ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[UPGRADE] Tokyo Marui VSR-10

slicedvomit

• Global Moderator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Desempregado de alcoólico
    • Ver Perfil
em: Setembro 15, 2006, 10:50:32 am
Boas:

Este não é um guia de desmontagem de todos os componentes da VSR-10.
Qualquer pessoa desmonta, monta e entende o funcionamento deste modelo.

Aqui apenas apresento um "apêndice" ao manual original da Marui (visto que vem em japonês) e algumas dicas e manhas que fui apanhando na net (o PT-92 ajudou muito com os seus links e dicas) e outras que partem já do senso comum de qualquer arma de pressão de ar de precisão.

Para abrir o cilindro:
- Desapertar os dois parafusos que seguram o outer barrel ao stock.

- Descer o spring guide stopper.

- Remover o cilindro puxando-o para trás.
(para voltar a colocar o cilindro no reciever é preciso baixar uma pequena alavanca, do lado contrário ao manobrador do ferrolho, no sistema de gatilho)

Na foto seguinte vê-se o lugar onde estava o pino.

- O pino que segura a cabeça do cilindro é cravado e é preciso a ajuda de um berbequim para o remover.

- O cilindro em si tem cerca de 1 mm de espessura de material facilmente perfurável. É essa a espessura que tem de se retirar do pino da cabeça para a podermos desenroscar. Pode-se fazer um trabalho bom ou menos bom ao remover o pino sem grandes problemas de fugas pois o O-ring é antes da rosca.

Para melhorar o funcionamento e performance da Marui VSR-10:

- O pistão de origem é em plástico, é também muito leve e resistente. No entanto pode-se retirar peso ao pistão perfurando-o. Há algumas marcas que fazem pistões para a vsr, a laylax é líder com a sua linha pss10.

- A mola é substituível por outra mais forte. (Algumas molas para as APS também funcionam na VSR-10) Lubrifiquem a mola com massa própria. Evitem vibrações no sistema.

- A cabeça do cilindro pode-se almofadar para diminuir o barulho do pistão a bater na mesma no momento do disparo. (som proporcional à potência da mola)

- O hop-up, com molas fortes, tem tendência a deixar o ar sair pela ligação ao cano. Isto resolve-se com uma volta de fita adesiva (quanto mais fina melhor) à volta da borracha e do cano. Como a câmara do hop-up é em metal, esta fecha e veda totalmente o circuito de ar pressionando a fita e a borracha do hop-up não dando espaço para folgas ou fugas.

O melhor funcionamento do hop-up da versão pro-sniper (e G-spec) produz-se facilmente pela colagem de um pequeno recorte de uma carga de caneta bic. Como demonstra a figura, o recorte da carga foi colado entre as duas cabeças da peça e depois limada para ajuste. Este ajuste dá-se porque a carga pode dar efeito na bb mesmo quando a alavanca do hop-up está a zero, pois fica acima do nível de origem das duas cabeças da peça original produzindo efeito hop-up exagerado/indesejado, principalmente com bbs abaixo de 0,28.

Aconselho também o aumento de peso da VSR-10. O bipé ajuda em muitas situações para a estabilidade em situação de tiro apoiado, mas acrescenta também peso à frente. Dentro da coronha cabe um pequeno saco de bbs que, bem acomodado, serve de lastro e de reserva de bbs.

Concluindo, a VSR-10 é uma arma de airsoft que com poucas modificações (e de baixo preço) fica com a sua performance a um nível superior a qualquer outra sniper de mola.

Para o novo limite de potência não é necessário gastar tempo e dinheiro em reforços no sistema de gatilho e bbs pesadas e cáras. No entanto, Straight 0.36 são uma boa escolha e peças deepfire e laylax são aconselháveis para uma maior resistência no sistema.

Usar 0,28 ou mesmo 0,25 de qualidade com uma mola adequada ao limite de fps (molas 120 podem ultrapassar o limite legal) faz maravilhas na vsr.

Quanto ao cano interior, o de origem é muito bom mesmo. Um de diâmetro interior inferior fica como um upgrade mais caro mas que, no fim de tudo, melhora consideravelmente a consistência de tiro.

Qualquer dúvida sobre o modelo, podem-me contactar.

slicedvomit
« Última modificação: Julho 23, 2013, 16:48:44 pm por slicedvomit »
"... entretém-te filho e vai para a cama descansado que há milhares de gajos inteligentes a pensar em tudo neste mesmo instante." J.M.B. - FMI

tHE_bERZERKER

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Old n.7
    • Ver Perfil
    • Marsoc Airsoft Division
  • Equipa: MARSOC AIRSOFT DIVISION
Responder #1 em: Setembro 15, 2006, 11:21:30 am
Então vamos lá à critica  8)

Está um "tunning on a budget" extremamente interessante, já que a VSR é uma arma da qual se conseguem obter boas performances sem gastar muito dinheiro. Este Sr. Slicedvomit é, na minha opinião um dos mais entendidos nesta réplica e ao comprar a minha não hesitei em pedir-lhe todos os tipos de conselhos (a tal ponto que já nem me devia atender o telefone tal era o massacre de perguntas :lol:  :lol: ), conselhos esses que foram extremamente uteis.
De resto, muito bom e muito útil... É só uma das réplicas sniper mais vendidas, por isso é sempre bom dicas destas pois vão servir muita gente.

Abraço  :wink:

PS: ficas a dever uma foto do piston. :lol:  :twisted:

MORPHEU

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Black Dragons Airsoft Team
    • Ver Perfil
    • http://www.blackdragonsteam.com/foruns
  • Equipa: Black Dragons Airsoft Team
Responder #2 em: Setembro 15, 2006, 12:44:54 pm
Excelente review.

:wink:

Legion

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Setembro 15, 2006, 13:00:38 pm
Excelente "review"/manual slicedvomit, Isto vai servir a todos aqueles que estãoa pensar em comprar uma VSR e a todos os que ja a possuem e procurar tirar mais partido dela.
Legion´s Hardware:

ICS AK 74 M
KSC Ingram M11
KWC Desert Eagle

Vassago

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Setembro 15, 2006, 13:43:33 pm
Sliced,

Excelente manual para a VSR :D

Tens aí algumas dicas que me vão ser extremamente úteis para a minha G-spec, como o caso da carga de esferográfica para melhorar o hopup, visto que ando com esse problema qdo uso BBs de 0.36g ;)

Como dono e utilizador de uma VSR (graças a ti ;) ) fica aqui já o meu agradecimento pelo excelente trabalho :D

Abraço

madcow

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Setembro 15, 2006, 14:03:47 pm
Eu já tinha a ideia que a VSR era das armas com mais potencial no mercado, mas nunca pensei que fosse assim tão acessível melhorá-la.

Sliced, responsabilizo-te pessoalmente por me fazeres ficar com vontade de gastar dinheiro numa :D

madcow
Antigo Operacional das Forças Especiais do meu quintal e também o mais condecorado.

Eu já apertei a mão ao Tó da Junta!!!

tHE_bERZERKER

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Old n.7
    • Ver Perfil
    • Marsoc Airsoft Division
  • Equipa: MARSOC AIRSOFT DIVISION
Responder #6 em: Setembro 15, 2006, 14:15:58 pm
Boas,

Como dono e utilizador de uma caneta BIC fico-te eternamente agradecido!

Abraço

FallouT

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Setembro 15, 2006, 15:52:55 pm
Epa...essa foto que apresentas do hopup nao está muito feliz pois nao?

AQUILO É UMA MINA DUMA BIC?

Parece cera do ouvido  :lol:

Tá muito bom o review... ja agora acrescento/fortaleço um pormenor... Arranjem um cano de precisao de 6,01... Deus sabe o que isso fez pela minha VSR....
"No SCOPE, No WAY!"

slicedvomit

• Global Moderator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Desempregado de alcoólico
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Setembro 15, 2006, 16:34:38 pm
Citação de: "FallouT"
Epa...essa foto que apresentas do hopup nao está muito feliz pois nao?

AQUILO É UMA MINA DUMA BIC?

Parece cera do ouvido  :lol:

Não magoes os sentimentos do meu hop-up, é muito sensível... :D

É por causa da massa que lhe coloquei para não gretar a borracha com a pressão, hehe.
"... entretém-te filho e vai para a cama descansado que há milhares de gajos inteligentes a pensar em tudo neste mesmo instante." J.M.B. - FMI

BADY

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #9 em: Novembro 17, 2006, 19:15:24 pm
Como dono de uma G-SPEC alterada comformo aki o post com a diferença de ter levado o cano da Pro Sniper de 430 mm e em vez de uma carga bic usei um isolamento de cabo de um auricular e a fita cola ser preta a volta do hop-up :lol:  venho agradeçer aos meus gurus nesta alteraçao:

Vassago
Blackwolf
Berzerker
Slicedvomit

A todos eles e em espeçial ao Blackwolf pelo tempo perdido e o gasoleo gasto :?

MUITO OBRIGADO :P

1 Abraço

BADY
PS: Se eu fosse como alguns politicos que temos em Portugal serrava os colhoes fora com um serrote de cortar ferro com a lamina mesmo gasta para nao deixar descendençia e entalar a geraçao seguinte! Ja começavam a ter vergonha na cara esses gajos!

Raivosamente

BADY

Sniper_Ghost

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Abril 05, 2007, 15:26:17 pm
Olá malta

Venho finalmente dar uns "bitaites" para este tópico :lol:

1º quero agradecer ao Sliced, ao ZZZZAO e toda essa malta amiga, que é boa pessoa por ter uma VSR10  :P

Bem a primeira alteração que fiz, graças a este tópico, foi afita em torno da ligação do cano com a borracha do hop-up, que melhorou consideravelmente o alcance da minha pro sniper.

Recentemente adquiri uma mola 1.25j da PDI, sendo esta de 9mm tive que alargar o interior do pistão de origem, tornando também por isso o pistão mais leve :D    agora deve rondar os 350fps e os 55/60m de alcance (efectivo claro, e numa situação com pouco vento)

Próximo passo é arranjar um hop-up da NineBall :twisted:  vão ver!!!

1Abraço malta
Sniper Ghost
One never Lasts Forever!!!

thunderfox

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • DISCLAIMER: Este post é da VOSSA responsabilidade!
    • Ver Perfil
  • Equipa: Independente
Responder #11 em: Abril 30, 2007, 09:25:04 am
Está aí uma review e tutorial mesmo excelente. Vou só referir dois pormenores que não foram mencionados e podem ser importantes (ou então escaparam-me à vista):

Para desenroscar o cilindro após a remoção do pino, usem uma chave allen enfiada no pequeno buraquinho ao lado do nozzle, e com um alicate e uma esponja para não danificar o nozzle, metam o buraco do alicate enfiado no nozzle e agarrem a chave allen com as pontas. Em seguida é só rodar e a cabeça do cilindro sai.

Quanto ao isolamento do hop-up, usem FITA DE TEFLON que é finissima e faz o trabalho na perfeição. Se quiserem para evitar fugas coloquem tambem uma camada fininha à volta do nozzle.

Para aumentar a potencia da VSR há também quem corte a ponta anti vácuo do pistão. Isto torna a VSR mais barulhenta, portanto pode não ser adequado a quem pretenda silêncio no disparo.

De resto tens aí um tutorial mesmo excelente. Devia haver mais assim, ilustrados e tudo.  :wink:

Sniper_Ghost

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Maio 01, 2007, 16:03:21 pm
Citação de: "thunderfox5"

Quanto ao isolamento do hop-up, usem FITA DE TEFLON que é finissima e faz o trabalho na perfeição. Se quiserem para evitar fugas coloquem tambem uma camada fininha à volta do nozzle.

Para aumentar a potencia da VSR há também quem corte a ponta anti vácuo do pistão. Isto torna a VSR mais barulhenta, portanto pode não ser adequado a quem pretenda silêncio no disparo.

Concordo inteiramente com a primeira parte,   mas quando te referes á "agulheta"  na ponta do pistão tens um pequeno erro, não se trata de uma ponta anti-vacuo, visto que isso não ocorre numa springer, trata-se sim de um Air-Brake que abranda a velocidade do pistão no momento em que se aproxima da cabeça do cilindro o que resulta num embate menos violento e por isso menos barulhento.
Contudo, e tanto quanto sei, só se justifica a remoção do Air-brake para upgrades acima dos 400fps, ou seja é actualmente inutil, e preferivel deixar a vsr10 mais silenciosa...

My two cents for now

CUMPs
Sniper Ghost
One never Lasts Forever!!!

thunderfox

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • DISCLAIMER: Este post é da VOSSA responsabilidade!
    • Ver Perfil
  • Equipa: Independente
Responder #13 em: Maio 01, 2007, 18:16:39 pm
Sim Sniper Ghost aquilo é um air brake. Eu li não sei aonde que era a ponta anti vácuo, daí a confusão. Obrigado pela correcção.  :wink:

FallouT

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Maio 01, 2007, 20:31:22 pm
Perguntas:

1-Almofada-se o celindro com o que? (Para fazer menos barulho)

2-A minha mola teve de ser cortada, e agora quando disparo ouve-se claramente a mola a vibrar dentro do cano, depois do disparo.
Que é que se pode fazer?

3-Ha alguma maneira de controlar os FPS sem mudar de mola? Tipo subir 15-20 ou descer 15-20?
É que a m120 mete-me a 400 e tal fps (por isso é que foi cortada) e a m110 é capaz de ficar um bocado a baixo de mais dos 375...

Sugestoes?
"No SCOPE, No WAY!"