de questões de emergência.

Ok... atenta então... passo horas numa progressão, lenta, cuidada em low profile e depois tenho em cima de mim um drone que simplesmente a escassos metros do objectivo denuncia a minha posição, sim, porque de cima por muito que queiras vê-se tudo muito bem. eu já usei um drone no meio de mato e vi claramente objectos e pessoas escondidos.

Geralmente quem fala bem e defende o uso é porque tem acesso a um em jogo nem que seja do seu lado, porque quando se é o detectado, só dá vontade de o mandar abaixo.

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

PS: Não se esqueçam para a conversa que um drone tem pouca autonomia de voo, por isso não dura um dia inteiro.

zawox

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Herrar è umano!!
    • Ver Perfil
    • Forum GEO
  • Equipa: G.E.O.
Responder #14 em: Maio 06, 2014, 23:05:44 pm
Por mim está completamente fora de questão os drones voadores por uma questão de segurança.

Usar um "drone" num local com pessoas. O que é que acontece se uma porcaria daquelas avaria e cai em cima de alguém? Estamos a falar de um risco potencialmente mortal, e não de uma bb cravada/dente partido/varicela induzida.

Eu por mim, coisas dessas por cima dispenso. Vá o dono depois de gastar centenas de euros num sistema de vídeo monitorização à distância que pense em meter rotores "Made in china", e depois levo com um "tijolo" na cabeça...

Mesmo que o dono do brinquedo seja dono da fabrica, ou que seja afilhado do 1º ministro e deixe a malta disparar para aquilo à vontade, prende-se o risco de segurança do gingarelho cair em cima de alguém.

Carrinhos telecomandados? Usem e abusem, desde que possam ser imobilizados a tiro.