ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[Armas de Airsoft] Gama baixa e gama alta.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
    • http://www.hostileoperationsteam.org
em: Janeiro 03, 2007, 20:34:42 pm
Muitas vezes os novos jogadores chegam a este forum e perguntam que tipo de arma, qual a melhor marca e preços a pagar e onde comprar.

Alguns dão sugestões de de armas de gama baixa e outros dão sugestões de armas de gama alta, mostrando os seus prós e contras.

Com este artigo, vou tentar fazer um pouco de "luz" nesta questão!

Uma coisa vocês tem de entender... o que conta aqui é a diversão que se tira ao jogar Airsoft, seja com que arma se use.

O que realmente conta é quem usa a arma e não a arma em questão. Como costumo dizer... o que conta é a massa cinzenta.

Compreendam também que o desempenho de ambas as gamas são completamente diferentes e que quando usadas armas de ambas as gamas num jogo, geralmente, os utilizadores de armas de gama baixa, podem sentir algumas reais dificuldades.

Para fazer uma analogia entre ambas as gamas, dou o exemplo de viaturas...

Mini 1000, Ferrari (qualquer um dos modelos).

Ambos os carros tem motor, voltante, pedais, travões, luzes, bancos, pneus e servem para circular em vias de circulação e transportar pessoas ou carga.

Como exemplo, Um deles custa €5000, outro custa €500000.

Um deles acelera dos 0 aos 100kmH em 20 segundos, outro acelera dos 0 aos 100kmH em 4 segundos.

Com as armas de airsoft a mesma coisa...

Uma custa 60€ outra custa 300€.

Uma é feita em metal, outra é feita em plástico fraco.

Uma tem interiores fracos, outra tem interiores de qualidade.

Uma dispara a 150 FPS, outra a 350FPS.

Uma tem um Rof ridiculo, outra tem um ROF elevadíssimo.

Uma tem um alcance certeiro de 15 metros, outra de 50 metros.

No final são armas de Airsoft e servem para disparar BB's e para a malta se divertir em jogos.

Volto a dizer que isto é um artigo de opinião... a minha!

Baixa gama:

WELL, CYMA, BOTH ELEPHANT, ACADEMY, UMAREX.

Gama alta:

TOKYO MARUI, ICS, CLASSIC ARMY, STAR, G&G, G&P, TOP, VFC

Existem ainda algumas novas marcas que considero de media baixa gama e média alta gama:

CYBERGUN, SRC

Estes fabricantes ainda se encontram no lançamento de productos e existe ainda pouca informação sobre essas armas! Logo que tiver mais feedback sobre elas, faço uma alteração a este artigo.

Começo então pela Gama Baixa.

São armas com um valor mais acessível a quem tem pouco dinheiro e se inicia, geralmente vem já em "pacote" contendo arma, bateria, carregador de bateria, BB's, Mags, óculos.

São geralmente feitas de materiais de fraca qualidade, e com interiores de mecanismos mais debeis e fracos.
Claro que podem ser alteradas e colocados upgrades, mas o investimento é alto e o resultado pode não ficar grande coisa.

São armas com um ROF (cadência) muito baixa, alcance reduzido (em média 15 a 20 metros) e nem sempre são precisas.

Usam BB's com gramagens 0.12, e se forem usadas fgramagens mais altas, este tipo de armas pode perder o alcance e potência.

Claro que muitos que se iniciam optam por uma arma de baixa gama, mas geralmente ao fim de um certo tempo optam por comprar armas de gama alta tal é o desalento... em especial quando defrontam em jogos jogadores que usem as armas de gama alta.

Aconselho este tipo de armas a jogadores que não queiram levar o Airsoft um pouco mais a sério, que tenham pouco dinheiro ou que raramente joguem.

São excelentes para colecionadores que as podem exibir num armário ou penduradas na parede.

Os preços geralmente variam entre os €40 e os €150.

Caso quem se inicie não queira comprar Gama Baixa mas decida jogar airsoft na mesma, opte por uma arma de apoio (GBB, NBB, AEP, Springer - Shotguns) e que mais tarde quando comprar de uma arma de gama alta, podem ser usadas como arma secundária.

Passo agora pela Gama Alta.

São armas com um valor mais alto e menos acessível a quem tem pouco dinheiro e se inicia no Airsoft.

Não costumam vir em "pacote", excepto se algumas lojas as fizerem em promoções, logo bateria, carregador de bateria, BB's, Mags, óculos não vêm incluidos tendo de ser comprados á parte.

São geralmente feitas de materiais de boa a excelente qualidade, e com interiores usando melhores mecanismos e algumas mesmo reforçados.

Eu pessoalmente não as costumo aconselhar a Rookies, excepto se não estiverem kitadas, ou seja, se estiverem de origem, sem upgrades.

Com upgrades são armas que podem causar lesões nos outros jogadores quando não usadas correctamente, coisa que como em tudo o que fazemos, devemos passar por uma evolução e aprendizagem.

Claro que podem ser alteradas e colocados upgrades, mas o investimento pode ser alto mas o resultado geralmente fica bom, quando feito com pés e cabeça.

São armas com um ROF (cadência) alto a muito alto, alcance excelente (em média 40 a 80 metros) e são precisas quando bem afinadas e usando as bB's certas.

Usam BB's com gramagens que variam entre 0.20 e 0.36g, se bem qu as mais usadas são as 0.20 e 0.25.

Quando usadas contra outras armas de gama alta, e se os jogadores souberem jogar correctamente airsoft, ficam geralmente em pé de igualdade.

Aconselho este tipo de armas a jogadores que queiram levar o Airsoft um pouco mais a sério, que tenham dinheiro para investir que regularmente joguem.

Os preços geralmente variam entre os €190 e os €4000, mas em média custam €300.

Este artigo ainda fica incompleto, visto que não falo nas gamas intermédias e em breve conto fazer um teste de campo com os três tipos de gama.

As fotos serão tiradas nessa altura.

No fianl, retenham que cada um sabe onde gastar o seu dinheiro e onde bem entender, mas façam-no conscientes que podem acontecer algumas diferenças em terreno de jogo.

A diversão, essa estará sempre garantida no Airsoft!

STUNTMAN
ADMINISTRADOR [PT]AIRSOFT.ORG

"Não quiseram esperar para ver? Agora está na altura de CALAR e AGUENTAR!"

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Janeiro 03, 2007, 20:46:33 pm
Um aparte.

Sejam elas armas de gama baixa ou gama alta, são armas de airsoft, logo tem de estar de acordo com a lei 05/2006.

A lei e as autoridades não fazem distinções na gama, mas definem muito bem o que é uma arma de airsoft.

STUNTMAN

"Vim aqui para mascar pastilhas e dar porrada!!! Já se me acabaram as pastilhas!!!"

Sou o tipo de gajo que, quando os meus pés tocam no chão a cada manhã, o diabo fala "Oh, droga, o STUNTMAN acordou!"

MMelo

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
    • http://theghosts.no.sapo.pt/
Responder #2 em: Janeiro 03, 2007, 21:10:09 pm
Boas,

É destes post's que faltavam!
Mais uma boa iniciativa srº STUNTMAN.

Quero também deixar o meu contributo pessoal:

Comprei uma Mp5 A5 da Well, daquelas já com Gearbox em metal, e quando a comprei foi-me dito (e diz mesmo nas instruções dela) que tem cerca de 280 fps, quando na verdade devia ter mais 265-270 fps, a precisão não era um dos seus pontos fortes, mesmo tratando-se duma Mp5. Talvez a considerasse uma Gama Média, e não uma gama baixa, mas isso é só a minha opinião.

Penso que a única vantagem deste modelo é ser realmente compativém com acessórios da MARUI. A gearbox ser em metal, também é um ponto a favor, a meu ver...
Por outro lado, já pude comparar com outras Mp5's da MARUI, e garanto que a minha não ficava nada atrás.

Como a Gearbox é em metal, bem como as Gear's, aproveitei e enviei-a ao srº Blackwolf (um obrigado especial a esse srº e ao CHARLIE), e ela agora está a bater os 305 fps's (fps não são tudo), penso que das melhores coisas que ela agora tem é o cano de precisão e um hop-up novo!!!

Estou satisfeitissimo com a minha arma, está absolutamente perfeita para CQB e para o meu estilo de jogo.

Resumindo as armas de gama baixa são boas para quem se está a iniciar, uma vez que já trazem um pacote ready-to-use (pronto a usar), ou seja, bateria, carregador de bateria, arma, etc.
Mas se se quer uma arma que dure uma vida (ou quase), que tenha peso mais realista, em metal, ou que precise de um upgrade um pouco mais puxado, aí um arriscaria numa ICS, CA, ou MARUI, ou seja, numa gama alta.

Espero ter ajudado,

1 abraço

JackStone :twisted:

JohnnyEnglish

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Tomahawk Airsoft Platoon
Responder #3 em: Janeiro 03, 2007, 21:11:22 pm
Hmmm, a VFC M82 então deve ser de média gama  :lol:

430 fps (w/.34g 8mm BB & TOP Gas)
Weight (lbs) 19.84 lbs

Agora sem brincadeiras
A VFC não é de Gama média, o seu desempenho pode ser fraco em alguns modelos (como esta Barret) mas a VFC usa materiais de alta qualidade mesmo para coleccionadores exigentes.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Janeiro 03, 2007, 21:23:12 pm
Eu nem falo da Barret, mas sim de outros modelos.

Mas como disse ainda não há grande feedback de utiulizadores deste fabricante, senão há muito que já andav apor aqui!

STUNTMAN

Fubu

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Janeiro 04, 2007, 10:22:03 am
Olha a nivel da SRC eu mais o fear da minha equipa possuimos uma RPK e posso dizer sem nenhum receio que a replica de origem vem em Full Metal e o plastico que tras é tão bom ou melhor que o da TM apenas peca por não ser tão realista como o da TM (falo do Plastico é claro)!A nivel de internos já parece um pouco mais fragil dado que tras um plastico cor de laranja que não inspira muito confiança!!
Tras cano de precisão de fabrica,hop hup bom,enfim se tive-se que lhe atribuir pontos numa escala de 1 a 10 dava-lhe um 7.5

Mas o Black Wolf é que devia de opinar a sério sobre ela alias ele tambem tem uma!

Vassago

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Janeiro 04, 2007, 18:18:47 pm
Citação de: "STUNTMAN"

(...) Existem ainda algumas novas marcas que considero de media baixa gama e média alta gama:

VFC, CYBERGUN, SRC

Estes fabricantes ainda se encontram no lançamento de productos e existe ainda pouca informação sobre essas armas! Logo que tiver mais feedback sobre elas, faço uma alteração a este artigo. (...)

VFC gama média? 8O  8O  8O  8O
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:
VFC é nada mais nada menos que a mais alta das gamas de armas de airsoft se não contabilizarmos as PTW da Systema!!!
Mas que confusão vai praí oh Stuntman :lol:  :lol:  :lol:

E já agora:
TM é gama alta e SRC é média? Não será antes ao contrário? É que as SRC são basicamente cópias descaradas de Maruis com algumas melhorias, eheh ;)

(...) Eu nem falo da Barret, mas sim de outros modelos. (...)

Quais modelos?

AK74SU? Esta não é de certeza, pq todas as críticas são unânimes a dizer que é a melhor AK vendida de série, e o unico inconviente que lhe apontam é quase n se conseguir comprar pq é limitada... Até no preço é fantástica: menos de 400€!

HK416? Bem, se excluirmos as PTW da Systema, so talvez mesmo as M4's da G&P é que consigam bater a qualidade desta AEG da VFC, as reviews n mentem...

MK43 MOD0? Bem, esta então NÃO PODE MESMO SER DE CERTEZA! É de longe a melhor supressora do mercado sem quaisquer rivais! Os reviews desta arma abundam no Arnies, e todos eles são unânimes nessa conclusão. Esta AEG é inclusivé mais real que a sua congénere da Inokatsu, marca que até à data detinha o título de fazer os mais perfeitos kits de supressoras! Gama mais alta que esta MK43 da VFC só mesmo a MK43 de fogo real  :lol:  :lol:  :lol:

E pronto, chegámos ao fim da curta lista de armas da VFC... Afinal qual é a de gama média? Só se for mesmo a Barret, mas para uma arma totalmente em metal com 10kg, que dispara BBs de 8mm a 450fps e custa mais de 1500€, a ultima coisa que lhe chamaria era: "gama média" ;)

A ver vamos se nas novas AK ou na SCAR a VFC mete água ou continua a manter-se na vanguarda da qualidade, coisa que até hoje tem indubitávelmente sido a sua postura!

Mas como disse ainda não há grande feedback de utiulizadores deste fabricante, senão há muito que já andav apor aqui!

STUNTMAN

Como utilizador assíduo do Arnie's Airsoft acho difícil que não tenhas ainda tropeçado num dos vários tópicos que há sobre as armas da VFC...
Volta lá e faz uma pesquisazita e depois edita o post inicial, porque chamar "Gama média" à VFC é de gritos ;)

E para terminar, a TOP é gama alta? LOOOOOOL, só se for no preço, porque na qualidade até uma Cyma é melhor LOOOOOOL. Alguma vez viste um bom review a uma TOP? Até a ultima MP40 conseguiu levar um ridículo 4/10 num comparativo da Airsoft International (revista que tu lês) ;)

zzzzao

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Janeiro 04, 2007, 18:57:12 pm
Citação de: "Vassago"

(...) Existem ainda algumas novas marcas que considero de media baixa gama e média alta gama:

VFC, CYBERGUN, SRC

Estes fabricantes ainda se encontram no lançamento de productos e existe ainda pouca informação sobre essas armas! Logo que tiver mais feedback sobre elas, faço uma alteração a este artigo. (...)

VFC gama média? 8O  8O  8O  8O
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:
VFC é nada mais nada menos que a mais alta das gamas de armas de airsoft se não contabilizarmos as PTW da Systema!!!
Mas que confusão vai praí oh Stuntman :lol:  :lol:  :lol:

E já agora:
TM é gama alta e SRC é média? Não será antes ao contrário? É que as SRC são basicamente cópias descaradas de Maruis com algumas melhorias, eheh ;)

(...) Eu nem falo da Barret, mas sim de outros modelos. (...)

Quais modelos?

AK74SU? Esta não é de certeza, pq todas as críticas são unânimes a dizer que é a melhor AK vendida de série, e o unico inconviente que lhe apontam é quase n se conseguir comprar pq é limitada... Até no preço é fantástica: menos de 400€!

HK416? Bem, se excluirmos as PTW da Systema, so talvez mesmo as M4's da G&P é que consigam bater a qualidade desta AEG da VFC, as reviews n mentem...

MK43 MOD0? Bem, esta então NÃO PODE MESMO SER DE CERTEZA! É de longe a melhor supressora do mercado sem quaisquer rivais! Os reviews desta arma abundam no Arnies, e todos eles são unânimes nessa conclusão. Esta AEG é inclusivé mais real que a sua congénere da Inokatsu, marca que até à data detinha o título de fazer os mais perfeitos kits de supressoras! Gama mais alta que esta MK43 da VFC só mesmo a MK43 de fogo real  :lol:  :lol:  :lol:

E pronto, chegámos ao fim da curta lista de armas da VFC... Afinal qual é a de gama média? Só se for mesmo a Barret, mas para uma arma totalmente em metal com 10kg, que dispara BBs de 8mm a 450fps e custa mais de 1500€, a ultima coisa que lhe chamaria era: "gama média" ;)

A ver vamos se nas novas AK ou na SCAR a VFC mete água ou continua a manter-se na vanguarda da qualidade, coisa que até hoje tem indubitávelmente sido a sua postura!

STUNTMAN

Como utilizador assíduo do Arnie's Airsoft acho difícil que não tenhas ainda tropeçado num dos vários tópicos que há sobre as armas da VFC...
Volta lá e faz uma pesquisazita e depois edita o post inicial, porque chamar "Gama média" à VFC é de gritos ;)

E para terminar, a TOP é gama alta? LOOOOOOL, só se for no preço, porque na qualidade até uma Cyma é melhor LOOOOOOL. Alguma vez viste um bom review a uma TOP? Até a ultima MP40 conseguiu levar um ridículo 4/10 num comparativo da Airsoft International (revista que tu lês) ;)

Subscrevo Totalmente ....

Sniper_Ghost

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Janeiro 04, 2007, 19:10:57 pm
Boas

Meus amigos discordo totalmente com aqueles que consideram a TM gama média...talvez não tanto pelo "metal", porque se segundo o STUNT aquele plástico aguenta com um Peugeot 206.
Acho que para ser de "boa" gama não se deve olhar só aos materiais e preço, mas especialmente á fiabilidade, construção no geral e relação qualidade preço (para não falar de compatibilidade, peças e mais...)

Já agora onde incluíriam a King Arms?

CUMPs
Sniper Ghost
One never Lasts Forever!!!

bravo12v

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: S.W.A.T.: Special Warfare Airsoft Team
Responder #9 em: Janeiro 04, 2007, 19:26:56 pm
Citação de: "Sniper_Ghost"
Boas

Meus amigos discordo totalmente com aqueles que consideram a TM gama média...talvez não tanto pelo "metal", porque se segundo o STUNT aquele plástico aguenta com um Peugeot 206.
....

Confirmo esse incidente com a roda de um 206 foi a 3 ou4 metros de mim, a única cisa que partiu foi um a réplica de ANPEQ.

Todos os presentes ficaram de boca aberta.

Cumps

Jorge

Vassago

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #10 em: Janeiro 04, 2007, 19:41:19 pm
Ninguem falou em meter a Marui como gama média, era apenas uma ironia tendo em conta que a SRC é basicamente uma TM na íntegra e estava incluída também como gama média ;)

Quanto à VFC, as reviews são unânimes, não é apenas nos materiais externos que são superiores, É TAMBEM NA QUALIDADE DOS INTERNOS! Umas horitas de pesquisas na web são suficientes para qualquer um chegar a essa conclusão.

De facto cá em Portugal idolatra-se a TM, mas isso deve-se apenas ao nosso fraco poder de compra, associado ao habitual espírito de desconfiança ignorante em relação a qualquer novidade, que é bem característica dos portugueses :twisted:

Para mim, apenas há gama alta e baixa. Na gama alta etão incluída todas as apresentadas pelo Stuntman e indiscutívelmente, tambem a VFC que encabeça a lista! A SRC é também obviamente uma marca de gama alta!

A existir gama média, seria para a Well, Cyma e Cybergun entre outras menos conhecidas em Portugal. Well e Cyma são tão boas ou melhores que as Cybergun!

Quanto à famosa TM que sofreu a passagem de um carro por cima: Eu também já várias vezes deixei cair compos de vidro ao chão que não se partiram, é um golpe de sorte. Se alguem quiser comprovar mesmo essa teoria da TM terá de repetir o teste algumas vezes :twisted:  :lol:  :lol:  :lol:

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #11 em: Janeiro 04, 2007, 20:16:43 pm
Eu tinha aqui escrito outra coisa mais desagradável, mas depois de lêr bem o que escrevi, acho que não merço perder tempo com respostas.

Este tópico foi feito para falar de gamas e não marcas e de um momento para o outro que aconteceu.

A pedido de alguns entendidos na materia, que infelizmewnte só dão a sua opinião depois de feito alguima coisa, decidi alterar a marca VFC para Gama alta!

Assim já não é de gritos nem de bradar aos céus!

De certeza que daqwui para a frente muitos dos entendidos começaram também a escrever artigos de interesse para os rokies, situação essa sim, que conta e muito!

STUNTMAN

Vassago

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #12 em: Janeiro 04, 2007, 20:52:13 pm
Eu vi bem que era a tua opinião, e a minha resposta contem a minha opinião, que coincide com a tua na generalidade, mas é totalmente oposta no que respeita à VFC e SRC.

SRC falo de experiencia própria pois já o testei.

VFC falo após uma exautiva pesquisa pois é uma marca que me interessa muito, e queria comprar uma VFC MK43 se não fosse o acidente de carro que me deu cabo do orçamento em Novembro passado. Por isso e atendendo a que como muitos sabem sou hiper minuncioso na escolha das minhas armas, posso te garantir que encontrei vários fundamentos para defender a VFC da forma que defendo.

Apresentei a resposta anterior porque considero que a VFC tem todos os atributos para vingar no mercado português e por isso há necessidade de esclarecer esse mal entendido!
Ora vejamos o exemplo da AK74SU: cerca de 350€, por uma AK totalmente em metal e madeira verdadeira, com gearbox v3 e internos copiados da Systema, e ainda por cima um modelo que n está disponível noutras marcas. Se há tanta gente a comprar as RK's da CA, G&G e ICS que são tão ou mais caras, certamente que haveriam muitos interessados nesta AK74SU da VFC. Exactamente o mesmo acontece com a MK43 vs CA M249 e com a HK416 vs as Armalites da CA, G&G e ICS, e a imagem de gama média pode afastar esses compradores dessas armas de forma errada. Percebes agora?

Quanto a não criar novos artigos tens toda a razão, mas como bem sabes, ao contrário de ti à muito que desisti de trabalhar por esta comunidade, e se faço às vezes um ou outro review é apenas para não ter o trabalho de estar sempre a repetir o mesmo a quem me pergunta sobre elas. Se sou egoísta: muito provavelmente sou, mas isto para mim é apenas um hobby e como tal apenas espero dele diversão e já me dá mais trabalho do que devia, lamento.

STUNTMAN

• Administrator
  • [PT]Airsoft - Member
  • Na dúvida, C4!!!
    • Ver Perfil
Responder #13 em: Janeiro 04, 2007, 20:57:28 pm
Ok,

Vamos agora falar de gamas e deixamos a defesa de fabricantes para este tópico:

http://www.ptairsoft.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=9302&highlight=

Defendam aí com unhas e dentes as vossas marcas preferidas!

STUNTMAN

rodrigojpf

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #14 em: Janeiro 16, 2007, 19:47:27 pm
Boas ppl
Tenho uma pequena duvida... ou antes, um comentario.
comprei recentemente duas armas, uma m4 de baixa gama pelo gozo por 50€ ke nem 15 metros dá com BBs 0.20g e uma G36C da Both Elefant por 155€... bastante razoavel.
Quanto à m4, não tinha esperanças de ser nada de jeito, mas até que é maneirinha, carregador é um nojo, o pior da arma, mas tem uma boa cadencia de tiro para o preço. Claro que não é uma arma séria para um jogo de airsoft, a não ser que os outros jogadores tenham armas do genero... o que me levou a arrepender pelo dinheiro gasto, e os oculos... bem o meu melhor amigo foi esperimentar pela primeira vez jogar airsoft, e queria a força usar os oculos que vinham com a m4, porque tinham um ar cool... A unica maneira de o covencer a não os usar foi colocar os oculos a uns metros e dar-lhe um unico tiro com a minha G36C... bem digamos ke se fosse no jogo ele poderia estar cego, ficaram partidos ao meio.

quanto à G36C, bem fiquei deveras espantado em relação à arma, pelo preço a que foi comprada... o unico mal é o carregador, que já me deu problemas no campo de batalha, de resto, bem os materiais não são dos melhores, mas tem gearbox de metal. hop-hup ajustavel, um alcance muito bom... já vi armas bem melhores e mais caras a dar um alcance semelhante ou até mais pequeno e uma cadencia de tiro, que para mim que não sou grande gastador de BB's é excelente... Fora um pequeno investimento no carregador nem devo de lhe tocar...

Ora, a minha duvida ou comentario, depois de escrever isto tudo... como é que podemos chamar a uma arma como esta G36C de gama baixa, só por não ser tão boa como uma de gama Alta?? E comparar esta menina com a m4... puff, é como uma Master Sistem e uma PS2... eu pessoalmente concordo em falar-se de gamas médias para estas armas, ou então achar outra definição para as armas como a m4 de que vos falei, que não podem ser levadas a serio num jogo de airsoft e só dá para umas brincadeiras (com segurança claro) por casa e afins...

(Espero que este reply fique bem neste post Stunt)