ptairsoft.org
[PT] Airsoft

[Review] Óculos Balísticos Oxylane (Décathlon)

Cadito

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
em: Dezembro 22, 2014, 14:58:55 pm

Eu já uso estes óculos da Décathlon há cerca de um ano, e este fim de semana ao retirar os óculos (eu sei que nunca se tira os óculos) para espreitar pelo binóculo, eles caíram-me numa zona densa e não os consegui encontrar mais. Tenho a certeza que eles estavam num raio de 5 metros de mim, mas não dei mais com eles, por isso passaram no teste de "camuflagem".
Depois do incidente resolvi pesquisar um pouco sobre óculos balísticos e protecção e não querendo comparar directamente com os ESS ICE, resolvi pesar os prós e contras de adquirir uns óculos de 35€ contra uns de 7€. Decidi optar por comprar novamente os Décathlon e passarei a explicar os motivos em baixo.
Têm de ter em conta que o teste é com base na minha fisionomia facial e uso por norma uma balaclava de algodão relativamente fina.

Prós:

• Não embaciam, as lentes são afastadas da armação em cima, o que faz com que o ar quente e húmido evapore.
  • Lentes com 2.3mm aproximadamente em acrílico resistente.
  • Durante 1 ano de uso não têm riscos de ramos nem marcas de BB's.
  • Apoio de nariz e orelhas em borracha aderente, não escorregam de forma alguma.
  • Lentes não criam distorção na imagem.
  • As lentes cobrem totalmente a lateral dos olhos.
  • Lentes com normas de protecção certificadas.

Contras:

• Hastes um pouco grossas na zona da orelha, que podem causar algum desconforto passado algumas horas a usar auscultadores Bowman.
  • Não têm o aspecto "Bad Ass" dos ESS.
  • Baixa proteção UV.

O aspecto deles:

Conclusão:

Tendo em conta o preço e solidez dos óculos não tenho dúvidas que oferecem a segurança mais do que suficiente para usar no Airsoft, na embalagem vem a informação de que resistem a disparos de Armas de Pressão de Ar.
Se tivesse de escolher entre estes e uns óculos do mesmo preço vendidos nas lojas de airsoft, a minha escolha é óbvia.
Comparando com os ESS, e visto que eu não conheço nenhum fornecedor / vendedor autorizado ESS, tanto quanto sei posso estar a comprar uns ESS contrafeitos, acho que para o uso que é dado podemos poupar alguns euros, a menos que seja para efeitos estéticos.
Decidi comprar uma fita para segurar os óculos para que nunca mais os perca, e isto tudo ficou em 8€ (7€ dos óculos e 1€ a fita em Neopreno).
Sex, Shot's & Rock'n Roll

Tquilha

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #1 em: Janeiro 03, 2015, 23:00:54 pm
Atenção a uma coisa: Quando dizes que as lentes são em acrílico, se forem mesmo em acrílico não vão ter resistência suficiente para um impacto directo em jogo.
As lentes balísticas ou pelo menos com protecção suficiente para o airsoft têm de ser em Policarbonato, e certificadas pelas normas EN 166 B (impacto de média energia) ou então pela norma Americana ANSI Z87.1

Se não tiverem este tipo de certificação de qualidade prefiro não arriscar os meus olhos.
:)

Stinger

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
  • Equipa: Os Pikuinhas
Responder #2 em: Janeiro 04, 2015, 22:07:38 pm
este forum precisa mesmo de um botão de gosto nos post's!!!

Hong Kong Syndicate

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • Ho! Ho! Ho! Now I have a machine gun!
    • Ver Perfil
Responder #3 em: Janeiro 04, 2015, 22:55:17 pm
 No fundo das lojas, ao pé do material de caça tens isto:

Óculos de caça de acordo com a norma EN 166, e custam menos de 10€.

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
  • "I kill the enemy, but do not hate them."
    • Ver Perfil
Responder #4 em: Outubro 14, 2015, 19:27:29 pm
Boas, vou aproveitar para desenterrar o tópico um bocado.

Como ando para comprar uns óculos, mas estou preocupado no que toca à sua protecção balistica, andei a pesquisar pela net fora sobre as normas europeias para óculos de protecção individual e se os óculos que se vendem nas lojas portuguesas estão certificados.
Todos nós sabemos as lojas de airsoft têm á venda óculos de "protecção", sem qualquer tipo de certeza de serem ou não adequados para a prática de airsoft.
É verdade que também vendem ESS, óculos que estão de acordo com a norma europeia EN166, mas o que não dizem é a resistência a impactos.

Como o Tquilha disse,
certificadas pelas normas EN 166 B (impacto de média energia) ou então pela norma Americana ANSI Z87.1

Ora, digo isto porque, pegando no exemplo do Hong Kong e do Cadito, a decathlon vende este óculos (http://www.decathlon.pt/oculos-de-caca-verde-neutro-id_8282541.html), que estão certificados pela norma europeia 166, mas se repararem na lente, diz que a protecção contra o impacto é de classe F, baixa energia.
Esta baixa energia anda à volta dos 0.9J, bem abaixo dos 1.3J máximos permitidos pela lei portuguesa.
No caso da classe de protecção B, a energia de impacto é média e anda nos 6J.
Sim, é verdade que se calhar a 30m a energia cinética da bb já não será de 1.3J, mas duvido que ande abaixo do 1J, e é bem sabido que não é só a 30m que levamos com bb's.

Numa pesquisa mais aprofundada, reparo que por exemplo, os ESS Crosshair One, óculos dados como referência por parte da comunidade, vem classificados pelo próprio site oficial, e passo a citar: "Exceeds ANSI Z87.1-2010, CE EN166 FTK, & U.S. MIL-PRF-31013 (clause 3.5.1.1)"

E isto são os Crosshair One que rondam os 30/40€, porque se formos para os Crossbow, dizem exactamente o mesmos mas custam o dobro.
A única gama da ESS que está dentro da classificação B, média energia, são os Googles deles.

Ou seja, só porque é ESS e/ou é caro, deveremos tomar como certo que estamos protegidos contra as bolinhas boadoras?
As lojas não deveriam ter responsabilidades nesta matéria, tal como as famosas APD's?

Chamem-me picuinhas, mas não gosto muito de brincar no que toca a segurança.  :-[

"What, you don't like my cooking?"

Cadito

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #5 em: Outubro 15, 2015, 12:03:01 pm
Concordo plenamente contigo. Acho que uma loja de airsoft não deveria vender óculos sem certificação do fabricante e pelo menos com a categoria F.
Depois de debater este assunto, a minha conclusão é que uns óculos com as categorias acima mencionadas servem para proteger devidamente os nossos olhos pelo menos até aos 450 FPS a 10 metros, no entanto isto funciona da seguinte forma:

O fabricante garante que os óculos com norma EN166 Cat. F oferece 100% de protecção contra o impacto de 1 projétil com 0.86g de 6mm metálicos (147FPS no momento de impacto) vindo de qualquer ângulo e em qualquer zona da lente.

Ou seja, nós praticamos com bb's de 0.25 a 0.30, que é muito abaixo da massa de 0.86g, como tal a energia de impacto a 10 metros deve ser inferior a 100 FPS. E não é comparável a energia transferida de um projéctil esférico metálico com uma bb de PVC que não tem as mesmas propriedades físicas. Por esse motivo é que se vê poucos acidentes com lentes até de plástico fraco. Agora tem de se considerar as normas de qualidade na fabricação das lentes, porque não sendo certificadas, ninguém nos garante que a espessura e densidade da lente seja uniforme em todos os ângulos! Por deflectir uma bb de frente, não significa que deflicta um impacto lateral. Outro aspecto a ter em consideração é que a armação pode não estar preparada para aguentar determinados impactos e as lentes podem saltar.

Resumindo, com os ESS ou os óculos da décathlon não estamos 100% seguros, mas dificilmente vamos ter alguma infelicidade no airsoft, excepto se jogarmos contra gajos que usam esferas metálicas como aquela notícia em espanha.
Comprar óculos sem qualquer certificação é simplesmente estupidez.
« Última modificação: Outubro 15, 2015, 12:05:41 pm por Cadito »

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #6 em: Outubro 15, 2015, 21:38:42 pm
Eu não teria dito melhor.  ;)

E sublinho:
Ou seja, nós praticamos com bb's de 0.25 a 0.30, que é muito abaixo da massa de 0.86g, como tal a energia de impacto a 10 metros deve ser inferior a 100 FPS. E não é comparável a energia transferida de um projéctil esférico metálico com uma bb de PVC que não tem as mesmas propriedades físicas. Por esse motivo é que se vê poucos acidentes com lentes até de plástico fraco.

Simplesmente fiquei um pouco indignado quando o Tquilha disse que:
As lentes balísticas ou pelo menos com protecção suficiente para o airsoft têm de ser em Policarbonato, e certificadas pelas normas EN 166 B (impacto de média energia)
e reparei que praticamente todos os óculos que encontrei, mesmo aqueles mais caros, são todos classificados como EN 166 F.

Encontrei uns óculos à venda numa das lojas portuguesas que alegadamente protegem contra impactos de chumbos com 28g, disparados com carga explosiva e a viajarem a 414m/s.  :o
Estamos a falar de uma energia cinética elevadissima, assim contas por alto rondam os kilo Joule.  :o
E custam o mesmo que uns ESS, trazendo 3 lentes, clear, smoke e yellow.

Inclusive, há uns meses abri um tópico para alertar o pessoal sobre a protecção ócular devida, no qual por mero acaso tinha visto que a Taiwangun vendia uns óculos balisticos por 20€ com as mesmas caracteristicas desdes ultimos que mencionei.

Atenção, não estou a dizer que os ESS são maus e que não valem o dinheiro, há muita gente extremamente satisfeita com estes óculos, simplesmente acho que as lojas portuguesas deveriam disponibilizar mais óculos com protecção adquada e nem sequer venderem aqueles óculos que não são certificados.
É verdade que é um negócio e eles querem é vender, por isso é que acho que as APD deveriam tomar partido neste assunto, aliás, chamam-se Associações Promotoras do Desporto.

Infelizmente, o nosso adorado airsoft tem legislação para umas coisas mas não tem para outras.  :-[

Cadito

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #7 em: Outubro 15, 2015, 21:47:13 pm
Podes colocar aqui alguns exemplos desses óculos que referiste?

As APD's podem não ter autoridade para regular o que é vendido nas lojas, mas podem promover campanhas de alerta, porque acho que falta informação bem divulgada sobre esta matéria. Se um jogador recém chegado ao desporto souber que na decatlhon tem óculos certificados por 8 ou 7 euros se calhar já não vai comprar os de 5 vendidos na loja de airsoft...
Depois disso, há sempre as equipas e os TeamLeader's que se devem preocupar não só em agendar jogos ao fim de semana, mas também clarificar os mais novos e os mais teimosos sobre estas matérias, e entre outras.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Jun

• [PT]Airsoft - Member
  • *
    • Ver Perfil
Responder #8 em: Outubro 15, 2015, 22:37:26 pm
podem promover campanhas de alerta, porque acho que falta informação bem divulgada sobre esta matéria. Se um jogador recém chegado ao desporto souber que na decatlhon tem óculos certificados por 8 ou 7 euros se calhar já não vai comprar os de 5 vendidos na loja de airsoft...
Nem mais, estou totalmente de acordo. Acho que nós, comunidade, lutamos mais em prol do airsoft que as APD.

Em relação aos exemplos que dei, coloco os links, sem fazer qualquer publicidade às lojas que os vendem.

SwissEye Raptor:
http://www.linhadefogo.pt/index.php?route=product/product&path=1_50_160&product_id=970
Site Oficial: http://www.swisseye-tactical.com/en/tactical-glasses/details/raptor

Edge Eyewear Fastlink:
http://www.taiwangun.com/en/protective-glasses-masks/ballistic-eyewear-fastlink-vapor-shield-anti-fog-clear?from=listing&campaign-id=14
Site Oficial: http://edgeeyewear.com/site_tactical/glasses.php?show=fastlink

Edge Eyewear Acid Gambit:
http://www.taiwangun.com/en/protective-glasses-masks/ballistic-eyewear-acid-gambit-vapor-shield-anti-fog-clear?from=listing&campaign-id=19
Site Oficial: http://edgeeyewear.com/site_tactical/glasses.php?show=acidgambit

No caso da Edge Eyewear eles mesmos no site referem os testes a que os seus óculos são sujeitos.