ptairsoft.org
[PT] Airsoft


10 Dicas Básicas para levares a tua arma de Airsoft ao próximo nível

Mafioso

  • [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Mensagens: 611
    • Ver Perfil
1. O mínimo que precisas para teres uma arma fiável com lipo de 11.1V é: shimming bem feito; AoE corrigido; e um mosfet. Não sendo necessário, mas uma boa adição, é mudar os conectores de tamiya para deans. Uma lipo de 11.1V, estes mods, e um bom motor com ímanes de neodímio (nem vale a pena comprar outro tipo, tirando SmCo) mudam radicalmente a resposta da tua réplica.

2. Os Mosfets AB conseguem corrigir o double shot a custo de maior aquecimento do motor. Se tiveres um motor com ímanes de neodímio, estás a piorar ligeiramente a resposta de gatilho, pois de cada vez que disparas tens de fazer (mais provavelmente) o ciclo completo. Fazer meio ciclo ou apenas 1/4 de ciclo até ao disparo (devido a pre-cocking) é, logicamente, mais rápido.

3. Compra os componentes de compressão (cabeça de pistão e de cilindro, cilindro e nozzle) tudo da mesma marca. Assim aumentas a probabilidade de conseguir bom airseal.

4. Para testares o airseal, começa por testar só com o pistão, cabeça de cilindro e cilindro. Depois mete-os na GB, monta o nozzle com o tappet e respectiva mola, e volta a testar o conjunto. Por fim, monta o cano e hop up, e empurra a ponta do cano, tapando-o com uma mão, e com outra empurra o pistão. Este não deve conseguir tocar na cabeça de cilindro.

5. A primeira coisa que deves comprar quando começares a mexer na arma é um chrony. Caso contrário, não vais conseguir detectar e diagnosticar problemas, nem quantificar resultados com precisão.

6. Da próxima vez que tiveres um chrony à mão, seja em casa, loja ou jogo, mede a energia debitada pela tua arma com diferentes gramagens. A gramagem que te der um resultado mais elevado será aquela com a qual terás, em princípio, mais alcance (caso a diferença de uma gramagem inferior para uma superior seja significativa, ie. 1.3J com 0.25g e 1J com 0.30g). Para garantires esta vantagem, tens de testar o disparo e certificar-te que o hop up consegue dar rotação suficiente à BB para que esta siga a trajectória óptima. Finalmente, volta a medir a energia, para te assegurares que com o hop up agora acertado, não tens demasiadas perdas de energia e anulas a vantagem.

7. Podes fazer um flat hop com o teu bucking existente. Basta procurares um tutorial. No entanto, flat hops podem causar perdas de airseal quando aplicado demasiado hop up. Sistemas como o R-hop e o S-hop eliminam este problema. Para o nub, um bocado de borracha de apagar lápis é suficiente. Estes sistemas permitem-te um contacto mais consistente BB após BB, o que te permite aumentar a precisão. Além disso, conseguem levantar mais facilmente munição mais pesada, entre outras vantagens.

8. Teflon pode ser usado para ajudar a criar airseal entre a cabeça de cilindro e o cilindro. Também pode ser usado enrolado à volta do bucking (depois da parte que entra para dentro da janela) para prevenir perdas de ar pelo bucking (e ajudar a removê-lo da câmara junto com o cano). Se tiveres uma fuga entre o nozzle e o bucking, podes meter um pouco de teflon enrolado à volta dos lábios do bucking. Isto requer alguma perícia, e aumenta o risco de uma BB empurrar o lábio para dentro e encravar.

9. Não te esqueças meter o hop up bem apertado entre o cano e a gearbox. Em vez de uma mola, podes usar o-rings em volta do cano interno para fazer de encosto contra o cano externo, fazendo com que o primeiro fique imóvel entre a GB e o último. Com uma lata de refrigerante cortada correctamente, podes shimmar a ponta do cano interno com a do externo, bloqueando totalmente o seu movimento. Pedaços de lata também podem ser usados para shimmar o braço de hop up.

10. No airsoft, o comprimento do cano pouco importa para a performance, desde que não seja do tamanho de um charuto. Canos curtos trazem também a vantagem de serem mais baratos e terem menor probabilidade de vir com defeitos ou tortos. O diâmetro também pouco importa comparativamente com a sua qualidade. Quanto menor for o diâmetro interno e mais longo o cano, mais importante é a qualidade do mesmo para que não haja perda de precisão. A eficiência de um cano (i.e. os FPS que produz para a mesma mola) aumenta com o aumento do comprimento e redução do diâmetro.

Bónus: Quando fores escolher uma réplica, mete como prioridade o look e o feel da arma (ou seja, pega nela e manuseia-a um pouco antes de comprares), e logo imediatamente a seguir as compatibilidades internas e externas. Internas porque te vai facilitar arranjar componentes para teres uma arma com performance de topo (nenhuma arma vem perfeita de origem) e externas caso um dia te apeteça mudar de visual, dimensões, ergonomia, etc.



TMGomes

  • [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Mensagens: 50
  • Live to fight another day
    • Ver Perfil
Old but Gold ;)
Acrescento aqui só uma opinião. Borracha e nub são das coisas mais importantes para conseguir um bom tiro (precisão e alcance). Réplicas de gama baixa convém ver que borracha trazem e mudar para uma melhor se necessário. É o mod mais barato e os resultados são bastante bons, mesmo mantendo o cano de origem.