ptairsoft.org
[PT] Airsoft

DUVIDA SOBRE PINTURA DÚBIA DE sniper l96

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
em: Maio 16, 2016, 19:03:19 pm
Boa tarde!

Estou aqui com uma duvida!

Como todos sabem, de acordo com a lei portuguesa de airsoft, a arma tem de estar pintada á frente 10cm e na coronha blah blah....
Contudo, uma arma de airosft não é fixa, ou seja, pode sofrer modificações de aspeto fisico que mudem a forma ou superficie da mesma!
porque se hã uma coisa divertida neste desporto é a capacidade de personalizar a arma como quisermos!

POR EXEMPLO:
Cortar o cano da arma para torná-lo mais curto
Cortar ou remover o stock para torná-la CQB
Colocar um silenciador com um tightbore mais longo tornando a ponta da arma efetivamente ainda maior
etc......

Logo, uma vez que de acordo com a lei, é exigido a pintura da ponta e coronha(sendo a ponta da arma o cano que direciona a BB- logo qualquer silenciador acrescentado sem barrel no seu interior nem necessita de pintura) tem de ser pintada NOVAMENTE para ficar legal.

SE eu decidir colocar um tecido ( vá... uma meia sim?) na parte da coronha e prende-lo lá, este tecido(meia) torna-se um novo COMPONENTE da arma, porque eu assim o quis!
LOOOGO, fazendo este parte da arma, tem a mesma de obdecer á lei e ser pintada!

Mas voçes dizem! QUE ESTUPIDOO! assim tira-se a meia e a arma continua por pintar!
NAO! isso seria ilegal! porque o mesmo acontece quando se retira a coronha das M4 (e muitos outros exemplos) porque as armas nao sao fixas e os componentes/peças da arma que estão pintados podem ser efetivamente retirados/desmontados dada a sua natureza mecanica!

LOGO!! Tudo corre bem desde que não se tire a meia!  ;D ;D ;D

Mas agora assério, encontram alguma justificaçao legal que me impeça de fazer isto?
É claro que vai dar uma longa dor de cabeça argumentar com um agente caso seja apanhado e talvez uma multa que terei de reclamar e argumentar para me livrar
TALVEZ nao valha a dor de cabeça e mais vale calar-me e pintar o raio do plastico :'(  sim!

Mas aos olhos da lei, tecnicamente é ilegal????

aqui está o sujeito!:
https://gyazo.com/e16d2dc33c049e95450bffdfe4039a43

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • À beira-mar plantado a ver os navios passar...
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Maio 16, 2016, 19:42:13 pm
Posto de forma simples...

De legal nada tem! (essa suposta pintura de coronha)

A parte do silenciador, se não tem cano dentro, pintas apenas o cano mesmo e andas sem o silenciador colocado em jogo colocas o silenciador e tapas somente a tinta claro do cano e tás a andar...

Lê a lei, o que diz sobre a pintura e vais perceber porque disse isto, mais não é preciso de dizer.
"Sê humilde quando ganhas! Sê simpático quando perdes!"

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "I kill the enemy, but do not hate them."
    • Ver Perfil
Responder #2 em: Maio 16, 2016, 20:22:38 pm
Boas moço.

O Azorean já disse tudo, não tens como contornar a lei, ela até é bem explicita nalgumas coisas que referes.

Já foi um bom passo em frente a ocultação das pinturas em jogo, não vamos andar para trás. Faz-me lembrar o pessoal que usa fita xpto amarelo florescente, fazem 30 por uma linha para contornar a lei, e depois acabam por ter as armas pintadas mas mal pintadas e "ilegais".

E por favor nem sonhes meter isto no facebook do PTAirsoft, cai o Carmo e a Trindade, a 2ª Circular e talvez a Torre dos Clérigos.  ;D
"What, you don't like my cooking?"

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Maio 16, 2016, 20:35:02 pm

A parte do silenciador, se não tem cano dentro, pintas apenas o cano mesmo e andas sem o silenciador colocado em jogo colocas o silenciador e tapas somente a tinta claro do cano e tás a andar...

Lê a lei, o que diz sobre a pintura e vais perceber porque disse isto, mais não é preciso de dizer.

Na verdade o innerbarrel é de 650mm logo o bucal do silenciador é de facto a ponta do cano e tem por isso de estar pintado tal como está.

E depois, com todo o respeito, se me mandas ir ler a lei sobre pinturas em vez de contra-argumentar é porque não tens mesmo resposta.
Para eu ter tido este trabalho todo de pintar uma meia e escrever este post, é porque li a lei muitas vezes.

Por isso, por outras palavras, porque consideras a coronha ilegal? Só para eu tentar preceber :(

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Maio 16, 2016, 20:41:37 pm
btw, o silenciador nao está mesmo pintado.
Tem um tubo de papel á volta amarelo. o conceito é o mesmo com o da meia só que ainda se nota menos.
Como consideras isto?
cumps

GATOPARDO

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
    • PTairsoft.org
  • Equipa: Hostile Operations Team
Responder #5 em: Maio 16, 2016, 21:07:52 pm
A resposta é não. A lei diz que tem que estar pintada mas pode ser ocultada e não ao contrário
João Grilo Aka Gatopardo, [PT]Airsoft administrator

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Maio 16, 2016, 21:36:04 pm

Na verdade o innerbarrel é de 650mm logo o bucal do silenciador é de facto a ponta do cano e tem por isso de estar pintado tal como está.

E depois, com todo o respeito, se me mandas ir ler a lei sobre pinturas em vez de contra-argumentar é porque não tens mesmo resposta.
Para eu ter tido este trabalho todo de pintar uma meia e escrever este post, é porque li a lei muitas vezes.

Por isso, por outras palavras, porque consideras a coronha ilegal? Só para eu tentar preceber :(

Lê então a lei outra vez, porque se bem me recordo a pintura não pode sair nem por forma química nem por forma mecânica... podes contra-argumentar à vontade com o facto de pintar a coronha e cano com tinta normal (krylon o que for) também não as torna legais... pelo menos há quem se esforça para o fazer.

E se tiveste o trabalho a ler a lei de trás para a frente e de frente para trás, pintaste uma meia, pintaste um tubo de papel... acho que tinhas poupado mais tempo se tivesses pintado logo a arma... quer dizer... qual é o propósito então de a teres pintado, mais valia nem se quer teres te dado ao trabalho, está igualmente ilegal.

Até estás a perguntar às pessoas erradas e as pessoas erradas estão a responder... Leva a arma à DAEX e depois conta-nos como correu.

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Maio 16, 2016, 22:30:13 pm

Lê então a lei outra vez, porque se bem me recordo a pintura não pode sair nem por forma química nem por forma mecânica... podes contra-argumentar à vontade com o facto de pintar a coronha e cano com tinta normal (krylon o que for) também não as torna legais... pelo menos há quem se esforça para o fazer.

E se tiveste o trabalho a ler a lei de trás para a frente e de frente para trás, pintaste uma meia, pintaste um tubo de papel... acho que tinhas poupado mais tempo se tivesses pintado logo a arma... quer dizer... qual é o propósito então de a teres pintado, mais valia nem se quer teres te dado ao trabalho, está igualmente ilegal.

Até estás a perguntar às pessoas erradas e as pessoas erradas estão a responder... Leva a arma à DAEX e depois conta-nos como correu.

Assim farei, obrigado

E o facto de a tinta sair por meio mecanico, é devido ao facto de que uma peça da arma está pintada!
Se eu remover o outer barrel ou stock de uma m4 tambem estou a remover a pintura(tecnicamente)
A meia nao serve para ocultar, a meia é só mais uma peça da arma.... (get it?)

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Maio 16, 2016, 22:54:10 pm
Desculpa mas sinceramente depois de ler o que colocaste depois do post original que me pareceu ser o que vou dizer mas dei-me ao trabalho de responder...

É assim, acho que o teu post é só "treta", um gozo com a malta que usa o fórum, só pode! De resto nem comento mais, ajudar estamos cá para o fazer a quem quiser ajuda, agora para gozar, desculpa não cá estamos para isso temos mais que fazer.

E como disseram e bem leva essa coisa aí à DAEX e pergunta a eles como é, ou em alternativa explica a eles o teu entendimento da lei, de como a leste totalmente bem e sabes-a de cor, sais de lá sem a reprodução e com uma notazinha de "I Owe U" de 400 a 4000 pastilhas para ficares "elucidado". (Ironia)  8)

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Maio 16, 2016, 23:01:52 pm
E o facto de a tinta sair por meio mecanico, é devido ao facto de que uma peça da arma está pintada!

Eles referem-se a meio mecânico como lixas e afins, meios químicos como acetona por exemplo, o que basicamente obriga a que a própria peça seja já por si feita com o amarelo florescente, por exemplo os WASP's e as coronhas da ASG feitas para o nosso mercado.

Se eu remover o outer barrel ou stock de uma m4 tambem estou a remover a pintura(tecnicamente)

Sim, tecnicamente sim, logo está ilegal.

A meia nao serve para ocultar, a meia é só mais uma peça da arma.... (get it?)

Eu percebi, seja meia seja fita seja o que for, a lei não o permite.

Eu sinceramente não entendo porque passam mais tempo a tentar contornar a lei do que a cumpri-la, dá mais trabalho, não leva a lado nenhum (leva, a 600€ de multa no mínimo), não ajuda nada ao panorama do Airsoft português, até porque só nos descredibiliza, enfim.

Não és o primeiro e infelizmente não irás ser o ultimo.

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Maio 16, 2016, 23:21:33 pm
okok
primeiro quero referir que isto nao é gozo, tentei apenas nao criar um abiente demasiado agressivo porque obviamente temos opinioes diferentes e nao queria andar á luta de palavras.
Contudo, acho que a pintura de réplicas é uma lei completamente despropositada que trás bem mais desvantagens que vantagens... enfim, mas isso é outro topico.
Quanto á minha arma, dado que o senso comum é cetico ás tecnicalidades que a meu ver sao cumpridoras da lei, , nao tenho outra alternativa senao pintar mesmo a arma no plastico sem porcarias por cima whatever... para respeitar a cortesia entre autoridades e outros jogadores.
Entendo o vosso ponto de vista, mas como disse logo de inicio, nao vale a pena a dor de cabeça que um gajo perde com isto, por isso pintarei! (com uma grande dor)
Sim! porque pintar uma airsoft nao é facil! Para mim, é tirar muito do realismo, porque mesmo tapada a tinta, saberei que lá está e verei a arma de uma forma diferente...(espliquei-me bem?)
Mas acho que depois de perder a virgindade das pinturas até passe a apreciar as armas amarillas....

De resto, desejo uma boa noite aos utilizadores por terem aturado e respondido às minhas hipothesis!
(que bela forma de me introduzir num forum que apesar de criar conta em 2003 só agr vim postar)
já vi muitas conversas neste forum de voçes e reconheço muitas caras vossas(do forum claro) e tenho imenso respeito por voçes.

saudaçoes

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Maio 16, 2016, 23:35:04 pm
Foi de facto uma entrada a pés juntos.  ;D

Boas bagadas moço.  :D

Azorean

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Maio 17, 2016, 00:36:34 am
É a lei que temos e não é fácil de engolir para ninguém, muito menos concordamos com ela, mas é o que é...

HenriK_FPS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • O meia amarela
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Maio 17, 2016, 13:05:27 pm
É a lei que temos e não é fácil de engolir para ninguém, muito menos concordamos com ela, mas é o que é...

Como é obvio quero pintar o menos possivel e de forma a ficar bonitinho, mas como a l96 tem um unibody que englomera tudo é dificil defenir onde começa e acaba o stock e começa o handgrip....
na seguinta foto, a área delimitada pela fita azul considera-se dentro do razoavel para pintura de stock??
Nao quero mesmo pintar na zona do grip porque depois com a pressao e suor e humidade das maos a tinta pode começar a ficar peganhenta e sair e ficar tudo uma porcaria...

cumps

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Maio 17, 2016, 13:23:50 pm
Assim como tens deve bastar, eu tive uma dessas e pintei mais ou menos como isso.