ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Como efectuar denuncia ?

Mad Skull

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
em: Junho 21, 2014, 18:44:27 pm
Boas maltinha,

fui informado de uma ocorrência que está a desrespeitar as leis do Airsoft.
Armas não pintadas a serem expostas numa banca numa feira de gastronomia aqui na minha zona. Para além de não estarem pintadas o grupo de "jogadores" se é assim que se pode tratar, andam a atirar para zona onde aparentemente nao passam pessoas, para mostrar ás pessoas o que é o airsoft e para os chamar à atenção.

Enfim algo mesmo sem profissionalismo nem classe nenhuma.

Como tal quero relatar a ocorrência, e só nao o fiz já na esquadra da zona porque eles não passam cartão a estes casos basicamente não se estão para chatear!

A quem é que eu me posso dirigir para que posso resolver esta situação de forma eficaz ?

Afinal de contas eles estão a denegrir a imagem de um colectivo imenso de jogadores a nivel nacional. Porque no fundo somos todos um !

Abe13

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Si vis pacem, para bellum...
    • Ver Perfil
  • Equipa: independente
Responder #1 em: Junho 21, 2014, 19:28:49 pm
Bom se não queres relatar as autoridades não estou a ver mais ninguem, agora na minha opinião mais vale passares no local e teres uma conversa com eles e explicar que aquela não é a forma mais correta de promover o airsoft...
ICS M4 RIS proline
KJW Glock 23
ASG Franchi Spas 12

Hong Kong Syndicate

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Ho! Ho! Ho! Now I have a machine gun!
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Junho 22, 2014, 01:09:35 am
 "Estou? GNR? Esta aqui um gajo na feira a se passear com armas de guerras, assim a vista de todos" ^^

MEGA

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: B.A.T. - BRIGADA ASSALTO TATICO
Responder #3 em: Junho 22, 2014, 01:52:31 am
Desculpem lá mas há algo de completamente errado nesta situação.
Com que moral vai um jogador de airsoft, denunciar outro jogador de airsoft às autoridades por apenas não ter as pinturas legais exigidas? E em que é que isso valoriza o "airsoft"? Não será pelo contrário mais um triste exemplo de alerta desnecessário sobre um tema que se quer pacifico (sendo este tema o airsoft)? Em quê é que as pinturas tornam menos perigosas as réplicas ou por outro lado mais assertivas em relação à boa imagem ou divulgação do airsoft?

Agora em letra maiuscula para quem lê os post na diagonal: A LEI DAS PINTURAS EXISTE, DEVE SER CUMPRIDA EM QUALQUER SITUAÇÂO. No entanto, não concordo é que o seu incumprimento seja considerado um crime grave e não sendo a autoridade a sinaliza-lo, haja sempre alguém que se ache nesse direito.

Fiquei sem saber no entanto resposta a perguntas bem mais importantes:
1. Havia condições de segurança na zona de demonstrações?
2. Os promotores estão inscritos numa APD? As armas estão de acordo com os FPS permitidos?
2. A informação prestada às pessoas era de qualidade e uma mais valia para correcto esclarecimento ao povo?
3. O comportamento e atitude dos promotores estava de acordo com as máximas do desporto?
4. Foi pedido um esclarecimento directo sobre a situação irregular das pinturas?
5. O que leva um jogador de airsoft a indignar-se tanto com a incorrecta promoção do seu desporto, ao ponto de vir a um fórum da modalidade questionar como pode fazer para "mandar prender" outro jogador como ele?

Por ultimo pergunto? Mas de que buraco sais-te que nunca te cruzaste com outros jogadores sem pinturas legais? Ou esta não será a primeira denuncia?

Enfim...

Fassorik

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: OPAC
Responder #4 em: Junho 22, 2014, 09:35:58 am
Concordo com o Abe 13.

Se realmente a verdadeira finalidade é ajudar a promover o Airsoft como deve ser, a maneira mais construtiva será falar com essas pessoas, tentar perceber como foram organizadas as coisas e, se houver falhas graves quer de segurança quer de informação, esclarecer as dúvidas e lacunas e, se necessário, oferecer colaboração para melhorar a imagem transmitida e a divulgação do desporto.

Penso que a denúncia  será o pior e mais negro caminho para a pseudo dignificação do Airsoft. Mais rápidamente contribuirá para o seu desprestígio
F.Sousa - OPAC

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Junho 22, 2014, 10:04:28 am
Sinceramente, vou dizer o que penso sobre situações destas.

Eu penso que são de evitar, no sentido que toca às falhas e não cumprimento com as normas em vigor, dado que quem quer ser ouvido e respeitado, primeiro tem de mostrar que sabe cumprir e acatar, é dessa forma que depois os nossos argumentos são ouvidos.

Mas...

Nestes casos, sinceramente, acho que rara a excepção algum praticante chegar ao pé de pessoal a fazer uma acção destas vai ser ouvido ou levado em conta o que diz, o mais certo é ser ignorado, claro que em tudo haverá excepções, ou seja, pessoal que vai ouvir e aceitar a critica e tentar melhorar/cumprir com as coisas.

Mas o que deviam começar a fazer, concordo convosco não é apontar o dedo, fazer denuncias nas autoridades, fica feio realmente e dificilmente leva a algo de bom, embora haja casos que devem ser mesmo denunciados!
Não temos e queremos organização e cumprimento das regras básicas do Airsoft no que toca à lei e ao comportamento a ter?! Então se querem "denunciar" o caso, façam-no junto das suas APDs e Clubes, que estes se tiverem no Airsoft a sério e tiverem pessoal perto da zona onde se processa o que está mal, manda lá um representante ou mandata alguém com poder de representação ir lá falar com as pessoas e depois decide e toma os procedimentos que entender ser o mais correcto de acordo com o que encontrarem.

Devem também evitar a publicidade fácil e negativa de ir para as redes sociais armar "novelas" em torno destes episódios, todos sabemos bem que lei temos, todos sabemos que existem regras específicas do Airsoft, todos sabemos que temos de ter 2 dedos de testa para pensar e se comportar, mostrem ser homemzinhos e não criancinhas!

Uma nota pessoal ao autor do post original, tem mais cuidado com o "tom" que usas num post e os termos que nele usas, dado que o meu entendimento do mesmo é de algum desrespeito logo à partida para com quem frequenta este post, não somos "maltinha" e que saiba o Airsoft é Desporto, mas mais uma actividade de lazer, recreativa praticada por pessoas normais, usar argumentos e palavras como "profissionalismo" vem muito a despropósito do que é a realidade do Airsoft e sinceramente espero nunca irmos para essa via, pois como se vê no Paintball os efeitos nefastos desse tipo de coisa, são altamente nefastos!... E como dizes que foste informado, estás a nos apresentar algo que viste mesmo tu, ou que ouviste falar, pois de boatos e "ouvir falar" estamos acho todos mais do que fartos por aqui.
E um chamada de atenção à parte que colocaste das autoridades, pois deste a entender que eles não fazem o seu trabalho, ou seja, são incompetentes, podes pensar que não mas existe N número de agentes da autoridade que lêem este fórum e com isso podes ainda ganhar uma "guerra" que não queres decerto.

Não entendas isto como uma critica negativa, mas sim como construtiva, é sempre bom pensar bem no que se mete e como antes de postar.  ;)
« Última modificação: Junho 22, 2014, 10:10:05 am por Azorean »
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Blackwolf

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.airsoftmechanix.com
Responder #6 em: Junho 22, 2014, 11:24:16 am
Boas

Andam a divagar com blá blá

Á uma lei em Portugal
Sobre a Lei á regulamentação sobre ARMAS PONTO.

se estiverem pintadas são armas de classe G

Se estiverem Pretas são armas de Classe A

Diz na Lei e"É proibido expor publicamente ARMAS SEM PRÉVIA PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DA DAEXP"

É denuncia directa

Abracos
BLACKWOLF
Francisco Costa Lobo (KIKO)

:caimao: :waterworld:

Shimodu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Junho 22, 2014, 12:15:09 pm
Nem mais.

Acho que a lei ainda é igual para todos....
--WARLORD--WARLORD II--WARLORD III---T09--OP.MUNDO ANIMAL--SETEMBER STORM III--OP. DAVINCI-CAIMÃO 3--
PANDORA--OP.SABRE--HO2--HO3--HO4--OM12--OM13--METAL CITY WARS--COMMANDERS 12--[AW_Mouse 3.0][TF239][Wipe Out Series '12][OP. ValeLongo3][Convoy]C.CABEÇAS1--C.CABEÇAS2--Op.Rescue--Revenge 13--SERE--Op.BackFire--Op.EagleStrike--The Complex--WAW Ep.1

dan_1982

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: T.F.T. (Tactical Force Team)
Responder #8 em: Junho 22, 2014, 12:23:05 pm
Aqui parece que estamos a viver o tempo dos juízes. Parecem querer fazer justiça com as próprias mãos como se fossem detentores das leis. Quem é que cumpre as leis tais como elas são? Porque se assim é que seja o 1º a tirar a pedra. Se há leis devem ser cumpridas sim, mas agem como se fosse um roubo ou um homicídio. Parem de fazer o airsoft mais do que aquilo que é, deve ser apenas um desporto. Pelo que foi apresentado na origem deste tópico nem sequer foi visto em 1ª mão "fui informado de uma ocorrência que está a desrespeitar as leis do Airsoft". Eu todos os dias vejo situações que desrespeitam a sociedade onde somos prejudicados. Mas que importa isso? O que é prejudicial, é alguém que vai a uma feira mostrar réplicas de airsoft por pintar. Se fosse um assassino com uma arma real pintada estiver na mesma feira já está tubo bem pois é considerada arma de classe G.

Lobo Mau

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: R E A K T
Responder #9 em: Junho 24, 2014, 14:13:47 pm
Sou da opinião de que, primeiro, devemos alertar essas pessoas sobre o que estão a fazer mal. Se optarem por ignorar, aí sim, iria denunciar a situação.

Zezinho

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: UTA
Responder #10 em: Junho 27, 2014, 08:30:26 am
Eu já estou farto de alertar por aqui coisas desses género.. seja á polícia seja á Câmara municipal... ninguém quer saber. Também já tentei falar com as pessoas. R: "Sim sim vamos parar..." ... passado 2 horas volta tudo a o mesmo.

:::Confidencial:::

Delta_04

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Semper Fi
    • Ver Perfil
  • Equipa: BALA - Batalhão Airsoft Litoral Alentejano
Responder #11 em: Junho 27, 2014, 12:42:38 pm
Antes demais há que pensar como sabem essas pessoas da existencia do Airsoft.

Será que sabem da existencia deste fórum por exemplo?

Talvez seja um grupo iniciante a querer angariar nova malta. Ou talvez seja malta que nao tem noções de segurança (ja que disparavam para sitios onde supostamente nao estaria ninguém)

Penso que o Abe13 postou bem, deverias falar com a malta e até se os conheçes trazê-los para 1 jogo teu e dar-lhes a tua visão do Airsoft para eles tambem verem que há outro mundo de Airsoft para além daquele grupinho.

Em 1º que tudo a Segurança tanto deles como de 3ºs. Explicar que as armas são brinquedos que aleijam e podem danificar a visão, ou mesmo magoar alguem a serio.
Explicar os Limites das Réplicas!

Por fim falar das federações e pinturas.

A abordagem será sempre um passo positivo para os trazer ao nosso airosft e assim ganharmos mais uns bons praticantes. Porque eles nao deixam de ser menos jogadores que nós, mas nao sabem é das regras de segurança.

Somos todos praticantes de Aisoft:
- tenhamos altos Loadouts ou só de casaco e calça de ganga
-Tenhamos uma Systema ou uma "pistola de bagas" da feira
-Estejas numa APD ou nao
-Tenhas pinturas ou nao

A diferença é que uns podem estar legais e outros não e assim estão arriscados a terem problemas.

Por fim rematar que o basico das regras de Airsoft é nao aleijar ninguém, nem sair magoado.. e no fim te teres divertido  ;). Essa deve ser a nossa primeira mensagem!
Every marine is first and foremost a rifleman

Euthanor

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Junho 27, 2014, 20:43:42 pm
Antes demais há que pensar como sabem essas pessoas da existencia do Airsoft.

Será que sabem da existencia deste fórum por exemplo?

Talvez seja um grupo iniciante a querer angariar nova malta. Ou talvez seja malta que nao tem noções de segurança (ja que disparavam para sitios onde supostamente nao estaria ninguém)

Penso que o Abe13 postou bem, deverias falar com a malta e até se os conheçes trazê-los para 1 jogo teu e dar-lhes a tua visão do Airsoft para eles tambem verem que há outro mundo de Airsoft para além daquele grupinho.

Em 1º que tudo a Segurança tanto deles como de 3ºs. Explicar que as armas são brinquedos que aleijam e podem danificar a visão, ou mesmo magoar alguem a serio.
Explicar os Limites das Réplicas!

Por fim falar das federações e pinturas.

A abordagem será sempre um passo positivo para os trazer ao nosso airosft e assim ganharmos mais uns bons praticantes. Porque eles nao deixam de ser menos jogadores que nós, mas nao sabem é das regras de segurança.

Somos todos praticantes de Aisoft:
- tenhamos altos Loadouts ou só de casaco e calça de ganga
-Tenhamos uma Systema ou uma "pistola de bagas" da feira
-Estejas numa APD ou nao
-Tenhas pinturas ou nao

A diferença é que uns podem estar legais e outros não e assim estão arriscados a terem problemas.

Por fim rematar que o basico das regras de Airsoft é nao aleijar ninguém, nem sair magoado.. e no fim te teres divertido  ;). Essa deve ser a nossa primeira mensagem!

Subscrevo este post plenamente. Primeiro fala com a malta e vê exactamente se eles têm noção do que estão a fazer. Não vejo a necessidade de ir logo fazer denúncia e queimar o pessoal.