Parece haver interesse do pessoal em ter hairtriggers nas réplicas, portanto achei por bem fazer um guia. Notem antes de mais que isto é apenas uma das muitas maneiras que devem existir de fazer isto (no entanto só sei 3).
Aviso também que este guia não entrará em grandes detalhes: focar-me-ei nos pontos essenciais de modo a que um utilizador já com alguma experiência em mexer em gearboxes possa saber onde começar e ao que tem de estar atento. Deste modo, eu vou pressupor durante a escrita disto que o leitor tem conhecimentos básicos de mecânica da gearbox e entende como funciona o sistema de gatilho de uma AEG, ou seja, como interagem a sector gear, cut-off lever (COL), trigger trolley e gatilho em si.
Isto não é portanto um guia para iniciantes, embora encorage quem tenha vontade de aprender acerca deste tema a ler, apesar de terem de complementar este guia com outros que expliquem em pormenor como funciona o sistema de gatilho de uma AEG.

Um dos guias mais populares de hairtrigger na net é o do Suzaku, que implica furar o trolley e enfiar um pin para lá. Outro é o do ZackO, onde é utilizada solda para aumentar o tamanho do contacto do trolley. O que vão ver a seguir é a minha maneira. Qual a melhor, terão de decidir vocês.
Material: Super cola, cartão de plástico, papel, lima, alicate, paciência.
Deixo um aviso: Fazer isto sem ter um MOSFET a proteger os contactos é má ideia.
Deixo uma dica: Papel com super cola é basicamente um compósito (fibra+matriz), e fica bem rijo, sendo útil para pequenos ajustes.
1- Cut-off Lever (COL)
Primeiramente, é necessário garantir que a COL apenas realiza o movimento teoricamente pretendido e que não oscila no eixo em que roda. Para tal, podem ter de lixar o eixo ou usar uma shim entre o parafuso e a COL. Esta deve ficar o mais apertada possível sem que impeça o seu movimento rotacional. Isto é bastante simples de alcançar, e é de importância vital para garantir o bom funcionamento do hairtrigger.
2- As palhetas

Esta é a parte mais fácil: dobrar o topo das palhetas. Na imagem podem ver o pretendido , embora seja da minha V3. Ao realizarem o ponto 4 vão perceber o porquê disto, mas posso já adiantar que este passo vai facilitar o correcto funcionamento do single shot, ao abrir o circuito mais rapidamente quando o trolley é levantado. Depois vão concordar comigo.
3- O Gatilho

Começamos por modificar o gatilho em si, utilizando espaçadores de plástico. Chamo a vossa atenção para os espaçadores assinalados com 3 – Estes são os fulcrais para o mod.
Esta é a parte do gatilho que contacta com o trolley, empurrando-o em direcção às duas palhetas, fechando o circuito, e fazendo a arma disparar. Assim sendo, devem colar espaçadores cortados à medida de modo a que o trolley fique o mais próximo possível das palhetas sem fechar o circuito. Vão colando espaçadores e limando para fazer os pequenos ajustes. Para testar se, com os espaçadores, o circuito fica na mesma aberto, liguem uma bateria fraquinha (as 8.4V servem perfeitamente) e os terminais ao motor. Se houver contacto entre o trolley e as palhetas, vai haver faísca. Se tiverem um multímetro, podem evitar este método trolha, e medir simplesmente a diferença de potencial entre os terminais, o que é muito mais eficiente e seguro. Mas como nem todos têm multímetros, fica aqui uma solução para desenrascar. É importante ir testando, dado que isto é um processo iterativo, a ser feito até ficar ao vosso gosto, ou até faltar a paciência.
Como alternativa, podem distribuir os espaçadores entre 1 e 3, ou só em 1. Meter espaçadores em 1 tem o efeito de “pré-puxar” o gatilho: É a mesma coisa que fazem os speed triggers. Fica ao vosso critério.
Os espaçadores em 2 só fazem sentido para gearboxes que tem um limitador de percurso do gatilho (p.ex.: G&P, onde tinha este gatilho). Com isto conseguem impedir ou limitar o overtravel do gatilho, ou seja, impedir que este continue para além do ponto de disparo. Mas falarei sobre isso mais à frente.
Os espaçadores em 4 têm a ver com a safety. No caso de só meterem espaçadores em 3, talvez tenham de meter em 4 para impedir que a arma dispare em “safe”. No caso de só meterem em 1, terão de lixar esta zona ou o braço da safety, para que esta funcione. Isto vai ser aparente quando meterem mãos à obra.
4- O Trolley

4.1 - Agora é altura de modificar o Trolley. Primeiramente atentem na zona 1. Aqui terão de adicionar espaçadores que ficarão entre o trolley e o trigger post (estrutura da Gearbox que bloqueia o movimento do trolley para trás, devido à acção da mola que o prende). É útil voltarem a reparar na primeira imagem do guia, para verem melhor do que estou a falar: o trigger post é a coluna à direita do parafuso da COL. Devem adicionar os espaçadores necessários de modo a que o trolley, na sua posição mais atrás (por ser puxado pela sua mola), esteja à frente do gatilho agora espaçado. Caso contrário, assim que derem um tiro em semi-auto, o trolley vai ficar acima do gatilho e a arma não vai voltar a disparar sem a abrirem e fazerem reset ao trolley. Assim que terminarem o processo, voltem a testar com o motor/multímetro o funcionamento do sistema.
4.2 - Ok, a parte fácil já está. Agora vamos para a interacção entre COL e Trolley. Aqui é conveniente levar as coisas com calma, porque vão ter de remover material, que é difícil de voltar a meter no sítio. Atentem então na zona 2 da imagem anterior. Na imagem seguinte podem ver outro trolley, talvez seja mais fácil de visualizar o que é suposto fazerem.

A azul podem ver o formato original da parte que contacta com a COL, e que vai fazer com que esta levante o trolley acima do gatilho, e o mande para trás, permitindo o single shot. A verde podem ver a modificação que vão ter de fazer. Atenção que não só terão de encurtar, como dar aquele ângulo no topo, para ajudar a COL a descer. Também é importante limarem (ou usarem uma lâmina) por baixo, como indicado na imagem, para facilitar a função da COL. Neste ponto é tornado aparente a importância do ponto 1: assegurar que a COL não tem wobble. Com wobble não terão a precisão de que precisam para assegurar o bom funcionamento do sistema.
Terão então de lixar a parte 2 com aquele formato até que a COL, accionada manualmente, consiga passar à frente da parte 2, como estava no estado inicial. Depois terão de testar, com as gears já montadas, se o single e full já funcionam. Se funcionarem, podem tentar já com a GB toda montada. Façam-no, contudo, com a GB fora do receiver, ou seja, só com o punho montado, porque o selector de tiro poderá influenciar os resultados sem se aperceberem.
É provável que não fique perfeito à primeira, portanto vou explicar o que devem fazer em cada um dos problemas que possam vir a ter:
a) não conseguem puxar o gatilho - > o trolley está a bater na COL. Isto pode ser causado pela COL não estar na posição mais baixa, ou por não terem lixado a parte 2 por baixo.
b) só dá single, não dispara em auto - > terão de encurtar um pouco mais a parte 2.
c) só dá auto - > Lixaram demais a parte 2. Agora há duas soluções: a primeira é repor o material perdido com espaçadores de papel, o que é difícil e talvez não fiável. A segunda é encurtar o contacto do trolley, e voltar a ajustar os passos 3 e 4.1.
Pode haver outros motivos para isto que não me estão a ocorrer agora. Terão de usar a cabeça nesta altura, mas acredito que por agora já devem perceber como o esquema funciona

Depois de muita tentativa e erro, com o sistema já funcional podem passar ao passo seguinte. Notem que, se o gatilho for mesmo muito curto, e a réplica muito rápida, podem experienciar bump fire. Tecnicamente a NRA considera isso como single, daí existir até uma coronha própria para isso :p
5 – Selector
Tendo o sistema passado o teste anterior, basta agora montarem a GB dentro do receiver, e verificar se o selector operado pelo receiver consegue fazer bem o single e auto. Caso só faça auto, terão de lixar ligeiramente a parte do selector que contacta a COL, de modo a retardar este contacto até o selector ser puxado para full.
Caso só faça single, terão de adicionar material a essa zona.
Aviso à navegação: Desta vez aconteceu-me uma coisa peculiar na combat machine... Por não ter ajustado a safety correctamente, acabei por fazer com que a peça dentro do receiver que ajusta o modo de fogo ficasse completamente dessincronizada com o selector do lado de fora. Tanto que a arma fazia single com o selector em full, e full com o selector em single. Muito engraçado por acaso. Para voltar a meter as coisas no sítio terão de remover o selector do receiver, e reacertar aquilo à mão.
6- Overtravel

Para terminar, é conveniente limitarem o percurso do gatilho. Isto não só vos permite fazer follow-up shots mais rapidamente, como garante que o trolley não é demasiado pressionado nem sofre tanto atrito em single ao passar por cima do gatilho. Para tal, basta colar espaçadores naquela zona, ou no caso de algumas GB, na zona 2 do gatilho.
7-Bónus
Para garantir um melhor funcionamento ainda, podem tentar reduzir as folgas entre o eixo do gatilho e os furos da GB em que este assenta, com fita isoladora ou teflon ou o que tiverem à mão, tendo por objectivo limitar wobble do gatilho.
Para garantir follow-up shots mais rápidos, podem modificar a mola do gatilho (ou arranjar outra) com calor (maçarico, isqueiro), para diminuir a sua resistência. A diferença de força que tenho de fazer na G&P e na G&G é notável, sendo que na G&P consigo fazer follow-up shots rapidíssimos como demonstrado no vídeo.
Antes:
http://youtu.be/mJTeylWjuGMDepois, com comparação com hairtrigger+microswitch:
http://youtu.be/mLusdlvQMRoÉ evidente que na combat machine ainda há espaço para melhoria (de momento tem ~2mm), pois ainda há percurso do gatilho em que este não toca no trolley... mas lá está, a minha paciência para uma arma a que mal dou uso esgotou, e o resultado até é satisfatório, embora planeie dar mais uns ajustes naquilo. Serve, no entanto, como prova de que o método funciona.
(Sim, a combat machine tem um som péssimo... Ainda não consegui descobrir a razão exacta... Penso que seja do alignment, mas não tenho a certeza, pois já não tenho o grip tan

)
E ficamos por aqui, que isto já vai longo. Espero que tenha sido claro e útil. Caso contrário indiquem onde é necessário uma explicação mais pormenorizada e elaborarei adequadamente. Há coisas que são óbvias para uns que não são para outros, e sem feedback custa-me descortinar os pontos onde a explicação é fraca demais, por isso dêem-me um desconto.
Caso tenham outros métodos, postem aqui ou façam uma thread semelhante. Este funciona, mas acredito que haja melhores.
Nota final: Relativamente a V3, é um mod bastante mais complicado de fazer, e nunca fica tão bom como numa V2, como se vê no vídeo abaixo. No entanto, em termos de diferença entre percurso original e modificado, esta é muitíssimo mais evidente, e quem tem uma g36 sabe bem do que falo.
Caso haja interesse, posso postar aqui fotos do sistema de gatilho que estava lá instalado com algumas notas explicativas. Foi o primeiro hair trigger que fiz, podia ter começado por um mais fácil... Mas enfim, espero no fim do mês ter uma trigger board V3 lá instalada e ter um trigger pull de 1mm ou menos
http://youtu.be/CuGHMGvZ43AObrigado pela leitura,
Mafioso