ptairsoft.org
[PT] Airsoft

Maqueta 3D de terrenos.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
em: Setembro 12, 2019, 13:08:17 pm
O Clube HOT decidiu desafiar o nosso amigo Bruno "Dipps" carvalho da equipa RATS a desenvolver uma maqueta 3D do terreno onde se vai realizar o Hostile Ops 5, em Outubro.

Mandamos para ele após tratamento em programa de 3D as imagens do que pretendíamos:

Depois o Dipps meteu mãos à obra e a impressora 3D apresentou este projecto.

Aprovado e refinado, começou a impressão em 3D, tendo sido obtido este resultado, que teria aproximadamente o tamanho de uma folha A4:

Depois de receber o trabalho impresso, começamos a dar os detalhes. Com massa de enchimento de paredes, aplicamos por cima da maqueta para suavizar as curvas de nível e dar um aspecto mais rugoso de terreno. Aplicamos uma camada de tinta TAN da Krylon e obtivemos esta primeira ase:

Depois iniciamos o processo de pintura através de ortofoto e da ideia que conhecíamos do terreno.

Numa primeira fase aplicamos os verdes da vegetação, deixamos em tan as zonas que pouca vegetação tem, e pintamos as linhas de água e caminhos de terra batida, tendo ainda aplicado a cor cinzenta, as zonas de ravina e rochas.

O passo seguinte, foi o de tentar dar mais detalhes à maqueta, tendo sido aplicado pedras a imitar as zonas rochosas, um pedaço de plástico a imitar a barragem, mas que em breve vai ser melhorado, e dois pequenos pedaços de plástico a imitar as casas da aldeia.

Estamos agora a estudar a melhor maneira de colocar zonas de mato de forma a mostrar o 3D da mesma e aplicar cola quente na zona do rio de forma a imitar a água.

É uma alternativa a uma caixa de areia e que pode ser usada vezes sem conta pelas equipas em jogo.

ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

Wolf-BSS

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • Black Skull Squadron
  • Equipa: Black Skull Squadron
Responder #1 em: Setembro 12, 2019, 13:36:42 pm
Muito, muito bom!! 👏👏👏

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
Responder #2 em: Setembro 12, 2019, 22:13:55 pm
Agora tentando dar um pouco mais de detalhe e como não consegui em tempo útil que uma loja de modelismo me arranjasse a vegetação, eis a solução... os pontos verdes simulam árvores e zonas menos densas, e as imitações de árvores em tamanho maior, as zonas de maior densidade de vegetação, onde se incluem grandes aglomerados de árvores e matagal.

ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"